Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12880 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_7ccafdeeed47a71f62b65a2dbfed8c5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8166 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadoraFrom product to process: contributions from Provinha Brazil in the reorganization of literacy teaching practice2014-07-10Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320ClÃudio de Albuquerque Marques28361660372Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768XÃnia DiÃgenes Benfatti38153882368http://lattes.cnpq.br/0724002945099128 Joyce Carneiro de Oliveira88737349368http://lattes.cnpq.br/983419392834577270575967315http://lattes.cnpq.br/7346458823661768Georgyanna AndrÃa Silva Morais Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProvinha Brasil AlfabetizaÃÃo Letramento AvaliaÃÃo da aprendizagem AvaliaÃÃo externaProvinha Brazil Teaching reading Literacy Assessment of learning External evaluationEDUCACAOnÃo hÃAs discussÃes empreendidas sobre as prÃticas das avaliaÃÃes externas no contexto da alfabetizaÃÃo tem apontado diferentes contribuiÃÃes para o contexto escolar, a partir da leitura e discussÃo dos resultados produzidos, apontando como uma das possibilidades dessas prÃticas avaliativas encaminhamentos para a ressignificaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas alfabetizadoras. Trata-se de considerar, nesta dinÃmica, a articulaÃÃo entre o produto (resultados obtidos) e o processo (prÃticas pedagÃgicas) por meio de aÃÃes formativas em torno da avaliaÃÃo diagnÃstica, visando à reorientaÃÃo do fazer docente. A partir dessa compreensÃo, a concepÃÃo de prÃtica avaliativa que norteia a presente investigaÃÃo fundamenta-se em um paradigma crÃtico que considera a especificidade do ato de avaliar como componente do fazer pedagÃgico, com fins de investigaÃÃo e intervenÃÃo. Tomando como parÃmetro as reflexÃes ora pontuadas, encaminhamos o foco do presente estudo para os processos formativos de professores alfabetizadores no campo da avaliaÃÃo externa, de modo especÃfico, a Provinha Brasil. Desse modo, o objetivo central da pesquisa à analisar as contribuiÃÃes da Provinha Brasil para a reorganizaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas alfabetizadoras, com vistas a garantir a aprendizagem dos alunos. As consideraÃÃes teÃricas desse estudo fundamentam-se em Soares (2004a, 2004b, 2005), Ferreiro e Teberosky (1999), Kleiman (1995, 1998), Mortatti (2004, 2008), dentre outros para discutir as categorias alfabetizaÃÃo e letramento; em Esteban (2002, 2008, 2009), Barriga (2008), Afonso (2009), Luckesi (20011a, 2011b), Perrenoud (1999), Villas Boas (2008, 2011), para discutir avaliaÃÃo educacional. A trajetÃria metodolÃgica da pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-aÃÃo como metodologia de pesquisa para o diagnÃstico, planejamento e realizaÃÃo das aÃÃes interventivas, bem como a avaliaÃÃo das aÃÃes realizadas na pesquisa, cujas reflexÃes teÃricas fundamentam-se em Barbier (2007), Dionne (2007), Thiollent (2009), Franco (2005). Os dados produzidos foram analisados a partir de uma abordagem descritivo-interpretativa dos achados da pesquisa, com base na organizaÃÃo de dois eixos de anÃlise: 1. Saberes e prÃticas das professoras alfabetizadoras e 2.Aprendendo com a prÃtica avaliativa da Provinha Brasil. Pesquisamos a prÃtica pedagÃgica de duas alfabetizadoras que atuam no 2 ano do Ensino Fundamental, na rede pÃblica municipal de Caxias-MA. O diagnÃstico inicial da pesquisa nos revelou a ausÃncia de conhecimentos sobre a prÃtica avaliativa da Provinha Brasil, fator este que nos encaminhou para uma aÃÃo interventiva de leitura e anÃlise dos resultados dos testes 01 e 02 do referido instrumento. A anÃlise do percurso investigativo destaca que, entre os muitos fios que tecem a prÃtica pedagÃgica, as professoras revelam a avaliaÃÃo da aprendizagem como elemento central da contribuiÃÃo da Provinha Brasil para a reorganizaÃÃo de suas prÃticas, ressaltando o carÃter formativo da Provinha Brasil, para alÃm da avaliaÃÃo diagnÃstica. Confirmamos, portanto, que a articulaÃÃo entre os resultados obtidos pelas avaliaÃÃes externas e as prÃticas pedagÃgicas, realizadas em aÃÃes formativas, possibilita a reorganizaÃÃo do fazer pedagÃgico.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12880application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:08Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
From product to process: contributions from Provinha Brazil in the reorganization of literacy teaching practice |
title |
Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora |
spellingShingle |
Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora Georgyanna AndrÃa Silva Morais Provinha Brasil AlfabetizaÃÃo Letramento AvaliaÃÃo da aprendizagem AvaliaÃÃo externa Provinha Brazil Teaching reading Literacy Assessment of learning External evaluation EDUCACAO |
title_short |
Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora |
title_full |
Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora |
title_fullStr |
Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora |
title_full_unstemmed |
Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora |
title_sort |
Do produto ao processo: contribuiÃÃes da Provinha Brasil na reorganizaÃÃo da prÃtica pedagÃgica alfabetizadora |
author |
