ExperiÃncias educacionais e sociais de travestis no Cearà : um estudo comparado em Juazeiro do Norte e CanindÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antoniel dos Santos Gomes Filho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20014
Resumo: Diversos sÃo os campos do saber que buscam produzir conhecimentos acerca das questÃes de gÃnero e sexualidade, tema que, nos Ãltimos anos, vem emergindo academicamente e socialmente. A educaÃÃo nÃo se furta deste fluxo de produÃÃo de conhecimento, assim a presente dissertaÃÃo, alicerÃada sobre o paradigma da transdisciplinaridade na educaÃÃo e histÃria comparada, teve como objetivo: Investigar, a partir das histÃrias de vida das travestis participantes da pesquisa, como aconteceram as experiÃncias educacionais e sociais nos municÃpios de Juazeiro do Norte e Canindà no Estado do CearÃ. ConvÃm lembrar que os itinerÃrios metodolÃgicos que nortearam esta investigaÃÃo foram embasados numa concepÃÃo qualitativa, tendo como mÃtodo a histÃria oral, com foco nas histÃrias de vida das travestis participantes. Em relaÃÃo aos itinerÃrios teÃricos, realizou-se um movimento histÃrico em relaÃÃo Ãs concepÃÃes da sexualidade nos mais diversos tempos e espaÃos sociais ocidentais, uma vez que, para se compreender o fenÃmeno humano da sexualidade na contemporaneidade, à necessÃrio compreender as relaÃÃes de continuidade e ruptura. TambÃm se realizou uma reflexÃo sobre o espaÃo escolar, como um lÃcus de disputas polÃticas e sexuais na atualidade. Temas como currÃculo e homofobia foram refletidos em conexÃo com a instituiÃÃo escolar e a sociedade de modo geral, pois compartilha-se do pressuposto de que a escola nÃo à uma instituiÃÃo neutra. ApÃs todo esse processo investigativo, pode-se considerar que, em relaÃÃo à categoria corpo, as travestis participantes apresentaram uma convergÃncia em relaÃÃo aos processos de modificaÃÃo corporal, principalmente no que tange à utilizaÃÃo de fÃrmacos (hormÃnios) para construÃÃo de um corpo feminino. Em relaÃÃo à categoria educaÃÃo, as participantes apresentaram experiÃncias semelhantes, em relaÃÃo ao fato de que o ensino fundamental e mÃdio foi marcado por corporeidades masculinas, o que, segundo as participantes, foi fundamental para conclusÃo desses nÃveis escolares. As participantes apontaram que mesmo nÃo tendo passado por transformaÃÃes corporais enquanto ainda estavam no espaÃo escolar, passaram por preconceitos, discriminaÃÃo e estigmatizaÃÃo. As experiÃncias do cotidiano, subdivididas nas categorias: famÃlia, religiÃo, mercado e ambiente de trabalho, foram na contramÃo da literatura especializada. As experiÃncias familiares das participantes foram marcadas tanto por momentos de exclusÃo, mas tambÃm por momentos de acolhimento familiar, em especial pelas figuras maternas. Pode-se perceber que as experiÃncias religiosas sÃo marcadas por diversas expressÃes religiosas, que vÃo desde o catolicismo popular, atà a inserÃÃo em religiÃes protestantes e de matriz afro-brasileira. As travestis em relaÃÃo ao mercado de trabalho apresentaram experiÃncias diversificadas, principalmente no mercado informal, uma vez que hà uma dificuldade de inserÃÃo no mercado formal. Em relaÃÃo à prestaÃÃo de serviÃos sexuais por algumas participantes, nÃo se constitui como Ãnica fonte de renda e sobrevivÃncia das travestis dos municÃpios de Juazeiro do Norte e CanindÃ.
