A orientaÃÃo espacial na prÃ-escola: analisando saberes docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16860 |
Resumo: | De acordo com documentos oficiais brasileiros, a Ãrea da MatemÃtica escolar à dividida em quatro blocos ou eixos: NÃmeros e OperaÃÃes, EspaÃo e Forma (Geometria), Grandezas e Medidas, e Tratamento da InformaÃÃo (EstatÃstica). O ensino da MatemÃtica, entretanto, ainda à muito focado no primeiro, em detrimento dos outros blocos. Hà duas dÃcadas, vÃrios pesquisadores (PAVANELLO, 1993; ARAÃJO, 1994; LORENZATO, 1995; FAINGUELERNT, 1995) denunciaram o abandono da Geometria, a qual contempla conteÃdos referentes a forma e espaÃo, na EducaÃÃo BÃsica e defenderam a sua valorizaÃÃo. Na dÃcada passada, dispositivos legais determinaram a inclusÃo da PrÃ-Escola na EducaÃÃo BÃsica obrigatÃria. No que se refere ao trabalho pedagÃgico com a Geometria nesta fase da EducaÃÃo Infantil, muitas vezes o educador aborda apenas o (re)conhecimento de figuras geomÃtricas planas â cÃrculo, triÃngulo, retÃngulo, quadrado â em atividades de pintura e nomeaÃÃo. O ensino e a aprendizagem de Geometria, no entanto, precisa oportunizar, tal como propÃem vÃrios pesquisadores â (GRANDE, 1994), (CERQUETTI-ABERKNE; BERDONNEAU, 1997), (DUHALDE; CUBERES, 1998), (SMOLE; DINIZ; CÃNDIDO, 2003), (LORENZATO, 2006) â o desenvolvimento de conceitos referentes a espaÃo e forma, oferecendo Ãs crianÃas oportunidades de perceberem e conhecerem os espaÃos em que vivem, se locomovem, nos quais elas aprendem a explorar, conquistar, ordenar e representar. Este estudo teve como objetivo identificar os saberes docentes de pedagogos que lecionam na PrÃ-Escola sobre orientaÃÃo espacial. A pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, foi realizada numa instituiÃÃo de EducaÃÃo Infantil e Ensino Fundamental do sistema municipal de Fortaleza. Participaram do estudo duas professoras, sendo uma do Infantil IV e uma do Infantil V, e uma formadora da EducaÃÃo Infantil. Ao longo de nove encontros, foram realizadas visitas periÃdicas para a realizaÃÃo das observaÃÃes em campo das aulas ministradas pelas professoras participantes da pesquisa e entrevistas (iniciais e reflexivas), que foram gravadas, e, posteriormente, transcritas, gerando textos e reflexÃes. A partir dos resultados, constatou-se que, apesar de possuÃrem algum conhecimento de Geometria, os saberes docentes das professoras e formadora referentes à orientaÃÃo espacial, um conteÃdo importante no desenvolvimento e na aprendizagem das crianÃas da PrÃ-Escola, sÃo fragmentados, sendo necessÃrio proporcionar, com urgÃncia, oportunidades de formaÃÃo que ampliem e articulem tais saberes. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA orientaÃÃo espacial na prÃ-escola: analisando saberes docentesGuidance space in preschool: analysing knowledge teachers2015-07-29Paulo Meireles Barguil38297760391Marcilia Chagas Barreto13288334372http://lattes.cnpq.br/6049384424752518Tatiana Passos Zylberberg00988226677Tatiana Passos Zylberberg03599685380http://lattes.cnpq.br/6925647449838560Cristiane de Oliveira CavalcanteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBROrientaÃÃo Espacial PrÃ-Escola Saberes docentes Geometria EducaÃÃo InfantilSpatial Orientation Pre School TeacherÂs knowledge Geometry Childhood EducationEDUCACAODe acordo com documentos oficiais brasileiros, a Ãrea da MatemÃtica escolar à dividida em quatro blocos ou eixos: NÃmeros e OperaÃÃes, EspaÃo e Forma (Geometria), Grandezas e Medidas, e Tratamento da InformaÃÃo (EstatÃstica). O ensino da MatemÃtica, entretanto, ainda à muito focado no primeiro, em detrimento dos outros blocos. Hà duas dÃcadas, vÃrios pesquisadores (PAVANELLO, 1993; ARAÃJO, 1994; LORENZATO, 1995; FAINGUELERNT, 1995) denunciaram o abandono da Geometria, a qual contempla conteÃdos referentes a forma e espaÃo, na EducaÃÃo BÃsica e defenderam a sua valorizaÃÃo. Na dÃcada passada, dispositivos legais determinaram a inclusÃo da PrÃ-Escola na EducaÃÃo BÃsica obrigatÃria. No que se refere ao trabalho pedagÃgico com a Geometria nesta fase da EducaÃÃo Infantil, muitas vezes o educador aborda apenas o (re)conhecimento de figuras geomÃtricas planas â cÃrculo, triÃngulo, retÃngulo, quadrado â em atividades de pintura e nomeaÃÃo. 