Georgyanna AndrÃa Silva Morais |
author_facet |
Georgyanna AndrÃa Silva Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
25904612320 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ClÃudio de Albuquerque Marques |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
28361660372 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Paula de Medeiros Ribeiro |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
39354598315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6388557443388587 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
74089269768 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
XÃnia DiÃgenes Benfatti |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
38153882368 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0724002945099128 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Joyce Carneiro de Oliveira |
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv |
88737349368 |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9834193928345772 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
70575967315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7346458823661768 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Georgyanna AndrÃa Silva Morais |
contributor_str_mv |
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca ClÃudio de Albuquerque Marques Ana Paula de Medeiros Ribeiro Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins XÃnia DiÃgenes Benfatti Joyce Carneiro de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Provinha Brasil AlfabetizaÃÃo Letramento AvaliaÃÃo da aprendizagem AvaliaÃÃo externa |
topic |
Provinha Brasil AlfabetizaÃÃo Letramento AvaliaÃÃo da aprendizagem AvaliaÃÃo externa Provinha Brazil Teaching reading Literacy Assessment of learning External evaluation EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Provinha Brazil Teaching reading Literacy Assessment of learning External evaluation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
As discussÃes empreendidas sobre as prÃticas das avaliaÃÃes externas no contexto da alfabetizaÃÃo tem apontado diferentes contribuiÃÃes para o contexto escolar, a partir da leitura e discussÃo dos resultados produzidos, apontando como uma das possibilidades dessas prÃticas avaliativas encaminhamentos para a ressignificaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas alfabetizadoras. Trata-se de considerar, nesta dinÃmica, a articulaÃÃo entre o produto (resultados obtidos) e o processo (prÃticas pedagÃgicas) por meio de aÃÃes formativas em torno da avaliaÃÃo diagnÃstica, visando à reorientaÃÃo do fazer docente. A partir dessa compreensÃo, a concepÃÃo de prÃtica avaliativa que norteia a presente investigaÃÃo fundamenta-se em um paradigma crÃtico que considera a especificidade do ato de avaliar como componente do fazer pedagÃgico, com fins de investigaÃÃo e intervenÃÃo. Tomando como parÃmetro as reflexÃes ora pontuadas, encaminhamos o foco do presente estudo para os processos formativos de professores alfabetizadores no campo da avaliaÃÃo externa, de modo especÃfico, a Provinha Brasil. Desse modo, o objetivo central da pesquisa à analisar as contribuiÃÃes da Provinha Brasil para a reorganizaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas alfabetizadoras, com vistas a garantir a aprendizagem dos alunos. As consideraÃÃes teÃricas desse estudo fundamentam-se em Soares (2004a, 2004b, 2005), Ferreiro e Teberosky (1999), Kleiman (1995, 1998), Mortatti (2004, 2008), dentre outros para discutir as categorias alfabetizaÃÃo e letramento; em Esteban (2002, 2008, 2009), Barriga (2008), Afonso (2009), Luckesi (20011a, 2011b), Perrenoud (1999), Villas Boas (2008, 2011), para discutir avaliaÃÃo educacional. A trajetÃria metodolÃgica da pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-aÃÃo como metodologia de pesquisa para o diagnÃstico, planejamento e realizaÃÃo das aÃÃes interventivas, bem como a avaliaÃÃo das aÃÃes realizadas na pesquisa, cujas reflexÃes teÃricas fundamentam-se em Barbier (2007), Dionne (2007), Thiollent (2009), Franco (2005). Os dados produzidos foram analisados a partir de uma abordagem descritivo-interpretativa dos achados da pesquisa, com base na organizaÃÃo de dois eixos de anÃlise: 1. Saberes e prÃticas das professoras alfabetizadoras e 2.Aprendendo com a prÃtica avaliativa da Provinha Brasil. Pesquisamos a prÃtica pedagÃgica de duas alfabetizadoras que atuam no 2 ano do Ensino Fundamental, na rede pÃblica municipal de Caxias-MA. O diagnÃstico inicial da pesquisa nos revelou a ausÃncia de conhecimentos sobre a prÃtica avaliativa da Provinha Brasil, fator este que nos encaminhou para uma aÃÃo interventiva de leitura e anÃlise dos resultados dos testes 01 e 02 do referido instrumento. A anÃlise do percurso investigativo destaca que, entre os muitos fios que tecem a prÃtica pedagÃgica, as professoras revelam a avaliaÃÃo da aprendizagem como elemento central da contribuiÃÃo da Provinha Brasil para a reorganizaÃÃo de suas prÃticas, ressaltando o carÃter formativo da Provinha Brasil, para alÃm da avaliaÃÃo diagnÃstica. Confirmamos, portanto, que a articulaÃÃo entre os resultados obtidos pelas avaliaÃÃes externas e as prÃticas pedagÃgicas, realizadas em aÃÃes formativas, possibilita a reorganizaÃÃo do fazer pedagÃgico. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12880 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295195423309824 |