ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina ClÃudia Melo Dodt
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8608
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_5738aebeac403f44dd717ea18800ad29
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6013
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.Elaboration and validation of educational technology self-efficacy for breastfeeding.2011-12-20Lorena Barbosa Ximenes46233504368Ana Karina Bezerra Pinheiro43462162349http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 RÃgia Christina Moura Barbosa 61356395368 http://lattes.cnpq.br/4511748850846735Priscila de Sousa Aquino97372927315Pedro Demo1760834173424507482372Regina ClÃudia Melo DodtUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRValidation Studies Educational technology Breastfeeding Self-efficacy Nursing. ENFERMAGEMnÃo hÃAs caracterÃsticas individuais do processo de amamentaÃÃo devem ser consideradas, bem como a relevÃncia da educaÃÃo em saÃde apropriada à mulher no perÃodo puerperal, no ambiente do Alojamento Conjunto (AC). Dessa forma, teve-se como objetivo geral construir e validar tecnologia educativa para promoÃÃo da autoeficÃcia materna no ato de amamentar. Tratou-se de pesquisa quase experimental antes-depois, com grupo de controle nÃo equivalente, tendo como amostra 201 puÃrperas nas unidades de AC, de uma maternidade pÃblica de referÃncia terciÃria na assistÃncia perinatal e neonatal, em Fortaleza. A coleta dos dados ocorreu no perÃodo de maio de 2010 a maio de 2011 em quatro etapas. Na primeira etapa, aplicaram-se dois instrumentos: a Escala Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form (BSES-SF), versÃo brasileira, e o formulÃrio sÃcio demogrÃfico e clÃnico-obstÃtrico para o grupo intervenÃÃo (GI) e grupo comparaÃÃo (GC). Na segunda etapa, o GC recebeu cuidados da equipe, de acordo com a rotina convencional preconizada pela instituiÃÃo e o GI foi submetido à intervenÃÃo educativa individual por meio do Ãlbum seriado: âEu posso amamentar o meu filhoâ, construÃdo a partir da reflexÃo dos itens da BSES-SF, dos pressupostos da Teoria de AutoeficÃcia de Bandura (1986) e de referÃncias sobre aleitamento materno. Essa tecnologia educativa foi submetida à avaliaÃÃo por 10 juÃzes, resultando no Ãndice de Validade de ConteÃdo de 0,92 em relaÃÃo Ãs figuras e 0,97 quanto Ãs fichas-roteiro. En la segunda etapa, el CG recibià equipo de atenciÃn, de acuerdo a la rutina convencional establecida por la instituciÃn y el GI fue sometido a la intervenciÃn educativa individual a travÃs del Ãlbum ilustrado: "Yo puedo amamantar a mi hijo", construido a partir de reflexiÃn de los Ãtems de la BSES-SF, de los supuestos de la TeorÃa de la Autoeficacia de Bandura (1986) y de referencias acerca de la lactancia materna. Esta tecnologÃa educativa fue sometida a la evaluaciÃn por 10 jueces, lo que resulta en el Ãndice de la Validez del Contenido de 0,92 frente al 0,97 cuanto a las fichas-guÃas. A terceira etapa consistiu da aplicaÃÃo da escala BSES-SF nas puÃrperas antes da alta hospitalar. Jà a quarta etapa ocorreu com dois meses de puerpÃrio, novamente com a aplicaÃÃo da escala Ãs puÃrperas do GI e do GC, por contato telefÃnico. O estudo foi aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa. Os resultados evidenciaram que os grupos sÃo similares, pois as seguintes variÃveis nÃo apresentaram diferenÃa estatÃstica: idade, tipo de moradia, tabagismo, etilismo, recebe ajuda nas atividades domÃsticas, espaÃo reservado para amamentar, origem da Ãgua utilizada e existÃncia de pia com Ãgua e sabÃo no banheiro, nÃmero de gestaÃÃes, paridade, nÃmero de abortos, amamentaÃÃo anterior e tempo de aleitamento materno. Apenas se diferenciaram de forma estatisticamente significante as variÃveis: estado civil (p=0,027), ocupaÃÃo (p=0,022) e nÃmero de filhos (p=0,037), com maiores prevalÃncias no grupo comparaÃÃo. Nas etapas 1 e 2 nÃo houve associaÃÃo estatisticamente significante entre os grupos GI e GC, apesar dos escores da escala BSES-SF terem sido mais elevados no GI. Entretanto na etapa 3 (dois meses de puerpÃrio) essas diferenÃas apresentaram significÃncia estatÃstica (p<0,0021). Isto revela que a intervenÃÃo utilizando o Ãlbum seriado favoreceu a autoeficÃcia materna. Quanto à relaÃÃo entre o aleitamento materno e as mudanÃas nos escores da BSES-SF, pode-se verificar associaÃÃo estatisticamente significante (p<0,001), demonstrando que, no GI, 100% das mulheres investigadas em ambos os momentos permaneceram em aleitamento materno, enquanto que no GC este Ãndice reduziu para 41,0%, no terceiro momento. Conclui-se que a intervenÃÃo educativa utilizando-se o Ãlbum seriado âEu posso amamentar o meu filhoâ promoveu nÃo sà a elevada autoeficÃcia materna para amamentar, como maior duraÃÃo do aleitamento materno. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8608application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:38Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Elaboration and validation of educational technology self-efficacy for breastfeeding.
title ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.
spellingShingle ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.
Regina ClÃudia Melo Dodt
Validation Studies
Educational technology
Breastfeeding
Self-efficacy
Nursing.
