A tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica: uma experiÃncia com os nÃmeros racionais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13729 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre a tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica. Para tanto, partiu-se de uma investigaÃÃo teÃrica fundamentada na leitura de vÃrios autores e documentos oficiais como os ParÃmetros Curriculares Nacionais â PCNs, seguida de um Estudo Experimental aplicado a um grupo de alunos dos 1Âs anos da Escola de Ensino MÃdio Vivina Monteiro em IcÃ-Ce. Na primeira parte, buscou-se refletir o processo de ensino e aprendizagem da matemÃtica, bem como, a importÃncia dessa disciplina e sua funÃÃo no contexto de educaÃÃo bÃsica. AlÃm disso, procurou-se identificar as orientaÃÃes e recomendaÃÃes dos especialistas da Ãrea acerca dos principais recursos que podem contribuir para melhorar o desempenho dos estudantes de matemÃtica nessa fase de escolaridade, em especial, os recursos tecnolÃgicos. Os enfoques da discussÃo seguem uma lÃgica que contemplam desde aspectos pedagÃgicos mais holÃsticos, relacionada à finalidade do ensino da matemÃtica no ensino mÃdio, passando pela anÃlise das possibilidades, limitaÃÃes e potencialidades dos recursos tecnolÃgicos na sociedade atual, e culmina com o estudo mais especÃfico das caracterÃsticas dos NÃmeros Racionais, componente curricular selecionado para aplicaÃÃo do estudo de caso. O objetivo central da pesquisa circunscreve com a proposta deste trabalho que à oferecer aos alunos ingressos no ensino mÃdio uma alternativa para superarem as deficiÃncias da aprendizagem em matemÃtica, em especial aquelas resultantes da etapa anterior: Ensino Fundamental. Para isso, recorreu-se a utilizaÃÃo de recursos tecnolÃgicos como videoaulas, jogos da internet e aplicativos do Linux Educacional. Pretende-se, ainda, criar uma cultura de estudo dessa ciÃncia utilizando esses recursos de modo a produzir resultados favorÃveis. A segunda parte, o estudo aplicado aos alunos participantes, tem por finalidade averiguar a confirmaÃÃo de duas hipÃtese, a saber: à possÃvel superar as deficiÃncia da base utilizando os recursos tecnolÃgicos e a superaÃÃo dessas deficiÃncias otimizam a aprendizagem da matemÃtica no ensino mÃdio. Para confirmar essas hipÃteses, foi aplicados instrumentais no inÃcio e no final do estudo, como testes contemplando uma lista de competÃncias/habilidades. Os resultados demonstraram os efeitos das aplicaÃÃes, evidenciado as potencialidades desses recursos como ferramenta eficiente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem desta ciÃncia tÃo imprescindÃvel: a matemÃtica. |
id |
UFC_5ea81aa93a2a9752bcd8a99a87a6db2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9168 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica: uma experiÃncia com os nÃmeros racionais.Technology as a tool for overcoming the deficiencies of the base and mathematics learning optimization: an experience with rational numbers.2014-06-21PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/5210879527072179Clarice Dias de Albuquerque70014357300 http://lattes.cnpq.br/0349581457615451Zelalber Gondim GuimarÃes37211064315http://lattes.cnpq.br/927657519236869575235285387http://lattes.cnpq.br/9143462184926144CÃcero Soares FerreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRensino da matemÃtica ensino mÃdio recurso tecnolÃgico pesquisateaching of mathematics secondary school technological resource searchMATEMATICAO presente trabalho versa sobre a tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica. Para tanto, partiu-se de uma investigaÃÃo teÃrica fundamentada na leitura de vÃrios autores e documentos oficiais como os ParÃmetros Curriculares Nacionais â PCNs, seguida de um Estudo Experimental aplicado a um grupo de alunos dos 1Âs anos da Escola de Ensino MÃdio Vivina Monteiro em IcÃ-Ce. Na primeira parte, buscou-se refletir o processo de ensino e aprendizagem da matemÃtica, bem como, a importÃncia dessa disciplina e sua funÃÃo no contexto de educaÃÃo bÃsica. AlÃm disso, procurou-se identificar as orientaÃÃes e recomendaÃÃes dos especialistas da Ãrea acerca dos principais recursos que podem contribuir para melhorar o desempenho dos estudantes de matemÃtica nessa fase de escolaridade, em especial, os recursos tecnolÃgicos. Os enfoques da discussÃo seguem uma lÃgica que contemplam desde aspectos pedagÃgicos mais holÃsticos, relacionada à finalidade do ensino da matemÃtica no ensino mÃdio, passando pela anÃlise das possibilidades, limitaÃÃes e potencialidades dos recursos tecnolÃgicos na sociedade atual, e culmina com o estudo mais especÃfico das caracterÃsticas dos NÃmeros Racionais, componente curricular selecionado para aplicaÃÃo do estudo de caso. O objetivo