Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4841 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_54858d471483063cd29b468e29a0c091 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3633 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheresEDUCATIVE TECHNOLOGY: A PROPOSAL FOR PROMOTION OF THE HEALTH OF A GROUP OF WOMEN2010-05-27Neiva Francenely Cunha Vieira11270217372Eliany Nazarà Oliveira98462245753Maria de FÃtima Antero de Sousa Machado17268672349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4702958T8PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro4852434433482483523315Joyce Mazza NunesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRpromoÃÃo da saÃde educaÃÃo em saÃde saÃde da mulher programa saÃde da famÃliahealth promotion education in health family health programENFERMAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorINTRODUÃÃO A partir de nossa experiÃncia como enfermeira da EstratÃgia SaÃde da FamÃlia- ESF, desenvolveu-se este estudo, realizando atividades educativas em saÃde mediada por tecnologias educativas, junto a mulheres adultas jovens, assistidas pela ESF, com o intuito de contribuir para o exercÃcio da autonomia e emancipaÃÃo destas mulheres, estabelecendo-se uma relaÃÃo dialÃgica e participativa. OBJETIVO descrever experiÃncias de mudanÃas comportamentais adotadas por um grupo de mulheres adultas jovens, como resultado da utilizaÃÃo de tecnologias educativas para a promoÃÃo da saÃde deste grupo de usuÃrias. METODOLOGIA estudo de abordagem qualitativa, cujo referencial foi Community-based participatory research â CBPR. Formou-se um grupo com onze mulheres adultas jovens (entre 20 e 38 anos), residentes no Conjunto Habitacional Novo Barroso em Fortaleza-CE, com o intuito de desenvolver atividades educativas em saÃde e discutir sobre os principais problemas de saÃde das mulheres naquela comunidade, planejar e desenvolver aÃÃes visando contribuir para a prevenÃÃo e promoÃÃo da saÃde. As trÃs agentes comunitÃrias de saÃde do bairro tambÃm participaram do estudo. Ocorreram 16 encontros com o grupo, no perÃodo de julho a outubro de 2009. As tÃcnicas e instrumentos de coleta de informaÃÃes foram: registros dos encontros de grupo, diÃrio de campo da pesquisadora e entrevistas. A coleta e a anÃlise das informaÃÃes ocorreram de forma simultÃnea, no decurso dos encontros no grupo de mulheres. Os aspectos Ãticos foram respeitados, buscando-se nortear corretamente o estudo, tendo sido submetido e aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ, sob protocolo n 153/ 09. RESULTADOS a maioria das participantes mantinha um relacionamento conjugal estÃvel e tinha filhos, possuÃa renda familiar de atà um salÃrio mÃnimo. Elas escolheram um nome para o grupo que foi Supermulher: a saÃde cor-de-rosa. Nos encontros educativos, houve a participaÃÃo de profissionais, como educadora fÃsica, nutricionista e dentista, contribuindo para a prÃtica da interdisciplinaridade. As mulheres sugeriram temas para discussÃo, como gravidez na adolescÃncia, cÃncer de mama e infertilidade. O grupo elegeu como tema prioritÃrio em saÃde da mulher para aquela comunidade a gravidez na adolescÃncia. Assim empregou-se o conhecimento das participantes para identificar as potencialidades locais e planejar conjuntamente as intervenÃÃes que poderiam amenizar a gravidez na adolescÃncia. As mulheres, entÃo, fizeram um filme sobre gravidez na adolescÃncia, que foi apresentado à comunidade no I Encontro de Adolescentes do Novo Barroso. Acredita-se que o estudo contribuiu para o aumento da autonomia, emancipaÃÃo e fortalecimento da cidadania e consciÃncia crÃtica dessas mulheres, mediante as evidÃncias percebidas. As mulheres participantes deste estudo jà âderam marcasâ de mudanÃas de comportamento, por tudo o que foi evidenciado durante os encontros com o grupo. CONSIDERAÃÃES FINAIS A CBPR mostrou-se uma estratÃgia positiva para o reconhecimento dos problemas comunitÃrios, envolvimento e mobilizaÃÃo comunitÃria na superaÃÃo dessa realidade. Nas prÃticas educativas, à preciso inovar e criar parceria com a comunidade, sendo para isso necessÃrio ultrapassar os limites fÃsicos do CSF e ir para o territÃrio, conhecer a comunidade, as famÃlias, os sujeitos e as suas necessidades e potencialidades. As tecnologias educativas devem ser utilizadas no processo educativo, no sentido de incluir os sujeitos na aprendizagem e facilitar o diÃlogo entre saber cientÃfico e popular, pois neste estudo foram imprescindÃveis para o envolvimento e participaÃÃo dos sujeitos, assim, favorecendo sua aprendizagem e consequentes mudanÃas de comportamento.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4841application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:57Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
EDUCATIVE TECHNOLOGY: A PROPOSAL FOR PROMOTION OF THE HEALTH OF A GROUP OF WOMEN |
title |
Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres |
spellingShingle |
Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres Joyce Mazza Nunes promoÃÃo da saÃde educaÃÃo em saÃde saÃde da mulher programa saÃde da famÃlia health promotion education in health family health program ENFERMAGEM |
title_short |
Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres |
title_full |
Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres |
title_fullStr |
Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres |
