Economia criativa no CearÃ: um estudo da institucionalizaÃÃo do campo do humor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Chaves Correia Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14400
Resumo: O objetivo deste trabalho à analisar o processo de institucionalizaÃÃo da economia criativa do humor no Estado do CearÃ, à luz da teorizaÃÃo de Tolbert e Zucker (1999), que apresenta o processo sendo composto de trÃs fases: habitualizaÃÃo, objetivaÃÃo e sedimentaÃÃo. Foram utilizados tambÃm como referÃncia o modelo dos nÃveis de enlaces interorganizacionais, de Holanda (2003), e os indicadores de grau de institucionalizaÃÃo propostos por Scott (1995) e Dimaggio e Powel (2001). Os estudos organizacionais nas Ãltimas dÃcadas destacam a Teoria Institucional como abordagem centrada nas influÃncias do ambiente nas formas e nas estruturas de diferentes organizaÃÃes, especialmente naquelas que trazem em seu Ãmago a valorizaÃÃo de aspectos intangÃveis, simbÃlicos e culturais, tais como as que compÃem a economia criativa. No CearÃ, o humor se configura como um relevante campo da economia e cultura local cujo processo de institucionalizaÃÃo se configura como um salutar objeto de estudo. Para alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de naturezas qualitativa e quantitativa; exploratÃria e descritiva, quanto aos fins; e documental e de campo quanto aos meios. AlÃm de entrevistas realizadas com amostra nÃo-aleatÃria de quinze representantes organizacionais que compÃem o campo, foram respondidos questionÃrios por 67,4% dos humoristas em atividade no CearÃ. Os resultados da pesquisa indicam que o humor no Cearà tem raÃzes histÃricas que remontam aos sÃculos XVIII e XIX e foi protagonizado por diferentes cenÃrios â especialmente a PraÃa do Ferreira - e tipos populares que, por meio da irreverÃncia em um cotidiano de dificuldades, reforÃaram a vertente humorÃstica da imagem âCearà Molequeâ. A formaÃÃo do campo do humor como um negÃcio da economia criativa cearense se deu por meio do estÃmulo de forÃas de mercado e por situaÃÃes eventuais que emergiram hÃbitos sociais irreverentes da juventude alencarina na dÃcada de 1980. Nesse contexto, indivÃduos e organizaÃÃes inovaram e adotaram arranjos e estruturas comuns, especialmente em bares e restaurantes, caracterizando a fase de habitualizaÃÃo. No transcorrer das dÃcadas seguintes, com a atuaÃÃo consensual dos atores do campo monitorado, o padrÃo de estruturas bem sucedidas foi difundido, entretanto sem teorizaÃÃo formal. A partir da dÃcada de 2000, as concorrÃncias e as disputas por espaÃos geraram formaÃÃes de grupos, aumento dos enlaces interorganizacionais e da Ãrea geogrÃfica de ocorrÃncia do humor, alÃm do surgimento de novas e recentes estruturas organizacionais, tais como associaÃÃes, sindicato, fÃrum, teatros e museu temÃticos, dentre outras. Tais caracterÃsticas associadas Ãs dificuldades de comunicaÃÃo e teorizaÃÃo no campo indicam que essa economia criativa està entre as fases de objetificaÃÃo e sedimentaÃÃo do seu processo de institucionalizaÃÃo. Os resultados dos questionÃrios confirmaram esse grau intermediÃrio do processo, pois seis dos sete indicadores de institucionalizaÃÃo obtiveram mÃdias inclusas no intervalo central. Por fim, ressalta-se que o humor, enraizado na cultura do povo cearense, se configura como uma atividade da economia criativa que cresce em nÃmero e enlaces de atores do campo, mediante recentes estruturas interorganizacionais que geram divergÃncias entre grupos e visam a ampliaÃÃo de espaÃo mercadolÃgico junto ao pÃblico cearense e turista.
