ContribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular para a formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos dos professores do curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ticianna Cardoso Marques Alexandre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14259
Resumo: A disseminaÃÃo da tecnologia de informaÃÃo tem trazido impactos a todos os setores da sociedade desde as transaÃÃes comerciais passando pelas relaÃÃes pessoais de trabalho, estudo e pesquisa. Esse aspecto gera um descompasso entre as geraÃÃes de quem ensina e quem aprende produzindo questÃes, que trazem consequÃncias para a EducaÃÃo e que precisam ser pensadas criticamente. O professor tem papel fundamental visto que seu letramento digital implica, diretamente, no uso das ferramentas tecnolÃgicas para enriquecimento das prÃticas didÃticas. No entanto o que mais se tem observado à um alto nÃvel de aparatos tecnolÃgicos nas instituiÃÃes de ensino, encontrando professores sem preparo para sua utilizaÃÃo, inviabilizando assim o meio, o instrumento facilitador. Diante da inquietude sobre como os profissionais de Pedagogia estariam sendo preparados para lhe dar com essa realidade, surge o objetivo geral desta pesquisa que foi: analisar a contribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular do Curso de Pedagogia da UFC na formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos de seus professores. Para isso propÃs-se como objetivos especÃficos levantar e analisar as constantes transformaÃÃes da educaÃÃo no Brasil e suas prÃticas pedagÃgicas, apontar e analisar as teorias curriculares e sua contribuiÃÃo para formaÃÃo da EducaÃÃo, identificar as mudanÃas que a democratizaÃÃo da tecnologia trouxe para a vivÃncia acadÃmica, destacar o nÃvel de formaÃÃo de professores quanto ao saber docente tecnolÃgico e verificar a integralizaÃÃo curricular do curso de Pedagogia da UFC como base à anÃlise dos saberes docentes. No que tange a metodologia, o presente estudo à descritivo com abordagem quali-quantitativa e como procedimentos metodolÃgicos foi utilizada a pesquisa documental e de campo. A coleta de dados se deu por meio de questionÃrios aplicados aos professores e alunos egressos do curso de Pedagogia da UFC. Alguns resultados apontam que os alunos consideram a tecnologia essencial no processo educativo, nÃo somente em sala de aula, mas tambÃm na realizaÃÃo de atividades didÃticas, e avaliam que as disciplinas nÃo abordam essa importÃncia, nem tÃo pouco utilizam essa prÃtica como processo de melhoria das aulas. As disciplinas da integralizaÃÃo curricular nÃo abordam a importÃncia do saber tecnolÃgico formando assim professores que futuramente saem com grande dÃficit, tendo que procurar outros meios para aquisiÃÃo desse conhecimento.
id UFC_566334376f9cca64b6bdf39162e9ea9f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9188
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisContribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular para a formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos dos professores do curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃPAYMENT CURRICULUM AND THE FORMATION OF TECHNOLOGICAL KNOWLEDGE OF TEACHERS PEDAGOGY COURSE OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF CEARA2015-02-26Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/1962466876884560Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/4314586241385987AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 88365697300 http://lattes.cnpq.br/8403628885236919Ticianna Cardoso Marques AlexandreUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRTecnologia FormaÃÃo continuada docente Saber tecnolÃgico IntegralizaÃÃo curricular.Technology Continuing Education teacher technological Know curriculum Payment.EDUCACAOA disseminaÃÃo da tecnologia de informaÃÃo tem trazido impactos a todos os setores da sociedade desde as transaÃÃes comerciais passando pelas relaÃÃes pessoais de trabalho, estudo e pesquisa. Esse aspecto gera um descompasso entre as geraÃÃes de quem ensina e quem aprende produzindo questÃes, que trazem consequÃncias para a EducaÃÃo e que precisam ser pensadas criticamente. O professor tem papel fundamental visto que seu letramento digital implica, diretamente, no uso das ferramentas tecnolÃgicas para enriquecimento das prÃticas didÃticas. No entanto o que mais se tem observado à um alto nÃvel de aparatos tecnolÃgicos nas instituiÃÃes de ensino, encontrando professores sem preparo para sua utilizaÃÃo, inviabilizando assim o meio, o instrumento facilitador. Diante da inquietude sobre como os profissionais de Pedagogia estariam sendo preparados para lhe dar com essa realidade, surge o objetivo geral desta pesquisa que foi: analisar a contribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular do Curso de Pedagogia da UFC na formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos de seus professores. Para isso propÃs-se como objetivos especÃficos levantar e analisar as constantes transformaÃÃes da educaÃÃo no Brasil e suas prÃticas pedagÃgicas, apontar e analisar as teorias curriculares e sua contribuiÃÃo para formaÃÃo da EducaÃÃo, identificar as mudanÃas que a democratizaÃÃo da tecnologia trouxe para a vivÃncia acadÃmica, destacar o nÃvel de formaÃÃo de professores quanto ao saber docente tecnolÃgico e verificar a integralizaÃÃo curricular do curso de Pedagogia da UFC como base à anÃlise dos saberes docentes. No que tange a metodologia, o presente estudo à descritivo com abordagem quali-quantitativa e como procedimentos metodolÃgicos foi utilizada a pesquisa documental e de campo. A coleta de dados se deu por meio de questionÃrios aplicados aos professores e alunos egressos do curso de Pedagogia da UFC. Alguns resultados apontam que os alunos consideram a tecnologia essencial no processo educativo, nÃo somente em sala de aula, mas tambÃm na realizaÃÃo de atividades didÃticas, e avaliam que as disciplinas nÃo abordam essa importÃncia, nem tÃo pouco utilizam essa prÃtica como processo de melhoria das aulas. As disciplinas da integralizaÃÃo curricular nÃo abordam a importÃncia do saber tecnolÃgico formando assim professores que futuramente saem com grande dÃficit, tendo que procurar outros meios para aquisiÃÃo desse conhecimento. The spread of information technology has brought impacts to all sectors of society from business transactions going through personal relationships work, study and research. This aspect creates a gap between the generations of those who teach and those who learn producing issues that bring consequences for education and that need to be thought critically. The teacher plays a role since their digital literacy implies directly in the use of technological tools to enrich the teaching practices. However what we have seen is more a high level of technological devices in educational institutions, but this material is most often unprepared teachers to use, thus impeding the means, the facilitator. Given the concern about the Pedagogy professionals were being prepared to give you with this reality, the objective of this research was that arises, to analyze the contribution of curriculum integration of the UFC Pedagogy course in the training of technological knowledge of their teachers. For this set itself the specific objectives to address and analyze the constant transformations of education in Brazil and its pedagogical practices, point and analyze the curriculum theories and their contribution to formation of Education, identify the changes that the democratization of technology has brought to the academic experience highlight the level of training of teachers and to learn technological teaching and check the curriculum integration of the UFC based on the analysis of teaching knowledge. Regarding the methodology, the present study is descriptive with qual-quantitative approach and as instruments we used the documentary and field research. Data collection was done through questionnaires given to teachers and graduates students of the UFC. Students consider the essential technology in the educational process, not only in the classroom but also in carrying out educational activities, and evaluate the disciplines do not address this importance, nor use this practice as improving school process. The subjects of the course payment do not address the importance of technological knowledge thus forming future teachers who come out with big deficit, having to seek other means to acquire this knowledge.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14259application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ContribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular para a formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos dos professores do curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PAYMENT CURRICULUM AND THE FORMATION OF TECHNOLOGICAL KNOWLEDGE OF TEACHERS PEDAGOGY COURSE OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF CEARA
title ContribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular para a formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos dos professores do curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ
spellingShingle ContribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular para a formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos dos professores do curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ
Ticianna Cardoso Marques Alexandre
Tecnologia
FormaÃÃo continuada docente
Saber tecnolÃgico
IntegralizaÃÃo curricular.
