ContribuiÃÃes pedagÃgicas para avaliaÃÃo em larga escala da produÃÃo escrita nas sÃries iniciais do ensino do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Leonir do Nascimento Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8359
Resumo: A presente pesquisa busca verificar se à possÃvel avaliar em larga escala a escrita de textos de alunos do 1 ano do ensino fundamental. Para tanto, foram analisadas diferentes produÃÃes textuais de crianÃas, participantes de prÃ-testes realizados pela equipe de avaliaÃÃo do PAIC-Alfa (Programa de AlfabetizaÃÃo na Idade Certa). Durante a pesquisa foram sistematizados possÃveis critÃrios de anÃlise visando a uma melhor investigaÃÃo de escritas no 1 ano, tomando uma proporÃÃo maior, num quantitativo maior de alunos. Tais critÃrios tentam contemplar aspectos essenciais da produÃÃo textual, tÃo subjetivos na avaliaÃÃo da escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, na medida em que sÃo analisadas produÃÃes textuais de crianÃas em fase de alfabetizaÃÃo. Os dados foram colhidos em uma pesquisa de campo durante os prÃ-testes, ocasiÃes em que tambÃm foram aplicados questionÃrios de investigaÃÃo para algumas das professoras das turmas testadas, no intuito de aprofundar os estudos acerca da alfabetizaÃÃo e da produÃÃo textual das crianÃas que estavam sendo avaliadas. Para aprofundar a anÃlise qualitativa, tambÃm foi realizado um laboratÃrio com especialistas em avaliaÃÃo e alfabetizaÃÃo, em que foram observadas categorias de anÃlise da produÃÃo escrita de crianÃas no 1 ano do Ensino Fundamental. Este estudo foi importante para entender peculiaridades das escritas infantis, achados preciosos, que revelaram a capacidade de crianÃas que, com menos de sete anos, estudantes de escola pÃblica, conseguiram escrever textos, com sentido, significado e obedecendo a padrÃes convencionais da escrita; e aquelas que nÃo o conseguiram jà tinham, no mÃnimo, se aproximado de escritas prÃ-silÃbicas e silÃbicas, nÃveis tambÃm interessantes em crianÃas com essa idade e avaliadas no meio do 1 semestre do ano letivo. Os resultados desse trabalho mostraram que à possÃvel a avaliaÃÃo da escrita em larga Escala de crianÃas em processo de alfabetizaÃÃo, especificamente, no 1 ano do Ensino Fundamental, considerando a avaliaÃÃo como diagnÃstica e com o objetivo da intervenÃÃo na aprendizagem.
id UFC_5998eb3679120e7d01949df8872839cc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5597
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisContribuiÃÃes pedagÃgicas para avaliaÃÃo em larga escala da produÃÃo escrita nas sÃries iniciais do ensino do ensino fundamentalPedagogical contributions to large-scale evaluation of the written production of teaching in the early grades of elementary school2012-06-18Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587ClÃudio de Albuquerque Marques28361660372Maria Helenice AraÃjo Costa23143860359 http://lattes.cnpq.br/5246373482517751 61472190300http://lattes.cnpq.br/9431850458490576Maria Leonir do Nascimento SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAlfabetizaÃÃo AvaliaÃÃo em Larga Escala AvaliaÃÃo da escritaLiteracy Large-Scale Assessment Evaluation of writingEDUCACAOA presente pesquisa busca verificar se à possÃvel avaliar em larga escala a escrita de textos de alunos do 1 ano do ensino fundamental. Para tanto, foram analisadas diferentes produÃÃes textuais de crianÃas, participantes de prÃ-testes realizados pela equipe de avaliaÃÃo do PAIC-Alfa (Programa de AlfabetizaÃÃo na Idade Certa). Durante a pesquisa foram sistematizados possÃveis critÃrios de anÃlise visando a uma melhor investigaÃÃo de escritas no 1 ano, tomando uma proporÃÃo maior, num quantitativo maior de alunos. Tais critÃrios tentam contemplar aspectos essenciais da produÃÃo textual, tÃo subjetivos na avaliaÃÃo da escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, na medida em que sÃo analisadas produÃÃes textuais de crianÃas em fase de alfabetizaÃÃo. Os dados foram colhidos em uma pesquisa de campo durante os prÃ-testes, ocasiÃes em que tambÃm foram aplicados questionÃrios de investigaÃÃo para algumas