AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo discente em curso de graduaÃÃo nas perspectivas dos egressos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18045 |
Resumo: | O ensino superior à um dos maiores desafios da sociedade, pois o mercado globalizado tem um alto nÃvel de dinamicidade e as suas modificaÃÃes influenciam na formaÃÃo universitÃria. Nesse contexto, a qualidade da educaÃÃo vem sendo a principal meta das InstituiÃÃes de Ensino Superior, principalmente das universidades pÃblicas, pois se mostra como resultado da eficÃcia do processo formativo. A eficÃcia està estreitamente vinculada à qualidade dos aspectos pedagÃgicos das escolas, universidades e sistemas de ensino. O curso de GraduaÃÃo em Odontologia da Universidade Federal do Cearà (UFC) tem como perfil do egresso a formaÃÃo generalista, humanista, crÃtica e reflexiva, para atuar em todos os nÃveis de atenÃÃo à saÃde, com base no rigor tÃcnico e cientÃfico. O objetivo deste trabalho compreende avaliar a eficÃcia da formaÃÃo discente do curso de Odontologia da UFC, a partir da anÃlise dos objetivos propostos no Projeto PedagÃgico do Curso (PPC). Para tanto, foi realizada pesquisa de campo de abordagem quali-quantitativa com 77 egressos de 2013 a 2015, com a aplicaÃÃo de questionÃrios atravÃs da Plataforma do Google Drive. O estudo possibilitou identificar que o perfil do profissional està condizente com o Projeto PedagÃgico do Curso (PPC), pois foram identificados fatores positivos que interferem na eficÃcia da formaÃÃo discente, tais como: qualidade do ensino, docentes com alto nÃvel de qualificaÃÃo, ofertas de atividades de pesquisa e extensÃo e incentivo a formaÃÃo acadÃmica. Considera-se que estas sÃo informaÃÃes privilegiadas tanto para a gestÃo do curso de Odontologia, como para a prÃpria UFC, auxiliando na identificaÃÃo de possÃveis fragilidades e na construÃÃo de melhorias para o curso, especificamente com relaÃÃo à formaÃÃo discente, e consequentemente a formaÃÃo do cirurgiÃo-dentista. |
id |
UFC_584564418253dd00d0f63e6212ca9dce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11490 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo discente em curso de graduaÃÃo nas perspectivas dos egressos. Training effectiveness evaluation of students in graduate course in outlook graduates2016-09-14Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/4314586241385987Maxweel Veras Rodrigues26253895320http://lattes.cnpq.br/0145509726999114Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/462521717468671303311863305http://lattes.cnpq.br/3971299456836282Janaine Marques Leal BarrosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBREnsino Superior AvaliaÃÃo Educacional Egresso de Odontologia EficÃcia DiscenteHigher education Educational assessment Student effectivenessEDUCACAOO ensino superior à um dos maiores desafios da sociedade, pois o mercado globalizado tem um alto nÃvel de dinamicidade e as suas modificaÃÃes influenciam na formaÃÃo universitÃria. Nesse contexto, a qualidade da educaÃÃo vem sendo a principal meta das InstituiÃÃes de Ensino Superior, principalmente das universidades pÃblicas, pois se mostra como resultado da eficÃcia do processo formativo. A eficÃcia està estreitamente vinculada à qualidade dos aspectos pedagÃgicos das escolas, universidades e sistemas de ensino. O curso de GraduaÃÃo em Odontologia da Universidade Federal do Cearà (UFC) tem como perfil do egresso a formaÃÃo generalista, humanista, crÃtica e reflexiva, para atuar em todos os nÃveis de atenÃÃo à saÃde, com base no rigor tÃcnico e cientÃfico. O objetivo deste trabalho compreende avaliar a eficÃcia da formaÃÃo discente do curso de Odontologia da UFC, a partir da anÃlise dos objetivos propostos no Projeto PedagÃgico do Curso (PPC). Para tanto, foi realizada pesquisa de campo de abordagem quali-quantitativa com 77 egressos de 2013 a 2015, com a aplicaÃÃo de questionÃrios atravÃs da Plataforma do Google Drive. O estudo possibilitou identificar que o perfil do profissional està condizente com o Projeto PedagÃgico do Curso (PPC), pois foram identificados fatores positivos que interferem na eficÃcia da formaÃÃo discente, tais como: qualidade do ensino, docentes com alto nÃvel de qualificaÃÃo, ofertas de atividades de pesquisa e extensÃo e incentivo a formaÃÃo acadÃmica. Considera-se que estas sÃo informaÃÃes privilegiadas tanto para a gestÃo do curso de Odontologia, como para a prÃpria UFC, auxiliando na identificaÃÃo de possÃveis fragilidades e na construÃÃo de melhorias para o curso, especificamente com relaÃÃo à formaÃÃo discente, e consequentemente a formaÃÃo do cirurgiÃo-dentista.Higher education is one of the major challenges of society, since the global market is very dynamic and its changes influence the educational background. Thus, the quality of education has been the main goal of higher education institutions, especially in public universities, because the