Elementos para uma reflexÃo sobre a violÃncia na escola: Freud, Kant, Adorno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14739 |
Resumo: | O trabalho tem como questÃo de pesquisa a violÃncia na escola envolvendo jovens e adolescentes do Ensino MÃdio, cuja intervenÃÃo empÃrica ocorreu em oito escolas pÃblicas estaduais de Fortaleza. Para desenvolver tal questÃo partimos do pressuposto de que, embora o homem tenha, na sua essÃncia genÃrica, um viÃs para a violÃncia, esta pode ser sublimada, evitada e/ou superada, principalmente no Ãmbito escolar que se configura como uma mediaÃÃo central para a formaÃÃo do homem, sem excluir, à claro, outras instituiÃÃes como a famÃlia, as organizaÃÃes sociais, a religiÃo, o Estado, etc. Para a nossa fundamentaÃÃo, remetemos como fio teÃrico condutor elementos de anÃlises postulados por Freud, Kant e Adorno. A partir de Freud destacamos o carÃter da natureza das pulsÃes humanas, (sobretudo em seus aspectos negativos) e seu respectivo confronto com a cultura/civilizaÃÃo como um dos fatores que desencadeiam processos violentos, porÃm tais impulsos, para Freud, podem ser controlados se as crianÃas forem ensinadas a enfrentar a civilizaÃÃo tornado-se um ser moral e social. Em Kant, ressaltamos o imprescindÃvel papel da educaÃÃo para a formaÃÃo da consciÃncia moral e autÃnoma. Segundo Kant, o homem tem uma disposiÃÃo natural para a animalidade, sociabilidade e moralidade; a educaÃÃo disciplinar e moral no sentido da orientaÃÃo Ãs crianÃas e aos jovens à uma mediaÃÃo essencial para o esclarecimento e autonomia do homem, tirando-o da sua natureza selvagem. Corroborando com Adorno, seguimos o fio condutor dessa anÃlise, destacando a educaÃÃo esclarecida e autÃnoma como mediaÃÃo necessÃria para evitar e/ou superar a violÃncia, principalmente aquela na forma da barbÃrie. O estudo de carÃter qualitativo, mergulha no universo de oito escolas pÃblicas estaduais de Ensino MÃdio para descortinar as relaÃÃes entre os segmentos escolares e saber quais os principais motivos das violÃncias praticadas nas escolas pesquisadas e quais aÃÃes sÃo adotadas nessas escolas para trabalhar a questÃo. A partir dos nossos achados propomos a institucionalizaÃÃo de espaÃos concretos de discussÃo sobre a temÃtica para prevenir, esclarecer e dar encaminhamento à aÃÃes formativas. Defendemos ainda que o caminho para buscar e garantir a paz passa pela minimizaÃÃo e/ou eliminaÃÃo das condiÃÃes que possibilitam as violÃncias e a principal estratÃgia para a educaÃÃo (e, sobretudo, para a escola) à instituir um tempo pedagÃgico para promover debates e diÃlogos crÃticos e reflexivos permanentes, nÃo somente como meios para esclarecer, prevenir e superar atos violentos praticados por adolescentes e jovens, mas, acima de tudo, nos parÃmetros advogados por Kant e Adorno, proporcionar-lhes uma formaÃÃo realmente humana: livre, esclarecida e autÃnoma. Essa formaÃÃo certamente evita a exteriorizaÃÃo dos impulsos humanos negativos, principalmente em relaÃÃo à violÃncia. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisElementos para uma reflexÃo sobre a violÃncia na escola: Freud, Kant, AdornoElements for a reflection on violence in school: Kant, Freud, Adorno2015-06-15EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012FÃtima Maria Nobre Lopes07399812349Maria Marina Dias Cavalcante04672542300Lydia Maria Pinto Brito1902482735381227787391http://lattes.cnpq.br/6266529592574370Ronaldo de Sousa AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRViolÃncia EducaÃÃo Escolar Esclarecimento Autonomia FormaÃÃo HumanaViolence School education Enlightenment Autonomy Human formationEDUCACAOO trabalho tem como questÃo de pesquisa a violÃncia na escola envolvendo jovens e adolescentes do Ensino MÃdio, cuja intervenÃÃo empÃrica ocorreu em oito escolas pÃblicas estaduais de Fortaleza. Para desenvolver tal questÃo partimos do pressuposto de que, embora o homem tenha, na sua essÃncia genÃrica, um viÃs para a violÃncia, esta pode ser sublimada, evitada e/ou superada, principalmente no Ãmbito escolar que se configura como uma mediaÃÃo central para a formaÃÃo do homem, sem excluir, à claro, outras instituiÃÃes como a famÃlia, as organizaÃÃes sociais, a religiÃo, o Estado, etc. Para a nossa fundamentaÃÃo, remetemos como fio teÃrico condutor elementos de anÃlises postulados por Freud, Kant e Adorno. A partir de Freud destacamos o carÃter da natureza das pulsÃes humanas, (sobretudo em seus aspectos negativos) e seu respectivo confronto com a cultura/civilizaÃÃo como um dos fatores que desencadeiam processos violentos, porÃm tais impulsos, para Freud, podem ser controlados se as crianÃas forem ensinadas a enfrentar a civilizaÃÃo tornado-se um ser moral e social. Em Kant, ressaltamos o imprescindÃvel papel da educaÃÃo para a formaÃÃo da consciÃncia moral e autÃnoma. 