A educaÃÃo permanente em saÃde na percepÃÃo dos profissionais da estratÃgia saÃde da famÃlia: integraÃÃo ensino-serviÃo na formaÃÃo de profissionais do sistema Ãnico de saÃde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18233 |
Resumo: | O Sistema Ãnico de SaÃde (SUS) passou a ser o eixo norteador da SaÃde no Brasil a partir da ConstituiÃÃo de 1988, o que gerou um desafio para a formaÃÃo dos seus profissionais e fez surgir a necessidade de qualificÃ-los para atender satisfatoriamente a populaÃÃo. Assim, a PolÃtica Nacional de EducaÃÃo Permanente em SaÃde (PNEPS) foi instituÃda como uma estratÃgia do SUS para propiciar a formaÃÃo e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor da SaÃde. Destaca-se a importÃncia de conhecer as concepÃÃes e diretrizes dessa polÃtica. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento e compreender a percepÃÃo dos profissionais da EstratÃgia SaÃde da FamÃlia (ESF) sobre a PNEPS. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, transversal e quali-quantitativo. O pÃblico-alvo desta pesquisa foi composto por profissionais mÃdicos, enfermeiros e cirurgiÃes-dentistas da ESF de Fortaleza-CE. A coleta de dados foi realizada no perÃodo de agosto de 2014 a agosto de 2015, atravÃs de questionÃrio semi-estruturado. Os dados quantitativos foram tabulados no Microsoft Excel e exportados para o software Statistical Packcage for the Social Sciences (SPSS). Os dados categÃricos foram expressos em forma de frequÃncia absoluta e relativa, para verificar a associaÃÃo entre as variÃveis utilizou-se o teste do Qui-quadrado ou Fisher, cujo valor significante de p foi <0,05 Os dados numÃricos foram expressos em forma de mÃdia  desvio-padrÃo e analisados por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov (dados nÃo paramÃtricos, teste de Kruskall-Wallis). Os dados qualitativos foram avaliados pela anÃlise de conteÃdo de Bardin, que tornam replicÃveis e vÃlidas inferÃncias sobre dados de um contexto. Como resultados, obteve-se que a PNEPS à conhecida por 19,2% dos cirurgiÃes-dentistas, 29,5% dos mÃdicos e 45,1% dos enfermeiros. AlÃm disso, a EducaÃÃo Permanente em SaÃde (EPS) foi avaliada como regular para 48,8% dos cirurgiÃes-dentistas, 32,7% dos mÃdicos e 52,5% dos enfermeiros (p < 0,006). Quanto aos dados qualitativos, as categorias encontradas foram: aprendizagem significativa, trabalho em equipe, tecnologias digitais de informaÃÃo e comunicaÃÃo (TDICs) e necessidade de educaÃÃo permanente em saÃde. Conclui-se que existe a necessidade de ampliar a discussÃo sobre a PNEPS, proporcionando um maior conhecimento sobre a mesma e ampliando a qualidade das aÃÃes de EPS realizadas. Assim, a aprendizagem no e para o serviÃo, sendo realizada de forma multiprofissional, por meio da utilizaÃÃo das TDICs, contribuirà para a qualificaÃÃo e fortalecimento do SUS. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA educaÃÃo permanente em saÃde na percepÃÃo dos profissionais da estratÃgia saÃde da famÃlia: integraÃÃo ensino-serviÃo na formaÃÃo de profissionais do sistema Ãnico de saÃdeThe permanent education in health in the perception of the professionals of the family health strategy: teaching-service integration in the training of professionals of the single health system2016-11-25Maria Eneide LeitÃo de Almeida22380329320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4767540Y7Ana Karine Macedo Teixeira65419456320http://lattes.cnpq.br/2624106157896768 LÃlia Maria Carneiro CÃmara19256540363http://lattes.cnpq.br/7811839860470978Dulce Maria Lucena de Aguiar22079335391 http://lattes.cnpq.br/5355564480572942Franklin Delano Soares Forte76896552468 http://lattes.cnpq.br/121325743429559872723050378http://lattes.cnpq.br/7820521687316406 Janaina Rocha de Sousa AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em OdontologiaUFCBRSAUDE COLETIVAO Sistema Ãnico de SaÃde (SUS) passou a ser o eixo norteador da SaÃde no Brasil a partir da ConstituiÃÃo de 1988, o que gerou um desafio para a formaÃÃo dos seus profissionais e fez surgir a necessidade de qualificÃ-los para atender satisfatoriamente a populaÃÃo. 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Quanto aos dados qualitativos, as categorias encontradas foram: aprendizagem significativa, trabalho em equipe, tecnologias digitais de informaÃÃo e comunicaÃÃo (TDICs) e necessidade de educaÃÃo permanente em saÃde. Conclui-se que existe a necessidade de ampliar a discussÃo sobre a PNEPS, proporcionando um maior conhecimento sobre a mesma e ampliando a qualidade das aÃÃes de EPS realizadas. Assim, a aprendizagem no e para o serviÃo, sendo realizada de forma multiprofissional, por meio da utilizaÃÃo das TDICs, contribuirà para a qualificaÃÃo e fortalecimento do SUS.The Unified Health System (SUS) has become the guiding principle of Health in Brazil since the 1988 Constitution, which created a challenge for the training of its professionals and brought the need to qualify them to meet satisfactorily the population. Thus, the National Policy of Permanent Education in Health (PNEPS) was established as an NHS strategy to provide training and development of workers in the health sector. In this sense, there is the importance of knowing the concepts and guidelines that policy. This research aimed to analyze the knowledge and the perception of the professionals of the Family Health Strategy (ESF) on PNEPS. This is a descriptive, observational, cross-sectional and qualitative-quantitative study. The target population of this research was composed of doctors, nurses and dentists of the Fortaleza-Ce ESF. Data collection was conducted from August 2014 to August 2015, through semi-structured questionnaire, where the figures were tabulated in Microsoft Excel and exported to the Statistical Packcage software for the Social Sciences (SPSS). Categorical data were expressed as absolute and relative frequency and analyzed using the Chi-square or Fisher test. Numerical data were expressed as mean  standard deviation and analyzed using the Kolmogorov-Smirnov test (nonparametric data, Kruskal-Wallis the test), p<0,05. Qualitative data were analyzed using the Bardin content analysis that make it replicable and valid inferences about data context. As a result, it was found that the PNEPS is known for 19.2% of dentists, 29.5% of physicians and 45.1% of nurses. In addition, the Permanent Health Education (EPS) was evaluated as a regular for 48.8% of dentists, 32.7% of physicians and 52.5% of nurses (p <0,006). As to qualitative data, the categories were: meaningful learning, teamwork, digital information and communication technologies (TDICs), need for permanent education in health. It follows therefore that there is a need to broaden the discussion on PNEPS, providing a better understanding of it and increasing the quality of EPS shares held. Thus, focused learning for the service being performed in multi-way through the use of TDICs will contribute to the training and strengthening of the SUS.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18233application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:15Zmail@mail.com - |
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