ConcepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto casa de estudos musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JoÃo LuÃs Soares Studart GuimarÃes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15353
Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central as concepÃÃes de educaÃÃo musical identificadas no projeto Casa de Estudos Musicais (CADEMUS), localizado na Casa Josà de Alencar, no bairro de Messejana, Fortaleza, CearÃ. A abordagem teÃrica da pesquisa, ancorada na praxiologia de Bourdieu (2008, 1998, 1992, 1989, 1983), pelos conceitos de habitus, trajetÃria e capital, assim como na epistemologia dos saberes docentes apresentados por Tardif (2011) e nas concepÃÃes de educaÃÃo musical que norteiam as aÃÃes de ensino e extensÃo na Universidade Federal do Cearà (MATOS, 2010, 2007, 2006) (MORAES, 2007, 1993) (SILVA, 2012), fornece categorias de anÃlise a partir das quais compreendemos as concepÃÃes que se originam do habitus, da trajetÃria formativa e dos capitais culturais e escolares de trÃs professores do projeto Casa de Estudos Musicais. A partir da exteriorizaÃÃo do habitus e da conversÃo dos capitais acumulados pelos agentes em concepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto CADEMUS, compete à pesquisa compreender o carÃter pedagÃgico-musical do referido projeto, que se expressa nos procedimentos didÃticos e metodolÃgicos, referenciais teÃricos e saberes da experiÃncia utilizados pelos professores na conduÃÃo das disciplinas de Canto Coral, Teclado e MusicalizaÃÃo, no perÃodo de 2013 a 2015. A metodologia empregada na pesquisa, de cunho qualitativo e com delineamento de estudo de caso, requisitou como procedimentos de coleta de dados a observaÃÃo, a entrevista semi-estruturada e a aplicaÃÃo de questionÃrios abertos, os quais subsidiaram a anÃlise das trajetÃrias de vida, dos processos formativos em mÃsica, da constituiÃÃo e utilizaÃÃo das concepÃÃes de educaÃÃo musical pelos agentes, no Ãmbito do projeto CADEMUS.
id UFC_5afec6b944f17284b384349032759911
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9966
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConcepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto casa de estudos musicaisEducation concepts in projeto casa de estudos musicais2015-07-31Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/926128006194229396201614320 http://lattes.cnpq.br/5859343390687738JoÃo LuÃs Soares Studart GuimarÃesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo musical Ensino de mÃsica Habitus professoralMusic education Music education Professorial habitusEDUCACAOEsta pesquisa apresenta como tema central as concepÃÃes de educaÃÃo musical identificadas no projeto Casa de Estudos Musicais (CADEMUS), localizado na Casa Josà de Alencar, no bairro de Messejana, Fortaleza, CearÃ. A abordagem teÃrica da pesquisa, ancorada na praxiologia de Bourdieu (2008, 1998, 1992, 1989, 1983), pelos conceitos de habitus, trajetÃria e capital, assim como na epistemologia dos saberes docentes apresentados por Tardif (2011) e nas concepÃÃes de educaÃÃo musical que norteiam as aÃÃes de ensino e extensÃo na Universidade Federal do Cearà (MATOS, 2010, 2007, 2006) (MORAES, 2007, 1993) (SILVA, 2012), fornece categorias de anÃlise a partir das quais compreendemos as concepÃÃes que se originam do habitus, da trajetÃria formativa e dos capitais culturais e escolares de trÃs professores do projeto Casa de Estudos Musicais. A partir da exteriorizaÃÃo do habitus e da conversÃo dos capitais acumulados pelos agentes em concepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto CADEMUS, compete à pesquisa compreender o carÃter pedagÃgico-musical do referido projeto, que se expressa nos procedimentos didÃticos e metodolÃgicos, referenciais teÃricos e saberes da experiÃncia utilizados pelos professores na conduÃÃo das disciplinas de Canto Coral, Teclado e MusicalizaÃÃo, no perÃodo de 2013 a 2015. A metodologia empregada na pesquisa, de cunho qualitativo e com delineamento de estudo de caso, requisitou como procedimentos de coleta de dados a observaÃÃo, a entrevista semi-estruturada e a aplicaÃÃo de questionÃrios abertos, os quais subsidiaram a anÃlise das trajetÃrias de vida, dos processos formativos em mÃsica, da constituiÃÃo e utilizaÃÃo das concepÃÃes de educaÃÃo musical pelos agentes, no Ãmbito do projeto CADEMUS.This research has as its central theme the music education conceptions identified in the project Casa de Estudos Musicais (CADEMUS), located in Casa Josà de Alencar, in Messejana neighborhood, Fortaleza, CearÃ. The