A construÃÃo da experiÃncia espiritual e sua problematizaÃÃo como lugar de superaÃÃo dos limites do paradigma biomÃdico: uma contribuiÃÃo para a reflexÃo sobre espiritualidade na educaÃÃo mÃdica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliane Silva de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3586
Resumo: Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa, sobre a construÃÃo da experiÃncia espiritual e sua problematizaÃÃo como lugar de superaÃÃo dos limites do paradigma biomÃdico e se propÃe a contribuir para a reflexÃo sobre espiritualidade na educaÃÃo mÃdica em trÃs cenÃrios: no contexto em que as mÃes recorrem a explicaÃÃes transcendentais quando na enfermaria MÃe-Canguru na Maternidade Escola Assis Chateaubriand; junto aos sujeitos que buscam os rezadores no Programa de SaÃde da FamÃlia Novo Iracema, em Maranguape; e atravÃs das narrativas de sujeitos que vivenciaram experiÃncia de quase-morte (EQM) e experiÃncia de quase-morte sÃmile (desdobramento). A pesquisa tem como metodologia a histÃria oral temÃtica (mÃtodo de pesquisa antropolÃgico â ciÃncia do indivÃduo), utilizando entrevistas semi-estruturadas, com uma abordagem transdisciplinar, numa perspectiva multirreferencial, ou seja, uma leitura plural, utilizando sistemas de referÃncias distintos; obtendo as narrativas dos depoentes acerca das reflexÃes sobre a construÃÃo da experiÃncia espiritual nos percursos educacionais vividos nos processos de adoecimento e cura; com o objetivo de estudar o que essas experiÃncias apontam como perspectiva de superaÃÃo dos limites do paradigma biomÃdico. As narrativas foram gravadas, transcritas em seguida foi realizada a anÃlise, cotejando com o referencial teÃrico desta tese: ciÃncia da educaÃÃo, ciÃncia mÃdica e o pensamento espÃrita em seu aspecto religioso, filosÃfico e cientÃfico. As anÃlise no corpo deste estudo, levaram à compreensÃo: da necessidade de uma nova conceituaÃÃo do sujeito humano (como ser espiritual); da necessidade de se considerar as produÃÃes simbÃlicas que remetem à dimensÃo transcendente, considerando os fenÃmenos da ordem espiritual, como fenÃmenos que devem ser considerados em medicina; as experiÃncias de quase-morte e os desdobramentos sugerem a existÃncia de uma individualidade extra-corpÃrea, consciente, com identidade, inteligÃncia, memÃria, dotado de faculdades transcendentes, capazes de vivenciar experiÃncias como seres espirituais, as quais devem ser levadas em consideraÃÃo na prÃtica mÃdica, principalmente na relaÃÃo mÃdico-paciente com sujeitos em coma e no momento do processo de morte e repensar o tempo de reanimaÃÃo e os critÃrios utilizados para determinaÃÃo do sucesso dessas manobras; de que estudos multirreferenciados utilizando o pensamento espÃrita, na perspectiva religiosa, filosÃfica e cientÃfica deverÃo ser realizados, desenvolvendo o paradigma mÃdico-espÃrita, como contribuiÃÃo relevante para a medicina
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A pesquisa tem como metodologia a histÃria oral temÃtica (mÃtodo de pesquisa antropolÃgico â ciÃncia do indivÃduo), utilizando entrevistas semi-estruturadas, com uma abordagem transdisciplinar, numa perspectiva multirreferencial, ou seja, uma leitura plural, utilizando sistemas de referÃncias distintos; obtendo as narrativas dos depoentes acerca das reflexÃes sobre a construÃÃo da experiÃncia espiritual nos percursos educacionais vividos nos processos de adoecimento e cura; com o objetivo de estudar o que essas experiÃncias apontam como perspectiva de superaÃÃo dos limites do paradigma biomÃdico. As narrativas foram gravadas, transcritas em seguida foi realizada a anÃlise, cotejando com o referencial teÃrico desta tese: ciÃncia da educaÃÃo, ciÃncia mÃdica e o pensamento espÃrita em seu aspecto religioso, filosÃfico e cientÃfico. As anÃlise no corpo deste estudo, levaram à compreensÃo: da necessidade de uma nova conceituaÃÃo do sujeito humano (como ser espiritual); da necessidade de se considerar as produÃÃes simbÃlicas que remetem à dimensÃo transcendente, considerando os fenÃmenos da ordem espiritual, como fenÃmenos que devem ser considerados em medicina; as experiÃncias de quase-morte e os desdobramentos sugerem a existÃncia de uma individualidade extra-corpÃrea, consciente, com identidade, inteligÃncia, memÃria, dotado de faculdades transcendentes, capazes de vivenciar experiÃncias como seres espirituais, as quais devem ser levadas em consideraÃÃo na prÃtica mÃdica, principalmente na relaÃÃo mÃdico-paciente com sujeitos em coma e no momento do processo de morte e repensar o tempo de reanimaÃÃo e os critÃrios utilizados para determinaÃÃo do sucesso dessas manobras; de que estudos multirreferenciados utilizando o pensamento espÃrita, na perspectiva religiosa, filosÃfica e cientÃfica deverÃo ser realizados, desenvolvendo o paradigma mÃdico-espÃrita, como contribuiÃÃo relevante para a medicinaThis thesis presents a qualitative research about the development of the spiritual experience and itâs problematization on how overcoming the limits of the biomedical paradigm, and proposes to contribute on the reflection about spirituality in medical education in three situations: the context in which the mothers of opt to use transcendental explanations for their experiences in the Nursery Mother Kangaroo in the hospital Maternidade Escola Assis Chateaubriand; along subjects who search for an specific group of people, prayers, in the Family Health Program Novo Iracema, in Maranguape; and through the narratives of subjects who have gone through near-death experiences and near-death simile (out-of-body experience). The research uses as thematic methodology the oral history (an anthropologic method of research â individual science), using semi-structured interviews, with transdiciplinary approach , in a multireferential perspective, which were meant as an attempt at a plural reading, using distinct reference systems; obtaining the narratives of the subjects of the subjects about their reflections over the development of the spiritual experience throughout the processes of ailment and cure; proposing to study what these experiences point as a perspective of overcoming limits of the biomedical paradigm. The narratives were recorded, transcripted and analyzed, according to the theoretical references of this thesis: science of education, medical science and the spiritist theory in itâs religious aspect, philosophical and scientific. The analysis presented in the course of this study lead to the understanding: of the need for a new concept for the human being (as an spiritual being); of the need to consider the symbolic productions that alludes to a transcendental dimension, considering the spiritual phenomena which must be taken under consideration in medicine. The near-death experiences, and the out-of-body experiences suggest the existence of an out-of-body individuality, conscious, with identity, intelligence, memory, with transcendental abilities, capable of having experiences with other spiritual beings, which must be considered in the medical practice, especially in the relationship doctor-patient with subjects in coma and close to death and rethink the reanimation period and he criteria used to establish the success of these maneuvers; that of multireferential study utilizing the sipiritist theory, in the religious perspective, philosophical and scientific should be made, developing the medical-spiritist paradigm as a relative contribution for medicinenÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3586application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:42Zmail@mail.com -
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Eliane Silva de Oliveira
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