central da pesquisa circunscreve com a proposta deste trabalho que à oferecer aos alunos ingressos no ensino mÃdio uma alternativa para superarem as deficiÃncias da aprendizagem em matemÃtica, em especial aquelas resultantes da etapa anterior: Ensino Fundamental. Para isso, recorreu-se a utilizaÃÃo de recursos tecnolÃgicos como videoaulas, jogos da internet e aplicativos do Linux Educacional. Pretende-se, ainda, criar uma cultura de estudo dessa ciÃncia utilizando esses recursos de modo a produzir resultados favorÃveis. A segunda parte, o estudo aplicado aos alunos participantes, tem por finalidade averiguar a confirmaÃÃo de duas hipÃtese, a saber: à possÃvel superar as deficiÃncia da base utilizando os recursos tecnolÃgicos e a superaÃÃo dessas deficiÃncias otimizam a aprendizagem da matemÃtica no ensino mÃdio. Para confirmar essas hipÃteses, foi aplicados instrumentais no inÃcio e no final do estudo, como testes contemplando uma lista de competÃncias/habilidades. Os resultados demonstraram os efeitos das aplicaÃÃes, evidenciado as potencialidades desses recursos como ferramenta eficiente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem desta ciÃncia tÃo imprescindÃvel: a matemÃtica. The present work deals with the technology as a tool to overcome the deficiencies of the base and optimization of learning in mathematics. For both, it was a theoretical research based on reading of several authors and official documents such as the National Curriculum Parameters - PCNs, followed by an Experimental Study applied to a group of students from 1 years of Middle School Vivina Monteiro. In the first part, we tried to reflect the teaching-learning process of mathematics, as well as, the importance of this discipline and its function in the context of Basic Education. In addition, we sought to identify the guidelines and recommendations of experts in the area of the main resources that can contribute to improving the performance of students of mathematics in this phase of schooling, in particular, the technological resources. The approaches for reflexion follow a logic that contemplate since pedagogical aspects more holistic, related to the purpose of the teaching of mathematics in high school, through analysis of the possibilities, limitations and potential of technological resources in the current society, and culminates with the study more specific characteristics of Rational Numbers, curricular component selected for application of the case study. The central objective of the research is limited with the proposal of this work which is to offer students admitted in middle school an alternative to overcome the deficiencies of learning in mathematics, in particular those resulting from the previous step: Elementary Education. For this reason, it has been the use of technological resources such as video-lectures, internet gaming and applications of Educational Linux. It also aims to create a culture of study of science using these resources to produce favorable results. The second part, i.e. , the study applied to participating students, is to enable the Commission to determine the confirmation of two hypothesis, namely: It is possible to overcome the deficiency of the base using the technological resources and overcoming these deficiencies optimize the learning of mathematics in High School. To confirm these hypotheses, was drawn up and applied instrumental at the beginning and at the end of the study, as tests contemplating a list of competencies/skills previously defined, tabulated compared. The results demonstrated the effects of applications used, highlighted the potential of these resources as efficient tool to support the teaching-learning process of mathematics. CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13729application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:58Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica: uma experiÃncia com os nÃmeros racionais. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Technology as a tool for overcoming the deficiencies of the base and mathematics learning optimization: an experience with rational numbers. |
title |
A tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica: uma experiÃncia com os nÃmeros racionais. |
spellingShingle |
A tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica: uma experiÃncia com os nÃmeros racionais. CÃcero Soares Ferreira ensino da matemÃtica ensino mÃdio recurso tecnolÃgico pesquisa teaching of mathematics secondary school technological resource search MATEMATICA |
title_short |
A tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica: uma experiÃncia com os nÃmeros racionais. |
title_full |
A tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica: uma experiÃncia com os nÃmeros racionais. |