id UFC_5fe2bb18942ab671e1aac1019320dde5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9588
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEconomia criativa no CearÃ: um estudo da institucionalizaÃÃo do campo do humor Creative economy in CearÃ: an institutionalization of the study mood of the field2012-03-02Augusto CÃzar de Aquino Cabral21348456353http://lattes.cnpq.br/7080799282119351Maria Naiula Monteiro Pessoa26293364300Rodrigo Bandeira-de-Mello000000056http://lattes.cnpq.br/435965096025082696940018387http://lattes.cnpq.br/8579383288595514Bruno Chaves Correia LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRprocesso de institucionalizaÃÃo economia criativa campo do humorinstitutionalization process creative economy comedy fieldADMINISTRACAO DE EMPRESASO objetivo deste trabalho à analisar o processo de institucionalizaÃÃo da economia criativa do humor no Estado do CearÃ, à luz da teorizaÃÃo de Tolbert e Zucker (1999), que apresenta o processo sendo composto de trÃs fases: habitualizaÃÃo, objetivaÃÃo e sedimentaÃÃo. Foram utilizados tambÃm como referÃncia o modelo dos nÃveis de enlaces interorganizacionais, de Holanda (2003), e os indicadores de grau de institucionalizaÃÃo propostos por Scott (1995) e Dimaggio e Powel (2001). Os estudos organizacionais nas Ãltimas dÃcadas destacam a Teoria Institucional como abordagem centrada nas influÃncias do ambiente nas formas e nas estruturas de diferentes organizaÃÃes, especialmente naquelas que trazem em seu Ãmago a valorizaÃÃo de aspectos intangÃveis, simbÃlicos e culturais, tais como as que compÃem a economia criativa. No CearÃ, o humor se configura como um relevante campo da economia e cultura local cujo processo de institucionalizaÃÃo se configura como um salutar objeto de estudo. Para alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de naturezas qualitativa e quantitativa; exploratÃria e descritiva, quanto aos fins; e documental e de campo quanto aos meios. AlÃm de entrevistas realizadas com amostra nÃo-aleatÃria de quinze representantes organizacionais que compÃem o campo, foram respondidos questionÃrios por 67,4% dos humoristas em atividade no CearÃ. Os resultados da pesquisa indicam que o humor no Cearà tem raÃzes histÃricas que remontam aos sÃculos XVIII e XIX e foi protagonizado por diferentes cenÃrios â especialmente a PraÃa do Ferreira - e tipos populares que, por meio da irreverÃncia em um cotidiano de dificuldades, reforÃaram a vertente humorÃstica da imagem âCearà Molequeâ. A formaÃÃo do campo do humor como um negÃcio da economia criativa cearense se deu por meio do estÃmulo de forÃas de mercado e por situaÃÃes eventuais que emergiram hÃbitos sociais irreverentes da juventude alencarina na dÃcada de 1980. Nesse contexto, indivÃduos e organizaÃÃes inovaram e adotaram arranjos e estruturas comuns, especialmente em bares e restaurantes, caracterizando a fase de habitualizaÃÃo. No transcorrer das dÃcadas seguintes, com a atuaÃÃo consensual dos atores do campo monitorado, o padrÃo de estruturas bem sucedidas foi difundido, entretanto sem teorizaÃÃo formal. A partir da dÃcada de 2000, as concorrÃncias e as disputas por espaÃos geraram formaÃÃes de grupos, aumento dos enlaces interorganizacionais e da Ãrea geogrÃfica de ocorrÃncia do humor, alÃm do surgimento de novas e recentes estruturas organizacionais, tais como associaÃÃes, sindicato, fÃrum, teatros e museu temÃticos, dentre outras. Tais caracterÃsticas associadas Ãs dificuldades de comunicaÃÃo e teorizaÃÃo no campo indicam que essa economia criativa està entre as fases de objetificaÃÃo e sedimentaÃÃo do seu processo de institucionalizaÃÃo. Os resultados dos questionÃrios confirmaram esse grau intermediÃrio do processo, pois seis dos sete indicadores de institucionalizaÃÃo obtiveram mÃdias inclusas no intervalo central. Por fim, ressalta-se que o humor, enraizado na cultura do povo cearense, se configura como uma atividade da economia criativa que cresce em nÃmero e enlaces de atores do campo, mediante recentes estruturas interorganizacionais que geram divergÃncias entre grupos e visam a ampliaÃÃo de espaÃo mercadolÃgico junto ao pÃblico cearense e turista.This paper aims to analyze the process of institutionalization of the creative economy of comedy in the State of CearÃ, in the light of theorizing Tolbert and Zucker (1999), which presents the process consisting of three phases: habitualization, objectification and sedimentation. Levels of inter-linkageswere also used as the reference model, from Holanda (2003), and indicators of the degree of institutionalization proposed by Scott (1995) and DiMaggio and Powell (2001). Organizational studies in recent decades highlight the institutional theory as an approach focused on environmental influences in the forms and structures of different organizations, especially those that bring in their core valuing intangible, symbolic and cultural aspects, such as those that make up creative economy. In CearÃ, comedy is set as a relevant field of economy and local culture whose process of institutionalization is configured as a salutary object of study. To reach the proposed objective, a survey was conducted qualitative and quantitative in nature, exploratory and descriptive, as to the purposes, and documentary and field as to the means. In addition to interviews with non-random sample