id UFC_4d08442b8df87722da717593b5988015
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12443
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisExperiÃncias educacionais e sociais de travestis no Cearà : um estudo comparado em Juazeiro do Norte e CanindÃExperiencias educacionales y sociales de travestis en cearÃ: un estudio en Juazeiro do Norte y CanindÃ2017-07-18Gisafran Nazareno Mota JucÃ03268659349Rosendo Freitas de Amorim13947850387Francisca Geny Lustosa35755415315http://lattes.cnpq.br/980251436317831105630749307 http://lattes.cnpq.br/9563145614494252Antoniel dos Santos Gomes FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTravestis ExperiÃncias Educacionais e Sociais HistÃria OralTravestis Experiencias Educacionales y Sociales Historia OralEDUCACAODiversos sÃo os campos do saber que buscam produzir conhecimentos acerca das questÃes de gÃnero e sexualidade, tema que, nos Ãltimos anos, vem emergindo academicamente e socialmente. A educaÃÃo nÃo se furta deste fluxo de produÃÃo de conhecimento, assim a presente dissertaÃÃo, alicerÃada sobre o paradigma da transdisciplinaridade na educaÃÃo e histÃria comparada, teve como objetivo: Investigar, a partir das histÃrias de vida das travestis participantes da pesquisa, como aconteceram as experiÃncias educacionais e sociais nos municÃpios de Juazeiro do Norte e Canindà no Estado do CearÃ. ConvÃm lembrar que os itinerÃrios metodolÃgicos que nortearam esta investigaÃÃo foram embasados numa concepÃÃo qualitativa, tendo como mÃtodo a histÃria oral, com foco nas histÃrias de vida das travestis participantes. Em relaÃÃo aos itinerÃrios teÃricos, realizou-se um movimento histÃrico em relaÃÃo Ãs concepÃÃes da sexualidade nos mais diversos tempos e espaÃos sociais ocidentais, uma vez que, para se compreender o fenÃmeno humano da sexualidade na contemporaneidade, à necessÃrio compreender as relaÃÃes de continuidade e ruptura. TambÃm se realizou uma reflexÃo sobre o espaÃo escolar, como um lÃcus de disputas polÃticas e sexuais na atualidade. Temas como currÃculo e homofobia foram refletidos em conexÃo com a instituiÃÃo escolar e a sociedade de modo geral, pois compartilha-se do pressuposto de que a escola nÃo à uma instituiÃÃo neutra. ApÃs todo esse processo investigativo, pode-se considerar que, em relaÃÃo à categoria corpo, as travestis participantes apresentaram uma convergÃncia em relaÃÃo aos processos de modificaÃÃo corporal, principalmente no que tange à utilizaÃÃo de fÃrmacos (hormÃnios) para construÃÃo de um corpo feminino. Em relaÃÃo à categoria educaÃÃo, as participantes apresentaram experiÃncias semelhantes, em relaÃÃo ao fato de que o ensino fundamental e mÃdio foi marcado por corporeidades masculinas, o que, segundo as participantes, foi fundamental para conclusÃo desses nÃveis escolares. As participantes apontaram que mesmo nÃo tendo passado por transformaÃÃes corporais enquanto ainda estavam no espaÃo escolar, passaram por preconceitos, discriminaÃÃo e estigmatizaÃÃo. As experiÃncias do cotidiano, subdivididas nas categorias: famÃlia, religiÃo, mercado e ambiente de trabalho, foram na contramÃo da literatura especializada. As experiÃncias familiares das participantes foram marcadas tanto por momentos de exclusÃo, mas tambÃm por momentos de acolhimento familiar, em especial pelas figuras maternas. Pode-se perceber que as experiÃncias religiosas sÃo marcadas por diversas expressÃes religiosas, que vÃo desde o catolicismo popular, atà a inserÃÃo em religiÃes protestantes e de matriz afro-brasileira. As travestis em relaÃÃo ao mercado de trabalho apresentaram experiÃncias diversificadas, principalmente no mercado informal, uma vez que hà uma dificuldade de inserÃÃo no mercado formal. Em relaÃÃo à prestaÃÃo de serviÃos sexuais por algumas participantes, nÃo se constitui como Ãnica fonte de renda e sobrevivÃncia das travestis dos municÃpios de Juazeiro do Norte e CanindÃ.Diversos son los campos del saber que buscan producir conocimientos acerca de las cuestiones de gÃnero y sexualidad, tema que, en los Ãltimos aÃos, està emergiendo acadÃmicamente y socialmente. La