AvaliaÃÃo do Programa SaÃde na Escola (PSE), no Ãmbito da Secretaria Executiva Regional V â Fortaleza â CE (2009 a 2012)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14243 |
Resumo: | Sob o tema SaÃde e EducaÃÃo, a presente proposta de pesquisa intitulada AvaliaÃÃo do Programa SaÃde na Escola â PSE, no Ãmbito da Secretaria Executiva Regional V, propÃe-se a avaliar da implantaÃÃo e execuÃÃo do referido Programa na regiÃo, localizada a sudoeste da cidade de Fortaleza, no que refere Ãs aÃÃes dos profissionais das secretarias de EducaÃÃo e de SaÃde, seja nos distritos de EducaÃÃo e de SaÃde, seja nas escolas e nas unidades de saÃde. A pesquisa objetiva verificar as possibilidades e limitaÃÃes do PSE, a partir da identificaÃÃo das demandas dos alunos e professores das escolas municipais Herbert de Sousa e Enfermeira Maria Viviane Benevides Gouveia, nos bairros Bom Jardim e Vila Manuel SÃtiro, respectivamente, sob a coordenaÃÃo das secretarias de EducaÃÃo e SaÃde e os seus distritos administrativos. O PSE Ã uma polÃtica pÃblica intersetorial de saÃde e de educaÃÃo, de carÃter estrutural, que se baseia nas orientaÃÃes do Pacto de GestÃo pela Vida em Defesa do SUS, que sÃo: descentralizaÃÃo; regionalizaÃÃo; financiamento, planejamento e programaÃÃo pactuada e integrada; regulaÃÃo, participaÃÃo e controle social; trabalho e educaÃÃo na saÃde. Com efeito, a pesquisa propÃe-se a avaliar o desempenho do PSE, na SER V, no perÃodo de 2009 a 2012. Para avaliar mudanÃas situacionais, verificar o cumprimento do Programa - conforme o que foi estabelecido - e subsidiar possÃveis alteraÃÃes, este estudo se orienta por meio da pergunta: a polÃtica intersetorial de educaÃÃo/saÃde do PSE se configura como estratÃgia de viabilizaÃÃo da aprendizagem? Por aprendizagem, entendemos o conceito âFreirianoâ de contato e diÃlogo entre educador e educando para a consciÃncia crÃtica, e uso prÃtico na vida, do conteÃdo aprendido. Cumpre a metodologia da pesquisa orientada pela hermenÃutica de Geertz, embasada nos preceitos de Laplantine, que se trata de visitas in loco no sentido de levantar o contexto social, econÃmico, polÃtico e cultural e, ainda, a anÃlise da polÃtica pÃblica institucional, com suas relaÃÃes de poder, interesses e valores. Busca tambÃm estabelecer dados qualitativos, com uso de metodologia de anÃlise do conteÃdo das entrevistas na construÃÃo de quadros bÃsicos, que dialogarÃo com outros instrumentos de pesquisa, como: levantamento bibliogrÃfico, coleta de dados se por meio de levantamento documental e pesquisa de campo, entrevistas e observaÃÃo participante (MINAYO). |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo do Programa SaÃde na Escola (PSE), no Ãmbito da Secretaria Executiva Regional V â Fortaleza â CE (2009 a 2012)Health Program Evaluation at the school (PSE), in the framework of the Regional Executive Office V - Fortaleza - CE ( 2009-2012 )2015-02-26Christian Dennys Monteiro de Oliveira09223548802http://lattes.cnpq.br/6672867433887720Antonia Rozimar Machado e Rocha38363984353http://lattes.cnpq.br/5878797332815225Edenilo Baltazar Barreira filho51067757368 http://lattes.cnpq.br/878921728481365338950324334attes.cnpq.br/7731640103257769Marize Marques de FreitasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRSaÃde na escola DescentralizaÃÃo EducaÃÃo em saÃde EducaÃÃo integralHealth education Descentralization Education and health Comprehensive educationPOLITICA PUBLICA E POPULACAOSob o tema SaÃde e EducaÃÃo, a presente proposta de pesquisa intitulada AvaliaÃÃo do Programa SaÃde na Escola â PSE, no Ãmbito da Secretaria Executiva Regional V, propÃe-se a avaliar da implantaÃÃo e execuÃÃo do referido Programa na regiÃo, localizada a sudoeste da cidade de Fortaleza, no que refere Ãs aÃÃes dos profissionais das secretarias de EducaÃÃo e de SaÃde, seja nos distritos de EducaÃÃo e de SaÃde, seja nas escolas e nas unidades de saÃde. A pesquisa objetiva verificar as possibilidades e limitaÃÃes do PSE, a partir da identificaÃÃo das demandas dos alunos e professores das escolas municipais Herbert de Sousa e Enfermeira Maria Viviane Benevides Gouveia, nos bairros Bom Jardim e Vila Manuel SÃtiro, respectivamente, sob a coordenaÃÃo das secretarias de EducaÃÃo e SaÃde e os seus distritos administrativos. O PSE Ã uma polÃtica pÃblica intersetorial de saÃde e de educaÃÃo, de carÃter estrutural, que se baseia nas orientaÃÃes do Pacto de GestÃo pela Vida em Defesa do SUS, que sÃo: descentralizaÃÃo; regionalizaÃÃo; financiamento, planejamento e programaÃÃo pactuada e integrada; regulaÃÃo, participaÃÃo e controle social; trabalho e educaÃÃo na saÃde. Com efeito, a pesquisa propÃe-se a avaliar o desempenho do PSE, na SER V, no perÃodo de 2009 a 2012. 