Estudo de propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas de hemÃcias em indivÃduos portadores de anemia falciforme por microscopia de forÃa atÃmica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago de Melo Santiago
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7227
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_4b341b310010837f0159690b1d78cf97
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5089
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstudo de propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas de hemÃcias em indivÃduos portadores de anemia falciforme por microscopia de forÃa atÃmica.Study of mechanical and morphological properties of red blood cells in individuals with sickle cell anemia by atomic force microscopy.2012-02-16Jeanlex Soares de Sousa7235250739100388311398Thiago de Melo SantiagoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FÃsicaUFCBRbiofÃsica eritrÃcitos anemia falciformebiophysics red blood cell sickle cell anemiaMECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIAConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoNesse trabalho, propomos o uso da Microscopia de ForÃa AtÃmica para a investigaÃÃo das propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas dos eritrÃcitos de pacientes com anemia falciforme, visando propor que parÃmetros fÃsicos tais como curvatura, rugosidade, elasticidade e viscosidade, possam ser utilizados na investigaÃÃo laboratorial dessa doenÃa. Em cada etapa experimental, foram medidas as propriedades mecÃnicas de cinco cÃlulas por indivÃduo. Nessa pesquisa analisamos o sangue de cinco pacientes em tratamento no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Cearà (HEMOCE) e, como controle, cinco doadores sadios voluntÃrios. Os resultados indicam a diminuiÃÃo da rugosidade da superfÃcie citoplasmÃtica da membrana eritrocitÃria dos doadores com a doenÃa. A anÃlise de elasticidade das hemÃcias dos pacientes com anemia indica que mÃdulo de Young, em mÃdia, à cerca de trÃs vezes maior do que o mÃdulo encontrado nas hemÃcias de doadores sadios. A anÃlise da histerese de curvas de forÃas sobre os eritrÃcitos revela que as hemÃcias contendo a hemoglobina anormal dissipam menos energia e, portanto, sÃo mais viscosas que as hemÃcias advindas de doadores sadios.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7227application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:37Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Estudo de propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas de hemÃcias em indivÃduos portadores de anemia falciforme por microscopia de forÃa atÃmica.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Study of mechanical and morphological properties of red blood cells in individuals with sickle cell anemia by atomic force microscopy.
title Estudo de propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas de hemÃcias em indivÃduos portadores de anemia falciforme por microscopia de forÃa atÃmica.
spellingShingle Estudo de propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas de hemÃcias em indivÃduos portadores de anemia falciforme por microscopia de forÃa atÃmica.
Thiago de Melo Santiago
biofÃsica
eritrÃcitos
anemia falciforme
biophysics
red blood cell
sickle cell anemia
MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA
title_short Estudo de propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas de hemÃcias em indivÃduos portadores de anemia falciforme por microscopia de forÃa atÃmica.
title_full Estudo de propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas de hemÃcias em indivÃduos portadores de anemia falciforme por microscopia de forÃa atÃmica.
title_fullStr Estudo de propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas de hemÃcias em indivÃduos portadores de anemia falciforme por microscopia de forÃa atÃmica.
title_full_unstemmed Estudo de propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas de hemÃcias em indivÃduos portadores de anemia falciforme por microscopia de forÃa atÃmica.
title_sort Estudo de propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas de hemÃcias em indivÃduos portadores de anemia falciforme por microscopia de forÃa atÃmica.
author Thiago de Melo Santiago
author_facet Thiago de Melo Santiago
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jeanlex Soares de Sousa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 72352507391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00388311398
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiago de Melo Santiago
contributor_str_mv Jeanlex Soares de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv biofÃsica
eritrÃcitos
anemia falciforme
topic biofÃsica
eritrÃcitos
anemia falciforme
biophysics
red blood cell
sickle cell anemia
MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv biophysics
red blood cell
sickle cell anemia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nesse trabalho, propomos o uso da Microscopia de ForÃa AtÃmica para a investigaÃÃo das propriedades mecÃnicas e morfolÃgicas dos eritrÃcitos de pacientes com anemia falciforme, visando propor que parÃmetros fÃsicos tais como curvatura, rugosidade, elasticidade e viscosidade, possam ser utilizados na investigaÃÃo laboratorial dessa doenÃa. Em cada etapa experimental, foram medidas as propriedades mecÃnicas de cinco cÃlulas por indivÃduo. Nessa pesquisa analisamos o sangue de cinco pacientes em tratamento no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Cearà (HEMOCE) e, como controle, cinco doadores sadios voluntÃrios. Os resultados indicam a diminuiÃÃo da rugosidade da superfÃcie citoplasmÃtica da membrana eritrocitÃria dos doadores com a doenÃa. A anÃlise de elasticidade das hemÃcias dos pacientes com anemia indica que mÃdulo de Young, em mÃdia, à cerca de trÃs vezes maior do que o mÃdulo encontrado nas hemÃcias de doadores sadios. A anÃlise da histerese de curvas de forÃas sobre os eritrÃcitos revela que as hemÃcias contendo a hemoglobina anormal dissipam menos energia e, portanto, sÃo mais viscosas que as hemÃcias advindas de doadores sadios.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7227
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em FÃsica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295158602563584