ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8608 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_5738aebeac403f44dd717ea18800ad29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:6013 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo.Elaboration and validation of educational technology self-efficacy for breastfeeding.2011-12-20Lorena Barbosa Ximenes46233504368Ana Karina Bezerra Pinheiro43462162349http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 RÃgia Christina Moura Barbosa 61356395368 http://lattes.cnpq.br/4511748850846735Priscila de Sousa Aquino97372927315Pedro Demo1760834173424507482372Regina ClÃudia Melo DodtUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRValidation Studies Educational technology Breastfeeding Self-efficacy Nursing. ENFERMAGEMnÃo hÃAs caracterÃsticas individuais do processo de amamentaÃÃo devem ser consideradas, bem como a relevÃncia da educaÃÃo em saÃde apropriada à mulher no perÃodo puerperal, no ambiente do Alojamento Conjunto (AC). Dessa forma, teve-se como objetivo geral construir e validar tecnologia educativa para promoÃÃo da autoeficÃcia materna no ato de amamentar. Tratou-se de pesquisa quase experimental antes-depois, com grupo de controle nÃo equivalente, tendo como amostra 201 puÃrperas nas unidades de AC, de uma maternidade pÃblica de referÃncia terciÃria na assistÃncia perinatal e neonatal, em Fortaleza. A coleta dos dados ocorreu no perÃodo de maio de 2010 a maio de 2011 em quatro etapas. Na primeira etapa, aplicaram-se dois instrumentos: a Escala Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form (BSES-SF), versÃo brasileira, e o formulÃrio sÃcio demogrÃfico e clÃnico-obstÃtrico para o grupo intervenÃÃo (GI) e grupo comparaÃÃo (GC). Na segunda etapa, o GC recebeu cuidados da equipe, de acordo com a rotina convencional preconizada pela instituiÃÃo e o GI foi submetido à intervenÃÃo educativa individual por meio do Ãlbum seriado: âEu posso amamentar o meu filhoâ, construÃdo a partir da reflexÃo dos itens da BSES-SF, dos pressupostos da Teoria de AutoeficÃcia de Bandura (1986) e de referÃncias sobre aleitamento materno. Essa tecnologia educativa foi submetida à avaliaÃÃo por 10 juÃzes, resultando no Ãndice de Validade de ConteÃdo de 0,92 em relaÃÃo Ãs figuras e 0,97 quanto Ãs fichas-roteiro. En la segunda etapa, el CG recibià equipo de atenciÃn, de acuerdo a la rutina convencional establecida por la instituciÃn y el GI fue sometido a la intervenciÃn educativa individual a travÃs del Ãlbum ilustrado: "Yo puedo amamantar a mi hijo", construido a partir de reflexiÃn de los Ãtems de la BSES-SF, de los supuestos de la TeorÃa de la Autoeficacia de Bandura (1986) y de referencias acerca de la lactancia materna. Esta tecnologÃa educativa fue sometida a la evaluaciÃn por 10 jueces, lo que resulta en el Ãndice de la Validez del Contenido de 0,92 frente al 0,97 cuanto a las fichas-guÃas. A terceira etapa consistiu da aplicaÃÃo da escala BSES-SF nas puÃrperas antes da alta hospitalar. Jà a quarta etapa ocorreu com dois meses de puerpÃrio, novamente com a aplicaÃÃo da escala Ãs puÃrperas do GI e do GC, por contato telefÃnico. O estudo foi aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa. Os resultados evidenciaram que os grupos sÃo similares, pois as seguintes variÃveis nÃo apresentaram diferenÃa estatÃstica: idade, tipo de moradia, tabagismo, etilismo, recebe ajuda nas atividades domÃsticas, espaÃo reservado para amamentar, origem da Ãgua utilizada e existÃncia de pia com Ãgua e sabÃo no banheiro, nÃmero de gestaÃÃes, paridade, nÃmero de abortos, amamentaÃÃo anterior e tempo de aleitamento materno. Apenas se diferenciaram de forma estatisticamente significante as variÃveis: estado civil (p=0,027), ocupaÃÃo (p=0,022) e nÃmero de filhos (p=0,037), com maiores prevalÃncias no grupo comparaÃÃo. Nas etapas 1 e 2 nÃo houve associaÃÃo estatisticamente significante entre os grupos GI e GC, apesar dos escores da escala BSES-SF terem sido mais elevados no GI. Entretanto na etapa 3 (dois meses de puerpÃrio) essas diferenÃas apresentaram significÃncia estatÃstica (p<0,0021). Isto revela que a intervenÃÃo utilizando o Ãlbum seriado favoreceu a autoeficÃcia materna. Quanto à relaÃÃo entre o aleitamento materno e as mudanÃas nos escores da BSES-SF, pode-se verificar associaÃÃo estatisticamente significante (p<0,001), demonstrando que, no GI, 100% das mulheres investigadas em ambos os momentos permaneceram em aleitamento materno, enquanto que no GC este Ãndice reduziu para 41,0%, no terceiro momento. Conclui-se que a intervenÃÃo educativa utilizando-se o Ãlbum seriado âEu posso amamentar o meu filhoâ promoveu nÃo sà a elevada autoeficÃcia materna para amamentar, como maior duraÃÃo do aleitamento materno. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8608application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:38Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Elaboration and validation of educational technology self-efficacy for breastfeeding. |
title |
ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo. |
spellingShingle |
ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo. Regina ClÃudia Melo Dodt Validation Studies Educational technology Breastfeeding Self-efficacy Nursing. ENFERMAGEM |
title_short |
ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo. |
title_full |
ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo. |
title_fullStr |
ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo. |
title_full_unstemmed |
ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo. |
title_sort |
