Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrick Mesquita Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10542
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_5f568ce31f453410efa53239240b3c73
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7098
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisContextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza. 2013-07-31Gerardo Silveira Viana Junior39217493368http://lattes.cnpq.br/3713032970984293Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/926128006194229388966917372http://lattes.cnpq.br/6328987338816549Patrick Mesquita FernandesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducation Musicale Apprentissage partagà Formation du ProfesseurEducaÃÃo Musical Aprendizagem Compartilhada FormaÃÃo DocenteENSINO-APRENDIZAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA presente pesquisa tem como foco os processos formativos dos grupos de estudos curricularmente nÃo obrigatÃrios existente no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC), campus de Fortaleza. O objetivo à apresentar as caracterÃsticas de âcoletiva solidariedadeâ presentes no projeto pedagÃgico do Curso de MÃsica da UFC que se afina com a proposta de aprendizagem compartilhada utilizado pelos dois grupos de estudos analisados, a saber: o grupo de Choro e o grupo Encordoados. Procuramos caracterizar o processo de aprendizagem musical nesses grupos, bem como a influÃncia deles no processo de formaÃÃo do educador musical que conclui a graduaÃÃo no Curso da UFC. O aporte teÃrico desta pesquisa està centrado nas propostas de educaÃÃo musical de Koellreutter (1990; 1997), na pedagogia libertÃria de Read (1982), e na teoria sÃcio-interacionista de Vygotsky (1984), bem como nas experiÃncias acerca dos processos formativos e prÃticas musicais colaborativas discutidos por Matos (2008) e Schrader (2002). No estudo foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa e com delineamento de estudo de casos mÃltiplos. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com grupo focal e entrevistas semi-estruturadas com participantes dos grupos. De acordo com esta pesquisa, os grupos de estudos possibilitam os estudantes se perceberem como educadores musicais no sentido de estar praticando o exercÃcio docente a partir do momento em que possuem, sob sua responsabilidade, a organizaÃÃo das atividades dos grupos de estudos, a definiÃÃo de objetivos a serem alcanÃados, bem como o trabalho de organizaÃÃo e a implementaÃÃo das prÃticas musicais compartilhadas no Ãmbito acadÃmico.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10542application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:38Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza.
title Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza.
spellingShingle Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza.
Patrick Mesquita Fernandes
EducaÃÃo Musical
Aprendizagem Compartilhada
FormaÃÃo Docente
ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza.
title_full Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza.
title_fullStr Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza.
title_full_unstemmed Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza.
title_sort Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as prÃticas musicais compartilhadas do curso de mÃsica da UFC campus de Fortaleza.
author Patrick Mesquita Fernandes
author_facet Patrick Mesquita Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gerardo Silveira Viana Junior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 39217493368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3713032970984293
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Albio Moreira de Sales
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11408588315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5175762444724772
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Elvis de Azevedo Matos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 32208677315
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9261280061942293
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 88966917372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6328987338816549
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrick Mesquita Fernandes
contributor_str_mv Gerardo Silveira Viana Junior
Ana Maria Iorio Dias
Josà Albio Moreira de Sales
Elvis de Azevedo Matos
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo Musical
Aprendizagem Compartilhada
FormaÃÃo Docente
topic EducaÃÃo Musical
Aprendizagem Compartilhada
FormaÃÃo Docente
ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa tem como foco os processos formativos dos grupos de estudos curricularmente nÃo obrigatÃrios existente no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC), campus de Fortaleza. O objetivo à apresentar as caracterÃsticas de âcoletiva solidariedadeâ presentes no projeto pedagÃgico do Curso de MÃsica da UFC que se afina com a proposta de aprendizagem compartilhada utilizado pelos dois grupos de estudos analisados, a saber: o grupo de Choro e o grupo Encordoados. Procuramos caracterizar o processo de aprendizagem musical nesses grupos, bem como a influÃncia deles no processo de formaÃÃo do educador musical que conclui a graduaÃÃo no Curso da UFC. O aporte teÃrico desta pesquisa està centrado nas propostas de educaÃÃo musical de Koellreutter (1990; 1997), na pedagogia libertÃria de Read (1982), e na teoria sÃcio-interacionista de Vygotsky (1984), bem como nas experiÃncias acerca dos processos formativos e prÃticas musicais colaborativas discutidos por Matos (2008) e Schrader (2002). No estudo foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa e com delineamento de estudo de casos mÃltiplos. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com grupo focal e entrevistas semi-estruturadas com participantes dos grupos. De acordo com esta pesquisa, os grupos de estudos possibilitam os estudantes se perceberem como educadores musicais no sentido de estar praticando o exercÃcio docente a partir do momento em que possuem, sob sua responsabilidade, a organizaÃÃo das atividades dos grupos de estudos, a definiÃÃo de objetivos a serem alcanÃados, bem como o trabalho de organizaÃÃo e a implementaÃÃo das prÃticas musicais compartilhadas no Ãmbito acadÃmico.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10542
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295178689085440