Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joyce Mazza Nunes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4841
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_54858d471483063cd29b468e29a0c091
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3633
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheresEDUCATIVE TECHNOLOGY: A PROPOSAL FOR PROMOTION OF THE HEALTH OF A GROUP OF WOMEN2010-05-27Neiva Francenely Cunha Vieira11270217372Eliany Nazarà Oliveira98462245753Maria de FÃtima Antero de Sousa Machado17268672349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4702958T8PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro4852434433482483523315Joyce Mazza NunesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRpromoÃÃo da saÃde educaÃÃo em saÃde saÃde da mulher programa saÃde da famÃliahealth promotion education in health family health programENFERMAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorINTRODUÃÃO A partir de nossa experiÃncia como enfermeira da EstratÃgia SaÃde da FamÃlia- ESF, desenvolveu-se este estudo, realizando atividades educativas em saÃde mediada por tecnologias educativas, junto a mulheres adultas jovens, assistidas pela ESF, com o intuito de contribuir para o exercÃcio da autonomia e emancipaÃÃo destas mulheres, estabelecendo-se uma relaÃÃo dialÃgica e participativa. OBJETIVO descrever experiÃncias de mudanÃas comportamentais adotadas por um grupo de mulheres adultas jovens, como resultado da utilizaÃÃo de tecnologias educativas para a promoÃÃo da saÃde deste grupo de usuÃrias. METODOLOGIA estudo de abordagem qualitativa, cujo referencial foi Community-based participatory research â CBPR. Formou-se um grupo com onze mulheres adultas jovens (entre 20 e 38 anos), residentes no Conjunto Habitacional Novo Barroso em Fortaleza-CE, com o intuito de desenvolver atividades educativas em saÃde e discutir sobre os principais problemas de saÃde das mulheres naquela comunidade, planejar e desenvolver aÃÃes visando contribuir para a prevenÃÃo e promoÃÃo da saÃde. As trÃs agentes comunitÃrias de saÃde do bairro tambÃm participaram do estudo. Ocorreram 16 encontros com o grupo, no perÃodo de julho a outubro de 2009. As tÃcnicas e instrumentos de coleta de informaÃÃes foram: registros dos encontros de grupo, diÃrio de campo da pesquisadora e entrevistas. A coleta e a anÃlise das informaÃÃes ocorreram de forma simultÃnea, no decurso dos encontros no grupo de mulheres. Os aspectos Ãticos foram respeitados, buscando-se nortear corretamente o estudo, tendo sido submetido e aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ, sob protocolo n 153/ 09. RESULTADOS a maioria das participantes mantinha um relacionamento conjugal estÃvel e tinha filhos, possuÃa renda familiar de atà um salÃrio mÃnimo. Elas escolheram um nome para o grupo que foi Supermulher: a saÃde cor-de-rosa. Nos encontros educativos, houve a participaÃÃo de profissionais, como educadora fÃsica, nutricionista e dentista, contribuindo para a prÃtica da interdisciplinaridade. As mulheres sugeriram temas para discussÃo, como gravidez na adolescÃncia, cÃncer de mama e infertilidade. O grupo elegeu como tema prioritÃrio em saÃde da mulher para aquela comunidade a gravidez na adolescÃncia. Assim empregou-se o conhecimento das participantes para identificar as potencialidades locais e planejar conjuntamente as intervenÃÃes que poderiam amenizar a gravidez na adolescÃncia. As mulheres, entÃo, fizeram um filme sobre gravidez na adolescÃncia, que foi apresentado à comunidade no I Encontro de Adolescentes do Novo Barroso. Acredita-se que o estudo contribuiu para o aumento da autonomia, emancipaÃÃo e fortalecimento da cidadania e consciÃncia crÃtica dessas mulheres, mediante as evidÃncias percebidas. As mulheres participantes deste estudo jà âderam marcasâ de mudanÃas de comportamento, por tudo o que foi evidenciado durante os encontros com o grupo. CONSIDERAÃÃES FINAIS A CBPR mostrou-se uma estratÃgia positiva para o reconhecimento dos problemas comunitÃrios, envolvimento e mobilizaÃÃo comunitÃria na superaÃÃo dessa realidade. Nas prÃticas educativas, à preciso inovar e criar parceria com a comunidade, sendo para isso necessÃrio ultrapassar os limites fÃsicos do CSF e ir para o territÃrio, conhecer a comunidade, as famÃlias, os sujeitos e as suas necessidades e potencialidades. As tecnologias educativas devem ser utilizadas no processo educativo, no sentido de incluir os sujeitos na aprendizagem e facilitar o diÃlogo entre saber cientÃfico e popular, pois neste estudo foram imprescindÃveis para o envolvimento e participaÃÃo dos sujeitos, assim, favorecendo sua aprendizagem e consequentes mudanÃas de comportamento.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4841application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres
dc.title.alternative.en.fl_str_mv EDUCATIVE TECHNOLOGY: A PROPOSAL FOR PROMOTION OF THE HEALTH OF A GROUP OF WOMEN
title Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres
spellingShingle Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres
Joyce Mazza Nunes
promoÃÃo da saÃde
educaÃÃo em saÃde
saÃde da mulher
programa saÃde da famÃlia
health promotion
education in health
family health program
ENFERMAGEM
title_short Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres
title_full Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres
title_fullStr Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres
title_full_unstemmed Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres
title_sort Tecnologia educativa: uma proposta para promoÃÃo da saÃde de um grupo de mulheres
author Joyce Mazza Nunes
author_facet Joyce Mazza Nunes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neiva Francenely Cunha Vieira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 11270217372
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eliany Nazarà Oliveira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 98462245753
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria de FÃtima Antero de Sousa Machado
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 17268672349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4702958T8
dc.contributor.referee3.fl_str_mv PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 48524344334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 82483523315
dc.contributor.author.fl_str_mv Joyce Mazza Nunes
contributor_str_mv Neiva Francenely Cunha Vieira
Eliany Nazarà Oliveira
Maria de FÃtima Antero de Sousa Machado
PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv promoÃÃo da saÃde
educaÃÃo em saÃde
saÃde da mulher
programa saÃde da famÃlia
topic promoÃÃo da saÃde
educaÃÃo em saÃde
saÃde da mulher
programa saÃde da famÃlia
health promotion
education in health
family health program
ENFERMAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv health promotion
education in health
family health program
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENFERMAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv INTRODUÃÃO A partir de nossa experiÃncia como enfermeira da EstratÃgia SaÃde da FamÃlia- ESF, desenvolveu-se este estudo, realizando atividades educativas em saÃde mediada por tecnologias educativas, junto a mulheres adultas jovens, assistidas pela ESF, com o intuito de contribuir para o exercÃcio da autonomia e emancipaÃÃo destas mulheres, estabelecendo-se uma relaÃÃo dialÃgica e participativa. OBJETIVO descrever experiÃncias de mudanÃas comportamentais adotadas por um grupo de mulheres adultas jovens, como resultado da utilizaÃÃo de tecnologias educativas para a promoÃÃo da saÃde deste grupo de usuÃrias. METODOLOGIA estudo de abordagem qualitativa, cujo referencial foi Community-based participatory research â CBPR. Formou-se um grupo com onze mulheres adultas jovens (entre 20 e 38 anos), residentes no Conjunto Habitacional Novo Barroso em Fortaleza-CE, com o intuito de desenvolver atividades educativas em saÃde e discutir sobre os principais problemas de saÃde das mulheres naquela comunidade, planejar e desenvolver aÃÃes visando contribuir para a prevenÃÃo e promoÃÃo da saÃde. As trÃs agentes comunitÃrias de saÃde do bairro tambÃm participaram do estudo. Ocorreram 16 encontros com o grupo, no perÃodo de julho a outubro de 2009. As tÃcnicas e instrumentos de coleta de informaÃÃes foram: registros dos encontros de grupo, diÃrio de campo da pesquisadora e entrevistas. A coleta e a anÃlise das informaÃÃes ocorreram de forma simultÃnea, no decurso dos encontros no grupo de mulheres. Os aspectos Ãticos foram respeitados, buscando-se nortear corretamente o estudo, tendo sido submetido e aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ, sob protocolo n 153/ 09. RESULTADOS a maioria das participantes mantinha um relacionamento conjugal estÃvel e tinha filhos, possuÃa renda familiar de atà um salÃrio mÃnimo. Elas escolheram um nome para o grupo que foi Supermulher: a saÃde cor-de-rosa. Nos encontros educativos, houve a participaÃÃo de profissionais, como educadora fÃsica, nutricionista e dentista, contribuindo para a prÃtica da interdisciplinaridade. As mulheres sugeriram temas para discussÃo, como gravidez na adolescÃncia, cÃncer de mama e infertilidade. O grupo elegeu como tema prioritÃrio em saÃde da mulher para aquela comunidade a gravidez na adolescÃncia. Assim empregou-se o conhecimento das participantes para identificar as potencialidades locais e planejar conjuntamente as intervenÃÃes que poderiam amenizar a gravidez na adolescÃncia. As mulheres, entÃo, fizeram um filme sobre gravidez na adolescÃncia, que foi apresentado à comunidade no I Encontro de Adolescentes do Novo Barroso. Acredita-se que o estudo contribuiu para o aumento da autonomia, emancipaÃÃo e fortalecimento da cidadania e consciÃncia crÃtica dessas mulheres, mediante as evidÃncias percebidas. As mulheres participantes deste estudo jà âderam marcasâ de mudanÃas de comportamento, por tudo o que foi evidenciado durante os encontros com o grupo. CONSIDERAÃÃES FINAIS A CBPR mostrou-se uma estratÃgia positiva para o reconhecimento dos problemas comunitÃrios, envolvimento e mobilizaÃÃo comunitÃria na superaÃÃo dessa realidade. Nas prÃticas educativas, à preciso inovar e criar parceria com a comunidade, sendo para isso necessÃrio ultrapassar os limites fÃsicos do CSF e ir para o territÃrio, conhecer a comunidade, as famÃlias, os sujeitos e as suas necessidades e potencialidades. As tecnologias educativas devem ser utilizadas no processo educativo, no sentido de incluir os sujeitos na aprendizagem e facilitar o diÃlogo entre saber cientÃfico e popular, pois neste estudo foram imprescindÃveis para o envolvimento e participaÃÃo dos sujeitos, assim, favorecendo sua aprendizagem e consequentes mudanÃas de comportamento.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4841
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295142084345856