title_full_unstemmed |
Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres |
title_sort |
Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres |
author |
Joyce Mazza Nunes |
author_facet |
Joyce Mazza Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Neiva Francenely Cunha Vieira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
11270217372 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eliany Nazarà Oliveira |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
98462245753 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria de FÃtima Antero de Sousa Machado |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
17268672349 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4702958T8 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
48524344334 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
82483523315 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joyce Mazza Nunes |
contributor_str_mv |
Neiva Francenely Cunha Vieira Eliany Nazarà Oliveira Maria de FÃtima Antero de Sousa Machado PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
promoÃÃo da saÃde educaÃÃo em saÃde saÃde da mulher programa saÃde da famÃlia |
topic |
promoÃÃo da saÃde educaÃÃo em saÃde saÃde da mulher programa saÃde da famÃlia health promotion education in health family health program ENFERMAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
health promotion education in health family health program |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENFERMAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
INTRODUÃÃO A partir de nossa experiÃncia como enfermeira da EstratÃgia SaÃde da FamÃlia- ESF, desenvolveu-se este estudo, realizando atividades educativas em saÃde mediada por tecnologias educativas, junto a mulheres adultas jovens, assistidas pela ESF, com o intuito de contribuir para o exercÃcio da autonomia e emancipaÃÃo destas mulheres, estabelecendo-se uma relaÃÃo dialÃgica e participativa. OBJETIVO descrever experiÃncias de mudanÃas comportamentais adotadas por um grupo de mulheres adultas jovens, como resultado da utilizaÃÃo de tecnologias educativas para a promoÃÃo da saÃde deste grupo de usuÃrias. METODOLOGIA estudo de abordagem qualitativa, cujo referencial foi Community-based participatory research â CBPR. Formou-se um grupo com onze mulheres adultas jovens (entre 20 e 38 anos), residentes no Conjunto Habitacional Novo Barroso em Fortaleza-CE, com o intuito de desenvolver atividades educativas em saÃde e discutir sobre os principais problemas de saÃde das mulheres naquela comunidade, planejar e desenvolver aÃÃes visando contribuir para a prevenÃÃo e promoÃÃo da saÃde. As trÃs agentes comunitÃrias de saÃde do bairro tambÃm participaram do estudo. Ocorreram 16 encontros com o grupo, no perÃodo de julho a outubro de 2009. As tÃcnicas e instrumentos de coleta de informaÃÃes foram: registros dos encontros de grupo, diÃrio de campo da pesquisadora e entrevistas. A coleta e a anÃlise das informaÃÃes ocorreram de forma simultÃnea, no decurso dos encontros no grupo de mulheres. Os aspectos Ãticos foram respeitados, buscando-se nortear corretamente o estudo, tendo sido submetido e aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ, sob protocolo n 153/ 09. RESULTADOS a maioria das participantes mantinha um relacionamento conjugal estÃvel e tinha filhos, possuÃa renda familiar de atà um salÃrio mÃnimo. Elas escolheram um nome para o grupo que foi Supermulher: a saÃde cor-de-rosa. Nos encontros educativos, houve a participaÃÃo de profissionais, como educadora fÃsica, nutricionista e dentista, contribuindo para a prÃtica da interdisciplinaridade. As mulheres sugeriram temas para discussÃo, como gravidez na adolescÃncia, cÃncer de mama e infertilidade. O grupo elegeu como tema prioritÃrio em saÃde da mulher para aquela comunidade a gravidez na adolescÃncia. Assim empregou-se o conhecimento das participantes para identificar as potencialidades locais e planejar conjuntamente as intervenÃÃes que poderiam amenizar a gravidez na adolescÃncia. As mulheres, entÃo, fizeram um filme sobre gravidez na adolescÃncia, que foi apresentado à comunidade no I Encontro de Adolescentes do Novo Barroso. Acredita-se que o estudo contribuiu para o aumento da autonomia, emancipaÃÃo e fortalecimento da cidadania e consciÃncia crÃtica dessas mulheres, mediante as evidÃncias percebidas. As mulheres participantes deste estudo jà âderam marcasâ de mudanÃas de comportamento, por tudo o que foi evidenciado durante os encontros com o grupo. CONSIDERAÃÃES FINAIS A CBPR mostrou-se uma estratÃgia positiva para o reconhecimento dos problemas comunitÃrios, envolvimento e mobilizaÃÃo comunitÃria na superaÃÃo dessa realidade. Nas prÃticas educativas, à preciso inovar e criar parceria com a comunidade, sendo para isso necessÃrio ultrapassar os limites fÃsicos do CSF e ir para o territÃrio, conhecer a comunidade, as famÃlias, os sujeitos e as suas necessidades e potencialidades. As tecnologias educativas devem ser utilizadas no processo educativo, no sentido de incluir os sujeitos na aprendizagem e facilitar o diÃlogo entre saber cientÃfico e popular, pois neste estudo foram imprescindÃveis para o envolvimento e participaÃÃo dos sujeitos, assim, favorecendo sua aprendizagem e consequentes mudanÃas de comportamento. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4841 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295142084345856 |