HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1002 |
Resumo: | O trabalho tem como questÃo central de anÃlise a sociedade industrial avanÃada do ponto de vista da Teoria CrÃtica, no sentido de repensar o significado da dominaÃÃo e da barbÃrie que nela impera, evidenciando o papel ativo do homem na sua historicidade, como tambÃm o papel da educaÃÃo nesse modelo de sociedade, atravÃs do pensamento de Marx, Marcuse e Adorno. Para isso destaca, de Marx, os pressupostos ontolÃgicos das relaÃÃes histÃrico-sociais dos homens enfatizando sua concepÃÃo de histÃria, bem como a alienaÃÃo socialmente construÃda pelo prÃprio homem. De Marcuse, enfatiza sua crÃtica à RazÃo instrumental, destacando os novos padrÃes da individualidade, surgidos na sociedade tecnolÃgica, como tambÃm sua defesa para o resgate do pensamento negativo como condiÃÃo para superaÃÃo e transformaÃÃo desse modelo de sociedade. Quanto à Adorno, demonstra a anÃlise que ele faz das relaÃÃes sociais dominantes, atravÃs da indÃstria cultural, que culminou com a destruiÃÃo da dimensÃo humana do indivÃduo e, a partir dessa anÃlise, a defesa que ele faz da necessidade de resgatar a humanizaÃÃo do homem, capacitando-o para o esclarecimento e para a reflexÃo crÃtica, a fim de libertÃ-lo das condiÃÃes de opressÃo e de menoridade em que se encontra. Enfatiza sua crenÃa numa educaÃÃo emancipatÃria, que conduz o homem para a transformaÃÃo da sociedade. Finalmente o trabalho mostra as contribuiÃÃes de Marx, Marcuse e Adorno que apontam e viabilizam essa educaÃÃo crÃtica e emancipatÃria |
id |
UFC_54a71fccfa3d6a3b25b89fc07f4dcc55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:853 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.2007-09-27Ozir Tesser01417856831http://lattes.cnpq.br/3482910678746791 EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012Erasmo Miessa Ruiz04150193894http://lattes.cnpq.br/9172194575437213Gustavo Alberto Pereira de Moura42349060420JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino4787286137206085431368Adauto Lopes da Silva FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRhistÃria razÃo instrumental industria cultural esclarecimento educaÃÃo emancipatÃriahistory instrumental reason culture industry enlightenment emancipatory educationFILOSOFIA DA EDUCACAOO trabalho tem como questÃo central de anÃlise a sociedade industrial avanÃada do ponto de vista da Teoria CrÃtica, no sentido de repensar o significado da dominaÃÃo e da barbÃrie que nela impera, evidenciando o papel ativo do homem na sua historicidade, como tambÃm o papel da educaÃÃo nesse modelo de sociedade, atravÃs do pensamento de Marx, Marcuse e Adorno. Para isso destaca, de Marx, os pressupostos ontolÃgicos das relaÃÃes histÃrico-sociais dos homens enfatizando sua concepÃÃo de histÃria, bem como a alienaÃÃo socialmente construÃda pelo prÃprio homem. De Marcuse, enfatiza sua crÃtica à RazÃo instrumental, destacando os novos padrÃes da individualidade, surgidos na sociedade tecnolÃgica, como tambÃm sua defesa para o resgate do pensamento negativo como condiÃÃo para superaÃÃo e transformaÃÃo desse modelo de sociedade. Quanto à Adorno, demonstra a anÃlise que ele faz das relaÃÃes sociais dominantes, atravÃs da indÃstria cultural, que culminou com a destruiÃÃo da dimensÃo humana do indivÃduo e, a partir dessa anÃlise, a defesa que ele faz da necessidade de resgatar a humanizaÃÃo do homem, capacitando-o para o esclarecimento e para a reflexÃo crÃtica, a fim de libertÃ-lo das condiÃÃes de opressÃo e de menoridade em que se encontra. Enfatiza sua crenÃa numa educaÃÃo emancipatÃria, que conduz o homem para a transformaÃÃo da sociedade. Finalmente o trabalho mostra as contribuiÃÃes de Marx, Marcuse e Adorno que apontam e viabilizam essa educaÃÃo crÃtica e emancipatÃriaThe central issue in this work is the analysis of the advanced industrial society in the Critical Theory point of view, and re-thinking the meaning of barbarism and domination that is imperative in this viewpoint. Thru Marxâs, Marcuseâs and Adornoâs thinkings, we evidence menâs active role in their historicism, as well as the educational role in this society model. For this purpose we point out Marxâs ontological presuppositions of sociohistorical menâs relations, emphasizing his conception of History and the alienation socially constructed by men themselves. We also emphasize Marcuseâs critique of the Instrumental Reason, pointing out the new individuality patterns that emerge from the technological society, as well as his defense in rescuing the negative thinking as a condition to overcome and transform this society model. We demonstrate Adornoâs analysis of the dominant social relations through culture industry, which ended destroying the individual humane dimension. Based on his analysis, we point out his claims to rescue menâs humanization enabling them to enlightenment and critical reflection, so that they can free themselves of oppression and domination circumstances. We emphasize his beliefs in an emancipatory education which conducts men to the transformation of society. Finally, our work presents Marxâs, Marcuseâs and Adornoâs contributions in making possible this emancipatory and critical educationCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1002application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:05Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa. |
title |
HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa. |
spellingShingle |
HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa. Adauto Lopes da Silva Filho histÃria razÃo instrumental industria cultural esclarecimento educaÃÃo emancipatÃria history instrumental reason culture industry enlightenment emancipatory education FILOSOFIA DA EDUCACAO |
title_short |
HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa. |
title_full |
HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa. |
title_fullStr |
HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa. |
title_full_unstemmed |
HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa. |
title_sort |
HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa. |
author |
Adauto Lopes da Silva Filho |
author_facet |
