HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adauto Lopes da Silva Filho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1002
Resumo: O trabalho tem como questÃo central de anÃlise a sociedade industrial avanÃada do ponto de vista da Teoria CrÃtica, no sentido de repensar o significado da dominaÃÃo e da barbÃrie que nela impera, evidenciando o papel ativo do homem na sua historicidade, como tambÃm o papel da educaÃÃo nesse modelo de sociedade, atravÃs do pensamento de Marx, Marcuse e Adorno. Para isso destaca, de Marx, os pressupostos ontolÃgicos das relaÃÃes histÃrico-sociais dos homens enfatizando sua concepÃÃo de histÃria, bem como a alienaÃÃo socialmente construÃda pelo prÃprio homem. De Marcuse, enfatiza sua crÃtica à RazÃo instrumental, destacando os novos padrÃes da individualidade, surgidos na sociedade tecnolÃgica, como tambÃm sua defesa para o resgate do pensamento negativo como condiÃÃo para superaÃÃo e transformaÃÃo desse modelo de sociedade. Quanto à Adorno, demonstra a anÃlise que ele faz das relaÃÃes sociais dominantes, atravÃs da indÃstria cultural, que culminou com a destruiÃÃo da dimensÃo humana do indivÃduo e, a partir dessa anÃlise, a defesa que ele faz da necessidade de resgatar a humanizaÃÃo do homem, capacitando-o para o esclarecimento e para a reflexÃo crÃtica, a fim de libertÃ-lo das condiÃÃes de opressÃo e de menoridade em que se encontra. Enfatiza sua crenÃa numa educaÃÃo emancipatÃria, que conduz o homem para a transformaÃÃo da sociedade. Finalmente o trabalho mostra as contribuiÃÃes de Marx, Marcuse e Adorno que apontam e viabilizam essa educaÃÃo crÃtica e emancipatÃria
id UFC_54a71fccfa3d6a3b25b89fc07f4dcc55
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:853
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.2007-09-27Ozir Tesser01417856831http://lattes.cnpq.br/3482910678746791 EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012Erasmo Miessa Ruiz04150193894http://lattes.cnpq.br/9172194575437213Gustavo Alberto Pereira de Moura42349060420JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino4787286137206085431368Adauto Lopes da Silva FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRhistÃria razÃo instrumental industria cultural esclarecimento educaÃÃo emancipatÃriahistory instrumental reason culture industry enlightenment emancipatory educationFILOSOFIA DA EDUCACAOO trabalho tem como questÃo central de anÃlise a sociedade industrial avanÃada do ponto de vista da Teoria CrÃtica, no sentido de repensar o significado da dominaÃÃo e da barbÃrie que nela impera, evidenciando o papel ativo do homem na sua historicidade, como tambÃm o papel da educaÃÃo nesse modelo de sociedade, atravÃs do pensamento de Marx, Marcuse e Adorno. Para isso destaca, de Marx, os pressupostos ontolÃgicos das relaÃÃes histÃrico-sociais dos homens enfatizando sua concepÃÃo de histÃria, bem como a alienaÃÃo socialmente construÃda pelo prÃprio homem. De Marcuse, enfatiza sua crÃtica à RazÃo instrumental, destacando os novos padrÃes da individualidade, surgidos na sociedade tecnolÃgica, como tambÃm sua defesa para o resgate do pensamento negativo como condiÃÃo para superaÃÃo e transformaÃÃo desse modelo de sociedade. Quanto à Adorno, demonstra a anÃlise que ele faz das relaÃÃes sociais dominantes, atravÃs da indÃstria cultural, que culminou com a destruiÃÃo da dimensÃo humana do indivÃduo e, a partir dessa anÃlise, a defesa que ele faz da necessidade de resgatar a humanizaÃÃo do homem, capacitando-o para o esclarecimento e para a reflexÃo crÃtica, a fim de libertÃ-lo das condiÃÃes de opressÃo e de menoridade em que se encontra. Enfatiza sua crenÃa numa educaÃÃo emancipatÃria, que conduz o homem para a transformaÃÃo da sociedade. Finalmente o trabalho mostra as contribuiÃÃes de Marx, Marcuse e Adorno que apontam e viabilizam essa educaÃÃo crÃtica e emancipatÃriaThe central issue in this work is the analysis of the advanced industrial society in the Critical Theory point of view, and re-thinking the meaning of barbarism and domination that is imperative in this viewpoint. Thru Marxâs, Marcuseâs and Adornoâs thinkings, we evidence menâs