Aprendendo a produzir notÃcias na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana Paula da Silva Amorim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10201
Resumo: Compreendendo a necessidade de avanÃos no ensino de produÃÃo textual na escola, esta pesquisa tem como objetivo a anÃlise da produÃÃo multimodal de notÃcias em suporte digital por alunos do Ensino Fundamental, com foco na apreensÃo desse gÃnero a partir de uma intervenÃÃo didÃtica. Para isso, debruÃamo-nos em estudos de gÃneros textuais, com Ãnfase no ensino (BRONCKART, 2009; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004), sobre a superestrutura da notÃcia (LAGE, 1981; SILVA, 2002, 2011) â incluindo os elementos multimodais da notÃcia online (MOHERDAUI, 2007) â e o propÃsito comunicativo dos gÃneros (BATHIA, 2001; BIASI-RODRIGUES, 2007 e BIASI-RODRIGUES e BEZERRA, 2012; SWALES, 1990). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de MaracanaÃ, com participaÃÃo ativa de 7 alunos, a partir de uma oficina de produÃÃo de notÃcias para publicaÃÃo em blog, com duraÃÃo de 4 semanas. O corpus foi constituÃdo por 14 textos, analisados ao longo do processo de produÃÃo quanto ao atendimento à superestrutura do gÃnero, ao uso de elementos multimodais e à relaÃÃo entre esses aspectos e o(s) propÃsito(s) comunicativo(s) das notÃcias publicadas pelos alunos. A partir dos resultados, foi possÃvel perceber que os alunos possuÃam conhecimento prÃvio da composiÃÃo bÃsica do gÃnero, porÃm com certas inadequaÃÃes. Assim, na produÃÃo final, os textos apresentavam, de forma clara e concisa, informaÃÃes importantes para sua interpretaÃÃo por parte do leitor. AlÃm disso, os aspectos composicionais das notÃcias sofreram influÃncia de sua composiÃÃo digital e dos propÃsitos comunicativos do gÃnero assumidos pelos alunos no momento da produÃÃo textual, com base em suas experiÃncias com textos semelhantes postados em blogs e em detrimento de um pÃblico potencial.
id UFC_499f2675c64379692aa1e924508cd917
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6986
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAprendendo a produzir notÃcias na era digitalAprender a producir noticias en la era digital2013-06-05Maria Margarete Fernandes de Sousa20342047353JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo58255419349http://lattes.cnpq.br/3016042855685546AntÃnia Dilamar AraÃjo0479100233402193368309http://lattes.cnpq.br/8066577030739474Adriana Paula da Silva AmorimUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBREnsino ProduÃÃo textual GÃnero notÃcia Superestrutura textual PropÃsito comunicativoEnseÃo ProducciÃn textual Noticia Superestructura textual PropÃsito comunicativoLINGUISTICA APLICADACompreendendo a necessidade de avanÃos no ensino de produÃÃo textual na escola, esta pesquisa tem como objetivo a anÃlise da produÃÃo multimodal de notÃcias em suporte digital por alunos do Ensino Fundamental, com foco na apreensÃo desse gÃnero a partir de uma intervenÃÃo didÃtica. Para isso, debruÃamo-nos em estudos de gÃneros textuais, com Ãnfase no ensino (BRONCKART, 2009; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004), sobre a superestrutura da notÃcia (LAGE, 1981; SILVA, 2002, 2011) â incluindo os elementos multimodais da notÃcia online (MOHERDAUI, 2007) â e o propÃsito comunicativo dos gÃneros (BATHIA, 2001; BIASI-RODRIGUES, 2007 e BIASI-RODRIGUES e BEZERRA, 2012; SWALES, 1990). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de MaracanaÃ, com participaÃÃo ativa de 7 alunos, a partir de uma oficina de produÃÃo de notÃcias para publicaÃÃo em blog, com duraÃÃo de 4 semanas. O corpus foi constituÃdo por 14 textos, analisados ao longo do processo de produÃÃo quanto ao atendimento à superestrutura do gÃnero, ao uso de elementos multimodais e à relaÃÃo entre esses aspectos e o(s) propÃsito(s) comunicativo(s) das notÃcias publicadas pelos alunos. A partir dos resultados, foi possÃvel perceber que os alunos possuÃam conhecimento prÃvio da composiÃÃo bÃsica do gÃnero, porÃm com certas inadequaÃÃes. Assim, na produÃÃo final, os textos apresentavam, de forma clara e concisa, informaÃÃes importantes para sua interpretaÃÃo por parte do leitor. AlÃm disso, os aspectos composicionais das notÃcias sofreram influÃncia de sua composiÃÃo digital e dos propÃsitos comunicativos do gÃnero assumidos pelos alunos no momento da produÃÃo textual, com base em suas experiÃncias com textos semelhantes postados em blogs e em detrimento de um pÃblico potencial.Comprendiendo la necesidad de desarrollos en el enseÃo de producciÃn textual en la escuela, esta investigaciÃn tiene como objetivo la anÃlisis de la producciÃn multimodal de noticias en suporte digital por alumnos del Nivel Fundamental, con foco en el aprendizaje de ese gÃnero a partir de una intervenciÃn