of fifteen organizational representatives that make up the field, questionnaires were answered by 67.4% of comedians active in CearÃ. The survey results indicate that comedy in Cearà has historical roots dating back to the eighteenth and nineteenth centuries and was played by different scenarios - especially Ferreira Square - and popular typesthat, through irreverence in face of the daily difficulties, strengthened humorous aspect of the image âCearà Molequeâ (âJoking CearÃâ). The formation of the field of humor as a creative economy business of Cearà occurred through the stimulation of market forces and eventual situations that emerged irreverent social habits in Alencarinayouth in the 1980s. In this context, individuals and organizations have innovated and adopted arrangements and joint structures, especially in pubs and restaurants, featuring habitualization phase. In the course of the ensuing decades, with the consensual performance of actors in the monitored field, the pattern of successful structures was widespread, although without formal theorizing.From the 2000s, the competition and disputes over spaces generated group formations, increased inter-linkages and geographic area of occurrence of comedy, in addition to the recent emergence of new organizational structures such as associations, trade union, forum, theaters and thematicmuseum, among others. Such characteristics associated with communication and theorizing difficulties in the field indicate that the creative economy is among the objectification and sedimentation phases of its process of institutionalization.The questionnaire results confirmed this intermediate level of the process, since six out of seven indicators of institutionalization obtained averages included in the central range. Finally, we emphasize that the comedy, rooted in the culture of the people of CearÃ, is configured as an activity of the creative economy that is growing in numbers and links from actors in the field through recent interorganizational structures that generate differences between groups and aim to expand marketing among the native public of Cearà and tourists alike.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14400application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:41Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Economia criativa no CearÃ: um estudo da institucionalizaÃÃo do campo do humor
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Creative economy in CearÃ: an institutionalization of the study mood of the field
title Economia criativa no CearÃ: um estudo da institucionalizaÃÃo do campo do humor
spellingShingle Economia criativa no CearÃ: um estudo da institucionalizaÃÃo do campo do humor
Bruno Chaves Correia Lima
processo de institucionalizaÃÃo
economia criativa
campo do humor
institutionalization process
creative economy
comedy field
ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Economia criativa no CearÃ: um estudo da institucionalizaÃÃo do campo do humor
title_full Economia criativa no CearÃ: um estudo da institucionalizaÃÃo do campo do humor
title_fullStr Economia criativa no CearÃ: um estudo da institucionalizaÃÃo do campo do humor
title_full_unstemmed Economia criativa no CearÃ: um estudo da institucionalizaÃÃo do campo do humor
title_sort Economia criativa no CearÃ: um estudo da institucionalizaÃÃo do campo do humor
author Bruno Chaves Correia Lima
author_facet Bruno Chaves Correia Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Augusto CÃzar de Aquino Cabral
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21348456353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7080799282119351
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Naiula Monteiro Pessoa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26293364300
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodrigo Bandeira-de-Mello
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 000000056
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4359650960250826
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 96940018387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8579383288595514
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno Chaves Correia Lima
contributor_str_mv Augusto CÃzar de Aquino Cabral
Maria Naiula Monteiro Pessoa
Rodrigo Bandeira-de-Mello
dc.subject.por.fl_str_mv processo de institucionalizaÃÃo
economia criativa
campo do humor
topic processo de institucionalizaÃÃo
economia criativa
campo do humor
institutionalization process
creative economy
comedy field
ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv institutionalization process
creative economy
comedy field