effectiveness of the training process results in that quality. Effectiveness is closely linked to the pedagogical aspects of schools, universities and systems of education. The alumniâs profile from the Undergraduate Dentistry Course of Universidade Federal do Cearà (UFC) indicates a formation that is humanistic, critical and reflective to work in all levels of health care based on technical and scientific rigor. Therefore, comprises evaluate the effectiveness of training students of Dentistry course the UFC, from the analysis of the proposed objectives in Pedagogical Course Project (PCP). The analysis was carried out based on the qualitative and quantitative field research data in which 77 alumni who graduated between 2013 and 2015 participated, answering questionnaires through the Google Drive platform. Factors such as quality of education, highly qualified professors, the supply of research and extension activities and the encouragement of continuing education were identified as positive factors because they show that the professionals matched the Pedagogical Course Project (PCP) of the undergraduate course under study. This information is relevant not only to the management of the dentistry course, but also to the UFC itself, helping to identify potential weaknesses and make improvements especially in the training aspect of the course. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18045application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:08Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo discente em curso de graduaÃÃo nas perspectivas dos egressos. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Training effectiveness evaluation of students in graduate course in outlook graduates |
title |
AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo discente em curso de graduaÃÃo nas perspectivas dos egressos. |
spellingShingle |
AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo discente em curso de graduaÃÃo nas perspectivas dos egressos. Janaine Marques Leal Barros Ensino Superior AvaliaÃÃo Educacional Egresso de Odontologia EficÃcia Discente Higher education Educational assessment Student effectiveness EDUCACAO |
title_short |
AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo discente em curso de graduaÃÃo nas perspectivas dos egressos. |
title_full |
AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo discente em curso de graduaÃÃo nas perspectivas dos egressos. |
title_fullStr |
AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo discente em curso de graduaÃÃo nas perspectivas dos egressos. |
title_full_unstemmed |
AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo discente em curso de graduaÃÃo nas perspectivas dos egressos. |
title_sort |
AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo discente em curso de graduaÃÃo nas perspectivas dos egressos. |
author |
Janaine Marques Leal Barros |
author_facet |
Janaine Marques Leal Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
44215088453 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
16392809368 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4314586241385987 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maxweel Veras Rodrigues |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
26253895320 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0145509726999114 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Isaias Batista de Lima |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
38087049349 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4625217174686713 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
03311863305 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3971299456836282 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janaine Marques Leal Barros |
contributor_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola Maria do Socorro de Sousa Rodrigues Maxweel Veras Rodrigues Isaias Batista de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior AvaliaÃÃo Educacional Egresso de Odontologia EficÃcia Discente |
topic |
Ensino Superior AvaliaÃÃo Educacional Egresso de Odontologia EficÃcia Discente Higher education Educational assessment Student effectiveness EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Educational assessment Student effectiveness |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O ensino superior à um dos maiores desafios da sociedade, pois o mercado globalizado tem um alto nÃvel de dinamicidade e as suas modificaÃÃes influenciam na formaÃÃo universitÃria. Nesse contexto, a qualidade da educaÃÃo vem sendo a principal meta das InstituiÃÃes de Ensino Superior, principalmente das universidades pÃblicas, pois se mostra como resultado da eficÃcia do processo formativo. A eficÃcia està estreitamente vinculada à qualidade dos aspectos pedagÃgicos das escolas, universidades e sistemas de ensino. O curso de GraduaÃÃo em Odontologia da Universidade