ConcepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniela Graciela Silva Brito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17763
Resumo: A prÃtica de avaliaÃÃo està presente no exercÃcio de todos os professores. Entende-se que esta deve nortear as aÃÃes de todo e qualquer educador, uma vez que a avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem se presta nÃo somente a valorar e atribuir nota, mas tambÃm verificar que metodologia deve ser mais bem empregada e se ela està atingindo o fim para o qual se propÃs. Pesquisas nessa Ãrea sÃo importantes, pois contribuem para o entendimento dos fenÃmenos relacionados à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas diferentes Ãreas do conhecimento. Portanto, o objetivo geral deste trabalho à investigar as concepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Os objetivos especÃficos sÃo: verificar como os docentes da UFC entendem os conceitos associados ao processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem; comparar as concepÃÃes dos docentes da UFC sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem, por Ãrea do conhecimento; identificar as prÃticas pedagÃgicas de avaliaÃÃo, instrumentos avaliativos e modalidades de exposiÃÃo do ensino utilizados pelos docentes da UFC e comparar as tendÃncias de entendimento sobre as abordagens do processo educacional com as prÃticas pedagÃgicas adotadas pelos docentes da UFC. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 129 professores das Ãreas de ciÃncias exatas e humanas, cujo universo à composto pelos docentes dos Centros de CiÃncias, Tecnologia, Humanidades e Faculdade de EducaÃÃo. A pesquisa se deu por meio de questionÃrio, publicado na plataforma google docs, a fim de identificar a percepÃÃo dos docentes sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Dentre outros resultados, a pesquisa revela que hà uma tendÃncia de as CiÃncias Exatas serem Humanistas em teoria e prÃtica, e as CiÃncias Humanas serem Humanistas e Cognitivistas, em teoria e prÃtica
id UFC_4d9483e084d17b960d1b037815f2a433
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11463
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConcepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem Conceptions and practices of professors from UFC on teaching and learning evaluation2016-05-27JoÃo Welliandre Carneiro Alexandre1368162http://lattes.cnpq.br/5234277371908895 Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/4314586241385987Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/462521717468671360000738360http://lattes.cnpq.br/3318922585980164Daniela Graciela Silva BritoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRAvaliaÃÃo Ensino-Aprendizagem PrÃticas PedagÃgicas no Ensino SuperiorEvaluation Teaching and Learning Pedagogical Practices in Higher EducationENSINO-APRENDIZAGEMA prÃtica de avaliaÃÃo està presente no exercÃcio de todos os professores. Entende-se que esta deve nortear as aÃÃes de todo e qualquer educador, uma vez que a avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem se presta nÃo somente a valorar e atribuir nota, mas tambÃm verificar que metodologia deve ser mais bem empregada e se ela està atingindo o fim para o qual se propÃs. Pesquisas nessa Ãrea sÃo importantes, pois contribuem para o entendimento dos fenÃmenos relacionados à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas diferentes Ãreas do conhecimento. Portanto, o objetivo geral deste trabalho à investigar as concepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Os objetivos especÃficos sÃo: verificar como os docentes da UFC entendem os conceitos associados ao processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem; comparar as concepÃÃes dos docentes da UFC sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem, por Ãrea do conhecimento; identificar as prÃticas pedagÃgicas de avaliaÃÃo, instrumentos avaliativos e modalidades de exposiÃÃo do ensino utilizados pelos docentes da UFC e comparar as tendÃncias de entendimento sobre as abordagens do processo educacional com as prÃticas pedagÃgicas adotadas pelos docentes da UFC. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 129 professores das Ãreas de ciÃncias exatas e humanas, cujo universo à composto pelos docentes dos Centros de CiÃncias, Tecnologia, Humanidades e Faculdade de EducaÃÃo. A pesquisa se deu por meio de questionÃrio, publicado na plataforma google docs, a fim de identificar a percepÃÃo dos docentes sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Dentre outros resultados, a pesquisa revela que hà uma tendÃncia de as CiÃncias Exatas serem Humanistas em teoria e prÃtica, e as CiÃncias Humanas serem Humanistas e Cognitivistas, em teoria e prÃtica The practice of evaluation is present in the professional life of every teacher. It is understood that the evaluation should guide the actions of any educator, whereas the evaluation of teaching and learning process lends itself not only to value and assign value