ElaboraÃÃo e validaÃÃo de vÃdeo educativo para promoÃÃo da autoeficÃcia materna na prevenÃÃo da diarreia infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emanuella Silva Joventino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11682
Resumo: A autoeficÃcia das mÃes em relaÃÃo à capacidade para cuidar de seus filhos à relevante para a promoÃÃo da saÃde, sendo considerada uma variÃvel modificÃvel. Diante dos elevados Ãndices de morbimortalidade por diarreia infantil no mundo, faz-se premente a elaboraÃÃo de estratÃgias que visem elevar a autoeficÃcia materna na prevenÃÃo da diarreia infantil. Objetivou-se construir e validar um vÃdeo educativo para promover a autoeficÃcia materna na prevenÃÃo da diarreia infantil. Tratou-se de um estudo multi-mÃtodos: estudo metodolÃgico e de desenvolvimento (elaboraÃÃo do vÃdeo educativo) e ensaio clÃnico randomizado (aplicaÃÃo do vÃdeo educativo). Na construÃÃo do vÃdeo foram seguidas trÃs etapas: prÃ-produÃÃo (sinopse, argumento, roteiro, storyboard), produÃÃo e pÃs-produÃÃo. Para a validaÃÃo do roteiro do vÃdeo, procedeu-se a avaliaÃÃo por 23 juÃzes, profissionais da saÃde e especialistas na Ãrea da diarreia infantil e saÃde da crianÃa; e por cinco juÃzes tÃcnicos especialistas na Ãrea de comunicaÃÃo. O vÃdeo editado passou pela validaÃÃo por 17 mÃes. Em seguida, o vÃdeo foi aplicado ao grupo intervenÃÃo, enquanto que o grupo controle nÃo recebeu nenhuma estratÃgia educativa para a prevenÃÃo da diarreia infantil. Ressalta-se que 90 mÃes de crianÃas menores de cinco anos compuseram cada grupo da investigaÃÃo. Esta fase foi realizada em uma Unidade de AtenÃÃo PrimÃria em SaÃde de Fortaleza-CE, sendo o primeiro contato na unidade de saÃde e o acompanhamento por trÃs meses realizado por contatos telefÃnicos. Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences, versÃo 20.0. O estudo foi aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ. Verificou-se que nos quatro momentos de acompanhamento das mÃes no estudo, as mÃdias dos escores de autoeficÃcia materna para prevenir a diarreia infantil elevaram-se, individualmente em cada grupo, demonstrando significÃncia estatÃstica (p<0,0001). Com relaÃÃo à comparaÃÃo das mÃdias dos escores na Escala de AutoeficÃcia Materna para PrevenÃÃo da Diarreia Infantil entre os grupos e dentro dos momentos, pode-se verificar relaÃÃo estatisticamente significante no segundo mÃs de acompanhamento das mÃes (p=0,042). Houve uma mudanÃa considerÃvel na mÃdia dos escores de autoeficÃcia quando se comparou o momento inicial, no Centro de SaÃde da FamÃlia com os demais momentos em ambos os grupos. Os grupos assemelharam-se em todos os momentos com relaÃÃo à comparaÃÃo das mÃdias dos domÃnios da escala, com exceÃÃo do domÃnio de prÃticas alimentares/gerais, o qual no primeiro mÃs de acompanhamento apresentou p=0,036. No grupo intervenÃÃo, observou-se que trÃs meses apÃs as mÃes terem assistido ao vÃdeo educativo na unidade, a chance de crianÃas de mÃes com moderada autoeficÃcia na escala terem diarreia foi 2,36 maior do que os filhos daquelas com elevada autoeficÃcia para prevenir diarreia. Conclui-se que o uso de vÃdeo educativo âDiarreia Infantil: vocà à capaz de prevenirâ elevou a autoeficÃcia materna em prevenir diarreia infantil, bem como diminuiu as chances dessa enfermidade em filhos de mÃes que tinham elevada autoeficÃcia. Acredita-se que esta tecnologia educativa aliada a intervenÃÃes participativas e a orientaÃÃes do enfermeiro contribuirÃo para a obtenÃÃo de resultados ainda mais eficazes no que diz respeito à prevenÃÃo da diarreia infantil.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisElaboraÃÃo e validaÃÃo de vÃdeo educativo para promoÃÃo da autoeficÃcia materna na prevenÃÃo da diarreia infantilDevelopment and Validation of Educational Video to Promote Maternal Self-Efficacy in the Prevention of Child Diarrhea2013-12-20Lorena Barbosa Ximenes46233504368Mirna Albuquerque Frota44087144372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4708820P0RÃgia Christina Moura Barbosa 61356395368 http://lattes.cnpq.br/4511748850846735Saiwori de Jesus da Silva Bezerra91240050372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4719021D1Cristiana Brasil de Almeida RebouÃas62737546320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4708934H601010694308Emanuella Silva JoventinoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRDiarrhea Infantile Self Efficacy Validation Studies Video-Audio Media NursingENFERMAGEMA autoeficÃcia das mÃes em relaÃÃo à capacidade para cuidar de seus filhos à relevante para a promoÃÃo da saÃde, sendo considerada uma variÃvel modificÃvel. Diante dos elevados Ãndices de morbimortalidade por diarreia infantil no mundo, faz-se premente a elaboraÃÃo de estratÃgias que visem elevar a autoeficÃcia materna na prevenÃÃo da diarreia infantil. Objetivou-se construir e validar um vÃdeo educativo para promover a autoeficÃcia materna na prevenÃÃo da diarreia infantil. Tratou-se de um estudo multi-mÃtodos: estudo metodolÃgico e de desenvolvimento (elaboraÃÃo do vÃdeo educativo) e ensaio clÃnico randomizado (aplicaÃÃo do vÃdeo educativo). Na construÃÃo do vÃdeo foram seguidas trÃs etapas: prÃ-produÃÃo (sinopse, argumento, roteiro, storyboard), produÃÃo e pÃs-produÃÃo. Para a validaÃÃo do roteiro do vÃdeo, procedeu-se a avaliaÃÃo por 23 juÃzes, profissionais da saÃde e especialistas na Ãrea da diarreia infantil e saÃde da crianÃa; e por cinco juÃzes tÃcnicos especialistas na Ãrea de comunicaÃÃo. O vÃdeo editado passou pela validaÃÃo por 17 mÃes. Em seguida, o vÃdeo foi aplicado ao grupo intervenÃÃo, enquanto que o grupo controle nÃo recebeu nenhuma estratÃgia educativa para a prevenÃÃo da diarreia infantil. Ressalta-se que 90 mÃes de crianÃas menores de cinco anos compuseram cada grupo da investigaÃÃo. Esta fase foi realizada em uma Unidade de AtenÃÃo PrimÃria em SaÃde de Fortaleza-CE, sendo o primeiro contato na unidade de saÃde e o acompanhamento por trÃs meses realizado por contatos telefÃnicos. Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences, versÃo 20.0. O estudo foi aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ. Verificou-se que nos quatro momentos de acompanhamento das mÃes no estudo, as mÃdias dos escores de autoeficÃcia materna para prevenir a diarreia infantil elevaram-se, individualmente em cada grupo, demonstrando significÃncia estatÃstica (p<0,0001). Com relaÃÃo à comparaÃÃo das mÃdias dos escores na Escala de AutoeficÃcia Materna para PrevenÃÃo da Diarreia Infantil entre os grupos e dentro dos momentos, pode-se verificar relaÃÃo estatisticamente significante no segundo mÃs de acompanhamento das mÃes (p=0,042). Houve uma mudanÃa considerÃvel na mÃdia dos escores de autoeficÃcia quando se comparou o momento inicial, no Centro de SaÃde da FamÃlia com os demais momentos em ambos os grupos. Os grupos assemelharam-se em todos os momentos com relaÃÃo à comparaÃÃo das mÃdias dos domÃnios da escala, com exceÃÃo do domÃnio de prÃticas alimentares/gerais, o qual no primeiro mÃs de acompanhamento apresentou p=0,036. No grupo intervenÃÃo, observou-se que trÃs meses apÃs as mÃes terem assistido ao vÃdeo educativo na unidade, a chance de crianÃas de mÃes com moderada autoeficÃcia na escala terem diarreia foi 2,36 maior do que os filhos daquelas com elevada autoeficÃcia para prevenir diarreia. Conclui-se que o uso de vÃdeo educativo âDiarreia Infantil: vocà à capaz de prevenirâ elevou a autoeficÃcia materna em prevenir diarreia infantil, bem como diminuiu as chances dessa enfermidade em filhos de mÃes que tinham elevada autoeficÃcia. Acredita-se que esta tecnologia educativa aliada a intervenÃÃes participativas e a orientaÃÃes do enfermeiro contribuirÃo para a obtenÃÃo de resultados ainda mais eficazes no que diz respeito à prevenÃÃo da diarreia infantil.The maternal self-efficacy regarding the ability to care for their children is important for health promotion and consists of a modifiable variable. Given the high rates of morbidity and mortality from infant diarrhea worldwide, there is an urgent need to design strategies aimed at raising maternal self-efficacy in the prevention of infant diarrhea. This study aimed to develop and validate an educational video to promote maternal self-efficacy in the prevention of infant diarrhea. This was a multi-method study: methodological and development study (development of educational video) and randomized clinical trial (application of educational video). For developing the video, we followed three stages: pre-production (synopsis, plot, script, and storyboard), production, and post-production. To validate the video script, we conducted a review by 23 judges, health professionals and experts in the field of infant diarrhea and child health, as well as by five technical judges, experts in the field of communication. Seventeen mothers validated the edited video. After this validation, we applied the video in the intervention group, while the control group received no educational strategy for the prevention of infant diarrhea. It is worth mentioning that 90 mothers of children under five years composed the research group. This phase took place in a primary healthcare unit in Fortaleza-CE, Brazil, in which the first contact was in the health unit and the monitoring for three months happened via telephone. For data analysis, we used the Statistical Package for Social Sciences, version 20.0. The Research Ethics Committee of the Universidade Federal do Cearà approved the project. We verified that, in the four moments of monitoring the mothers in study, the mean scores of maternal self-efficacy for preventing infant diarrhea increased individually in each group, showing statistical significance (p<0.0001). As for the comparison of mean scores in the Maternal Self-Efficacy Scale for Preventing Childhood Diarrhea between groups and within moments, we identified a statistically significant association in the second month of monitoring the mothers (p=0.042). There was a considerable change in the mean self-efficacy scores when comparing the initial moment in the Family Health Center with other moments in both groups. The groups were similar at all moments as regards to the comparison of the mean domain scores of the scale, except for the domain of food/general practices, which in the first month of monitoring presented p=0.036. In the intervention group, we observed that three months after the mothers had watched the educational video at the unit, the chance of children of mothers with moderate self-efficacy having diarrhea was 2.36 higher than in the children of those with high self-efficacy for preventing diarrhea. Thus, we conclude that using the educational video âInfant Diarrhea: you can prevent itâ not only increased maternal self-efficacy in preventing infant diarrhea, but also decreased the chances of this disease in children of mothers who had high self-efficacy. We believe that this educational technology combined with participatory interventions and nursesâ guidance contributes to achieving effective results in the prevention of infant diarrhea.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11682application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:51Zmail@mail.com -
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