educaciÃn no se sustrae de este flujo de producciÃn de conocimiento. De eso modo, la presente tesis de maestrÃa, cimentada en el paradigma de la transdisciplinariedad en la educaciÃn y la historia comparada, tuvo como objetivo investigar, a partir de las historias de vida de las travestis participantes de la encuesta, como sucedieron sus experiencias educativas y sociales en los municipios de Juazeiro do Norte y Canindà en el Estado de CearÃ. Conviene recordar que los itinerarios metodolÃgicos que guiaron esta investigaciÃn se basan en una concepciÃn cualitativa, que tiene como mÃtodo la historia oral, con foco en las historias de vida de las travestis participantes. Con respecto a los itinerarios teÃricos, se realizà un movimiento histÃrico en relaciÃn a las concepciones de la sexualidad en los diversos tiempos y espacios sociales occidentales, una vez que, para entender el fenÃmeno humano de la sexualidad en el mundo contemporÃneo, es necesario comprender las relaciones de continuidad y ruptura. TambiÃn se realizà una reflexiÃn a respecto del espacio escolar, en cuanto un lÃcus de disputas polÃticas y sexuales en la actualidad. Hubo la reflexiÃn de temas como el currÃculo y la homofobia en relaciÃn con la instituciÃn escolar y la sociedad en general, pues se comparte del presupuesto de que la escuela no es una instituciÃn neutra. DespuÃs de todo este proceso investigativo, se puede considerar que, concerniente a la categorÃa de cuerpo, las travestis participantes presentaron una convergencia en los procesos de modificaciÃn corporal, principalmente con respecto a la utilizaciÃn de medicamentos (hormonas) para la construcciÃn de un cuerpo femenino. En la categorÃa de educaciÃn, las participantes presentaron experiencias similares, en relaciÃn al hecho de que la enseÃanza primaria y secundaria fueron marcadas por corporeidades masculinas, lo que, segÃn ellas, fue fundamental para el logro de diploma de estos niveles escolares. Estas seÃalaron que a pesar de no tener pasado por transformaciones corporales mientras estaban en el espacio escolar, pasaron por los prejuicios, la discriminaciÃn y la estigmatizaciÃn. Las experiencias de la vida cotidiana, que se subdividen en las categorÃas: familia, religiÃn, mercado y medio ambiente de trabajo, fueron en contra de la literatura especializada, en algunos aspectos. Sus experiencias familiares fueron marcadas tanto por momentos de exclusiÃn, como tambiÃn por momentos de acogimiento familiar, especialmente por las figuras maternas. Se puede percibir que las experiencias religiosas son marcadas por diversas expresiones, que van desde el catolicismo popular, hasta la inserciÃn en religiones protestantes y de matriz afrobrasileÃa. En relaciÃn al mercado de trabajo, las participantes presentaron experiencias variadas, principalmente en el mercado informal, una vez que hay una dificultad de inserciÃn en el mercado formal. A respecto de la prestaciÃn de servicios sexuales por algunas, no se constituye como Ãnica fuente de ingresos y la supervivencia de las travestis de los municipios de Juazeiro do Norte y CanindÃ.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20014application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:24Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ExperiÃncias educacionais e sociais de travestis no Cearà : um estudo comparado em Juazeiro do Norte e CanindÃ
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Experiencias educacionales y sociales de travestis en cearÃ: un estudio en Juazeiro do Norte y CanindÃ
title ExperiÃncias educacionais e sociais de travestis no Cearà : um estudo comparado em Juazeiro do Norte e CanindÃ
spellingShingle ExperiÃncias educacionais e sociais de travestis no Cearà : um estudo comparado em Juazeiro do Norte e CanindÃ
Antoniel dos Santos Gomes Filho
Travestis
ExperiÃncias Educacionais e Sociais
HistÃria Oral
Travestis
Experiencias Educacionales y Sociales
Historia Oral
EDUCACAO
title_short ExperiÃncias educacionais e sociais de travestis no Cearà : um estudo comparado em Juazeiro do Norte e CanindÃ