and award grades, but also verify what methodology should be better used and whether it is achieving its purpose. Researches in this area are important because they contribute to understand phenomena related to the evaluation of teaching and learning process in different fields of knowledge. Therefore, the main goal of this study is to investigate the conceptions and practices of UFC professors concerning the evaluation of teaching and learning process. The specific objectives are: verify how UFC professors understand conceptions associated with the evaluation of teaching and learning process; compare the point of view of the UFC professors about the evaluation of teaching and learning process, by field of knowledge; identify the pedagogical practices of evaluation, evaluation instruments and teaching modalities of exposition used by UFC professors; and compare trends related to understanding of approaches in the educational process with the pedagogical practices adopted by UFC professors. Therefore, a quantitative survey was conducted with a sample of 129 professors in the field of exact sciences and human sciences, whose universe was composed by the professors from Science Center, Technology Center, Humanities Center and Education College. The research was done through a questionnaire published on google docs, in order to identify the professorsâ perception about the evaluation of teaching and learning process. Among other results, the survey reveals that there is a tendency for Exact Sciences to be humanistic in theory and practice, and for Human Sciences to be humanistic and cognitive in theory and practicenÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17763application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:00Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ConcepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conceptions and practices of professors from UFC on teaching and learning evaluation
title ConcepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
spellingShingle ConcepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
Daniela Graciela Silva Brito
AvaliaÃÃo
Ensino-Aprendizagem
PrÃticas PedagÃgicas no Ensino Superior
Evaluation
Teaching and Learning
Pedagogical Practices in Higher Education
ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short ConcepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
title_full ConcepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
title_fullStr ConcepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed ConcepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
title_sort ConcepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
author Daniela Graciela Silva Brito
author_facet Daniela Graciela Silva Brito
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JoÃo Welliandre Carneiro Alexandre
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 1368162
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5234277371908895
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 16392809368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4314586241385987
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isaias Batista de Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 38087049349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4625217174686713
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 60000738360
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3318922585980164
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniela Graciela Silva Brito
contributor_str_mv JoÃo Welliandre Carneiro Alexandre
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
Isaias Batista de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo
Ensino-Aprendizagem
PrÃticas PedagÃgicas no Ensino Superior
topic AvaliaÃÃo
Ensino-Aprendizagem
PrÃticas PedagÃgicas no Ensino Superior
Evaluation
Teaching and Learning
Pedagogical Practices in Higher Education
ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation
Teaching and Learning
Pedagogical Practices in Higher Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A prÃtica de avaliaÃÃo està presente no exercÃcio de todos os professores. Entende-se que esta deve nortear as aÃÃes de todo e qualquer educador, uma vez que a avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem se presta nÃo somente a valorar e atribuir nota, mas tambÃm verificar que metodologia deve ser mais bem empregada e se ela està atingindo o fim para o qual se propÃs. Pesquisas nessa Ãrea sÃo importantes, pois contribuem para o entendimento dos fenÃmenos relacionados à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas diferentes Ãreas do conhecimento. Portanto, o objetivo geral deste trabalho à investigar as concepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Os objetivos especÃficos sÃo: verificar como os docentes da UFC entendem os conceitos associados ao processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem; comparar as concepÃÃes dos docentes da UFC sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem, por Ãrea do conhecimento; identificar as prÃticas pedagÃgicas de avaliaÃÃo, instrumentos avaliativos e modalidades de exposiÃÃo do ensino utilizados pelos docentes da UFC e comparar as tendÃncias de entendimento sobre as abordagens do processo educacional com as prÃticas pedagÃgicas adotadas pelos docentes da UFC. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 129 professores das Ãreas de ciÃncias exatas e humanas, cujo universo à composto pelos docentes dos Centros de CiÃncias, Tecnologia, Humanidades e Faculdade de EducaÃÃo. A pesquisa se deu por meio de questionÃrio, publicado na plataforma google docs, a fim de identificar a percepÃÃo dos docentes sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Dentre outros resultados, a pesquisa revela que hà uma tendÃncia de as CiÃncias Exatas serem Humanistas em teoria e prÃtica, e as CiÃncias Humanas serem Humanistas e Cognitivistas, em teoria e prÃtica
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The practice of evaluation is present in the professional life of every teacher. It is understood that the evaluation should guide the actions of any educator, whereas the evaluation of teaching and learning process lends itself not only to value and assign value and award grades, but also verify what methodology should be better used and whether it is achieving its purpose. Researches in this area are important because they contribute to understand phenomena related to the evaluation of teaching and learning process in different fields of knowledge. Therefore, the main goal of this study is to investigate the conceptions and practices of UFC professors concerning the evaluation of teaching and learning process. The specific objectives are: verify how UFC professors understand conceptions associated with the evaluation of teaching and learning process; compare the point of view of the UFC professors about the evaluation of teaching and learning process, by field of knowledge; identify the pedagogical practices of evaluation, evaluation instruments and teaching modalities of exposition used by UFC professors; and compare trends related to understanding of approaches in the educational process with the pedagogical practices adopted by UFC professors. Therefore, a quantitative survey was conducted with a sample of 129 professors in the field of exact sciences and human sciences, whose universe was composed by the professors from Science Center, Technology Center, Humanities Center and Education College. The research was done through a questionnaire published on google docs, in order to identify the professorsâ perception about the evaluation of teaching and learning process. Among other results, the survey reveals that there is a tendency for Exact Sciences to be humanistic in theory and practice, and for Human Sciences to be humanistic and cognitive in theory and practice
description A prÃtica de avaliaÃÃo està presente no exercÃcio de todos os professores. Entende-se que esta deve nortear as aÃÃes de todo e qualquer educador, uma vez que a avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem se presta nÃo somente a valorar e atribuir nota, mas tambÃm verificar que metodologia deve ser mais bem empregada e se ela està atingindo o fim para o qual se propÃs. Pesquisas nessa Ãrea sÃo importantes, pois contribuem para o entendimento dos fenÃmenos relacionados à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas diferentes Ãreas do conhecimento. Portanto, o objetivo geral deste trabalho à investigar as concepÃÃes e prÃticas dos docentes da UFC sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Os objetivos especÃficos sÃo: verificar como os docentes da UFC entendem os conceitos associados ao processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem; comparar as concepÃÃes dos docentes da UFC sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem, por Ãrea do conhecimento; identificar as prÃticas pedagÃgicas de avaliaÃÃo, instrumentos avaliativos e modalidades de exposiÃÃo do ensino utilizados pelos docentes da UFC e comparar as tendÃncias de entendimento sobre as abordagens do processo educacional com as prÃticas pedagÃgicas adotadas pelos docentes da UFC. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 129 professores das Ãreas de ciÃncias exatas e humanas, cujo universo à composto pelos docentes dos Centros de CiÃncias, Tecnologia, Humanidades e Faculdade de EducaÃÃo. A pesquisa se deu por meio de questionÃrio, publicado na plataforma google docs, a fim de identificar a percepÃÃo dos docentes sobre o processo de avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Dentre outros resultados, a pesquisa revela que hà uma tendÃncia de as CiÃncias Exatas serem Humanistas em teoria e prÃtica, e as CiÃncias Humanas serem Humanistas e Cognitivistas, em teoria e prÃtica
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17763
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295225441943552