AvaliaÃÃo em Profundidade da PolÃtica de AssistÃncia Estudantil do Instituto Federal do PiauÃ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clefra Vieira Guedelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19717
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo em Profundidade da PolÃtica de AssistÃncia Estudantil do Instituto Federal do PiauÃ. Depth Assessment of the Student Assistance Policy of the Federal Institute of PiauÃ.2017-07-14Carlos AmÃrico Leite Moreira32376294304http://lattes.cnpq.br/6222392839472168 Danielle Maia Cruz64831434353http://lattes.cnpq.br/2625425396891600PaulaVirgÃnia Pinheiro Batista64816591320 http://lattes.cnpq.br/938738406241581100998027324 http://lattes.cnpq.br/2496867088509767Clefra Vieira GuedelhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRAssistÃncia Estudantil Novo Desenvolvimentismo AvaliaÃÃo em Profundidade.Student Assistance, New Developmental In-depth Evaluation.POLITICA PUBLICA E POPULACAOUFCEsta pesquisa trata da avaliaÃÃo da PolÃtica de AssistÃncia Estudantil (POLAE) do Instituto Federal do PiauÃ, enquanto regulamentaÃÃo institucional do Programa Nacional de AssistÃncia Estudantil (PNAES), sob a perspectiva da avaliaÃÃo em profundidade. Avalia a forma como as definiÃÃes do PNAES sÃo consubstanciadas na POLAE, considerando as concepÃÃes que norteiam a ambos, em articulaÃÃo aos contextos de formulaÃÃo nacional e local, situadas tanto pelo aspecto normativo quanto pelas percepÃÃes dos sujeitos envolvidos na implementaÃÃo. O objetivo à avaliar as concepÃÃes de assistÃncia estudantil que norteiam a implementaÃÃo do PNAES no Instituto Federal do Piauà e as implicaÃÃes desse processo, na visÃo de estudantes, professores e tÃcnicos-administrativos. A abordagem à qualitativa e os procedimentos adotados sÃo: revisÃo bibliogrÃfica, anÃlise documental e entrevistas. Discute-se sobre o contexto econÃmico, polÃtico e social propiciador da regulamentaÃÃo do PNAES, articulando tal discussÃo à anÃlise do conteÃdo do Programa, ou seja, a base conceitual que lhe confere sustentaÃÃo teÃrico-ideolÃgica. O PNAES nasce a partir do processo de expansÃo do ensino superior e profissional em nÃvel federal, com o foco na equidade social entre os estudantes de graduaÃÃo, atravÃs da focalizaÃÃo naqueles suscetÃveis à evasÃo e retenÃÃo, perspectivas associadas ao ideÃrio novo desenvolvimentista emergente nos anos 2000. No Ãmbito local, o Programa foi regulamentado a partir do protagonismo de um grupo, sendo incorporadas as definiÃÃes das diretrizes nacionais, com adaptaÃÃes visando atender as demandas institucionais. Prevalece na fala dos sujeitos a concepÃÃo de assistÃncia estudantil como auxÃlio financeiro aos estudantes, devido à condiÃÃo socioeconÃmica de vulnerabilidade. Constatou-se que as implicaÃÃes da implementaÃÃo da POLAE se referem ao objetivo de prevenir a evasÃo e retenÃÃo, tanto pela incipiente efetividade das aÃÃes, quanto devido aos fatores que fogem ao seu alcance, sobretudo devido à canalizaÃÃo de tal intento para o plano individual, em que os prÃprios estudantes sÃo responsabilizados por tais resultados.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19717application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:07Zmail@mail.com -
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