active role in their historicism, as well as the educational role in this society model. For this purpose we point out Marxâs ontological presuppositions of sociohistorical menâs relations, emphasizing his conception of History and the alienation socially constructed by men themselves. We also emphasize Marcuseâs critique of the Instrumental Reason, pointing out the new individuality patterns that emerge from the technological society, as well as his defense in rescuing the negative thinking as a condition to overcome and transform this society model. We demonstrate Adornoâs analysis of the dominant social relations through culture industry, which ended destroying the individual humane dimension. Based on his analysis, we point out his claims to rescue menâs humanization enabling them to enlightenment and critical reflection, so that they can free themselves of oppression and domination circumstances. We emphasize his beliefs in an emancipatory education which conducts men to the transformation of society. Finally, our work presents Marxâs, Marcuseâs and Adornoâs contributions in making possible this emancipatory and critical educationCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1002application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.
title HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.
spellingShingle HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.
Adauto Lopes da Silva Filho
histÃria
razÃo instrumental
industria cultural
esclarecimento
educaÃÃo emancipatÃria
history
instrumental reason
culture industry
enlightenment
emancipatory education
FILOSOFIA DA EDUCACAO
title_short HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.
title_full HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.
title_fullStr HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.
title_full_unstemmed HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.
title_sort HistÃria, RazÃo Instrumental e EducaÃÃo Emancipativa.
author Adauto Lopes da Silva Filho
author_facet Adauto Lopes da Silva Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ozir Tesser
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01417856831
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3482910678746791
dc.contributor.referee1.fl_str_mv EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 21062560353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5249588794190012
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Erasmo Miessa Ruiz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04150193894
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9172194575437213
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gustavo Alberto Pereira de Moura
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 42349060420
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 47872861372
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 06085431368
dc.contributor.author.fl_str_mv Adauto Lopes da Silva Filho
contributor_str_mv Ozir Tesser
EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
Erasmo Miessa Ruiz
Gustavo Alberto Pereira de Moura
JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv histÃria
razÃo instrumental
industria cultural
esclarecimento
educaÃÃo emancipatÃria
topic histÃria
razÃo instrumental
industria cultural
esclarecimento
educaÃÃo emancipatÃria
history
instrumental reason
culture industry
enlightenment
emancipatory education
FILOSOFIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv history
instrumental reason
culture industry
enlightenment
