ManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14613 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo central apresentar uma proposta de ensino para as formas indeterminadas e Regra de LâHÃpital por meio de sequÃncias didÃticas estruturadas, com base nos pressupostos da SequÃncia Fedathi como metodologia de ensino, e a exploraÃÃo do software Geogebra como ferramenta para o ensino. Um outro objetivo da pesquisa à propor aos professores um material de apoio por meio de videoaulas que possa auxiliÃ-los em aulas sobre o tema. Quanto à metodologia de pesquisa empregada, optamos pela Engenharia DidÃtica considerando que ela representa um referencial, pois uma de suas caracterÃsticas à unir a pesquisa teÃrica e a aÃÃo prÃtica por meio de sessÃes didÃticas. Ressaltamos que foram utilizadas apenas as duas primeiras etapas da Engenharia DidÃtica, em consonÃncia com os objetivos buscados em nossa pesquisa. De acordo com a CAPES o mestrado Profissional destaca a produÃÃo tÃcnica/tecnolÃgica na Ãrea de ensino como Produtos Educacionais que possam ser consumidos por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Nesta perspectiva, produzimos videoaulas concebidas a partir das sequÃncias de ensino e dispusemos num blog estruturado com materiais sobre o tema. Desse modo, acreditamos que o ensino de CÃlculo, mais especificamente o ensino das formas Indeterminadas e regra de LâHÃpital, apresentarà melhorias quando associado a uma metodologia que possibilite ao aluno a construÃÃo do seu prÃprio conhecimento, como à o caso da SequÃncia Fedathi. Nesse sentido, a inserÃÃo da tecnologia, por intermÃdio do software Geogebra, possibilita ao aluno uma maneira alternativa e, a nosso ver, adequada à construÃÃo de novos conhecimentos. |
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