Indicadores de desempenho logÃstico â uma abordagem para serviÃos de transporte.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15677 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a importÃncia da avaliaÃÃo dos indicadores de desempenho logÃstico para o aumento da qualidade em serviÃos de transportes de cargas e encomendas. O objetivo geral desta dissertaÃÃo à identificar oportunidades de melhoria da qualidade dos serviÃos prestados por empresas de transportes a partir da avaliaÃÃo dos indicadores de desempenho logÃstico. A Qualidade, cada vez mais enaltecida nas negociaÃÃes comerciais que resultam na satisfaÃÃo do cliente, passou de exigÃncia a diferencial competitivo nas organizaÃÃes, o que nÃo à diferente no segmento de mercado logÃstico. A LogÃstica abrange vÃrias atividades que atendem ao fluxo de mercadorias entregues ao consumidor final, envolvendo desde a movimentaÃÃo e armazenagem de matÃria-prima atà o produto final acabado. No entanto, entre as muitas atividades logÃsticas, nessa pesquisa dÃ-se destaque à atividade do transporte â muitas vezes confundida com a prÃpria LogÃstica, atà mesmo pela sua importÃncia na economia de qualquer paÃs â jà que se propÃe aqui um estudo de caso de uma empresa de transportes. Ao se avaliar uma transportadora de cargas e encomendas, obteve-se a possibilidade de conhecer como esta se utiliza da ferramenta da qualidade para oferecer melhores serviÃos aos seus clientes. No entanto, isso sà foi possÃvel pela grande valia da revisÃo literÃria sobre o desempenho logÃstico e a anÃlise dos modelos encontrados de mensuraÃÃo logÃstica, para avaliar tambÃm cientificamente o modelo utilizado pela organizaÃÃo em foco. AtravÃs de levantamento de campo, observou-se a anÃlise dos resultados alcanÃados pela empresa, bem como de suas principais filiais, e, dessa forma, se extraÃram informaÃÃes, inclusive do confronto de desempenhos, para certificar os indicadores de desempenho que podem agregar valor à qualidade percebida nos serviÃos de transportes ofertados. Constatou-se que, por meio do foco nos indicadores relevantes, à possÃvel identificar os fatores restritivos que merecem atenÃÃo especial para melhorar o desempenho e ainda recolher contribuiÃÃes de melhoria nos serviÃos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIndicadores de desempenho logÃstico â uma abordagem para serviÃos de transporte.Indicators of logistics performance - an approach to transport services.2009-06-22Fernando Menezes Xavier 06099041320http://lattes.cnpq.br/0632338819489079Augusto CÃzar de Aquino Cabral21348456353http://lattes.cnpq.br/7080799282119351Ana Augusta Ferreira de Freitas42658330391http://lattes.cnpq.br/7023392308720934 76492117387http://lattes.cnpq.br/1309794121711857Hildeanne Andrade LaurindoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRQualidade LogÃstica Desempenho logÃstico ServiÃos.Quality Logistics Logistics acting Services.ADMINISTRACAOEste trabalho apresenta a importÃncia da avaliaÃÃo dos indicadores de desempenho logÃstico para o aumento da qualidade em serviÃos de transportes de cargas e encomendas. O objetivo geral desta dissertaÃÃo à identificar oportunidades de melhoria da qualidade dos serviÃos prestados por empresas de transportes a partir da avaliaÃÃo dos indicadores de desempenho logÃstico. A Qualidade, cada vez mais enaltecida nas negociaÃÃes comerciais que resultam na satisfaÃÃo do cliente, passou de exigÃncia a diferencial competitivo nas organizaÃÃes, o que nÃo à diferente no segmento de mercado logÃstico. A LogÃstica abrange vÃrias atividades que atendem ao fluxo de mercadorias entregues ao consumidor final, envolvendo desde a movimentaÃÃo e armazenagem de matÃria-prima atà o produto final acabado. No entanto, entre as muitas atividades logÃsticas, nessa pesquisa dÃ-se destaque à atividade do transporte â muitas vezes confundida com a prÃpria LogÃstica, atà mesmo pela sua importÃncia na economia de qualquer paÃs â jà que se propÃe aqui um estudo de caso de uma empresa de transportes. Ao se avaliar uma transportadora de cargas e encomendas, obteve-se a possibilidade de conhecer como esta se utiliza da ferramenta da qualidade para oferecer melhores serviÃos aos seus clientes. No entanto, isso sà foi possÃvel pela grande valia da revisÃo literÃria sobre o desempenho logÃstico e a anÃlise dos modelos encontrados de mensuraÃÃo logÃstica, para avaliar tambÃm cientificamente o modelo utilizado pela organizaÃÃo em foco. AtravÃs de levantamento de campo, observou-se a anÃlise dos resultados alcanÃados pela empresa, bem como de suas principais filiais, e, dessa forma, se extraÃram informaÃÃes, inclusive do confronto de desempenhos, para certificar os indicadores de desempenho que podem agregar valor à qualidade percebida nos serviÃos de transportes ofertados. Constatou-se que, por meio do foco nos indicadores relevantes, à possÃvel identificar os fatores restritivos que merecem atenÃÃo especial para melhorar o desempenho e ainda recolher contribuiÃÃes de melhoria nos serviÃos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15677application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:55Zmail@mail.com - |
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Este trabalho apresenta a importÃncia da avaliaÃÃo dos indicadores de desempenho logÃstico para o aumento da qualidade em serviÃos de transportes de cargas e encomendas. O objetivo geral desta dissertaÃÃo à identificar oportunidades de melhoria da qualidade dos serviÃos prestados por empresas de transportes a partir da avaliaÃÃo dos indicadores de desempenho logÃstico. A Qualidade, cada vez mais enaltecida nas negociaÃÃes comerciais que resultam na satisfaÃÃo do cliente, passou de exigÃncia a diferencial competitivo nas organizaÃÃes, o que nÃo à diferente no segmento de mercado logÃstico. A LogÃstica abrange vÃrias atividades que atendem ao fluxo de mercadorias entregues ao consumidor final, envolvendo desde a movimentaÃÃo e armazenagem de matÃria-prima atà o produto final acabado. No entanto, entre as muitas atividades logÃsticas, nessa pesquisa dÃ-se destaque à atividade do transporte â muitas vezes confundida com a prÃpria LogÃstica, atà mesmo pela sua importÃncia na economia de qualquer paÃs â jà que se propÃe aqui um estudo de caso de uma empresa de transportes. Ao se avaliar uma transportadora de cargas e encomendas, obteve-se a possibilidade de conhecer como esta se utiliza da ferramenta da qualidade para oferecer melhores serviÃos aos seus clientes. No entanto, isso sà foi possÃvel pela grande valia da revisÃo literÃria sobre o desempenho logÃstico e a anÃlise dos modelos encontrados de mensuraÃÃo logÃstica, para avaliar tambÃm cientificamente o modelo utilizado pela organizaÃÃo em foco. AtravÃs de levantamento de campo, observou-se a anÃlise dos resultados alcanÃados pela empresa, bem como de suas principais filiais, e, dessa forma, se extraÃram informaÃÃes, inclusive do confronto de desempenhos, para certificar os indicadores de desempenho que podem agregar valor à qualidade percebida nos serviÃos de transportes ofertados. Constatou-se que, por meio do foco nos indicadores relevantes, à possÃvel identificar os fatores restritivos que merecem atenÃÃo especial para melhorar o desempenho e ainda recolher contribuiÃÃes de melhoria nos serviÃos. |
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