Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro RogÃrio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2437
Resumo: A presente dissertaÃÃo analisa as trajetÃrias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formaÃÃo do seu gosto musical. Na dÃcada de 70, esse grupo ficou conhecido como âPessoal do CearÃâ. O trabalho evidenciou que as opÃÃes estÃticas foram definidas por idÃias transmitidas pela escola, famÃlia, indÃstria cultural e se diversificaram na multirreferencialidade da educaÃÃo dos integrantes. A investigaÃÃo empregou os conceitos de habitus, capital e campo social para identificar as coincidÃncias na formaÃÃo dos sujeitos, suas convergÃncias para espaÃos comuns, a partilha de projetos, idÃias e a formaÃÃo de parcerias. Este trabalho estudou a origem familiar dos sujeitos, seus processos de formaÃÃo escolar e extra-escolar, suas reuniÃes nos ambientes da Universidade Federal do CearÃ, suas aÃÃes nos festivais e programas de televisÃo e concluiu com os primeiros registros fonogrÃficos nas grandes gravadoras do Rio de Janeiro e SÃo Paulo; verificou a formaÃÃo de um habitus musical forjado na diversidade e constituidor de um sub-campo musical conhecido como âPessoal do CearÃâ.
id UFC_bbd316dedcdcabe16ea9347c6bc7568c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:612
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.Pessoal do CearÃ: formation of a musical field and habitus in the 70âs2006-12-19Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Arimatea Barros Bezerra26701464300Elba Braga Ramalho0983486930430146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Pedro RogÃrioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRmÃsica do cearà dos anos 1970 habitus musical campo musical estÃtica sociologia da mÃsica indÃstria cultural educaÃÃo musical musical habitus musical field aesthetic sociology of music cultural industry musical educationCURRICULOA presente dissertaÃÃo analisa as trajetÃrias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formaÃÃo do seu gosto musical. Na dÃcada de 70, esse grupo ficou conhecido como âPessoal do CearÃâ. O trabalho evidenciou que as opÃÃes estÃticas foram definidas por idÃias transmitidas pela escola, famÃlia, indÃstria cultural e se diversificaram na multirreferencialidade da educaÃÃo dos integrantes. A investigaÃÃo empregou os conceitos de habitus, capital e campo social para identificar as coincidÃncias na formaÃÃo dos sujeitos, suas convergÃncias para espaÃos comuns, a partilha de projetos, idÃias e a formaÃÃo de parcerias. Este trabalho estudou a origem familiar dos sujeitos, seus processos de formaÃÃo escolar e extra-escolar, suas reuniÃes nos ambientes da Universidade Federal do CearÃ, suas aÃÃes nos festivais e programas de televisÃo e concluiu com os primeiros registros fonogrÃficos nas grandes gravadoras do Rio de Janeiro e SÃo Paulo; verificou a formaÃÃo de um habitus musical forjado na diversidade e constituidor de um sub-campo musical conhecido como âPessoal do CearÃâ.The dissertation analyzed the paths of the members of a group of intellectuals and artists (known in the decade of 70 as "Pessoal do CearÃ") to understand the formation of his musical taste. The work studied the family origin of the subjects, their processes of school and extra-school formation, their meetings in the atmospheres of the Federal University of CearÃ, their actions in the festivals and television programs, and their first musical registrations at the big recording companies of Rio de Janeiro and SÃo Paulo. The investigation used the concepts of habitus, capital and social field to identify the coincidences in the formation of the subjects, his convergence for common spaces, the sharing of projects and ideas, and the formation of partnerships. Concluded verifying the formation of a musical habitus, wrought out in the diversity of living experiences, and creator of the musical sub-field known as "Pessoal do CearÃ".FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2437application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:44Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pessoal do CearÃ: formation of a musical field and habitus in the 70âs
title Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.
spellingShingle Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.