title_full ExperiÃncias educacionais e sociais de travestis no Cearà : um estudo comparado em Juazeiro do Norte e CanindÃ
title_fullStr ExperiÃncias educacionais e sociais de travestis no Cearà : um estudo comparado em Juazeiro do Norte e CanindÃ
title_full_unstemmed ExperiÃncias educacionais e sociais de travestis no Cearà : um estudo comparado em Juazeiro do Norte e CanindÃ
title_sort ExperiÃncias educacionais e sociais de travestis no Cearà : um estudo comparado em Juazeiro do Norte e CanindÃ
author Antoniel dos Santos Gomes Filho
author_facet Antoniel dos Santos Gomes Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gisafran Nazareno Mota JucÃ
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03268659349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosendo Freitas de Amorim
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 13947850387
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisca Geny Lustosa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 35755415315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9802514363178311
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05630749307
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9563145614494252
dc.contributor.author.fl_str_mv Antoniel dos Santos Gomes Filho
contributor_str_mv Gisafran Nazareno Mota JucÃ
Rosendo Freitas de Amorim
Francisca Geny Lustosa
dc.subject.por.fl_str_mv Travestis
ExperiÃncias Educacionais e Sociais
HistÃria Oral
topic Travestis
ExperiÃncias Educacionais e Sociais
HistÃria Oral
Travestis
Experiencias Educacionales y Sociales
Historia Oral
EDUCACAO
dc.subject.spa.fl_str_mv Travestis
Experiencias Educacionales y Sociales
Historia Oral
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Diversos sÃo os campos do saber que buscam produzir conhecimentos acerca das questÃes de gÃnero e sexualidade, tema que, nos Ãltimos anos, vem emergindo academicamente e socialmente. A educaÃÃo nÃo se furta deste fluxo de produÃÃo de conhecimento, assim a presente dissertaÃÃo, alicerÃada sobre o paradigma da transdisciplinaridade na educaÃÃo e histÃria comparada, teve como objetivo: Investigar, a partir das histÃrias de vida das travestis participantes da pesquisa, como aconteceram as experiÃncias educacionais e sociais nos municÃpios de Juazeiro do Norte e Canindà no Estado do CearÃ. ConvÃm lembrar que os itinerÃrios metodolÃgicos que nortearam esta investigaÃÃo foram embasados numa concepÃÃo qualitativa, tendo como mÃtodo a histÃria oral, com foco nas histÃrias de vida das travestis participantes. Em relaÃÃo aos itinerÃrios teÃricos, realizou-se um movimento histÃrico em relaÃÃo Ãs concepÃÃes da sexualidade nos mais diversos tempos e espaÃos sociais ocidentais, uma vez que, para se compreender o fenÃmeno humano da sexualidade na contemporaneidade, à necessÃrio compreender as relaÃÃes de continuidade e ruptura. TambÃm se realizou uma reflexÃo sobre o espaÃo escolar, como um lÃcus de disputas polÃticas e sexuais na atualidade. Temas como currÃculo e homofobia foram refletidos em conexÃo com a instituiÃÃo escolar e a sociedade de modo geral, pois compartilha-se do pressuposto de que a escola nÃo à uma instituiÃÃo neutra. ApÃs todo esse processo investigativo, pode-se considerar que, em relaÃÃo à categoria corpo, as travestis participantes apresentaram uma convergÃncia em relaÃÃo aos processos de modificaÃÃo corporal, principalmente no que tange à utilizaÃÃo de fÃrmacos (hormÃnios) para construÃÃo de um corpo feminino. Em relaÃÃo à categoria educaÃÃo, as participantes apresentaram experiÃncias semelhantes, em relaÃÃo ao fato de que o ensino fundamental e mÃdio foi marcado por corporeidades masculinas, o que, segundo as participantes, foi fundamental para conclusÃo desses nÃveis escolares. As participantes apontaram que mesmo nÃo tendo passado por transformaÃÃes corporais enquanto ainda estavam no espaÃo escolar, passaram por preconceitos, discriminaÃÃo e estigmatizaÃÃo. As experiÃncias do cotidiano, subdivididas nas categorias: famÃlia, religiÃo, mercado e ambiente de trabalho, foram na contramÃo da literatura especializada. As experiÃncias