Technology
Continuing Education teacher
technological Know
curriculum Payment.
EDUCACAO
title_short ContribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular para a formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos dos professores do curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ
title_full ContribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular para a formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos dos professores do curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ
title_fullStr ContribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular para a formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos dos professores do curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ
title_full_unstemmed ContribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular para a formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos dos professores do curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ
title_sort ContribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular para a formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos dos professores do curso de pedagogia da Universidade Federal do CearÃ
author Ticianna Cardoso Marques Alexandre
author_facet Ticianna Cardoso Marques Alexandre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 11916990304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1962466876884560
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 16392809368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4314586241385987
dc.contributor.referee2.fl_str_mv AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 02184923320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1974142878046742
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 88365697300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8403628885236919
dc.contributor.author.fl_str_mv Ticianna Cardoso Marques Alexandre
contributor_str_mv Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
FormaÃÃo continuada docente
Saber tecnolÃgico
IntegralizaÃÃo curricular.
topic Tecnologia
FormaÃÃo continuada docente
Saber tecnolÃgico
IntegralizaÃÃo curricular.
Technology
Continuing Education teacher
technological Know
curriculum Payment.
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Continuing Education teacher
technological Know
curriculum Payment.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A disseminaÃÃo da tecnologia de informaÃÃo tem trazido impactos a todos os setores da sociedade desde as transaÃÃes comerciais passando pelas relaÃÃes pessoais de trabalho, estudo e pesquisa. Esse aspecto gera um descompasso entre as geraÃÃes de quem ensina e quem aprende produzindo questÃes, que trazem consequÃncias para a EducaÃÃo e que precisam ser pensadas criticamente. O professor tem papel fundamental visto que seu letramento digital implica, diretamente, no uso das ferramentas tecnolÃgicas para enriquecimento das prÃticas didÃticas. No entanto o que mais se tem observado à um alto nÃvel de aparatos tecnolÃgicos nas instituiÃÃes de ensino, encontrando professores sem preparo para sua utilizaÃÃo, inviabilizando assim o meio, o instrumento facilitador. Diante da inquietude sobre como os profissionais de Pedagogia estariam sendo preparados para lhe dar com essa realidade, surge o objetivo geral desta pesquisa que foi: analisar a contribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular do Curso de Pedagogia da UFC na formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos de seus professores. Para isso propÃs-se como objetivos especÃficos levantar e analisar as constantes transformaÃÃes da educaÃÃo no Brasil e suas prÃticas pedagÃgicas, apontar e analisar as teorias curriculares e sua contribuiÃÃo para formaÃÃo da EducaÃÃo, identificar as mudanÃas que a democratizaÃÃo da tecnologia trouxe para a vivÃncia acadÃmica, destacar o nÃvel de formaÃÃo de professores quanto ao saber docente tecnolÃgico e verificar a integralizaÃÃo curricular do curso de Pedagogia da UFC como base à anÃlise dos saberes docentes. No que tange a metodologia, o presente estudo à descritivo com abordagem quali-quantitativa e como procedimentos metodolÃgicos foi utilizada a pesquisa documental e de campo. A coleta de dados se deu por meio de questionÃrios aplicados aos professores e alunos egressos do curso de Pedagogia da UFC. Alguns resultados apontam que os alunos consideram a tecnologia essencial no processo educativo, nÃo somente em sala de aula, mas tambÃm na realizaÃÃo de atividades didÃticas, e avaliam que as disciplinas nÃo abordam essa importÃncia, nem tÃo pouco utilizam essa prÃtica como processo de melhoria das aulas. As disciplinas da integralizaÃÃo curricular nÃo abordam a importÃncia do saber tecnolÃgico formando assim professores que futuramente saem com grande dÃficit, tendo que procurar outros meios para aquisiÃÃo desse conhecimento.