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To develop such question, we assume that, although man has, in its generic essence, a bias for violence, this can be sublimated, avoided and / or surpassed, especially in the school setting, which is configured as a central mediation for the formation of man, without excluding, of course, other institutions such as family, social organizations, religion, the State etc. For our reasoning, we refer to theoretical analyzes guiding elements postulated by Freud, Kant and Adorno. From Freud, we emphasize the character of the nature of human instincts (especially in its negative aspects) and its respective comparison with the culture / civilization as one of the factors that trigger violent processes. In Kant, we emphasize the vital role of education in the formation of moral and autonomous consciousness. According to Kant, man has a natural disposition to animality, sociability and morality; disciplinary and moral education in the sense of the orientation to children and young people is an essential mediation for clarification and autonomy of man, taking it out of its wild nature. Corroborating Adorno, we follow the guiding thread of this analysis, highlighting the independent and enlightened education as a necessary mediation to prevent and / or overcome violence, especially that in the form of barbarism. The qualitative study also delves into the universe of eight elementary public high schools to uncover the relationships between the school segments and know what are the main reasons for the violence practiced in the schools surveyed and what actions are taken in these schools to work the issue. From our findings, we propose the institutionalization of concrete spaces of discussion on the subject to prevent, clarify and give referrals to training actions. We defend that the way to seek and ensure peace passes by minimizing and / or eliminating the conditions that enable violences, and the main strategy for education and, above all, to school, is to establish a teaching time for engaging in permanent critical and reflexive discussion, not only as a means to clarify, prevent and overcome violent acts committed by young people, but, above all, according with Kant and Adorno, provide them with a truly human development: free, enlightened and autonomous. This training certainly avoids the externalization of negative human impulses, especially in relation to violence.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14739application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:58Zmail@mail.com - |
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The thesis aims to outline the issue of school violence involving youth and adolescents of high school, whose field research took place in eight elementary public schools in Fortaleza. To develop such question, we assume that, although man has, in its generic essence, a bias for violence, this can be sublimated, avoided and / or surpassed, especially in the school setting, which is configured as a central mediation for the formation of man, without excluding, of course, other institutions such as family, social organizations, religion, the State etc. For our reasoning, we refer to theoretical analyzes guiding elements postulated by Freud, Kant and Adorno. From Freud, we emphasize the character of the nature of human instincts (especially in its negative aspects) and its respective comparison with the culture / civilization as one of the factors that trigger violent processes. In Kant, we emphasize the vital role of education in the formation of moral and autonomous consciousness. According to Kant, man has a natural disposition to animality, sociability and morality; disciplinary and moral education in the sense of the orientation to children and young people is an essential mediation for clarification and autonomy of man, taking it out of its wild nature. Corroborating Adorno, we follow the guiding thread of this analysis, highlighting the independent and enlightened education as a necessary mediation to prevent and / or overcome violence, especially that in the form of barbarism. The qualitative study also delves into the universe of eight elementary public high schools to uncover the relationships between the school segments and know what are the main reasons for the violence practiced in the schools surveyed and what actions are taken in these schools to work the issue. From our findings, we propose the institutionalization of concrete spaces of discussion on the subject to prevent, clarify and give referrals to training actions. We defend that the way to seek and ensure peace passes by minimizing and / or eliminating the conditions that enable violences, and the main strategy for education and, above all, to school, is to establish a teaching time for engaging in permanent critical and reflexive discussion, not only as a means to clarify, prevent and overcome violent acts committed by young people, but, above all, according with Kant and Adorno, provide them with a truly human development: free, enlightened and autonomous. This training certainly avoids the externalization of negative human impulses, especially in relation to violence. |
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