familiares das participantes foram marcadas tanto por momentos de exclusÃo, mas tambÃm por momentos de acolhimento familiar, em especial pelas figuras maternas. Pode-se perceber que as experiÃncias religiosas sÃo marcadas por diversas expressÃes religiosas, que vÃo desde o catolicismo popular, atà a inserÃÃo em religiÃes protestantes e de matriz afro-brasileira. As travestis em relaÃÃo ao mercado de trabalho apresentaram experiÃncias diversificadas, principalmente no mercado informal, uma vez que hà uma dificuldade de inserÃÃo no mercado formal. Em relaÃÃo à prestaÃÃo de serviÃos sexuais por algumas participantes, nÃo se constitui como Ãnica fonte de renda e sobrevivÃncia das travestis dos municÃpios de Juazeiro do Norte e CanindÃ.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv Diversos son los campos del saber que buscan producir conocimientos acerca de las cuestiones de gÃnero y sexualidad, tema que, en los Ãltimos aÃos, està emergiendo acadÃmicamente y socialmente. La educaciÃn no se sustrae de este flujo de producciÃn de conocimiento. De eso modo, la presente tesis de maestrÃa, cimentada en el paradigma de la transdisciplinariedad en la educaciÃn y la historia comparada, tuvo como objetivo investigar, a partir de las historias de vida de las travestis participantes de la encuesta, como sucedieron sus experiencias educativas y sociales en los municipios de Juazeiro do Norte y Canindà en el Estado de CearÃ. Conviene recordar que los itinerarios metodolÃgicos que guiaron esta investigaciÃn se basan en una concepciÃn cualitativa, que tiene como mÃtodo la historia oral, con foco en las historias de vida de las travestis participantes. Con respecto a los itinerarios teÃricos, se realizà un movimiento histÃrico en relaciÃn a las concepciones de la sexualidad en los diversos tiempos y espacios sociales occidentales, una vez que, para entender el fenÃmeno humano de la sexualidad en el mundo contemporÃneo, es necesario comprender las relaciones de continuidad y ruptura. TambiÃn se realizà una reflexiÃn a respecto del espacio escolar, en cuanto un lÃcus de disputas polÃticas y sexuales en la actualidad. Hubo la reflexiÃn de temas como el currÃculo y la homofobia en relaciÃn con la instituciÃn escolar y la sociedad en general, pues se comparte del presupuesto de que la escuela no es una instituciÃn neutra. DespuÃs de todo este proceso investigativo, se puede considerar que, concerniente a la categorÃa de cuerpo, las travestis participantes presentaron una convergencia en los procesos de modificaciÃn corporal, principalmente con respecto a la utilizaciÃn de medicamentos (hormonas) para la construcciÃn de un cuerpo femenino. En la categorÃa de educaciÃn, las participantes presentaron experiencias similares, en relaciÃn al hecho de que la enseÃanza primaria y secundaria fueron marcadas por corporeidades masculinas, lo que, segÃn ellas, fue fundamental para el logro de diploma de estos niveles escolares. Estas seÃalaron que a pesar de no tener pasado por transformaciones corporales mientras estaban en el espacio escolar, pasaron por los prejuicios, la discriminaciÃn y la estigmatizaciÃn. Las experiencias de la vida cotidiana, que se subdividen en las categorÃas: familia, religiÃn, mercado y medio ambiente de trabajo, fueron en contra de la literatura especializada, en algunos aspectos. Sus experiencias familiares fueron marcadas tanto por momentos de exclusiÃn, como tambiÃn por momentos de acogimiento familiar, especialmente por las figuras maternas. Se puede percibir que las experiencias religiosas son marcadas por diversas expresiones, que van desde el catolicismo popular, hasta la inserciÃn en religiones protestantes y de matriz afrobrasileÃa. En relaciÃn al mercado de trabajo, las participantes presentaron experiencias variadas, principalmente en el mercado informal, una vez que hay una dificultad de inserciÃn en el mercado formal. A respecto de la prestaciÃn de servicios sexuales por algunas, no se constituye como Ãnica fuente de ingresos y la supervivencia de las travestis de los municipios de Juazeiro do Norte y CanindÃ.
