ÃA Mulher! - Uma anÃlise antropo-semiÃtica da performance de Maria Padilha na umbanda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20609 |
Resumo: | DissertaÃÃo sobre a umbanda especificando-se na entidade exu Maria Padilha e sua incorporaÃÃo em MÃe Iara â mÃe de santo de 61 anos, nascida em Fortaleza e integrante do Centro de Umbanda Rei DragÃo do Mar. à estruturada em trÃs capÃtulos: no primeiro, o objetivo à perceber o contexto em que a umbanda se formou como religiÃo a partir do olhar da semiÃtica da cultura, considerando as mudanÃas que passou desde sua formaÃÃo atà a atualidade; esclarecer as caracterÃsticas particulares que envolvem a figura do exu dentro e fora da umbanda e sua posiÃÃo de fronteira no universo religioso; compreender como a incorporaÃÃo se desenvolve no ritual de exu sob a perspectiva da performance trabalhada por autores como Goffman (1985), Turner (2008), Oliveira Jr (2011), Schechner (2006 e 2012) e Zumthor (2007), e como este corpo em transe torna-se uma mÃdia atravÃs da noÃÃo de âprocessos de mediaÃÃoâ desenvolvida por Harry Pross e estudada por Baitello (2011); e entender como essa performance à gerada e associada diretamente ao espaÃo em que està inserida â o terreiro. No segundo capÃtulo pretende-se aprofundar o estudo sobre as lendas em torno de Maria Padilha relatadas por Meyer (1993); entender a inserÃÃo de Maria Padilha como uma entidade da umbanda; perceber como se dà a ligaÃÃo desta com MÃe Iara; e captar a construÃÃo da personificaÃÃo de Maria Padilha na mÃe de santo, como sÃo suas roupas, as cores e os adereÃos escolhidos. No terceiro e Ãltimo capÃtulo à feita a associaÃÃo entre os conceitos trabalhados anteriormente com os registros de campo. A pesquisa se dà mediante o uso do mÃtodo etnogrÃfico, tendo como tÃcnicas de coleta de dados a pesquisa bibliogrÃfica, a entrevista semiestruturada e a observaÃÃo participante. Foram colhidos depoimentos orais da mÃe de santo, fotografias e vÃdeos do ritual nos anos de 2017 e 2018. Este estudo tem como foco a observaÃÃo do corpo no ato do transe, a performance construÃda nessa relaÃÃo entre as concepÃÃes mÃticas e a comunicaÃÃo fÃsica. Desta forma, a pesquisa empÃrica possibilitou perceber como se constrÃi a compreensÃo de mundo, as explicaÃÃes e os conflitos que demarcam o desenvolvimento religioso de MÃe Iara e sua afirmaÃÃo como mÃe de santo construÃda e reinventada nas prÃticas cotidianas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisÃA Mulher! - Uma anÃlise antropo-semiÃtica da performance de Maria Padilha na umbanda2018-12-00Antonio Wellington de Oliveira Junior12317691035http://lattes.cnpq.br/541926022787070406168854312http://lattes.cnpq.br/9778110068776032Elita Maria MendonÃa CavalcanteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRUmbanda Maria Padilha Performance SemiÃtica da Cultura Ritual Cultos Afro-Brasileiros â Fortaleza(CE) Deuses da Umbanda Performance (Arte) â Fortaleza(CE) Pombagira Umbanda â Fortaleza(CE)Umbanda Maria Padilha Performance Semiotics of cultureCOMUNICACAODissertaÃÃo sobre a umbanda especificando-se na entidade exu Maria Padilha e sua incorporaÃÃo em MÃe Iara â mÃe de santo de 61 anos, nascida em Fortaleza e integrante do Centro de Umbanda Rei DragÃo do Mar. à estruturada em trÃs capÃtulos: no primeiro, o objetivo à perceber o contexto em que a umbanda se formou como religiÃo a partir do olhar da semiÃtica da cultura, considerando as mudanÃas que passou desde sua formaÃÃo atà a atualidade; esclarecer as caracterÃsticas particulares que envolvem a figura do exu dentro e fora da umbanda e sua posiÃÃo de fronteira no universo religioso; compreender como a incorporaÃÃo se desenvolve no ritual de exu sob a perspectiva da performance trabalhada por autores como Goffman (1985), Turner (2008), Oliveira Jr (2011), Schechner (2006 e 2012) e Zumthor (2007), e como este corpo em transe torna-se uma mÃdia atravÃs da noÃÃo de âprocessos de mediaÃÃoâ desenvolvida por Harry Pross e estudada por Baitello (2011); e entender como essa performance à gerada e associada diretamente ao espaÃo em que està inserida â o terreiro. 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Desta forma, a pesquisa empÃrica possibilitou perceber como se constrÃi a compreensÃo de mundo, as explicaÃÃes e os conflitos que demarcam o desenvolvimento religioso de MÃe Iara e sua afirmaÃÃo como mÃe de santo construÃda e reinventada nas prÃticas cotidianas. Dissertation is about umbanda specifying in the entity exu Maria Padilha and its incorporation in MÃe Iara - a 61 years old woman, born in Fortaleza and a member of the Centro de Umbanda Rei DragÃo do Mar. It is structured in three chapters: in the first, the objective is to perceive the context which umbanda was formed as a religion from the semiotic of culture perspective, considering the changes that went from its formation to the present; to clarify the particular characteristics that surround the figure of the exu into and out of the umbanda and its position of frontier in the religious universe; to understand how the incorporation develops in the ritual of exu from the perspective of the performance worked by authors like Goffman (1975), Turner (1988), Oliveira Jr (2011), Schechner (2006 e 2012) e Zumthor (2007), and how this body in trance becomes a media through the notion of "mediation processes" developed by Harry Pross and studied by Baitello (2011); and understand how this performance is generated and associated directly with the space in which it is inserted - the terreiro. In the second chapter we intend to deepen the study on the legends about Maria Padilha related by Meyer (1993); understand the insertion of Maria Padilha as an entity of umbanda; to perceive how the connection of this with MÃe Iara occurs; and capture the construction of the personification of Maria Padilha in the mother-of-santo, as are her clothes, the colors and the props chosen. In the third and final chapter the association between the previously worked concepts and the field records is made. The research is done through the use of the ethnographic method, having as data collection techniques the bibliographic research, semi-structured interview and participant observation. Oral testimonies of the mother-of-santo, photographs and videos of the ritual were collected in the years 2017 and 2018. This study focuses on the observation of the body in the act of trance, the performance built in this relation between mythical conceptions and physical communication. In this way, empirical research made it possible to understand how to construct the world understanding, the explanations and conflicts that mark the religious development of MÃe Iara and her affirmation as religious adept built and reinvented in everyday practices. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20609application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-05-18T10:09:05Zmail@mail.com - |
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