das professoras das turmas testadas, no intuito de aprofundar os estudos acerca da alfabetizaÃÃo e da produÃÃo textual das crianÃas que estavam sendo avaliadas. Para aprofundar a anÃlise qualitativa, tambÃm foi realizado um laboratÃrio com especialistas em avaliaÃÃo e alfabetizaÃÃo, em que foram observadas categorias de anÃlise da produÃÃo escrita de crianÃas no 1 ano do Ensino Fundamental. Este estudo foi importante para entender peculiaridades das escritas infantis, achados preciosos, que revelaram a capacidade de crianÃas que, com menos de sete anos, estudantes de escola pÃblica, conseguiram escrever textos, com sentido, significado e obedecendo a padrÃes convencionais da escrita; e aquelas que nÃo o conseguiram jà tinham, no mÃnimo, se aproximado de escritas prÃ-silÃbicas e silÃbicas, nÃveis tambÃm interessantes em crianÃas com essa idade e avaliadas no meio do 1 semestre do ano letivo. Os resultados desse trabalho mostraram que à possÃvel a avaliaÃÃo da escrita em larga Escala de crianÃas em processo de alfabetizaÃÃo, especificamente, no 1 ano do Ensino Fundamental, considerando a avaliaÃÃo como diagnÃstica e com o objetivo da intervenÃÃo na aprendizagem.This research aims to verify whether it is possible to evaluate large-scale writing texts for students of 1st year of elementary school. Thus, we analyzed different textual productions of children participating in pre-tests conducted by the evaluation team of the Alfa-PAIC (Age Literacy Program in One). During the study, we systematized possible criteria for analysis in order to better investigate written in the 1st year, taking a greater proportion, a greater quantity of students. These criteria attempt to cover essential aspects of textual production, as the subjective assessment of writing. This is a qualitative and descriptive in that it is analyzed textual productions of children in the literacy phase. In the research field during the pre-tests, data were collected and questionnaires were applied to research some of the teachers of the classes tested in order to deepen the studies of literacy and the textual production of the children who were being evaluated. For further qualitative analysis, a laboratory evaluation specialists and literacy was held in which categories were observed analyzing the written production of children at 1 year of elementary school. This study was important to understand the peculiarities of writing for children, precious findings, which revealed the ability of children with less than seven years, public school students, were able to write texts with meaning, significance and obeying the conventional standards of writing, and those who had not succeeded, at least, approached written pre-syllabic and syllabic levels also interesting for children at this age and evaluated in the middle of the first semester of the school year. The findings showed that it is possible to evaluate large-scale writing of children in the literacy process, specifically, in the 1st grade of elementary school, considering the evaluation as a diagnostic and intervention with the goal of learning.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8359application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:25Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ContribuiÃÃes pedagÃgicas para avaliaÃÃo em larga escala da produÃÃo escrita nas sÃries iniciais do ensino do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical contributions to large-scale evaluation of the written production of teaching in the early grades of elementary school
title ContribuiÃÃes pedagÃgicas para avaliaÃÃo em larga escala da produÃÃo escrita nas sÃries iniciais do ensino do ensino fundamental
spellingShingle ContribuiÃÃes pedagÃgicas para avaliaÃÃo em larga escala da produÃÃo escrita nas sÃries iniciais do ensino do ensino fundamental
Maria Leonir do Nascimento Silva
AlfabetizaÃÃo
AvaliaÃÃo em Larga Escala
AvaliaÃÃo da escrita
Literacy
Large-Scale Assessment
Evaluation of writing
EDUCACAO
title_short ContribuiÃÃes pedagÃgicas para avaliaÃÃo em larga escala da produÃÃo escrita nas sÃries iniciais do ensino do ensino fundamental