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The spread of information technology has brought impacts to all sectors of society from business transactions going through personal relationships work, study and research. This aspect creates a gap between the generations of those who teach and those who learn producing issues that bring consequences for education and that need to be thought critically. The teacher plays a role since their digital literacy implies directly in the use of technological tools to enrich the teaching practices. However what we have seen is more a high level of technological devices in educational institutions, but this material is most often unprepared teachers to use, thus impeding the means, the facilitator. Given the concern about the Pedagogy professionals were being prepared to give you with this reality, the objective of this research was that arises, to analyze the contribution of curriculum integration of the UFC Pedagogy course in the training of technological knowledge of their teachers. For this set itself the specific objectives to address and analyze the constant transformations of education in Brazil and its pedagogical practices, point and analyze the curriculum theories and their contribution to formation of Education, identify the changes that the democratization of technology has brought to the academic experience highlight the level of training of teachers and to learn technological teaching and check the curriculum integration of the UFC based on the analysis of teaching knowledge. Regarding the methodology, the present study is descriptive with qual-quantitative approach and as instruments we used the documentary and field research. Data collection was done through questionnaires given to teachers and graduates students of the UFC. Students consider the essential technology in the educational process, not only in the classroom but also in carrying out educational activities, and evaluate the disciplines do not address this importance, nor use this practice as improving school process. The subjects of the course payment do not address the importance of technological knowledge thus forming future teachers who come out with big deficit, having to seek other means to acquire this knowledge.
description A disseminaÃÃo da tecnologia de informaÃÃo tem trazido impactos a todos os setores da sociedade desde as transaÃÃes comerciais passando pelas relaÃÃes pessoais de trabalho, estudo e pesquisa. Esse aspecto gera um descompasso entre as geraÃÃes de quem ensina e quem aprende produzindo questÃes, que trazem consequÃncias para a EducaÃÃo e que precisam ser pensadas criticamente. O professor tem papel fundamental visto que seu letramento digital implica, diretamente, no uso das ferramentas tecnolÃgicas para enriquecimento das prÃticas didÃticas. No entanto o que mais se tem observado à um alto nÃvel de aparatos tecnolÃgicos nas instituiÃÃes de ensino, encontrando professores sem preparo para sua utilizaÃÃo, inviabilizando assim o meio, o instrumento facilitador. Diante da inquietude sobre como os profissionais de Pedagogia estariam sendo preparados para lhe dar com essa realidade, surge o objetivo geral desta pesquisa que foi: analisar a contribuiÃÃo da integralizaÃÃo curricular do Curso de Pedagogia da UFC na formaÃÃo dos saberes tecnolÃgicos de seus professores. Para isso propÃs-se como objetivos especÃficos levantar e analisar as constantes transformaÃÃes da educaÃÃo no Brasil e suas prÃticas pedagÃgicas, apontar e analisar as teorias curriculares e sua contribuiÃÃo para formaÃÃo da EducaÃÃo, identificar as mudanÃas que a democratizaÃÃo da tecnologia trouxe para a vivÃncia acadÃmica, destacar o nÃvel de formaÃÃo de professores quanto ao saber docente tecnolÃgico e verificar a integralizaÃÃo curricular do curso de Pedagogia da UFC como base à anÃlise dos saberes docentes. No que tange a metodologia, o presente estudo à descritivo com abordagem quali-quantitativa e como procedimentos metodolÃgicos foi utilizada a pesquisa documental e de campo. A coleta de dados se deu por meio de questionÃrios aplicados aos professores e alunos egressos do curso de Pedagogia da UFC. Alguns resultados apontam que os alunos consideram a tecnologia essencial no processo educativo, nÃo somente em sala de aula, mas tambÃm na realizaÃÃo de atividades didÃticas, e avaliam que as disciplinas nÃo abordam essa importÃncia, nem tÃo pouco utilizam essa prÃtica como processo de melhoria das aulas. As disciplinas da integralizaÃÃo curricular nÃo abordam a importÃncia do saber tecnolÃgico formando assim professores que futuramente saem com grande dÃficit, tendo que procurar outros meios para aquisiÃÃo desse conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14259
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295203620028416