ENFERMAGEM
title_short ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.
title_full ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.
title_fullStr ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.
title_full_unstemmed ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.
title_sort ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.
author Regina ClÃudia Melo Dodt
author_facet Regina ClÃudia Melo Dodt
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lorena Barbosa Ximenes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 46233504368
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Karina Bezerra Pinheiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 43462162349
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6862658087106562
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RÃgia Christina Moura Barbosa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 61356395368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4511748850846735
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Priscila de Sousa Aquino
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 97372927315
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pedro Demo
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 17608341734
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 24507482372
dc.contributor.author.fl_str_mv Regina ClÃudia Melo Dodt
contributor_str_mv Lorena Barbosa Ximenes
Ana Karina Bezerra Pinheiro
RÃgia Christina Moura Barbosa
Priscila de Sousa Aquino
Pedro Demo
dc.subject.eng.fl_str_mv Validation Studies
Educational technology
Breastfeeding
Self-efficacy
Nursing.
topic Validation Studies
Educational technology
Breastfeeding
Self-efficacy
Nursing.
ENFERMAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENFERMAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As caracterÃsticas individuais do processo de amamentaÃÃo devem ser consideradas, bem como a relevÃncia da educaÃÃo em saÃde apropriada à mulher no perÃodo puerperal, no ambiente do Alojamento Conjunto (AC). Dessa forma, teve-se como objetivo geral construir e validar tecnologia educativa para promoÃÃo da autoeficÃcia materna no ato de amamentar. Tratou-se de pesquisa quase experimental antes-depois, com grupo de controle nÃo equivalente, tendo como amostra 201 puÃrperas nas unidades de AC, de uma maternidade pÃblica de referÃncia terciÃria na assistÃncia perinatal e neonatal, em Fortaleza. A coleta dos dados ocorreu no perÃodo de maio de 2010 a maio de 2011 em quatro etapas. Na primeira etapa, aplicaram-se dois instrumentos: a Escala Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form (BSES-SF), versÃo brasileira, e o formulÃrio sÃcio demogrÃfico e clÃnico-obstÃtrico para o grupo intervenÃÃo (GI) e grupo comparaÃÃo (GC). Na segunda etapa, o GC recebeu cuidados da equipe, de acordo com a rotina convencional preconizada pela instituiÃÃo e o GI foi submetido à intervenÃÃo educativa individual por meio do Ãlbum seriado: âEu posso amamentar o meu filhoâ, construÃdo a partir da reflexÃo dos itens da BSES-SF, dos pressupostos da Teoria de AutoeficÃcia de Bandura (1986) e de referÃncias sobre aleitamento materno. Essa tecnologia educativa foi submetida à avaliaÃÃo por 10 juÃzes, resultando no Ãndice de Validade de ConteÃdo de 0,92 em relaÃÃo Ãs figuras e 0,97 quanto Ãs fichas-roteiro. En la segunda etapa, el CG recibià equipo de atenciÃn, de acuerdo a la rutina convencional establecida por la instituciÃn y el GI fue sometido a la intervenciÃn educativa individual a travÃs del Ãlbum ilustrado: "Yo puedo amamantar a mi hijo", construido a partir de reflexiÃn de los Ãtems de la BSES-SF, de los supuestos de la TeorÃa de la Autoeficacia de Bandura (1986) y de referencias acerca de la lactancia materna. Esta tecnologÃa educativa fue sometida a la evaluaciÃn por 10 jueces, lo que resulta en el Ãndice de la Validez del Contenido de 0,92 frente al 0,97 cuanto a las fichas-guÃas. A terceira etapa consistiu da aplicaÃÃo da escala BSES-SF nas puÃrperas antes da alta hospitalar. Jà a quarta etapa ocorreu com dois meses de puerpÃrio, novamente com a aplicaÃÃo da escala Ãs puÃrperas do GI e do GC, por contato telefÃnico. O estudo foi aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa. Os resultados evidenciaram que os grupos sÃo similares, pois as seguintes variÃveis nÃo apresentaram diferenÃa estatÃstica: idade, tipo de moradia, tabagismo, etilismo, recebe ajuda nas atividades domÃsticas, espaÃo reservado para amamentar, origem da Ãgua utilizada e existÃncia de pia com Ãgua e sabÃo no banheiro, nÃmero de gestaÃÃes, paridade, nÃmero de abortos, amamentaÃÃo anterior e tempo de aleitamento materno. Apenas se diferenciaram de forma estatisticamente significante as variÃveis: estado civil (p=0,027), ocupaÃÃo (p=0,022) e nÃmero de filhos (p=0,037), com maiores prevalÃncias no grupo comparaÃÃo. Nas etapas 1 e 2 nÃo houve associaÃÃo estatisticamente significante entre os grupos GI e GC, apesar dos escores da escala BSES-SF terem sido mais elevados no GI. Entretanto na etapa 3 (dois meses de puerpÃrio) essas diferenÃas apresentaram significÃncia estatÃstica (p<0,0021). Isto revela que a intervenÃÃo utilizando o Ãlbum seriado favoreceu a autoeficÃcia materna. Quanto à relaÃÃo entre o aleitamento materno e as mudanÃas nos escores da BSES-SF, pode-se verificar associaÃÃo estatisticamente significante (p<0,001), demonstrando que, no GI, 100% das mulheres investigadas em ambos os momentos permaneceram em aleitamento materno, enquanto que no GC este Ãndice reduziu para 41,0%, no terceiro momento. Conclui-se que a intervenÃÃo educativa utilizando-se o Ãlbum seriado âEu posso amamentar o meu filhoâ promoveu nÃo sà a elevada autoeficÃcia materna para amamentar, como maior duraÃÃo do aleitamento materno.
description nÃo hÃ
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8608
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295165798940672