Pedro RogÃrio
mÃsica do cearà dos anos 1970
habitus musical
campo musical
estÃtica
sociologia da mÃsica
indÃstria cultural
educaÃÃo musical
musical habitus
musical field
aesthetic
sociology of music
cultural industry
musical education
CURRICULO
title_short Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.
title_full Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.
title_fullStr Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.
title_full_unstemmed Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.
title_sort Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.
author Pedro RogÃrio
author_facet Pedro RogÃrio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà Arimatea Barros Bezerra
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26701464300
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elba Braga Ramalho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 09834869304
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro RogÃrio
contributor_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
Josà Arimatea Barros Bezerra
Elba Braga Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv mÃsica do cearà dos anos 1970
habitus musical
campo musical
estÃtica
sociologia da mÃsica
indÃstria cultural
educaÃÃo musical
topic mÃsica do cearà dos anos 1970
habitus musical
campo musical
estÃtica
sociologia da mÃsica
indÃstria cultural
educaÃÃo musical
musical habitus
musical field
aesthetic
sociology of music
cultural industry
musical education
CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv musical habitus
musical field
aesthetic
sociology of music
cultural industry
musical education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CURRICULO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente dissertaÃÃo analisa as trajetÃrias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formaÃÃo do seu gosto musical. Na dÃcada de 70, esse grupo ficou conhecido como âPessoal do CearÃâ. O trabalho evidenciou que as opÃÃes estÃticas foram definidas por idÃias transmitidas pela escola, famÃlia, indÃstria cultural e se diversificaram na multirreferencialidade da educaÃÃo dos integrantes. A investigaÃÃo empregou os conceitos de habitus, capital e campo social para identificar as coincidÃncias na formaÃÃo dos sujeitos, suas convergÃncias para espaÃos comuns, a partilha de projetos, idÃias e a formaÃÃo de parcerias. Este trabalho estudou a origem familiar dos sujeitos, seus processos de formaÃÃo escolar e extra-escolar, suas reuniÃes nos ambientes da Universidade Federal do CearÃ, suas aÃÃes nos festivais e programas de televisÃo e concluiu com os primeiros registros fonogrÃficos nas grandes gravadoras do Rio de Janeiro e SÃo Paulo; verificou a formaÃÃo de um habitus musical forjado na diversidade e constituidor de um sub-campo musical conhecido como âPessoal do CearÃâ.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The dissertation analyzed the paths of the members of a group of intellectuals and artists (known in the decade of 70 as "Pessoal do CearÃ") to understand the formation of his musical taste. The work studied the family origin of the subjects, their processes of school and extra-school formation, their meetings in the atmospheres of the Federal University of CearÃ, their actions in the festivals and television programs, and their first musical registrations at the big recording companies of Rio de Janeiro and SÃo Paulo. The investigation used the concepts of habitus, capital and social field to identify the coincidences in the formation of the subjects, his convergence for common spaces, the sharing of projects and ideas, and the formation of partnerships. Concluded verifying the formation of a musical habitus, wrought out in the diversity of living experiences, and creator of the musical sub-field known as "Pessoal do CearÃ".
description A presente dissertaÃÃo analisa as trajetÃrias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formaÃÃo do seu gosto musical. Na dÃcada de 70, esse grupo ficou conhecido como âPessoal do CearÃâ. O trabalho evidenciou que as opÃÃes estÃticas foram definidas por idÃias transmitidas pela escola, famÃlia, indÃstria cultural e se diversificaram na multirreferencialidade da educaÃÃo dos integrantes. A investigaÃÃo empregou os conceitos de habitus, capital e campo social para identificar as coincidÃncias na formaÃÃo dos sujeitos, suas convergÃncias para espaÃos comuns, a partilha de projetos, idÃias e a formaÃÃo de parcerias. Este trabalho estudou a origem familiar dos sujeitos, seus processos de formaÃÃo escolar e extra-escolar, suas reuniÃes nos ambientes da Universidade Federal do CearÃ, suas aÃÃes nos festivais e programas de televisÃo e concluiu com os primeiros registros fonogrÃficos nas grandes gravadoras do Rio de Janeiro e SÃo Paulo; verificou a formaÃÃo de um habitus musical forjado na diversidade e constituidor de um sub-campo musical conhecido como âPessoal do CearÃâ.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2437
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295115889868800