ManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Antonio de Macedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14613
Resumo: Este trabalho teve como objetivo central apresentar uma proposta de ensino para as formas indeterminadas e Regra de LâHÃpital por meio de sequÃncias didÃticas estruturadas, com base nos pressupostos da SequÃncia Fedathi como metodologia de ensino, e a exploraÃÃo do software Geogebra como ferramenta para o ensino. Um outro objetivo da pesquisa à propor aos professores um material de apoio por meio de videoaulas que possa auxiliÃ-los em aulas sobre o tema. Quanto à metodologia de pesquisa empregada, optamos pela Engenharia DidÃtica considerando que ela representa um referencial, pois uma de suas caracterÃsticas à unir a pesquisa teÃrica e a aÃÃo prÃtica por meio de sessÃes didÃticas. Ressaltamos que foram utilizadas apenas as duas primeiras etapas da Engenharia DidÃtica, em consonÃncia com os objetivos buscados em nossa pesquisa. De acordo com a CAPES o mestrado Profissional destaca a produÃÃo tÃcnica/tecnolÃgica na Ãrea de ensino como Produtos Educacionais que possam ser consumidos por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Nesta perspectiva, produzimos videoaulas concebidas a partir das sequÃncias de ensino e dispusemos num blog estruturado com materiais sobre o tema. Desse modo, acreditamos que o ensino de CÃlculo, mais especificamente o ensino das formas Indeterminadas e regra de LâHÃpital, apresentarà melhorias quando associado a uma metodologia que possibilite ao aluno a construÃÃo do seu prÃprio conhecimento, como à o caso da SequÃncia Fedathi. Nesse sentido, a inserÃÃo da tecnologia, por intermÃdio do software Geogebra, possibilita ao aluno uma maneira alternativa e, a nosso ver, adequada à construÃÃo de novos conhecimentos.
id UFC_341b48c58023b5fc2d7687f8e991e50b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9686
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.Geometric manifestation of indeterminate forms functions: teaching situations supported technology.2015-03-23Francisco Regis Vieira Alves42397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 Maria Josà Costa dos Santos26779617334http://lattes.cnpq.br/3144508981197442Ana Carolina Costa Pereira82941530363http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468D948567507391http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211183T3Marcos Antonio de MacedoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRengenharia didÃtica produtos educacionais ensino de cÃlculo pesquisaFedathi, SequÃnciasoftware geogebra sessÃes didÃticas didactic engineering educational products teaching calculus searchMATEMATICAEste trabalho teve como objetivo central apresentar uma proposta de ensino para as formas indeterminadas e Regra de LâHÃpital por meio de sequÃncias didÃticas estruturadas, com base nos pressupostos da SequÃncia Fedathi como metodologia de ensino, e a exploraÃÃo do software Geogebra como ferramenta para o ensino. Um outro objetivo da pesquisa à propor aos professores um material de apoio por meio de videoaulas que possa auxiliÃ-los em aulas sobre o tema. Quanto à metodologia de pesquisa empregada, optamos pela Engenharia DidÃtica considerando que ela representa um referencial, pois uma de suas caracterÃsticas à unir a pesquisa teÃrica e a aÃÃo prÃtica por meio de sessÃes didÃticas. Ressaltamos que foram utilizadas apenas as duas primeiras etapas da Engenharia DidÃtica, em consonÃncia com os objetivos buscados em nossa pesquisa. De acordo com a CAPES o mestrado Profissional destaca a produÃÃo tÃcnica/tecnolÃgica na Ãrea de ensino como Produtos Educacionais que possam ser consumidos por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Nesta perspectiva, produzimos videoaulas concebidas a partir das sequÃncias de ensino e dispusemos num blog estruturado com materiais sobre o tema. Desse modo, acreditamos que o ensino de CÃlculo, mais especificamente o ensino das formas Indeterminadas e regra de LâHÃpital, apresentarà melhorias quando associado a uma metodologia que possibilite ao aluno a construÃÃo do seu prÃprio conhecimento, como à o caso da SequÃncia Fedathi. Nesse sentido, a inserÃÃo da tecnologia, por intermÃdio do software Geogebra, possibilita ao aluno uma maneira alternativa e, a nosso ver, adequada à construÃÃo de novos conhecimentos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14613application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:55Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geometric manifestation of indeterminate forms functions: teaching situations supported technology.
title ManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.
spellingShingle ManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.