Adauto Lopes da Silva Filho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ozir Tesser |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01417856831 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3482910678746791 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
EnÃas de AraÃjo Arrais Neto |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
21062560353 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5249588794190012 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Erasmo Miessa Ruiz |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
04150193894 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9172194575437213 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Gustavo Alberto Pereira de Moura |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
42349060420 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
47872861372 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
06085431368 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adauto Lopes da Silva Filho |
contributor_str_mv |
Ozir Tesser EnÃas de AraÃjo Arrais Neto Erasmo Miessa Ruiz Gustavo Alberto Pereira de Moura JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
histÃria razÃo instrumental industria cultural esclarecimento educaÃÃo emancipatÃria |
topic |
histÃria razÃo instrumental industria cultural esclarecimento educaÃÃo emancipatÃria history instrumental reason culture industry enlightenment emancipatory education FILOSOFIA DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
history instrumental reason culture industry enlightenment emancipatory education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
FILOSOFIA DA EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O trabalho tem como questÃo central de anÃlise a sociedade industrial avanÃada do ponto de vista da Teoria CrÃtica, no sentido de repensar o significado da dominaÃÃo e da barbÃrie que nela impera, evidenciando o papel ativo do homem na sua historicidade, como tambÃm o papel da educaÃÃo nesse modelo de sociedade, atravÃs do pensamento de Marx, Marcuse e Adorno. Para isso destaca, de Marx, os pressupostos ontolÃgicos das relaÃÃes histÃrico-sociais dos homens enfatizando sua concepÃÃo de histÃria, bem como a alienaÃÃo socialmente construÃda pelo prÃprio homem. De Marcuse, enfatiza sua crÃtica à RazÃo instrumental, destacando os novos padrÃes da individualidade, surgidos na sociedade tecnolÃgica, como tambÃm sua defesa para o resgate do pensamento negativo como condiÃÃo para superaÃÃo e transformaÃÃo desse modelo de sociedade. Quanto à Adorno, demonstra a anÃlise que ele faz das relaÃÃes sociais dominantes, atravÃs da indÃstria cultural, que culminou com a destruiÃÃo da dimensÃo humana do indivÃduo e, a partir dessa anÃlise, a defesa que ele faz da necessidade de resgatar a humanizaÃÃo do homem, capacitando-o para o esclarecimento e para a reflexÃo crÃtica, a fim de libertÃ-lo das condiÃÃes de opressÃo e de menoridade em que se encontra. Enfatiza sua crenÃa numa educaÃÃo emancipatÃria, que conduz o homem para a transformaÃÃo da sociedade. Finalmente o trabalho mostra as contribuiÃÃes de Marx, Marcuse e Adorno que apontam e viabilizam essa educaÃÃo crÃtica e emancipatÃria |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The central issue in this work is the analysis of the advanced industrial society in the Critical Theory point of view, and re-thinking the meaning of barbarism and domination that is imperative in this viewpoint. Thru Marxâs, Marcuseâs and Adornoâs thinkings, we evidence menâs active role in their historicism, as well as the educational role in this society model. For this purpose we point out Marxâs ontological presuppositions of sociohistorical menâs relations, emphasizing his conception of History and the alienation socially constructed by men themselves. We also emphasize Marcuseâs critique of the Instrumental Reason, pointing out the new individuality patterns that emerge from the technological society, as well as his defense in rescuing the negative thinking as a condition to overcome and transform this society model. We demonstrate Adornoâs analysis of the dominant social relations through culture industry, which ended destroying the individual humane dimension. Based on his analysis, we point out his claims to rescue menâs humanization enabling them to enlightenment and critical reflection, so that they can free themselves of oppression and domination circumstances. We emphasize his beliefs in an emancipatory education which conducts men to the transformation of society. Finally, our work presents Marxâs, Marcuseâs and Adornoâs contributions in making possible this emancipatory and critical education |
description |
O trabalho tem como questÃo central de anÃlise a sociedade industrial avanÃada do ponto de vista da Teoria CrÃtica, no sentido de repensar o significado da dominaÃÃo e da barbÃrie que nela impera, evidenciando o papel ativo do homem na sua historicidade, como tambÃm o papel da educaÃÃo nesse modelo de sociedade, atravÃs do pensamento de Marx, Marcuse e Adorno. Para isso destaca, de Marx, os pressupostos ontolÃgicos das relaÃÃes histÃrico-sociais dos homens enfatizando sua concepÃÃo de histÃria, bem como a alienaÃÃo socialmente construÃda pelo prÃprio homem. De Marcuse, enfatiza sua crÃtica à RazÃo instrumental, destacando os novos padrÃes da individualidade, surgidos na sociedade tecnolÃgica, como tambÃm sua defesa para o resgate do pensamento negativo como condiÃÃo para superaÃÃo e transformaÃÃo desse modelo de sociedade. Quanto à Adorno, demonstra a anÃlise que ele faz das relaÃÃes sociais dominantes, atravÃs da indÃstria cultural, que culminou com a destruiÃÃo da dimensÃo humana do indivÃduo e, a partir dessa anÃlise, a defesa que ele faz da necessidade de resgatar a humanizaÃÃo do homem, capacitando-o para o esclarecimento e para a reflexÃo crÃtica, a fim de libertÃ-lo das condiÃÃes de opressÃo e de menoridade em que se encontra. Enfatiza sua crenÃa numa educaÃÃo emancipatÃria, que conduz o homem para a transformaÃÃo da sociedade. Finalmente o trabalho mostra as contribuiÃÃes de Marx, Marcuse e Adorno que apontam e viabilizam essa educaÃÃo crÃtica e emancipatÃria |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1002 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295122450808832 |