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Busca tambÃm estabelecer dados qualitativos, com uso de metodologia de anÃlise do conteÃdo das entrevistas na construÃÃo de quadros bÃsicos, que dialogarÃo com outros instrumentos de pesquisa, como: levantamento bibliogrÃfico, coleta de dados se por meio de levantamento documental e pesquisa de campo, entrevistas e observaÃÃo participante (MINAYO).Under the theme Health and Education, this research proposal titled Evaluation of School Health Program - PSE within the Regional Executive Secretary V focuses on the implementation and execution of the program in the area located southwest of the city of Fortaleza that involves the actions of the professional departments of Education and Health is in the districts of education and health whether in schools or health facilities. Objectively verify the possibilities and limitations of the PSE, from the identification of the demands of the students and teachers of municipal schools Herbert de Sousa and Viviane Benevides, neighborhoods Bom Jardim and Vila Manoel SÃtiro, respectively - and under the coordination of the departments of Education and Health and their administrative districts. The PSE, an intersectoral public health policy and education, structural character, is based on guidance from management Covenant for Life in defense of the SUS, which are: decentralization, regionalization, financing, planning and agreed and integrated planning, regulation, participation and social control, and work and health education. Indeed, the study proposes to evaluate the performance of the PSE in SER V in the period 2009-2012. Evaluating situational changes, verify compliance with the program as it was established and support possible changes, this study is guided by the question: intersectoral policy education / health PSE appears as a viable learning strategy? For learning, we understand the concept of Freirian contact and dialogue between teacher and student for critical awareness and practical use in life learned the content. Meets the research methodology guided by hermeneutics of Geertz , based on the precepts of Laplantine , it is on-site visits in order to raise the social, economic, political and cultural , and also the analysis of institutional public policy , with its power relations, interests and values. It also seeks to establish qualitative data , using analysis methodology of the interviews in the construction of basic tables, which will dialogue with other research tools, such as literature , data collection was through archival work and field research , interviews and participant observation ( MINAYO ) .nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14243application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:28Zmail@mail.com - |
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Under the theme Health and Education, this research proposal titled Evaluation of School Health Program - PSE within the Regional Executive Secretary V focuses on the implementation and execution of the program in the area located southwest of the city of Fortaleza that involves the actions of the professional departments of Education and Health is in the districts of education and health whether in schools or health facilities. Objectively verify the possibilities and limitations of the PSE, from the identification of the demands of the students and teachers of municipal schools Herbert de Sousa and Viviane Benevides, neighborhoods Bom Jardim and Vila