Uso de instrumentos de mediÃÃo no estudo da grandeza comprimento a partir de sessÃes didÃticas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=418 |
Resumo: | RESUMO O trabalho aborda o estudo da grandeza comprimento no ambiente real da sala de aula. De acordo com minhas pesquisas, autores como Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) verificam posturas, por parte da comunidade escolar, que comprometem, seriamente, o ensino de Geometria, especialmente o das grandezas geomÃtricas. Dentre essas posturas, cito a Ãnfase nos conteÃdos voltados para a AritmÃtica, como problemas com as operaÃÃes fundamentais e fraÃÃes, enquanto os tÃpicos de Geometria sÃo abordados superficialmente. A partir dessa constataÃÃo, elaborei e apliquei sessÃes didÃticas cujo objetivo central consistiu em investigar o uso de instrumentos de mediÃÃo como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento. Os referenciais teÃricos norteadores do aspecto cognitivo estÃo vinculados aos processos de assimilaÃÃo e acomodaÃÃo de Piaget (1982), no processo de interaÃÃo social de Vygotsky (1994) e em elementos da EducaÃÃo MatemÃtica. A pesquisa à de natureza qualitativa, na abordagem de um estudo de caso (LÃDKE & ANDRÃ, 1986) e teve uma prÃtica pedagÃgica, por meio da intervenÃÃo de sessÃes didÃticas, com alunos, na faixa etÃria de 11 a 15 anos, de uma escola pÃblica municipal de Fortaleza. Como resultado, confirma-se que o trabalho, com instrumentos de mediÃÃo, desenvolvido com os alunos se mostrou um recurso eficiente para o aumento do conhecimento do assunto proposto. Espero que a evidÃncia deste fato possa ajudar a desconstruir o mau hÃbito, por parte do sistema escolar, da abordagem do estudo das grandezas, com os alunos, tomando como recurso didÃtico, somente o livro texto adotado. |
id |
UFC_5da6a18e218670b2ced0303ffbeb947f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:90 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUso de instrumentos de mediÃÃo no estudo da grandeza comprimento a partir de sessÃes didÃticas.Instruments of measurement in largeness length in elaborated didactic sessions2006-03-02Herminio Borges Neto01362062391JoÃo Montenegro de Miranda02322161420JÃlio Wilson Ribeiro0813310733426140330300http://lattes.cnpq.br/1392359047616558Elizabeth Matos RochaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRGrandeza comprimento, sessÃes didÃticas, instrumento de mediÃÃo.Largeness length, didactic sessions, instruments of measurement.CIENCIAS EXATAS E DA TERRARESUMO O trabalho aborda o estudo da grandeza comprimento no ambiente real da sala de aula. De acordo com minhas pesquisas, autores como Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) verificam posturas, por parte da comunidade escolar, que comprometem, seriamente, o ensino de Geometria, especialmente o das grandezas geomÃtricas. Dentre essas posturas, cito a Ãnfase nos conteÃdos voltados para a AritmÃtica, como problemas com as operaÃÃes fundamentais e fraÃÃes, enquanto os tÃpicos de Geometria sÃo abordados superficialmente. A partir dessa constataÃÃo, elaborei e apliquei sessÃes didÃticas cujo objetivo central consistiu em investigar o uso de instrumentos de mediÃÃo como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento. Os referenciais teÃricos norteadores do aspecto cognitivo estÃo vinculados aos processos de assimilaÃÃo e acomodaÃÃo de Piaget (1982), no processo de interaÃÃo social de Vygotsky (1994) e em elementos da EducaÃÃo MatemÃtica. A pesquisa à de natureza qualitativa, na abordagem de um estudo de caso (LÃDKE & ANDRÃ, 1986) e teve uma prÃtica pedagÃgica, por meio da intervenÃÃo de sessÃes didÃticas, com alunos, na faixa etÃria de 11 a 15 anos, de uma escola pÃblica municipal de Fortaleza. Como resultado, confirma-se que o trabalho, com instrumentos de mediÃÃo, desenvolvido com os alunos se mostrou um recurso eficiente para o aumento do conhecimento do assunto proposto. Espero que a evidÃncia deste fato possa ajudar a desconstruir o mau hÃbito, por parte do sistema escolar, da abordagem do estudo das grandezas, com os alunos, tomando como recurso didÃtico, somente o livro texto adotado. ABSTRACT This work approaches a study of âlargeness lengthâ in a real environment of a classroom. According to my researches, authors such as Miguel and Miorim (1986), Duarte (2002), Lima e Bellemain (2002) verify some postures from the school community, which seriously compromise the Geometry teaching, especially in the study field of geometry largeness. Among these postures, I can cite the emphasis given to the contents directed toward to