theoretical approach to research, anchored in Bourdieu (2008, 1998, 1992, 1989, 1983), by habitus concepts, trajectory and capital, as well as the epistemology of teaching knowledge presented by Tardif (2011) and in music education concepts that guide teaching and extension measures at the Universidade Federal do Cearà (MATOS, 2010, 2007, 2006) (MORAES, 2007, 1993) (SILVA, 2012), provides analytical categories from which we understand the concepts arising from the habitus, the formative trajectory and the cultural and educational capital of three Project teachers Casa de Estudos Musicais. From the externalization of habitus and capital accumulated by the agents in music education concepts in CADEMUS project, it is research to understand the pedagogical and musical character of that project, which is expressed in the didactic and methodological procedures, theoretical frameworks and knowledge of experience used by teachers in conducting disciplines Choir, Keyboard and Musicalization, in the period from 2013 to 2015. The methodology used in research, qualitative approach and case study design, as requested procedures for data collection observation, interview semi-structured and the application of open questionnaires, which subsidize the analysis of life courses, the training processes in music, the creation and use of music education conceptions of the agents in the CADEMUS project.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15353application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:33Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ConcepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto casa de estudos musicais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education concepts in projeto casa de estudos musicais
title ConcepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto casa de estudos musicais
spellingShingle ConcepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto casa de estudos musicais
JoÃo LuÃs Soares Studart GuimarÃes
EducaÃÃo musical
Ensino de mÃsica
Habitus professoral
Music education
Music education
Professorial habitus
EDUCACAO
title_short ConcepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto casa de estudos musicais
title_full ConcepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto casa de estudos musicais
title_fullStr ConcepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto casa de estudos musicais
title_full_unstemmed ConcepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto casa de estudos musicais
title_sort ConcepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto casa de estudos musicais
author JoÃo LuÃs Soares Studart GuimarÃes
author_facet JoÃo LuÃs Soares Studart GuimarÃes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedro RogÃrio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà Albio Moreira de Sales
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11408588315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5175762444724772
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elvis de Azevedo Matos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 32208677315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9261280061942293
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 96201614320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5859343390687738
dc.contributor.author.fl_str_mv JoÃo LuÃs Soares Studart GuimarÃes
contributor_str_mv Pedro RogÃrio
Josà Albio Moreira de Sales
Elvis de Azevedo Matos
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo musical
Ensino de mÃsica
Habitus professoral
topic EducaÃÃo musical
Ensino de mÃsica
Habitus professoral
Music education
Music education
Professorial habitus
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Music education
Music education
Professorial habitus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa apresenta como tema central as concepÃÃes de educaÃÃo musical identificadas no projeto Casa de Estudos Musicais (CADEMUS), localizado na Casa Josà de Alencar, no bairro de Messejana, Fortaleza, CearÃ. A abordagem teÃrica da pesquisa, ancorada na praxiologia de Bourdieu (2008, 1998, 1992, 1989, 1983), pelos conceitos de habitus, trajetÃria e capital, assim como na epistemologia dos saberes docentes apresentados por Tardif (2011) e nas concepÃÃes de educaÃÃo musical que norteiam as aÃÃes de ensino e extensÃo na Universidade Federal do Cearà (MATOS, 2010, 2007, 2006) (MORAES, 2007, 1993) (SILVA, 2012), fornece categorias de anÃlise a partir das quais compreendemos as concepÃÃes que se originam do