title_full ContribuiÃÃes pedagÃgicas para avaliaÃÃo em larga escala da produÃÃo escrita nas sÃries iniciais do ensino do ensino fundamental
title_fullStr ContribuiÃÃes pedagÃgicas para avaliaÃÃo em larga escala da produÃÃo escrita nas sÃries iniciais do ensino do ensino fundamental
title_full_unstemmed ContribuiÃÃes pedagÃgicas para avaliaÃÃo em larga escala da produÃÃo escrita nas sÃries iniciais do ensino do ensino fundamental
title_sort ContribuiÃÃes pedagÃgicas para avaliaÃÃo em larga escala da produÃÃo escrita nas sÃries iniciais do ensino do ensino fundamental
author Maria Leonir do Nascimento Silva
author_facet Maria Leonir do Nascimento Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25904612320
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Paula de Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 39354598315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ClÃudio de Albuquerque Marques
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 28361660372
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Helenice AraÃjo Costa
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 23143860359
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5246373482517751
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 61472190300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9431850458490576
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Leonir do Nascimento Silva
contributor_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
ClÃudio de Albuquerque Marques
Maria Helenice AraÃjo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv AlfabetizaÃÃo
AvaliaÃÃo em Larga Escala
AvaliaÃÃo da escrita
topic AlfabetizaÃÃo
AvaliaÃÃo em Larga Escala
AvaliaÃÃo da escrita
Literacy
Large-Scale Assessment
Evaluation of writing
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Large-Scale Assessment
Evaluation of writing
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa busca verificar se à possÃvel avaliar em larga escala a escrita de textos de alunos do 1 ano do ensino fundamental. Para tanto, foram analisadas diferentes produÃÃes textuais de crianÃas, participantes de prÃ-testes realizados pela equipe de avaliaÃÃo do PAIC-Alfa (Programa de AlfabetizaÃÃo na Idade Certa). Durante a pesquisa foram sistematizados possÃveis critÃrios de anÃlise visando a uma melhor investigaÃÃo de escritas no 1 ano, tomando uma proporÃÃo maior, num quantitativo maior de alunos. Tais critÃrios tentam contemplar aspectos essenciais da produÃÃo textual, tÃo subjetivos na avaliaÃÃo da escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, na medida em que sÃo analisadas produÃÃes textuais de crianÃas em fase de alfabetizaÃÃo. Os dados foram colhidos em uma pesquisa de campo durante os prÃ-testes, ocasiÃes em que tambÃm foram aplicados questionÃrios de investigaÃÃo para algumas das professoras das turmas testadas, no intuito de aprofundar os estudos acerca da alfabetizaÃÃo e da produÃÃo textual das crianÃas que estavam sendo avaliadas. Para aprofundar a anÃlise qualitativa, tambÃm foi realizado um laboratÃrio com especialistas em avaliaÃÃo e alfabetizaÃÃo, em que foram observadas categorias de anÃlise da produÃÃo escrita de crianÃas no 1 ano do Ensino Fundamental. Este estudo foi importante para entender peculiaridades das escritas infantis, achados preciosos, que revelaram a capacidade de crianÃas que, com menos de sete anos, estudantes de escola pÃblica, conseguiram escrever textos, com sentido, significado e obedecendo a padrÃes convencionais da escrita; e aquelas que nÃo o conseguiram jà tinham, no mÃnimo, se aproximado de escritas prÃ-silÃbicas e silÃbicas, nÃveis tambÃm interessantes em crianÃas com essa idade e avaliadas no meio do 1 semestre do ano letivo. Os resultados desse trabalho mostraram que à possÃvel a avaliaÃÃo da escrita em larga Escala de crianÃas em processo de alfabetizaÃÃo, especificamente, no 1 ano do Ensino Fundamental, considerando a avaliaÃÃo como diagnÃstica e com o objetivo da intervenÃÃo na aprendizagem.