didÃctica. Para eso, nos debruzamos en estudios acerca de los gÃneros textuales, con Ãnfasis en el enseÃo (BRONCKART, 2009; NOVERRAZ; DOLZ; SCHNEWLY, 2004), acerca de la superestructura de la noticia (LAGE, 1981; SILVA, 2002, 2011) â incluyendo los elementos multimodales de la noticia online (MOHERDAUI, 2007) â y el propÃsito comunicativo de los gÃneros (BATHIA, 2001; BIASI-RODRIGUES, 2007; BIASI-RODRIGUES; BEZERRA, 2012; SWALES, 1990). La investigaciÃn ha sido desarrollada en una escuela municipal de MaracanaÃ, con participaciÃn activa de 7 alumnos, a partir de una oficina de producciÃn de noticias para publicaciÃn en blog, con duraciÃn de 4 semanas. El corpus ha sido constituido por 14 textos, analizados al largo del proceso de producciÃn cuanto al atendimiento a la superestructura del gÃnero, a la utilizaciÃn de elementos multimodales e a la relaciÃn entre eses aspectos y lo(s) propÃsito(s) comunicativo(s) de las noticias publicadas por los alumnos. A partir de los resultados, ha sido posible percibir que los alumnos poseÃan conocimiento previo de la estructura bÃsica del gÃnero, pero con ciertas inadecuaciones. AsÃ, en la producciÃn final, los textos presentaban, de forma clara y concisa, informaciones importantes para su interpretaciÃn por parte del lector. AdemÃs, los aspectos estructurales de las noticias han sufrido influencia de su composiciÃn digital y de los propÃsitos comunicativos del gÃnero asumidos por los alumnos en el momento de la producciÃn textual, con base en sus experiencias con textos similares publicados en blogs y en detrimento del pÃblico potencial.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10201application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:22Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Aprendendo a produzir notÃcias na era digital
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Aprender a producir noticias en la era digital
title Aprendendo a produzir notÃcias na era digital
spellingShingle Aprendendo a produzir notÃcias na era digital
Adriana Paula da Silva Amorim
Ensino
ProduÃÃo textual
GÃnero notÃcia
Superestrutura textual
PropÃsito comunicativo
EnseÃo
ProducciÃn textual
Noticia
Superestructura textual
PropÃsito comunicativo
LINGUISTICA APLICADA
title_short Aprendendo a produzir notÃcias na era digital
title_full Aprendendo a produzir notÃcias na era digital
title_fullStr Aprendendo a produzir notÃcias na era digital
title_full_unstemmed Aprendendo a produzir notÃcias na era digital
title_sort Aprendendo a produzir notÃcias na era digital
author Adriana Paula da Silva Amorim
author_facet Adriana Paula da Silva Amorim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Margarete Fernandes de Sousa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20342047353
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 58255419349
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3016042855685546
dc.contributor.referee2.fl_str_mv AntÃnia Dilamar AraÃjo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04791002334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02193368309
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8066577030739474
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana Paula da Silva Amorim
contributor_str_mv Maria Margarete Fernandes de Sousa
JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo
AntÃnia Dilamar AraÃjo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
ProduÃÃo textual
GÃnero notÃcia
Superestrutura textual
PropÃsito comunicativo
topic Ensino
ProduÃÃo textual
GÃnero notÃcia
Superestrutura textual
PropÃsito comunicativo
EnseÃo
ProducciÃn textual
Noticia
Superestructura textual
PropÃsito comunicativo
LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.spa.fl_str_mv EnseÃo
ProducciÃn textual
Noticia
Superestructura textual
PropÃsito comunicativo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA APLICADA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Compreendendo a necessidade de avanÃos no ensino de produÃÃo textual na escola, esta pesquisa tem como objetivo a anÃlise da produÃÃo multimodal de notÃcias em suporte digital por alunos do Ensino Fundamental, com foco na apreensÃo desse gÃnero a partir de uma intervenÃÃo didÃtica. Para isso, debruÃamo-nos em estudos de gÃneros textuais, com Ãnfase no ensino (BRONCKART, 2009; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004), sobre a superestrutura da notÃcia (LAGE, 1981; SILVA, 2002, 2011) â incluindo os elementos multimodais da notÃcia online (MOHERDAUI, 2007) â e o propÃsito comunicativo dos gÃneros (BATHIA, 2001; BIASI-RODRIGUES, 2007 e BIASI-RODRIGUES e BEZERRA, 2012; SWALES, 1990). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de MaracanaÃ, com participaÃÃo ativa de 7 alunos, a partir de uma oficina de produÃÃo de notÃcias para publicaÃÃo em blog, com duraÃÃo de 4 semanas. O corpus foi constituÃdo por 14 textos, analisados ao longo do processo de produÃÃo quanto ao atendimento à superestrutura do gÃnero, ao uso de elementos multimodais e à relaÃÃo entre esses aspectos e o(s) propÃsito(s) comunicativo(s) das notÃcias publicadas pelos alunos. A partir dos resultados, foi possÃvel perceber que os alunos possuÃam conhecimento prÃvio da composiÃÃo bÃsica do gÃnero, porÃm com certas inadequaÃÃes. Assim, na produÃÃo final, os textos apresentavam, de forma clara e concisa, informaÃÃes importantes para sua interpretaÃÃo por parte do leitor. AlÃm disso, os aspectos composicionais das notÃcias sofreram influÃncia de sua composiÃÃo digital e dos propÃsitos comunicativos do gÃnero assumidos pelos alunos no momento da produÃÃo textual, com base em suas experiÃncias com textos semelhantes postados em blogs e em detrimento de um pÃblico potencial.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv Comprendiendo la necesidad de desarrollos en el enseÃo de producciÃn textual en la escuela, esta investigaciÃn tiene como objetivo la anÃlisis de la producciÃn multimodal de noticias en suporte digital por alumnos del Nivel Fundamental, con foco en el aprendizaje de ese gÃnero a partir de una intervenciÃn didÃctica. Para eso, nos debruzamos en estudios acerca de los gÃneros textuales, con Ãnfasis en el enseÃo (BRONCKART, 2009; NOVERRAZ; DOLZ; SCHNEWLY, 2004), acerca de la superestructura de la noticia (LAGE, 1981; SILVA, 2002, 2011) â incluyendo los elementos multimodales de la noticia online (MOHERDAUI, 2007) â y el propÃsito comunicativo de los gÃneros (BATHIA, 2001; BIASI-RODRIGUES, 2007; BIASI-RODRIGUES; BEZERRA, 2012; SWALES, 1990). La investigaciÃn ha sido desarrollada en una escuela municipal de MaracanaÃ, con participaciÃn activa de 7 alumnos, a partir de una oficina de producciÃn de noticias para publicaciÃn en blog, con duraciÃn de 4 semanas. El corpus ha sido constituido por 14 textos, analizados al largo del proceso de producciÃn cuanto al atendimiento a la superestructura del gÃnero, a la utilizaciÃn de elementos multimodales e a la relaciÃn entre eses aspectos y lo(s) propÃsito(s) comunicativo(s) de las noticias publicadas por los alumnos. A partir de los resultados, ha sido posible percibir que los alumnos poseÃan conocimiento previo de la estructura bÃsica del gÃnero, pero con ciertas inadecuaciones. AsÃ, en la producciÃn final, los textos presentaban, de forma clara y concisa, informaciones importantes para su interpretaciÃn por parte del lector. AdemÃs, los aspectos estructurales de las noticias han sufrido influencia de su composiciÃn digital y de los propÃsitos comunicativos del gÃnero asumidos por los alumnos en el momento de la producciÃn textual, con base en sus experiencias con textos similares publicados en blogs y en detrimento del pÃblico potencial.
description Compreendendo a necessidade de avanÃos no ensino de produÃÃo textual na escola, esta pesquisa tem como objetivo a anÃlise da produÃÃo multimodal de notÃcias em suporte digital por alunos do Ensino Fundamental, com foco na apreensÃo desse gÃnero a partir de uma intervenÃÃo didÃtica. Para isso, debruÃamo-nos em estudos de gÃneros textuais, com Ãnfase no ensino (BRONCKART, 2009; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004), sobre a superestrutura da notÃcia (LAGE, 1981; SILVA, 2002, 2011) â incluindo os elementos multimodais da notÃcia online (MOHERDAUI, 2007) â e o propÃsito comunicativo dos gÃneros (BATHIA, 2001; BIASI-RODRIGUES, 2007 e BIASI-RODRIGUES e BEZERRA, 2012; SWALES, 1990). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de MaracanaÃ, com participaÃÃo ativa de 7 alunos, a partir de uma oficina de produÃÃo de notÃcias para publicaÃÃo em blog, com duraÃÃo de 4 semanas. O corpus foi constituÃdo por 14 textos, analisados ao longo do processo de produÃÃo quanto ao atendimento à superestrutura do gÃnero, ao uso de elementos multimodais e à relaÃÃo entre esses aspectos e o(s) propÃsito(s) comunicativo(s) das notÃcias publicadas pelos alunos. A partir dos resultados, foi possÃvel perceber que os alunos possuÃam conhecimento prÃvio da composiÃÃo bÃsica do gÃnero, porÃm com certas inadequaÃÃes. Assim, na produÃÃo final, os textos apresentavam, de forma clara e concisa, informaÃÃes importantes para sua interpretaÃÃo por parte do leitor. AlÃm disso, os aspectos composicionais das notÃcias sofreram influÃncia de sua composiÃÃo digital e dos propÃsitos comunicativos do gÃnero assumidos pelos alunos no momento da produÃÃo textual, com base em suas experiÃncias com textos semelhantes postados em blogs e em detrimento de um pÃblico potencial.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10201
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295176289943552