NÃmeros binomiais: uma abordagem combinatÃria para o ensino mÃdio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MÃrcio RebouÃas da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15115
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar uma abordagem, para o Ensino MÃdio, de nÃmeros binomiais (incluindo as propriedades do triÃngulo de Pascal e binÃmio de Newton), contendo as demonstraÃÃes combinatÃrias, ao utilizar dupla contagem, juntamente com as demonstraÃÃes algÃbricas, como parcialmente jà à feito, alÃm de generalizar, citando os nÃmeros trinomiais (incluindo as propriedades da pirÃmide de Pascal) e os nÃmeros multinomiais (incluindo o polinÃmio de Leibniz).
id UFC_515e12f4647f02dd882aec6b8fedbc3d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10067
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNÃmeros binomiais: uma abordagem combinatÃria para o ensino mÃdio Binomial numbers: a combinatorial approach for high school2015-08-28Josà RobÃrio RogÃrio51983273791http://lattes.cnpq.br/7069378050895238JoÃo Montenegro de Miranda02322161420Josà Valter Lopes Nunes03435253304http://lattes.cnpq.br/517896963214426962991124334http://lattes.cnpq.br/6146469698924860MÃrcio RebouÃas da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRcontagem triÃngulo de Pascal binÃmio de Newton pirÃmide de Pascal polinÃmio de Leibnizcounting Pascalâs triangle binomial of Newton Pascalâs pyramid Leibnizâs polynomialMATEMATICAEste trabalho tem por finalidade apresentar uma abordagem, para o Ensino MÃdio, de nÃmeros binomiais (incluindo as propriedades do triÃngulo de Pascal e binÃmio de Newton), contendo as demonstraÃÃes combinatÃrias, ao utilizar dupla contagem, juntamente com as demonstraÃÃes algÃbricas, como parcialmente jà à feito, alÃm de generalizar, citando os nÃmeros trinomiais (incluindo as propriedades da pirÃmide de Pascal) e os nÃmeros multinomiais (incluindo o polinÃmio de Leibniz). This project aims at presenting an approach of binomial numbers for high school (including Pascalâs triangle properties and binomial of Newton), containing the combinatorial statements when using double counting, along with algebraic demonstrations, as part is already done in addition to generalize, citing the trinomial numbers (including the properties of the Pascal pyramid) and multinomial numbers (including the Leibnizâs polynomial). http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15115application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv NÃmeros binomiais: uma abordagem combinatÃria para o ensino mÃdio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Binomial numbers: a combinatorial approach for high school
title NÃmeros binomiais: uma abordagem combinatÃria para o ensino mÃdio
spellingShingle NÃmeros binomiais: uma abordagem combinatÃria para o ensino mÃdio
MÃrcio RebouÃas da Silva
contagem
triÃngulo de Pascal
binÃmio de Newton
pirÃmide de Pascal
polinÃmio de Leibniz
counting
Pascalâs triangle
binomial of Newton
Pascalâs pyramid
Leibnizâs polynomial
MATEMATICA
title_short NÃmeros binomiais: uma abordagem combinatÃria para o ensino mÃdio
title_full NÃmeros binomiais: uma abordagem combinatÃria para o ensino mÃdio
title_fullStr NÃmeros binomiais: uma abordagem combinatÃria para o ensino mÃdio
title_full_unstemmed NÃmeros binomiais: uma abordagem combinatÃria para o ensino mÃdio
title_sort NÃmeros binomiais: uma abordagem combinatÃria para o ensino mÃdio
author MÃrcio RebouÃas da Silva
author_facet MÃrcio RebouÃas da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà RobÃrio RogÃrio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 51983273791
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7069378050895238
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JoÃo Montenegro de Miranda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 02322161420
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Valter Lopes Nunes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 03435253304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5178969632144269
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62991124334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6146469698924860
dc.contributor.author.fl_str_mv MÃrcio RebouÃas da Silva
contributor_str_mv Josà RobÃrio RogÃrio
JoÃo Montenegro de Miranda
Josà Valter Lopes Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv contagem
triÃngulo de Pascal
binÃmio de Newton
pirÃmide de Pascal
polinÃmio de Leibniz
topic contagem
triÃngulo de Pascal
binÃmio de Newton
pirÃmide de Pascal
polinÃmio de Leibniz
counting
Pascalâs triangle
binomial of Newton
Pascalâs pyramid
Leibnizâs polynomial
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv counting
Pascalâs triangle
binomial of Newton
Pascalâs pyramid
Leibnizâs polynomial
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem por finalidade apresentar uma abordagem, para o Ensino MÃdio, de nÃmeros binomiais (incluindo as propriedades do triÃngulo de Pascal e binÃmio de Newton), contendo as demonstraÃÃes combinatÃrias, ao utilizar dupla contagem, juntamente com as demonstraÃÃes algÃbricas, como parcialmente jà à feito, alÃm de generalizar, citando os nÃmeros trinomiais (incluindo as propriedades da pirÃmide de Pascal) e os nÃmeros multinomiais (incluindo o polinÃmio de Leibniz).
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This project aims at presenting an approach of binomial numbers for high school (including Pascalâs triangle properties and binomial of Newton), containing the combinatorial statements when using double counting, along with algebraic demonstrations, as part is already done in addition to generalize, citing the trinomial numbers (including the properties of the Pascal pyramid) and multinomial numbers (including the Leibnizâs polynomial).
description Este trabalho tem por finalidade apresentar uma abordagem, para o Ensino MÃdio, de nÃmeros binomiais (incluindo as propriedades do triÃngulo de Pascal e binÃmio de Newton), contendo as demonstraÃÃes combinatÃrias, ao utilizar dupla contagem, juntamente com as demonstraÃÃes algÃbricas, como parcialmente jà à feito, alÃm de generalizar, citando os nÃmeros trinomiais (incluindo as propriedades da pirÃmide de Pascal) e os nÃmeros multinomiais (incluindo o polinÃmio de Leibniz).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15115
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295207769243648