Arithmetic, such as basic Math operations and fractions, while some Geometry topics are superficially approached. From this evidence, I applied and elaborated didactic sessions which the central objective consisted of investigating the use of measurement instruments as a support for the learning of âlargeness lengthâ. The theoretical references that give direction to the cognitive aspect are tied with the Piagetâs assimilation and accommodation processes (1982), in the social interaction process of Vygotsky (1994) and also tied with some Math education elements. This research is of qualitative nature, and in its approach of study of case (LÃDKE & ANDRÃ, 1986) it had a pedagogical practice, through didactic intervention sessions with some students, ages from 11 to 15, in a public school of FortalezaÂs city. As a result, it was confirmed that the work using measurement instruments with students has showed itself as a very efficient resource for the knowledge growth of the considered subject. I hope the evidence of this fact, helps in the destruction of a bad habit created by the school system regarding the approach given to the Math study field âGeometry largenessâ, and not to make students use the adopted textbook as the only didactic resource anymore. Key-Words: largeness length, didactic sessions, instruments of measurement. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=418application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:31Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Uso de instrumentos de mediÃÃo no estudo da grandeza comprimento a partir de sessÃes didÃticas. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Instruments of measurement in largeness length in elaborated didactic sessions |
title |
Uso de instrumentos de mediÃÃo no estudo da grandeza comprimento a partir de sessÃes didÃticas. |
spellingShingle |
Uso de instrumentos de mediÃÃo no estudo da grandeza comprimento a partir de sessÃes didÃticas. Elizabeth Matos Rocha Grandeza comprimento, sessÃes didÃticas, instrumento de mediÃÃo. Largeness length, didactic sessions, instruments of measurement. CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
Uso de instrumentos de mediÃÃo no estudo da grandeza comprimento a partir de sessÃes didÃticas. |
title_full |
Uso de instrumentos de mediÃÃo no estudo da grandeza comprimento a partir de sessÃes didÃticas. |
title_fullStr |
Uso de instrumentos de mediÃÃo no estudo da grandeza comprimento a partir de sessÃes didÃticas. |
title_full_unstemmed |
Uso de instrumentos de mediÃÃo no estudo da grandeza comprimento a partir de sessÃes didÃticas. |
title_sort |
Uso de instrumentos de mediÃÃo no estudo da grandeza comprimento a partir de sessÃes didÃticas. |
author |
Elizabeth Matos Rocha |
author_facet |
Elizabeth Matos Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Herminio Borges Neto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01362062391 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JoÃo Montenegro de Miranda |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
02322161420 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JÃlio Wilson Ribeiro |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
08133107334 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
26140330300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1392359047616558 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elizabeth Matos Rocha |
contributor_str_mv |
Herminio Borges Neto JoÃo Montenegro de Miranda JÃlio Wilson Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grandeza comprimento, sessÃes didÃticas, instrumento de mediÃÃo. |
topic |
Grandeza comprimento, sessÃes didÃticas, instrumento de mediÃÃo. Largeness length, didactic sessions, instruments of measurement. CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Largeness length, didactic sessions, instruments of measurement. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
