ComparaÃÃo de estratÃgias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natasha Marques Frota
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16560
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_4c1897c367d50cda372fb80ba959cf5a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10849
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisComparaÃÃo de estratÃgias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃricaEducation strategies comparison: dialogued lecture hypermedia and educational about catherization peripheral.2016-02-15Joselany Afio Caetano44215924391http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4795635H0Paulo CÃsar de Almeida04161610300Paulo CÃsar de AlmeidaMaira Di Ciero Miranda37873849368http://lattes.cnpq.br/2976728508608006ZÃlia Maria de Sousa AraÃjo Santos 10462635368Priscila de Sousa Aquino9737292731562257005368Natasha Marques FrotaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRENFERMAGEMnÃo hÃOs objetivos do estudo foram comparar a aprendizagem significativa entre grupos de acadÃmicos de enfermagem que utilizaram uma hipermÃdia educativa e aula expositiva dialogada; verificar a apreensÃo do conhecimento dos alunos sobre PVP antes e apÃs a aula expositiva dialogada e a hipermÃdia educativa e avaliar a satisfaÃÃo do discente apÃs a utilizaÃÃo da hipermÃdia educativa sobre PVP. Estudo experimental, orientado pelo referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com uma amostra de 149 discentes do sexto perÃodo de graduaÃÃo em enfermagem da Universidade Federal do Cearà (UFC), distribuÃdos em dois grupos pelo processo de randomizaÃÃo, grupo controle positivo com 76 e grupo experimental com 73 estudantes. A coleta de dados ocorreu nos anos de 2013 e 2014 e primeiro semestre de 2015. A randomizaÃÃo foi realizada pelo programa Research Randomizer (Version 3.0). O grupo controle positivo realizou o prÃ-teste, seguido da aula expositiva dialogada em um semicÃrculo. O grupo experimental realizou o prÃ-teste no laboratÃrio de informÃtica e logo depois utilizou a hipermÃdia. O pÃs-teste em ambos os grupos ocorreu 15 dias apÃs a aplicaÃÃo das estratÃgias educativas. Empregaram-se o teste qui-quadrado, teste T e teste McNemar. Todos os aspectos Ãticos foram respeitados (CEP: 666.368). Na categorizaÃÃo dos participantes verificou-se a prevalÃncia do sexo feminino nos dois grupos. O grupo que utilizou a hipermÃdia fez mais cursos a distÃncia que o grupo controle positivo, com diferenÃa significante (p=0.003). JÃ, comparando os escores mÃdios apÃs as intervenÃÃes da aula com a hipermÃdia, verificou-se que apÃs a hipermÃdia foram maiores que apÃs o grupo da aula (p<0.001). As estratÃgias de ensino como a aula expositiva dialogada e tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo sÃo ferramentas Ãteis para o ensino, em especial na enfermagem, como foi observado no estudo, de forma que ambas apresentam amplas possibilidades de exploraÃÃo perceptiva no Ãmbito da PVP. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16560application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:54Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ComparaÃÃo de estratÃgias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education strategies comparison: dialogued lecture hypermedia and educational about catherization peripheral.
title ComparaÃÃo de estratÃgias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica
spellingShingle ComparaÃÃo de estratÃgias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica
Natasha Marques Frota
ENFERMAGEM
title_short ComparaÃÃo de estratÃgias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica
title_full ComparaÃÃo de estratÃgias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica
title_fullStr ComparaÃÃo de estratÃgias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica
title_full_unstemmed ComparaÃÃo de estratÃgias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica
title_sort ComparaÃÃo de estratÃgias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica
author Natasha Marques Frota
author_facet Natasha Marques Frota
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joselany Afio Caetano
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44215924391
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4795635H0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo CÃsar de Almeida
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 04161610300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv Paulo CÃsar de Almeida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maira Di Ciero Miranda
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 37873849368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2976728508608006
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ZÃlia Maria de Sousa AraÃjo Santos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 10462635368
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Priscila de Sousa Aquino
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 97372927315
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62257005368
dc.contributor.author.fl_str_mv Natasha Marques Frota
contributor_str_mv Joselany Afio Caetano
Paulo CÃsar de Almeida
Maira Di Ciero Miranda
ZÃlia Maria de Sousa AraÃjo Santos
Priscila de Sousa Aquino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENFERMAGEM
topic ENFERMAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Os objetivos do estudo foram comparar a aprendizagem significativa entre grupos de acadÃmicos de enfermagem que utilizaram uma hipermÃdia educativa e aula expositiva dialogada; verificar a apreensÃo do conhecimento dos alunos sobre PVP antes e apÃs a aula expositiva dialogada e a hipermÃdia educativa e avaliar a satisfaÃÃo do discente apÃs a utilizaÃÃo da hipermÃdia educativa sobre PVP. Estudo experimental, orientado pelo referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com uma amostra de 149 discentes do sexto perÃodo de graduaÃÃo em enfermagem da Universidade Federal do Cearà (UFC), distribuÃdos em dois grupos pelo processo de randomizaÃÃo, grupo controle positivo com 76 e grupo experimental com 73 estudantes. A coleta de dados ocorreu nos anos de 2013 e 2014 e primeiro semestre de 2015. A randomizaÃÃo foi realizada pelo programa Research Randomizer (Version 3.0). O grupo controle positivo realizou o prÃ-teste, seguido da aula expositiva dialogada em um semicÃrculo. O grupo experimental realizou o prÃ-teste no laboratÃrio de informÃtica e logo depois utilizou a hipermÃdia. O pÃs-teste em ambos os grupos ocorreu 15 dias apÃs a aplicaÃÃo das estratÃgias educativas. Empregaram-se o teste qui-quadrado, teste T e teste McNemar. Todos os aspectos Ãticos foram respeitados (CEP: 666.368). Na categorizaÃÃo dos participantes verificou-se a prevalÃncia do sexo feminino nos dois grupos. O grupo que utilizou a hipermÃdia fez mais cursos a distÃncia que o grupo controle positivo, com diferenÃa significante (p=0.003). JÃ, comparando os escores mÃdios apÃs as intervenÃÃes da aula com a hipermÃdia, verificou-se que apÃs a hipermÃdia foram maiores que apÃs o grupo da aula (p<0.001). As estratÃgias de ensino como a aula expositiva dialogada e tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo sÃo ferramentas Ãteis para o ensino, em especial na enfermagem, como foi observado no estudo, de forma que ambas apresentam amplas possibilidades de exploraÃÃo perceptiva no Ãmbito da PVP.
description nÃo hÃ
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16560
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295219432554496