Marcos Antonio de Macedo
engenharia didÃtica
produtos educacionais
ensino de cÃlculo
pesquisa
Fedathi, SequÃncia
software geogebra
sessÃes didÃticas
didactic engineering
educational products
teaching calculus
search
MATEMATICA
title_short ManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.
title_full ManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.
title_fullStr ManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.
title_full_unstemmed ManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.
title_sort ManifestaÃÃo geomÃtrica das formas indeterminadas de funÃÃes: situaÃÃes didÃticas apoiadas na tecnologia.
author Marcos Antonio de Macedo
author_facet Marcos Antonio de Macedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Regis Vieira Alves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 42397162334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3288513376230522
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Josà Costa dos Santos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26779617334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Carolina Costa Pereira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 82941530363
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468D9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 48567507391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211183T3
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Antonio de Macedo
contributor_str_mv Francisco Regis Vieira Alves
Maria Josà Costa dos Santos
Ana Carolina Costa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv engenharia didÃtica
produtos educacionais
ensino de cÃlculo
pesquisa
Fedathi, SequÃncia
software geogebra
sessÃes didÃticas
topic engenharia didÃtica
produtos educacionais
ensino de cÃlculo
pesquisa
Fedathi, SequÃncia
software geogebra
sessÃes didÃticas
didactic engineering
educational products
teaching calculus
search
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv didactic engineering
educational products
teaching calculus
search
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho teve como objetivo central apresentar uma proposta de ensino para as formas indeterminadas e Regra de LâHÃpital por meio de sequÃncias didÃticas estruturadas, com base nos pressupostos da SequÃncia Fedathi como metodologia de ensino, e a exploraÃÃo do software Geogebra como ferramenta para o ensino. Um outro objetivo da pesquisa à propor aos professores um material de apoio por meio de videoaulas que possa auxiliÃ-los em aulas sobre o tema. Quanto à metodologia de pesquisa empregada, optamos pela Engenharia DidÃtica considerando que ela representa um referencial, pois uma de suas caracterÃsticas à unir a pesquisa teÃrica e a aÃÃo prÃtica por meio de sessÃes didÃticas. Ressaltamos que foram utilizadas apenas as duas primeiras etapas da Engenharia DidÃtica, em consonÃncia com os objetivos buscados em nossa pesquisa. De acordo com a CAPES o mestrado Profissional destaca a produÃÃo tÃcnica/tecnolÃgica na Ãrea de ensino como Produtos Educacionais que possam ser consumidos por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Nesta perspectiva, produzimos videoaulas concebidas a partir das sequÃncias de ensino e dispusemos num blog estruturado com materiais sobre o tema. Desse modo, acreditamos que o ensino de CÃlculo, mais especificamente o ensino das formas Indeterminadas e regra de LâHÃpital, apresentarà melhorias quando associado a uma metodologia que possibilite ao aluno a construÃÃo do seu prÃprio conhecimento, como à o caso da SequÃncia Fedathi. Nesse sentido, a inserÃÃo da tecnologia, por intermÃdio do software Geogebra, possibilita ao aluno uma maneira alternativa e, a nosso ver, adequada à construÃÃo de novos conhecimentos.
description Este trabalho teve como objetivo central apresentar uma proposta de ensino para as formas indeterminadas e Regra de LâHÃpital por meio de sequÃncias didÃticas estruturadas, com base nos pressupostos da SequÃncia Fedathi como metodologia de ensino, e a exploraÃÃo do software Geogebra como ferramenta para o ensino. Um outro objetivo da pesquisa à propor aos professores um material de apoio por meio de videoaulas que possa auxiliÃ-los em aulas sobre o tema. Quanto à metodologia de pesquisa empregada, optamos pela Engenharia DidÃtica considerando que ela representa um referencial, pois uma de suas caracterÃsticas à unir a pesquisa teÃrica e a aÃÃo prÃtica por meio de sessÃes didÃticas. Ressaltamos que foram utilizadas apenas as duas primeiras etapas da Engenharia DidÃtica, em consonÃncia com os objetivos buscados em nossa pesquisa. De acordo com a CAPES o mestrado Profissional destaca a produÃÃo tÃcnica/tecnolÃgica na Ãrea de ensino como Produtos Educacionais que possam ser consumidos por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Nesta perspectiva, produzimos videoaulas concebidas a partir das sequÃncias de ensino e dispusemos num blog estruturado com materiais sobre o tema. Desse modo, acreditamos que o ensino de CÃlculo, mais especificamente o ensino das formas Indeterminadas e regra de LâHÃpital, apresentarà melhorias quando associado a uma metodologia que possibilite ao aluno a construÃÃo do seu prÃprio conhecimento, como à o caso da SequÃncia Fedathi. Nesse sentido, a inserÃÃo da tecnologia, por intermÃdio do software Geogebra, possibilita ao aluno uma maneira alternativa e, a nosso ver, adequada à construÃÃo de novos conhecimentos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14613
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206381977600