Ludicidade, estÃtica e formaÃÃo em contexto: as implicaÃÃes de um proposta formativa ludo-estÃtica contextualizada na prÃtica de educadoras infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Santiago da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20182
Resumo: A presente tese tem por objetivo geral investigar os impactos e as transformaÃÃes de uma formaÃÃo ludoestÃtica em contexto na prÃtica pedagÃgica do educador infantil no trabalho com as artes visuais. Considerando as novas demandas apontadas pelo currÃculo da EducaÃÃo Infantil (DCNEI) de 2009, em que apontam o trabalho pedagÃgico a partir de princÃpios Ãticos, polÃticos e estÃticos que estejam atrelados a experiÃncias no brincar e nas interaÃÃes sociais, questionamos Qual o impacto de uma formaÃÃo ludoestÃtica nas prÃticas pedagÃgicas em educadores infantis ? Os pilares teÃricos de sustentaÃÃo desta tese repousam sobre os trabalhos de: Formosinho (2013), Imbernon (2010), Pimenta (2010) e Tardiff (2002), no que se refere à formaÃÃo docente; Vygotsky (1989), Benjamim (1984), BrougÃre (2000), no que concerne Ãs prÃticas lÃdicas e temos como referÃncia; Barbosa (2009), Duarte Jr (1999); HernÃndez (2000), Read (2010) e Shiller (1979) quanto à perspectiva da educaÃÃo estÃtica. Como abordagem metodolÃgica, serà utilizada a pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa-aÃÃo a partir de Andrà (2001), Barbier (2002),Thiollent (1998) e Bogdan & Bicley (1994). A pesquisa colaborativa sugere que as prÃticas de formaÃÃo de professores da educaÃÃo infantil sÃo significativas se tomamos como eixo vertebrador a formaÃÃo em contexto atrelada à sua dimensÃo situada e que apontam concretamente suas necessidades e potencialidades pessoais e institucionais. A dimensÃo lÃdica atrelada à formaÃÃo estÃtica tem um ganho formativo quando alinhadas, fomentando uma nova tessitura de saberes culturais que transformam, fortalecem e ampliam a consciÃncia estÃtica dos educadores, transfigurando, assim, impactos e transformaÃÃes na sua prÃxis pedagÃgica, no que tange Ãs linguagens visuais na educaÃÃo infantil.
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