Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2437 |
Resumo: | A presente dissertaÃÃo analisa as trajetÃrias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formaÃÃo do seu gosto musical. Na dÃcada de 70, esse grupo ficou conhecido como âPessoal do CearÃâ. O trabalho evidenciou que as opÃÃes estÃticas foram definidas por idÃias transmitidas pela escola, famÃlia, indÃstria cultural e se diversificaram na multirreferencialidade da educaÃÃo dos integrantes. A investigaÃÃo empregou os conceitos de habitus, capital e campo social para identificar as coincidÃncias na formaÃÃo dos sujeitos, suas convergÃncias para espaÃos comuns, a partilha de projetos, idÃias e a formaÃÃo de parcerias. Este trabalho estudou a origem familiar dos sujeitos, seus processos de formaÃÃo escolar e extra-escolar, suas reuniÃes nos ambientes da Universidade Federal do CearÃ, suas aÃÃes nos festivais e programas de televisÃo e concluiu com os primeiros registros fonogrÃficos nas grandes gravadoras do Rio de Janeiro e SÃo Paulo; verificou a formaÃÃo de um habitus musical forjado na diversidade e constituidor de um sub-campo musical conhecido como âPessoal do CearÃâ. |
id |
UFC_bbd316dedcdcabe16ea9347c6bc7568c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:612 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970.Pessoal do CearÃ: formation of a musical field and habitus in the 70âs2006-12-19Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Arimatea Barros Bezerra26701464300Elba Braga Ramalho0983486930430146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Pedro RogÃrioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRmÃsica do cearà dos anos 1970 habitus musical campo musical estÃtica sociologia da mÃsica indÃstria cultural educaÃÃo musical musical habitus musical field aesthetic sociology of music cultural industry musical educationCURRICULOA presente dissertaÃÃo analisa as trajetÃrias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formaÃÃo do seu gosto musical. Na dÃcada de 70, esse grupo ficou conhecido como âPessoal do CearÃâ. O trabalho evidenciou que as opÃÃes estÃticas foram definidas por idÃias transmitidas pela escola, famÃlia, indÃstria cultural e se diversificaram na multirreferencialidade da educaÃÃo dos integrantes. A investigaÃÃo empregou os conceitos de habitus, capital e campo social para identificar as coincidÃncias na formaÃÃo dos sujeitos, suas convergÃncias para espaÃos comuns, a partilha de projetos, idÃias e a formaÃÃo de parcerias. Este trabalho estudou a origem familiar dos sujeitos, seus processos de formaÃÃo escolar e extra-escolar, suas reuniÃes nos ambientes da Universidade Federal do CearÃ, suas aÃÃes nos festivais e programas de televisÃo e concluiu com os primeiros registros fonogrÃficos nas grandes gravadoras do Rio de Janeiro e SÃo Paulo; verificou a formaÃÃo de um habitus musical forjado na diversidade e constituidor de um sub-campo musical conhecido como âPessoal do CearÃâ.The dissertation analyzed the paths of the members of a group of intellectuals and artists (known in the decade of 70 as "Pessoal do CearÃ") to understand the formation of his musical taste. The work studied the family origin of the subjects, their processes of school and extra-school formation, their meetings in the atmospheres of the Federal University of CearÃ, their actions in the festivals and television programs, and their first musical registrations at the big recording companies of Rio de Janeiro and SÃo Paulo. The investigation used the concepts of habitus, capital and social field to identify the coincidences in the formation of the subjects, his convergence for common spaces, the sharing of projects and ideas, and the formation of partnerships. Concluded verifying the formation of a musical habitus, wrought out in the diversity of living experiences, and creator of the musical sub-field known as "Pessoal do CearÃ".FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2437application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:44Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pessoal do CearÃ: formation of a musical field and habitus in the 70âs |
title |
Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970. |
spellingShingle |
Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970. Pedro RogÃrio mÃsica do cearà dos anos 1970 habitus musical campo musical estÃtica sociologia da mÃsica indÃstria cultural educaÃÃo musical musical habitus musical field aesthetic sociology of music cultural industry musical education CURRICULO |
title_short |
Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970. |
title_full |
Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970. |
title_fullStr |
Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970. |
title_full_unstemmed |
Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970. |
title_sort |
Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970. |
author |
Pedro RogÃrio |
author_facet |
Pedro RogÃrio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Josà Arimatea Barros Bezerra |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
26701464300 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Elba Braga Ramalho |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
09834869304 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
30146771320 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3061250583032505 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro RogÃrio |
contributor_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque Josà Arimatea Barros Bezerra Elba Braga Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mÃsica do cearà dos anos 1970 habitus musical campo musical estÃtica sociologia da mÃsica indÃstria cultural educaÃÃo musical |
topic |
mÃsica do cearà dos anos 1970 habitus musical campo musical estÃtica sociologia da mÃsica indÃstria cultural educaÃÃo musical musical habitus musical field aesthetic sociology of music cultural industry musical education CURRICULO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
musical habitus musical field aesthetic sociology of music cultural industry musical education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CURRICULO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente dissertaÃÃo analisa as trajetÃrias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formaÃÃo do seu gosto musical. Na dÃcada de 70, esse grupo ficou conhecido como âPessoal do CearÃâ. O trabalho evidenciou que as opÃÃes estÃticas foram definidas por idÃias transmitidas pela escola, famÃlia, indÃstria cultural e se diversificaram na multirreferencialidade da educaÃÃo dos integrantes. A investigaÃÃo empregou os conceitos de habitus, capital e campo social para identificar as coincidÃncias na formaÃÃo dos sujeitos, suas convergÃncias para espaÃos comuns, a partilha de projetos, idÃias e a formaÃÃo de parcerias. Este trabalho estudou a origem familiar dos sujeitos, seus processos de formaÃÃo escolar e extra-escolar, suas reuniÃes nos ambientes da Universidade Federal do CearÃ, suas aÃÃes nos festivais e programas de televisÃo e concluiu com os primeiros registros fonogrÃficos nas grandes gravadoras do Rio de Janeiro e SÃo Paulo; verificou a formaÃÃo de um habitus musical forjado na diversidade e constituidor de um sub-campo musical conhecido como âPessoal do CearÃâ. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The dissertation analyzed the paths of the members of a group of intellectuals and artists (known in the decade of 70 as "Pessoal do CearÃ") to understand the formation of his musical taste. The work studied the family origin of the subjects, their processes of school and extra-school formation, their meetings in the atmospheres of the Federal University of CearÃ, their actions in the festivals and television programs, and their first musical registrations at the big recording companies of Rio de Janeiro and SÃo Paulo. The investigation used the concepts of habitus, capital and social field to identify the coincidences in the formation of the subjects, his convergence for common spaces, the sharing of projects and ideas, and the formation of partnerships. Concluded verifying the formation of a musical habitus, wrought out in the diversity of living experiences, and creator of the musical sub-field known as "Pessoal do CearÃ". |
description |
A presente dissertaÃÃo analisa as trajetÃrias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formaÃÃo do seu gosto musical. Na dÃcada de 70, esse grupo ficou conhecido como âPessoal do CearÃâ. O trabalho evidenciou que as opÃÃes estÃticas foram definidas por idÃias transmitidas pela escola, famÃlia, indÃstria cultural e se diversificaram na multirreferencialidade da educaÃÃo dos integrantes. A investigaÃÃo empregou os conceitos de habitus, capital e campo social para identificar as coincidÃncias na formaÃÃo dos sujeitos, suas convergÃncias para espaÃos comuns, a partilha de projetos, idÃias e a formaÃÃo de parcerias. Este trabalho estudou a origem familiar dos sujeitos, seus processos de formaÃÃo escolar e extra-escolar, suas reuniÃes nos ambientes da Universidade Federal do CearÃ, suas aÃÃes nos festivais e programas de televisÃo e concluiu com os primeiros registros fonogrÃficos nas grandes gravadoras do Rio de Janeiro e SÃo Paulo; verificou a formaÃÃo de um habitus musical forjado na diversidade e constituidor de um sub-campo musical conhecido como âPessoal do CearÃâ. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2437 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295115889868800 |