Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10542 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_5f568ce31f453410efa53239240b3c73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7098 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisContextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza. 2013-07-31Gerardo Silveira Viana Junior39217493368http://lattes.cnpq.br/3713032970984293Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/926128006194229388966917372http://lattes.cnpq.br/6328987338816549Patrick Mesquita FernandesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducation Musicale Apprentissage partagà Formation du ProfesseurEducaÃÃo Musical Aprendizagem Compartilhada FormaÃÃo DocenteENSINO-APRENDIZAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA presente pesquisa tem como foco os processos formativos dos grupos de estudos curricularmente nÃo obrigatÃrios existente no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC), campus de Fortaleza. O objetivo à apresentar as caracterÃsticas de âcoletiva solidariedadeâ presentes no projeto pedagÃgico do Curso de MÃsica da UFC que se afina com a proposta de aprendizagem compartilhada utilizado pelos dois grupos de estudos analisados, a saber: o grupo de Choro e o grupo Encordoados. Procuramos caracterizar o processo de aprendizagem musical nesses grupos, bem como a influÃncia deles no processo de formaÃÃo do educador musical que conclui a graduaÃÃo no Curso da UFC. O aporte teÃrico desta pesquisa està centrado nas propostas de educaÃÃo musical de Koellreutter (1990; 1997), na pedagogia libertÃria de Read (1982), e na teoria sÃcio-interacionista de Vygotsky (1984), bem como nas experiÃncias acerca dos processos formativos e prÃticas musicais colaborativas discutidos por Matos (2008) e Schrader (2002). No estudo foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa e com delineamento de estudo de casos mÃltiplos. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com grupo focal e entrevistas semi-estruturadas com participantes dos grupos. De acordo com esta pesquisa, os grupos de estudos possibilitam os estudantes se perceberem como educadores musicais no sentido de estar praticando o exercÃcio docente a partir do momento em que possuem, sob sua responsabilidade, a organizaÃÃo das atividades dos grupos de estudos, a definiÃÃo de objetivos a serem alcanÃados, bem como o trabalho de organizaÃÃo e a implementaÃÃo das prÃticas musicais compartilhadas no Ãmbito acadÃmico.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10542application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:38Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza. |
title |
Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza. |
spellingShingle |
Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza. Patrick Mesquita Fernandes EducaÃÃo Musical Aprendizagem Compartilhada FormaÃÃo Docente ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza. |
title_full |
Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza. |
title_fullStr |
Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza. |
title_full_unstemmed |
Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza. |
title_sort |
Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza. |
author |
Patrick Mesquita Fernandes |
author_facet |
Patrick Mesquita Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gerardo Silveira Viana Junior |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
39217493368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3713032970984293 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Josà Albio Moreira de Sales |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
11408588315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5175762444724772 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Elvis de Azevedo Matos |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
32208677315 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9261280061942293 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
88966917372 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6328987338816549 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrick Mesquita Fernandes |
contributor_str_mv |
Gerardo Silveira Viana Junior Ana Maria Iorio Dias Josà Albio Moreira de Sales Elvis de Azevedo Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo Musical Aprendizagem Compartilhada FormaÃÃo Docente |
topic |
EducaÃÃo Musical Aprendizagem Compartilhada FormaÃÃo Docente ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa tem como foco os processos formativos dos grupos de estudos curricularmente nÃo obrigatÃrios existente no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC), campus de Fortaleza. O objetivo à apresentar as caracterÃsticas de âcoletiva solidariedadeâ presentes no projeto pedagÃgico do Curso de MÃsica da UFC que se afina com a proposta de aprendizagem compartilhada utilizado pelos dois grupos de estudos analisados, a saber: o grupo de Choro e o grupo Encordoados. Procuramos caracterizar o processo de aprendizagem musical nesses grupos, bem como a influÃncia deles no processo de formaÃÃo do educador musical que conclui a graduaÃÃo no Curso da UFC. O aporte teÃrico desta pesquisa està centrado nas propostas de educaÃÃo musical de Koellreutter (1990; 1997), na pedagogia libertÃria de Read (1982), e na teoria sÃcio-interacionista de Vygotsky (1984), bem como nas experiÃncias acerca dos processos formativos e prÃticas musicais colaborativas discutidos por Matos (2008) e Schrader (2002). No estudo foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa e com delineamento de estudo de casos mÃltiplos. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com grupo focal e entrevistas semi-estruturadas com participantes dos grupos. De acordo com esta pesquisa, os grupos de estudos possibilitam os estudantes se perceberem como educadores musicais no sentido de estar praticando o exercÃcio docente a partir do momento em que possuem, sob sua responsabilidade, a organizaÃÃo das atividades dos grupos de estudos, a definiÃÃo de objetivos a serem alcanÃados, bem como o trabalho de organizaÃÃo e a implementaÃÃo das prÃticas musicais compartilhadas no Ãmbito acadÃmico. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10542 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295178689085440 |