habitus, da trajetÃria formativa e dos capitais culturais e escolares de trÃs professores do projeto Casa de Estudos Musicais. A partir da exteriorizaÃÃo do habitus e da conversÃo dos capitais acumulados pelos agentes em concepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto CADEMUS, compete à pesquisa compreender o carÃter pedagÃgico-musical do referido projeto, que se expressa nos procedimentos didÃticos e metodolÃgicos, referenciais teÃricos e saberes da experiÃncia utilizados pelos professores na conduÃÃo das disciplinas de Canto Coral, Teclado e MusicalizaÃÃo, no perÃodo de 2013 a 2015. A metodologia empregada na pesquisa, de cunho qualitativo e com delineamento de estudo de caso, requisitou como procedimentos de coleta de dados a observaÃÃo, a entrevista semi-estruturada e a aplicaÃÃo de questionÃrios abertos, os quais subsidiaram a anÃlise das trajetÃrias de vida, dos processos formativos em mÃsica, da constituiÃÃo e utilizaÃÃo das concepÃÃes de educaÃÃo musical pelos agentes, no Ãmbito do projeto CADEMUS.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research has as its central theme the music education conceptions identified in the project Casa de Estudos Musicais (CADEMUS), located in Casa Josà de Alencar, in Messejana neighborhood, Fortaleza, CearÃ. The theoretical approach to research, anchored in Bourdieu (2008, 1998, 1992, 1989, 1983), by habitus concepts, trajectory and capital, as well as the epistemology of teaching knowledge presented by Tardif (2011) and in music education concepts that guide teaching and extension measures at the Universidade Federal do Cearà (MATOS, 2010, 2007, 2006) (MORAES, 2007, 1993) (SILVA, 2012), provides analytical categories from which we understand the concepts arising from the habitus, the formative trajectory and the cultural and educational capital of three Project teachers Casa de Estudos Musicais. From the externalization of habitus and capital accumulated by the agents in music education concepts in CADEMUS project, it is research to understand the pedagogical and musical character of that project, which is expressed in the didactic and methodological procedures, theoretical frameworks and knowledge of experience used by teachers in conducting disciplines Choir, Keyboard and Musicalization, in the period from 2013 to 2015. The methodology used in research, qualitative approach and case study design, as requested procedures for data collection observation, interview semi-structured and the application of open questionnaires, which subsidize the analysis of life courses, the training processes in music, the creation and use of music education conceptions of the agents in the CADEMUS project.
description Esta pesquisa apresenta como tema central as concepÃÃes de educaÃÃo musical identificadas no projeto Casa de Estudos Musicais (CADEMUS), localizado na Casa Josà de Alencar, no bairro de Messejana, Fortaleza, CearÃ. A abordagem teÃrica da pesquisa, ancorada na praxiologia de Bourdieu (2008, 1998, 1992, 1989, 1983), pelos conceitos de habitus, trajetÃria e capital, assim como na epistemologia dos saberes docentes apresentados por Tardif (2011) e nas concepÃÃes de educaÃÃo musical que norteiam as aÃÃes de ensino e extensÃo na Universidade Federal do Cearà (MATOS, 2010, 2007, 2006) (MORAES, 2007, 1993) (SILVA, 2012), fornece categorias de anÃlise a partir das quais compreendemos as concepÃÃes que se originam do habitus, da trajetÃria formativa e dos capitais culturais e escolares de trÃs professores do projeto Casa de Estudos Musicais. A partir da exteriorizaÃÃo do habitus e da conversÃo dos capitais acumulados pelos agentes em concepÃÃes de educaÃÃo musical no projeto CADEMUS, compete à pesquisa compreender o carÃter pedagÃgico-musical do referido projeto, que se expressa nos procedimentos didÃticos e metodolÃgicos, referenciais teÃricos e saberes da experiÃncia utilizados pelos professores na conduÃÃo das disciplinas de Canto Coral, Teclado e MusicalizaÃÃo, no perÃodo de 2013 a 2015. A metodologia empregada na pesquisa, de cunho qualitativo e com delineamento de estudo de caso, requisitou como procedimentos de coleta de dados a observaÃÃo, a entrevista semi-estruturada e a aplicaÃÃo de questionÃrios abertos, os quais subsidiaram a anÃlise das trajetÃrias de vida, dos processos formativos em mÃsica, da constituiÃÃo e utilizaÃÃo das concepÃÃes de educaÃÃo musical pelos agentes, no Ãmbito do projeto CADEMUS.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15353
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295210299457536