Manoel SÃtiro, respectively - and under the coordination of the departments of Education and Health and their administrative districts. The PSE, an intersectoral public health policy and education, structural character, is based on guidance from management Covenant for Life in defense of the SUS, which are: decentralization, regionalization, financing, planning and agreed and integrated planning, regulation, participation and social control, and work and health education. Indeed, the study proposes to evaluate the performance of the PSE in SER V in the period 2009-2012. Evaluating situational changes, verify compliance with the program as it was established and support possible changes, this study is guided by the question: intersectoral policy education / health PSE appears as a viable learning strategy? For learning, we understand the concept of Freirian contact and dialogue between teacher and student for critical awareness and practical use in life learned the content. Meets the research methodology guided by hermeneutics of Geertz , based on the precepts of Laplantine , it is on-site visits in order to raise the social, economic, political and cultural , and also the analysis of institutional public policy , with its power relations, interests and values. It also seeks to establish qualitative data , using analysis methodology of the interviews in the construction of basic tables, which will dialogue with other research tools, such as literature , data collection was through archival work and field research , interviews and participant observation ( MINAYO ) . |
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Sob o tema SaÃde e EducaÃÃo, a presente proposta de pesquisa intitulada AvaliaÃÃo do Programa SaÃde na Escola â PSE, no Ãmbito da Secretaria Executiva Regional V, propÃe-se a avaliar da implantaÃÃo e execuÃÃo do referido Programa na regiÃo, localizada a sudoeste da cidade de Fortaleza, no que refere Ãs aÃÃes dos profissionais das secretarias de EducaÃÃo e de SaÃde, seja nos distritos de EducaÃÃo e de SaÃde, seja nas escolas e nas unidades de saÃde. A pesquisa objetiva verificar as possibilidades e limitaÃÃes do PSE, a partir da identificaÃÃo das demandas dos alunos e professores das escolas municipais Herbert de Sousa e Enfermeira Maria Viviane Benevides Gouveia, nos bairros Bom Jardim e Vila Manuel SÃtiro, respectivamente, sob a coordenaÃÃo das secretarias de EducaÃÃo e SaÃde e os seus distritos administrativos. O PSE Ã uma polÃtica pÃblica intersetorial de saÃde e de educaÃÃo, de carÃter estrutural, que se baseia nas orientaÃÃes do Pacto de GestÃo pela Vida em Defesa do SUS, que sÃo: descentralizaÃÃo; regionalizaÃÃo; financiamento, planejamento e programaÃÃo pactuada e integrada; regulaÃÃo, participaÃÃo e controle social; trabalho e educaÃÃo na saÃde. Com efeito, a pesquisa propÃe-se a avaliar o desempenho do PSE, na SER V, no perÃodo de 2009 a 2012. Para avaliar mudanÃas situacionais, verificar o cumprimento do Programa - conforme o que foi estabelecido - e subsidiar possÃveis alteraÃÃes, este estudo se orienta por meio da pergunta: a polÃtica intersetorial de educaÃÃo/saÃde do PSE se configura como estratÃgia de viabilizaÃÃo da aprendizagem? Por aprendizagem, entendemos o conceito âFreirianoâ de contato e diÃlogo entre educador e educando para a consciÃncia crÃtica, e uso prÃtico na vida, do conteÃdo aprendido. Cumpre a metodologia da pesquisa orientada pela hermenÃutica de Geertz, embasada nos preceitos de Laplantine, que se trata de visitas in loco no sentido de levantar o contexto social, econÃmico, polÃtico e cultural e, ainda, a anÃlise da polÃtica pÃblica institucional, com suas relaÃÃes de poder, interesses e valores. Busca tambÃm estabelecer dados qualitativos, com uso de metodologia de anÃlise do conteÃdo das entrevistas na construÃÃo de quadros bÃsicos, que dialogarÃo com outros instrumentos de pesquisa, como: levantamento bibliogrÃfico, coleta de dados se por meio de levantamento documental e pesquisa de campo, entrevistas e observaÃÃo participante (MINAYO). |
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