ElaboraÃÃo e validaÃÃo de tecnologia educativa para autoeficÃcia da amamentaÃÃo. |
author |
Regina ClÃudia Melo Dodt |
author_facet |
Regina ClÃudia Melo Dodt |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lorena Barbosa Ximenes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
46233504368 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Karina Bezerra Pinheiro |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
43462162349 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
RÃgia Christina Moura Barbosa |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
61356395368 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4511748850846735 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Priscila de Sousa Aquino |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
97372927315 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Pedro Demo |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
17608341734 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
24507482372 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regina ClÃudia Melo Dodt |
contributor_str_mv |
Lorena Barbosa Ximenes Ana Karina Bezerra Pinheiro RÃgia Christina Moura Barbosa Priscila de Sousa Aquino Pedro Demo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Validation Studies Educational technology Breastfeeding Self-efficacy Nursing. |
topic |
Validation Studies Educational technology Breastfeeding Self-efficacy Nursing. ENFERMAGEM |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENFERMAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
As caracterÃsticas individuais do processo de amamentaÃÃo devem ser consideradas, bem como a relevÃncia da educaÃÃo em saÃde apropriada à mulher no perÃodo puerperal, no ambiente do Alojamento Conjunto (AC). Dessa forma, teve-se como objetivo geral construir e validar tecnologia educativa para promoÃÃo da autoeficÃcia materna no ato de amamentar. Tratou-se de pesquisa quase experimental antes-depois, com grupo de controle nÃo equivalente, tendo como amostra 201 puÃrperas nas unidades de AC, de uma maternidade pÃblica de referÃncia terciÃria na assistÃncia perinatal e neonatal, em Fortaleza. A coleta dos dados ocorreu no perÃodo de maio de 2010 a maio de 2011 em quatro etapas. Na primeira etapa, aplicaram-se dois instrumentos: a Escala Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form (BSES-SF), versÃo brasileira, e o formulÃrio sÃcio demogrÃfico e clÃnico-obstÃtrico para o grupo intervenÃÃo (GI) e grupo comparaÃÃo (GC). Na segunda etapa, o GC recebeu cuidados da equipe, de acordo com a rotina convencional preconizada pela instituiÃÃo e o GI foi submetido à intervenÃÃo educativa individual por meio do Ãlbum seriado: âEu posso amamentar o meu filhoâ, construÃdo a partir da reflexÃo dos itens da BSES-SF, dos pressupostos da Teoria de AutoeficÃcia de Bandura (1986) e de referÃncias sobre aleitamento materno. Essa tecnologia educativa foi submetida à avaliaÃÃo por 10 juÃzes, resultando no Ãndice de Validade de ConteÃdo de 0,92 em relaÃÃo Ãs figuras e 0,97 quanto Ãs fichas-roteiro. En la segunda etapa, el CG recibià equipo de atenciÃn, de acuerdo a la rutina convencional establecida por la instituciÃn y el GI fue sometido a la intervenciÃn educativa individual a travÃs del Ãlbum ilustrado: "Yo puedo amamantar a mi hijo", construido a partir de reflexiÃn de los Ãtems de la BSES-SF, de los supuestos de la TeorÃa de la Autoeficacia de Bandura (1986) y de referencias acerca de la lactancia materna. Esta tecnologÃa educativa fue sometida a la evaluaciÃn por 10 jueces, lo que resulta en el Ãndice de la Validez del Contenido de 0,92 frente al 0,97 cuanto a las fichas-guÃas. A terceira etapa consistiu da aplicaÃÃo da escala BSES-SF nas puÃrperas antes da alta hospitalar. Jà a quarta etapa ocorreu com dois meses de puerpÃrio, novamente com a aplicaÃÃo da escala Ãs puÃrperas do GI e do GC, por contato telefÃnico. O estudo foi aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa. Os resultados evidenciaram que os grupos sÃo similares, pois as seguintes variÃveis nÃo apresentaram diferenÃa estatÃstica: idade, tipo de moradia, tabagismo, etilismo, recebe ajuda nas atividades domÃsticas, espaÃo reservado para amamentar, origem da Ãgua utilizada e existÃncia de pia com Ãgua e sabÃo no banheiro, nÃmero de gestaÃÃes, paridade, nÃmero de abortos, amamentaÃÃo anterior e tempo de aleitamento materno. Apenas se diferenciaram de forma estatisticamente significante as variÃveis: estado civil (p=0,027), ocupaÃÃo (p=0,022) e nÃmero de filhos (p=0,037), com maiores prevalÃncias no grupo comparaÃÃo. Nas etapas 1 e 2 nÃo houve associaÃÃo estatisticamente significante entre os grupos GI e GC, apesar dos escores da escala BSES-SF terem sido mais elevados no GI. Entretanto na etapa 3 (dois meses de puerpÃrio) essas diferenÃas apresentaram significÃncia estatÃstica (p<0,0021). Isto revela que a intervenÃÃo utilizando o Ãlbum seriado favoreceu a autoeficÃcia materna. Quanto à relaÃÃo entre o aleitamento materno e as mudanÃas nos escores da BSES-SF, pode-se verificar associaÃÃo estatisticamente significante (p<0,001), demonstrando que, no GI, 100% das mulheres investigadas em ambos os momentos permaneceram em aleitamento materno, enquanto que no GC este Ãndice reduziu para 41,0%, no terceiro momento. Conclui-se que a intervenÃÃo educativa utilizando-se o Ãlbum seriado âEu posso amamentar o meu filhoâ promoveu nÃo sà a elevada autoeficÃcia materna para amamentar, como maior duraÃÃo do aleitamento materno. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8608 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295165798940672 |