description Diversos sÃo os campos do saber que buscam produzir conhecimentos acerca das questÃes de gÃnero e sexualidade, tema que, nos Ãltimos anos, vem emergindo academicamente e socialmente. A educaÃÃo nÃo se furta deste fluxo de produÃÃo de conhecimento, assim a presente dissertaÃÃo, alicerÃada sobre o paradigma da transdisciplinaridade na educaÃÃo e histÃria comparada, teve como objetivo: Investigar, a partir das histÃrias de vida das travestis participantes da pesquisa, como aconteceram as experiÃncias educacionais e sociais nos municÃpios de Juazeiro do Norte e Canindà no Estado do CearÃ. ConvÃm lembrar que os itinerÃrios metodolÃgicos que nortearam esta investigaÃÃo foram embasados numa concepÃÃo qualitativa, tendo como mÃtodo a histÃria oral, com foco nas histÃrias de vida das travestis participantes. Em relaÃÃo aos itinerÃrios teÃricos, realizou-se um movimento histÃrico em relaÃÃo Ãs concepÃÃes da sexualidade nos mais diversos tempos e espaÃos sociais ocidentais, uma vez que, para se compreender o fenÃmeno humano da sexualidade na contemporaneidade, à necessÃrio compreender as relaÃÃes de continuidade e ruptura. TambÃm se realizou uma reflexÃo sobre o espaÃo escolar, como um lÃcus de disputas polÃticas e sexuais na atualidade. Temas como currÃculo e homofobia foram refletidos em conexÃo com a instituiÃÃo escolar e a sociedade de modo geral, pois compartilha-se do pressuposto de que a escola nÃo à uma instituiÃÃo neutra. ApÃs todo esse processo investigativo, pode-se considerar que, em relaÃÃo à categoria corpo, as travestis participantes apresentaram uma convergÃncia em relaÃÃo aos processos de modificaÃÃo corporal, principalmente no que tange à utilizaÃÃo de fÃrmacos (hormÃnios) para construÃÃo de um corpo feminino. Em relaÃÃo à categoria educaÃÃo, as participantes apresentaram experiÃncias semelhantes, em relaÃÃo ao fato de que o ensino fundamental e mÃdio foi marcado por corporeidades masculinas, o que, segundo as participantes, foi fundamental para conclusÃo desses nÃveis escolares. As participantes apontaram que mesmo nÃo tendo passado por transformaÃÃes corporais enquanto ainda estavam no espaÃo escolar, passaram por preconceitos, discriminaÃÃo e estigmatizaÃÃo. As experiÃncias do cotidiano, subdivididas nas categorias: famÃlia, religiÃo, mercado e ambiente de trabalho, foram na contramÃo da literatura especializada. As experiÃncias familiares das participantes foram marcadas tanto por momentos de exclusÃo, mas tambÃm por momentos de acolhimento familiar, em especial pelas figuras maternas. Pode-se perceber que as experiÃncias religiosas sÃo marcadas por diversas expressÃes religiosas, que vÃo desde o catolicismo popular, atà a inserÃÃo em religiÃes protestantes e de matriz afro-brasileira. As travestis em relaÃÃo ao mercado de trabalho apresentaram experiÃncias diversificadas, principalmente no mercado informal, uma vez que hà uma dificuldade de inserÃÃo no mercado formal. Em relaÃÃo à prestaÃÃo de serviÃos sexuais por algumas participantes, nÃo se constitui como Ãnica fonte de renda e sobrevivÃncia das travestis dos municÃpios de Juazeiro do Norte e CanindÃ.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20014
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236729864192