title_fullStr |
A tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica: uma experiÃncia com os nÃmeros racionais. |
title_full_unstemmed |
A tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica: uma experiÃncia com os nÃmeros racionais. |
title_sort |
A tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica: uma experiÃncia com os nÃmeros racionais. |
author |
CÃcero Soares Ferreira |
author_facet |
CÃcero Soares Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PlÃcido Francisco de Assis Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
33437645749 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5210879527072179 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Clarice Dias de Albuquerque |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
70014357300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0349581457615451 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Zelalber Gondim GuimarÃes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
37211064315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9276575192368695 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
75235285387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9143462184926144 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CÃcero Soares Ferreira |
contributor_str_mv |
PlÃcido Francisco de Assis Andrade Clarice Dias de Albuquerque Zelalber Gondim GuimarÃes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino da matemÃtica ensino mÃdio recurso tecnolÃgico pesquisa |
topic |
ensino da matemÃtica ensino mÃdio recurso tecnolÃgico pesquisa teaching of mathematics secondary school technological resource search MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teaching of mathematics secondary school technological resource search |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho versa sobre a tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica. Para tanto, partiu-se de uma investigaÃÃo teÃrica fundamentada na leitura de vÃrios autores e documentos oficiais como os ParÃmetros Curriculares Nacionais â PCNs, seguida de um Estudo Experimental aplicado a um grupo de alunos dos 1Âs anos da Escola de Ensino MÃdio Vivina Monteiro em IcÃ-Ce. Na primeira parte, buscou-se refletir o processo de ensino e aprendizagem da matemÃtica, bem como, a importÃncia dessa disciplina e sua funÃÃo no contexto de educaÃÃo bÃsica. AlÃm disso, procurou-se identificar as orientaÃÃes e recomendaÃÃes dos especialistas da Ãrea acerca dos principais recursos que podem contribuir para melhorar o desempenho dos estudantes de matemÃtica nessa fase de escolaridade, em especial, os recursos tecnolÃgicos. Os enfoques da discussÃo seguem uma lÃgica que contemplam desde aspectos pedagÃgicos mais holÃsticos, relacionada à finalidade do ensino da matemÃtica no ensino mÃdio, passando pela anÃlise das possibilidades, limitaÃÃes e potencialidades dos recursos tecnolÃgicos na sociedade atual, e culmina com o estudo mais especÃfico das caracterÃsticas dos NÃmeros Racionais, componente curricular selecionado para aplicaÃÃo do estudo de caso. O objetivo central da pesquisa circunscreve com a proposta deste trabalho que à oferecer aos alunos ingressos no ensino mÃdio uma alternativa para superarem as deficiÃncias da aprendizagem em matemÃtica, em especial aquelas resultantes da etapa anterior: Ensino Fundamental. Para isso, recorreu-se a utilizaÃÃo de recursos tecnolÃgicos como videoaulas, jogos da internet e aplicativos do Linux Educacional. Pretende-se, ainda, criar uma cultura de estudo dessa ciÃncia utilizando esses recursos de modo a produzir resultados favorÃveis. A segunda parte, o estudo aplicado aos alunos participantes, tem por finalidade averiguar a confirmaÃÃo de duas hipÃtese, a saber: à possÃvel superar as deficiÃncia da base utilizando os recursos tecnolÃgicos e a superaÃÃo dessas deficiÃncias otimizam a aprendizagem da matemÃtica no ensino mÃdio. Para confirmar essas hipÃteses, foi aplicados instrumentais no inÃcio e no final do estudo, como testes contemplando uma lista de competÃncias/habilidades. Os resultados demonstraram os efeitos das aplicaÃÃes, evidenciado as potencialidades desses recursos como ferramenta eficiente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem desta ciÃncia tÃo imprescindÃvel: a matemÃtica. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The present work deals with the technology as a tool to overcome the deficiencies of the base and optimization of learning in mathematics. For both, it was a theoretical research based on reading of several authors and official documents such as the National Curriculum Parameters - PCNs, followed by an Experimental Study applied to a group of students from 1 years of Middle School Vivina Monteiro. In the first part, we tried to reflect the teaching-learning process of mathematics, as well as, the importance of this discipline and its function in the context of Basic Education. In addition, we sought to identify the guidelines and recommendations of experts in the area of the main resources that can contribute to improving the performance of students of mathematics in this phase of schooling, in particular, the technological resources. The approaches for reflexion follow a logic that contemplate since pedagogical aspects more holistic, related to the purpose of the teaching of mathematics in high school, through analysis of the possibilities, limitations and potential of technological resources in the current society, and culminates with the study more specific characteristics of Rational Numbers, curricular component selected for application of the case study. The central objective of the research is limited with the proposal of this work which is to offer students admitted in middle school an alternative to overcome the deficiencies of learning in mathematics, in particular those resulting from the previous step: Elementary Education. For this reason, it has been the use of technological resources such as video-lectures, internet gaming and applications of Educational Linux. It also aims to create a culture of study of science using these resources to produce favorable results. The second part, i.e. , the study applied to participating students, is to enable the Commission to determine the confirmation of two hypothesis, namely: It is possible to overcome the deficiency of the base using the technological resources and overcoming these deficiencies optimize the learning of mathematics in High School. To confirm these hypotheses, was drawn up and applied instrumental at the beginning and at the end of the study, as tests contemplating a list of competencies/skills previously defined, tabulated compared. The results demonstrated the effects of applications used, highlighted the potential of these resources as efficient tool to support the teaching-learning process of mathematics. |
description |
O presente trabalho versa sobre a tecnologia como ferramenta para superaÃÃo das deficiÃncias da base e otimizaÃÃo da aprendizagem em matemÃtica. Para tanto, partiu-se de uma investigaÃÃo teÃrica fundamentada na leitura de vÃrios autores e documentos oficiais como os ParÃmetros Curriculares Nacionais â PCNs, seguida de um Estudo Experimental aplicado a um grupo de alunos dos 1Âs anos da Escola de Ensino MÃdio Vivina Monteiro em IcÃ-Ce. Na primeira parte, buscou-se refletir o processo de ensino e aprendizagem da matemÃtica, bem como, a importÃncia dessa disciplina e sua funÃÃo no contexto de educaÃÃo bÃsica. AlÃm disso, procurou-se identificar as orientaÃÃes e recomendaÃÃes dos especialistas da Ãrea acerca dos principais recursos que podem contribuir para melhorar o desempenho dos estudantes de matemÃtica nessa fase de escolaridade, em especial, os recursos tecnolÃgicos. Os enfoques da discussÃo seguem uma lÃgica que contemplam desde aspectos pedagÃgicos mais holÃsticos, relacionada à finalidade do ensino da matemÃtica no ensino mÃdio, passando pela anÃlise das possibilidades, limitaÃÃes e potencialidades dos recursos tecnolÃgicos na sociedade atual, e culmina com o estudo mais especÃfico das caracterÃsticas dos NÃmeros Racionais, componente curricular selecionado para aplicaÃÃo do estudo de caso. O objetivo central da pesquisa circunscreve com a proposta deste trabalho que à oferecer aos alunos ingressos no ensino mÃdio uma alternativa para superarem as deficiÃncias da aprendizagem em matemÃtica, em especial aquelas resultantes da etapa anterior: Ensino Fundamental. Para isso, recorreu-se a utilizaÃÃo de recursos tecnolÃgicos como videoaulas, jogos da internet e aplicativos do Linux Educacional. Pretende-se, ainda, criar uma cultura de estudo dessa ciÃncia utilizando esses recursos de modo a produzir resultados favorÃveis. A segunda parte, o estudo aplicado aos alunos participantes, tem por finalidade averiguar a confirmaÃÃo de duas hipÃtese, a saber: à possÃvel superar as deficiÃncia da base utilizando os recursos tecnolÃgicos e a superaÃÃo dessas deficiÃncias otimizam a aprendizagem da matemÃtica no ensino mÃdio. Para confirmar essas hipÃteses, foi aplicados instrumentais no inÃcio e no final do estudo, como testes contemplando uma lista de competÃncias/habilidades. Os resultados demonstraram os efeitos das aplicaÃÃes, evidenciado as potencialidades desses recursos como ferramenta eficiente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem desta ciÃncia tÃo imprescindÃvel: a matemÃtica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13729 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295200837107712 |