emancipatory education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FILOSOFIA DA EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O trabalho tem como questÃo central de anÃlise a sociedade industrial avanÃada do ponto de vista da Teoria CrÃtica, no sentido de repensar o significado da dominaÃÃo e da barbÃrie que nela impera, evidenciando o papel ativo do homem na sua historicidade, como tambÃm o papel da educaÃÃo nesse modelo de sociedade, atravÃs do pensamento de Marx, Marcuse e Adorno. Para isso destaca, de Marx, os pressupostos ontolÃgicos das relaÃÃes histÃrico-sociais dos homens enfatizando sua concepÃÃo de histÃria, bem como a alienaÃÃo socialmente construÃda pelo prÃprio homem. De Marcuse, enfatiza sua crÃtica à RazÃo instrumental, destacando os novos padrÃes da individualidade, surgidos na sociedade tecnolÃgica, como tambÃm sua defesa para o resgate do pensamento negativo como condiÃÃo para superaÃÃo e transformaÃÃo desse modelo de sociedade. Quanto à Adorno, demonstra a anÃlise que ele faz das relaÃÃes sociais dominantes, atravÃs da indÃstria cultural, que culminou com a destruiÃÃo da dimensÃo humana do indivÃduo e, a partir dessa anÃlise, a defesa que ele faz da necessidade de resgatar a humanizaÃÃo do homem, capacitando-o para o esclarecimento e para a reflexÃo crÃtica, a fim de libertÃ-lo das condiÃÃes de opressÃo e de menoridade em que se encontra. Enfatiza sua crenÃa numa educaÃÃo emancipatÃria, que conduz o homem para a transformaÃÃo da sociedade. Finalmente o trabalho mostra as contribuiÃÃes de Marx, Marcuse e Adorno que apontam e viabilizam essa educaÃÃo crÃtica e emancipatÃria
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The central issue in this work is the analysis of the advanced industrial society in the Critical Theory point of view, and re-thinking the meaning of barbarism and domination that is imperative in this viewpoint. Thru Marxâs, Marcuseâs and Adornoâs thinkings, we evidence menâs active role in their historicism, as well as the educational role in this society model. For this purpose we point out Marxâs ontological presuppositions of sociohistorical menâs relations, emphasizing his conception of History and the alienation socially constructed by men themselves. We also emphasize Marcuseâs critique of the Instrumental Reason, pointing out the new individuality patterns that emerge from the technological society, as well as his defense in rescuing the negative thinking as a condition to overcome and transform this society model. We demonstrate Adornoâs analysis of the dominant social relations through culture industry, which ended destroying the individual humane dimension. Based on his analysis, we point out his claims to rescue menâs humanization enabling them to enlightenment and critical reflection, so that they can free themselves of oppression and domination circumstances. We emphasize his beliefs in an emancipatory education which conducts men to the transformation of society. Finally, our work presents Marxâs, Marcuseâs and Adornoâs contributions in making possible this emancipatory and critical education
description O trabalho tem como questÃo central de anÃlise a sociedade industrial avanÃada do ponto de vista da Teoria CrÃtica, no sentido de repensar o significado da dominaÃÃo e da barbÃrie que nela impera, evidenciando o papel ativo do homem na sua historicidade, como tambÃm o papel da educaÃÃo nesse modelo de sociedade, atravÃs do pensamento de Marx, Marcuse e Adorno. Para isso destaca, de Marx, os pressupostos ontolÃgicos das relaÃÃes histÃrico-sociais dos homens enfatizando sua concepÃÃo de histÃria, bem como a alienaÃÃo socialmente construÃda pelo prÃprio homem. De Marcuse, enfatiza sua crÃtica à RazÃo instrumental, destacando os novos padrÃes da individualidade, surgidos na sociedade tecnolÃgica, como tambÃm sua defesa para o resgate do pensamento negativo como condiÃÃo para superaÃÃo e transformaÃÃo desse modelo de sociedade. Quanto à Adorno, demonstra a anÃlise que ele faz das relaÃÃes sociais dominantes, atravÃs da indÃstria cultural, que culminou com a destruiÃÃo da dimensÃo humana do indivÃduo e, a partir dessa anÃlise, a defesa que ele faz da necessidade de resgatar a humanizaÃÃo do homem, capacitando-o para o esclarecimento e para a reflexÃo crÃtica, a fim de libertÃ-lo das condiÃÃes de opressÃo e de menoridade em que se encontra. Enfatiza sua crenÃa numa educaÃÃo emancipatÃria, que conduz o homem para a transformaÃÃo da sociedade. Finalmente o trabalho mostra as contribuiÃÃes de Marx, Marcuse e Adorno que apontam e viabilizam essa educaÃÃo crÃtica e emancipatÃria
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1002
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295122450808832