RESUMO O trabalho aborda o estudo da grandeza comprimento no ambiente real da sala de aula. De acordo com minhas pesquisas, autores como Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) verificam posturas, por parte da comunidade escolar, que comprometem, seriamente, o ensino de Geometria, especialmente o das grandezas geomÃtricas. Dentre essas posturas, cito a Ãnfase nos conteÃdos voltados para a AritmÃtica, como problemas com as operaÃÃes fundamentais e fraÃÃes, enquanto os tÃpicos de Geometria sÃo abordados superficialmente. A partir dessa constataÃÃo, elaborei e apliquei sessÃes didÃticas cujo objetivo central consistiu em investigar o uso de instrumentos de mediÃÃo como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento. Os referenciais teÃricos norteadores do aspecto cognitivo estÃo vinculados aos processos de assimilaÃÃo e acomodaÃÃo de Piaget (1982), no processo de interaÃÃo social de Vygotsky (1994) e em elementos da EducaÃÃo MatemÃtica. A pesquisa à de natureza qualitativa, na abordagem de um estudo de caso (LÃDKE & ANDRÃ, 1986) e teve uma prÃtica pedagÃgica, por meio da intervenÃÃo de sessÃes didÃticas, com alunos, na faixa etÃria de 11 a 15 anos, de uma escola pÃblica municipal de Fortaleza. Como resultado, confirma-se que o trabalho, com instrumentos de mediÃÃo, desenvolvido com os alunos se mostrou um recurso eficiente para o aumento do conhecimento do assunto proposto. Espero que a evidÃncia deste fato possa ajudar a desconstruir o mau hÃbito, por parte do sistema escolar, da abordagem do estudo das grandezas, com os alunos, tomando como recurso didÃtico, somente o livro texto adotado. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
ABSTRACT This work approaches a study of âlargeness lengthâ in a real environment of a classroom. According to my researches, authors such as Miguel and Miorim (1986), Duarte (2002), Lima e Bellemain (2002) verify some postures from the school community, which seriously compromise the Geometry teaching, especially in the study field of geometry largeness. Among these postures, I can cite the emphasis given to the contents directed toward to Arithmetic, such as basic Math operations and fractions, while some Geometry topics are superficially approached. From this evidence, I applied and elaborated didactic sessions which the central objective consisted of investigating the use of measurement instruments as a support for the learning of âlargeness lengthâ. The theoretical references that give direction to the cognitive aspect are tied with the Piagetâs assimilation and accommodation processes (1982), in the social interaction process of Vygotsky (1994) and also tied with some Math education elements. This research is of qualitative nature, and in its approach of study of case (LÃDKE & ANDRÃ, 1986) it had a pedagogical practice, through didactic intervention sessions with some students, ages from 11 to 15, in a public school of FortalezaÂs city. As a result, it was confirmed that the work using measurement instruments with students has showed itself as a very efficient resource for the knowledge growth of the considered subject. I hope the evidence of this fact, helps in the destruction of a bad habit created by the school system regarding the approach given to the Math study field âGeometry largenessâ, and not to make students use the adopted textbook as the only didactic resource anymore. Key-Words: largeness length, didactic sessions, instruments of measurement. |
description |
RESUMO O trabalho aborda o estudo da grandeza comprimento no ambiente real da sala de aula. De acordo com minhas pesquisas, autores como Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) verificam posturas, por parte da comunidade escolar, que comprometem, seriamente, o ensino de Geometria, especialmente o das grandezas geomÃtricas. Dentre essas posturas, cito a Ãnfase nos conteÃdos voltados para a AritmÃtica, como problemas com as operaÃÃes fundamentais e fraÃÃes, enquanto os tÃpicos de Geometria sÃo abordados superficialmente. A partir dessa constataÃÃo, elaborei e apliquei sessÃes didÃticas cujo objetivo central consistiu em investigar o uso de instrumentos de mediÃÃo como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento. Os referenciais teÃricos norteadores do aspecto cognitivo estÃo vinculados aos processos de assimilaÃÃo e acomodaÃÃo de Piaget (1982), no processo de interaÃÃo social de Vygotsky (1994) e em elementos da EducaÃÃo MatemÃtica. A pesquisa à de natureza qualitativa, na abordagem de um estudo de caso (LÃDKE & ANDRÃ, 1986) e teve uma prÃtica pedagÃgica, por meio da intervenÃÃo de sessÃes didÃticas, com alunos, na faixa etÃria de 11 a 15 anos, de uma escola pÃblica municipal de Fortaleza. Como resultado, confirma-se que o trabalho, com instrumentos de mediÃÃo, desenvolvido com os alunos se mostrou um recurso eficiente para o aumento do conhecimento do assunto proposto. Espero que a evidÃncia deste fato possa ajudar a desconstruir o mau hÃbito, por parte do sistema escolar, da abordagem do estudo das grandezas, com os alunos, tomando como recurso didÃtico, somente o livro texto adotado. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=418 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295114871701504 |