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Ao longo de nove encontros, foram realizadas visitas periÃdicas para a realizaÃÃo das observaÃÃes em campo das aulas ministradas pelas professoras participantes da pesquisa e entrevistas (iniciais e reflexivas), que foram gravadas, e, posteriormente, transcritas, gerando textos e reflexÃes. A partir dos resultados, constatou-se que, apesar de possuÃrem algum conhecimento de Geometria, os saberes docentes das professoras e formadora referentes à orientaÃÃo espacial, um conteÃdo importante no desenvolvimento e na aprendizagem das crianÃas da PrÃ-Escola, sÃo fragmentados, sendo necessÃrio proporcionar, com urgÃncia, oportunidades de formaÃÃo que ampliem e articulem tais saberes.According to Brazilian official documents, the area of school mathematics is divided into four blocks or axes: Numbers and Operations, Space and Shape (Geometry), Quantities and Measurements, and Treatment Information (Statistics). The teaching of mathematics, however, is still very focused on the first, at the expense of other blocks. Two decades ago, several researchers (PAVANELLO, 1993; ARAÃJO, 1994; LORENZATO, 1995; FAINGUELERNT, 1995) denounced the abandonment of geometry, which includes content related to form and space, in Basic Education and defended their appreciation. In the past decade, legal provisions determined the inclusion of Pre-School in compulsory basic education. With regard to the pedagogical work with the geometry at this stage of early childhood education, often the educator addresses only the (re) knowledge of plane geometric figures - circle, triangle, rectangle, square - in painting and appointment activities. Teaching and Geometry learning, however, need to create opportunities, as proposed by several researchers - (GRANDE, 1994) (CERQUETTI-ABERKNE; BERDONNEAU, 1997) (DUHALDE; Cuberes, 1998) (Smole; DINIZ; CANDID , 2003), (Lorenzato, 2006) - the development of concepts for space and form, giving children opportunities to realize and know the areas in which they live, they move, where they learn to explore, conquer, order and represent. This study aimed to identify the teachersÂs knowledge of teachers who teach the spatial orientation on Pre-School. The qualitative research, case study type, was carried out in an institution of Early Childhood Education and Elementary Education municipal fortress system. Study participants were two teachers, one of child IV and of child V, and a trainer of early childhood education. Over nine meetings were held periodic visits to the realization of field observations of classes taught by teachers participating research and interviews (initial and reflective), which were recorded and later transcribed, generating texts and reflections. From the results, it was found that, despite having some geometry knowledge, the teacherÂs knowledge of teachers and trainer regarding the spatial orientation, an important content in the development and learning of children from pre-school, are fragmented, requiring provide urgently training opportunities that enhance and articulate such knowledge.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16860application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:11Zmail@mail.com - |
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