Federal do Cearà (UFC) tem como perfil do egresso a formaÃÃo generalista, humanista, crÃtica e reflexiva, para atuar em todos os nÃveis de atenÃÃo à saÃde, com base no rigor tÃcnico e cientÃfico. O objetivo deste trabalho compreende avaliar a eficÃcia da formaÃÃo discente do curso de Odontologia da UFC, a partir da anÃlise dos objetivos propostos no Projeto PedagÃgico do Curso (PPC). Para tanto, foi realizada pesquisa de campo de abordagem quali-quantitativa com 77 egressos de 2013 a 2015, com a aplicaÃÃo de questionÃrios atravÃs da Plataforma do Google Drive. O estudo possibilitou identificar que o perfil do profissional està condizente com o Projeto PedagÃgico do Curso (PPC), pois foram identificados fatores positivos que interferem na eficÃcia da formaÃÃo discente, tais como: qualidade do ensino, docentes com alto nÃvel de qualificaÃÃo, ofertas de atividades de pesquisa e extensÃo e incentivo a formaÃÃo acadÃmica. Considera-se que estas sÃo informaÃÃes privilegiadas tanto para a gestÃo do curso de Odontologia, como para a prÃpria UFC, auxiliando na identificaÃÃo de possÃveis fragilidades e na construÃÃo de melhorias para o curso, especificamente com relaÃÃo à formaÃÃo discente, e consequentemente a formaÃÃo do cirurgiÃo-dentista. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Higher education is one of the major challenges of society, since the global market is very dynamic and its changes influence the educational background. Thus, the quality of education has been the main goal of higher education institutions, especially in public universities, because the effectiveness of the training process results in that quality. Effectiveness is closely linked to the pedagogical aspects of schools, universities and systems of education. The alumniâs profile from the Undergraduate Dentistry Course of Universidade Federal do Cearà (UFC) indicates a formation that is humanistic, critical and reflective to work in all levels of health care based on technical and scientific rigor. Therefore, comprises evaluate the effectiveness of training students of Dentistry course the UFC, from the analysis of the proposed objectives in Pedagogical Course Project (PCP). The analysis was carried out based on the qualitative and quantitative field research data in which 77 alumni who graduated between 2013 and 2015 participated, answering questionnaires through the Google Drive platform. Factors such as quality of education, highly qualified professors, the supply of research and extension activities and the encouragement of continuing education were identified as positive factors because they show that the professionals matched the Pedagogical Course Project (PCP) of the undergraduate course under study. This information is relevant not only to the management of the dentistry course, but also to the UFC itself, helping to identify potential weaknesses and make improvements especially in the training aspect of the course. |
description |
O ensino superior à um dos maiores desafios da sociedade, pois o mercado globalizado tem um alto nÃvel de dinamicidade e as suas modificaÃÃes influenciam na formaÃÃo universitÃria. Nesse contexto, a qualidade da educaÃÃo vem sendo a principal meta das InstituiÃÃes de Ensino Superior, principalmente das universidades pÃblicas, pois se mostra como resultado da eficÃcia do processo formativo. A eficÃcia està estreitamente vinculada à qualidade dos aspectos pedagÃgicos das escolas, universidades e sistemas de ensino. O curso de GraduaÃÃo em Odontologia da Universidade Federal do Cearà (UFC) tem como perfil do egresso a formaÃÃo generalista, humanista, crÃtica e reflexiva, para atuar em todos os nÃveis de atenÃÃo à saÃde, com base no rigor tÃcnico e cientÃfico. O objetivo deste trabalho compreende avaliar a eficÃcia da formaÃÃo discente do curso de Odontologia da UFC, a partir da anÃlise dos objetivos propostos no Projeto PedagÃgico do Curso (PPC). Para tanto, foi realizada pesquisa de campo de abordagem quali-quantitativa com 77 egressos de 2013 a 2015, com a aplicaÃÃo de questionÃrios atravÃs da Plataforma do Google Drive. O estudo possibilitou identificar que o perfil do profissional està condizente com o Projeto PedagÃgico do Curso (PPC), pois foram identificados fatores positivos que interferem na eficÃcia da formaÃÃo discente, tais como: qualidade do ensino, docentes com alto nÃvel de qualificaÃÃo, ofertas de atividades de pesquisa e extensÃo e incentivo a formaÃÃo acadÃmica. Considera-se que estas sÃo informaÃÃes privilegiadas tanto para a gestÃo do curso de Odontologia, como para a prÃpria UFC, auxiliando na identificaÃÃo de possÃveis fragilidades e na construÃÃo de melhorias para o curso, especificamente com relaÃÃo à formaÃÃo discente, e consequentemente a formaÃÃo do cirurgiÃo-dentista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18045 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295227745665024 |