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research aims to verify whether it is possible to evaluate large-scale writing texts for students of 1st year of elementary school. Thus, we analyzed different textual productions of children participating in pre-tests conducted by the evaluation team of the Alfa-PAIC (Age Literacy Program in One). During the study, we systematized possible criteria for analysis in order to better investigate written in the 1st year, taking a greater proportion, a greater quantity of students. These criteria attempt to cover essential aspects of textual production, as the subjective assessment of writing. This is a qualitative and descriptive in that it is analyzed textual productions of children in the literacy phase. In the research field during the pre-tests, data were collected and questionnaires were applied to research some of the teachers of the classes tested in order to deepen the studies of literacy and the textual production of the children who were being evaluated. For further qualitative analysis, a laboratory evaluation specialists and literacy was held in which categories were observed analyzing the written production of children at 1 year of elementary school. This study was important to understand the peculiarities of writing for children, precious findings, which revealed the ability of children with less than seven years, public school students, were able to write texts with meaning, significance and obeying the conventional standards of writing, and those who had not succeeded, at least, approached written pre-syllabic and syllabic levels also interesting for children at this age and evaluated in the middle of the first semester of the school year. The findings showed that it is possible to evaluate large-scale writing of children in the literacy process, specifically, in the 1st grade of elementary school, considering the evaluation as a diagnostic and intervention with the goal of learning.
description A presente pesquisa busca verificar se à possÃvel avaliar em larga escala a escrita de textos de alunos do 1 ano do ensino fundamental. Para tanto, foram analisadas diferentes produÃÃes textuais de crianÃas, participantes de prÃ-testes realizados pela equipe de avaliaÃÃo do PAIC-Alfa (Programa de AlfabetizaÃÃo na Idade Certa). Durante a pesquisa foram sistematizados possÃveis critÃrios de anÃlise visando a uma melhor investigaÃÃo de escritas no 1 ano, tomando uma proporÃÃo maior, num quantitativo maior de alunos. Tais critÃrios tentam contemplar aspectos essenciais da produÃÃo textual, tÃo subjetivos na avaliaÃÃo da escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, na medida em que sÃo analisadas produÃÃes textuais de crianÃas em fase de alfabetizaÃÃo. Os dados foram colhidos em uma pesquisa de campo durante os prÃ-testes, ocasiÃes em que tambÃm foram aplicados questionÃrios de investigaÃÃo para algumas das professoras das turmas testadas, no intuito de aprofundar os estudos acerca da alfabetizaÃÃo e da produÃÃo textual das crianÃas que estavam sendo avaliadas. Para aprofundar a anÃlise qualitativa, tambÃm foi realizado um laboratÃrio com especialistas em avaliaÃÃo e alfabetizaÃÃo, em que foram observadas categorias de anÃlise da produÃÃo escrita de crianÃas no 1 ano do Ensino Fundamental. Este estudo foi importante para entender peculiaridades das escritas infantis, achados preciosos, que revelaram a capacidade de crianÃas que, com menos de sete anos, estudantes de escola pÃblica, conseguiram escrever textos, com sentido, significado e obedecendo a padrÃes convencionais da escrita; e aquelas que nÃo o conseguiram jà tinham, no mÃnimo, se aproximado de escritas prÃ-silÃbicas e silÃbicas, nÃveis tambÃm interessantes em crianÃas com essa idade e avaliadas no meio do 1 semestre do ano letivo. Os resultados desse trabalho mostraram que à possÃvel a avaliaÃÃo da escrita em larga Escala de crianÃas em processo de alfabetizaÃÃo, especificamente, no 1 ano do Ensino Fundamental, considerando a avaliaÃÃo como diagnÃstica e com o objetivo da intervenÃÃo na aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8359
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295163981758464