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho à analisar o processo de institucionalizaÃÃo da economia criativa do humor no Estado do CearÃ, à luz da teorizaÃÃo de Tolbert e Zucker (1999), que apresenta o processo sendo composto de trÃs fases: habitualizaÃÃo, objetivaÃÃo e sedimentaÃÃo. Foram utilizados tambÃm como referÃncia o modelo dos nÃveis de enlaces interorganizacionais, de Holanda (2003), e os indicadores de grau de institucionalizaÃÃo propostos por Scott (1995) e Dimaggio e Powel (2001). Os estudos organizacionais nas Ãltimas dÃcadas destacam a Teoria Institucional como abordagem centrada nas influÃncias do ambiente nas formas e nas estruturas de diferentes organizaÃÃes, especialmente naquelas que trazem em seu Ãmago a valorizaÃÃo de aspectos intangÃveis, simbÃlicos e culturais, tais como as que compÃem a economia criativa. No CearÃ, o humor se configura como um relevante campo da economia e cultura local cujo processo de institucionalizaÃÃo se configura como um salutar objeto de estudo. Para alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de naturezas qualitativa e quantitativa; exploratÃria e descritiva, quanto aos fins; e documental e de campo quanto aos meios. AlÃm de entrevistas realizadas com amostra nÃo-aleatÃria de quinze representantes organizacionais que compÃem o campo, foram respondidos questionÃrios por 67,4% dos humoristas em atividade no CearÃ. Os resultados da pesquisa indicam que o humor no Cearà tem raÃzes histÃricas que remontam aos sÃculos XVIII e XIX e foi protagonizado por diferentes cenÃrios â especialmente a PraÃa do Ferreira - e tipos populares que, por meio da irreverÃncia em um cotidiano de dificuldades, reforÃaram a vertente humorÃstica da imagem âCearà Molequeâ. A formaÃÃo do campo do humor como um negÃcio da economia criativa cearense se deu por meio do estÃmulo de forÃas de mercado e por situaÃÃes eventuais que emergiram hÃbitos sociais irreverentes da juventude alencarina na dÃcada de 1980. Nesse contexto, indivÃduos e organizaÃÃes inovaram e adotaram arranjos e estruturas comuns, especialmente em bares e restaurantes, caracterizando a fase de habitualizaÃÃo. No transcorrer das dÃcadas seguintes, com a atuaÃÃo consensual dos atores do campo monitorado, o padrÃo de estruturas bem sucedidas foi difundido, entretanto sem teorizaÃÃo formal. A partir da dÃcada de 2000, as concorrÃncias e as disputas por espaÃos geraram formaÃÃes de grupos, aumento dos enlaces interorganizacionais e da Ãrea geogrÃfica de ocorrÃncia do humor, alÃm do surgimento de novas e recentes estruturas organizacionais, tais como associaÃÃes, sindicato, fÃrum, teatros e museu temÃticos, dentre outras. Tais caracterÃsticas associadas Ãs dificuldades de comunicaÃÃo e teorizaÃÃo no campo indicam que essa economia criativa està entre as fases de objetificaÃÃo e sedimentaÃÃo do seu processo de institucionalizaÃÃo. Os resultados dos questionÃrios confirmaram esse grau intermediÃrio do processo, pois seis dos sete indicadores de institucionalizaÃÃo obtiveram mÃdias inclusas no intervalo central. Por fim, ressalta-se que o humor, enraizado na cultura do povo cearense, se configura como uma atividade da economia criativa que cresce em nÃmero e enlaces de atores do campo, mediante recentes estruturas interorganizacionais que geram divergÃncias entre grupos e visam a ampliaÃÃo de espaÃo mercadolÃgico junto ao pÃblico cearense e turista.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper aims to analyze the process of institutionalization of the creative economy of comedy in the State of CearÃ, in the light of theorizing Tolbert and Zucker (1999), which presents the process consisting of three phases: habitualization, objectification and sedimentation. Levels of inter-linkageswere also used as the reference model, from Holanda (2003), and indicators of the degree of institutionalization proposed by Scott (1995) and DiMaggio and Powell (2001). Organizational studies in recent decades highlight the institutional theory as an approach focused on environmental influences in the forms and structures of different organizations, especially those that bring in their core valuing intangible, symbolic and cultural aspects, such as those that make up creative economy. In CearÃ, comedy is set as a relevant field of economy and local culture whose process of institutionalization is configured as a salutary object of study. To reach the proposed objective, a survey was conducted qualitative and quantitative in nature, exploratory and descriptive, as to the purposes, and documentary and field as to the means. In addition to interviews with non-random sample of fifteen organizational representatives that make up the field, questionnaires were answered by 67.4% of comedians active in CearÃ. The survey results indicate that comedy in Cearà has historical roots dating back to the eighteenth and nineteenth centuries and was played by different scenarios - especially Ferreira Square - and popular typesthat, through irreverence in face of the daily difficulties, strengthened humorous aspect of the image âCearà Molequeâ (âJoking CearÃâ). The formation of the field of humor as a creative economy business of Cearà occurred through the stimulation of market forces and eventual situations that emerged irreverent social habits in Alencarinayouth in the 1980s. In this context, individuals and organizations have innovated and adopted arrangements and joint structures, especially in pubs and restaurants, featuring habitualization phase. In the course of the ensuing decades, with the consensual performance of actors in the monitored field, the pattern of successful structures was widespread, although without formal theorizing.From the 2000s, the competition and disputes over spaces generated group formations, increased inter-linkages and geographic area of occurrence of comedy, in addition to the recent emergence of new organizational structures such as associations, trade union, forum, theaters and thematicmuseum, among others. Such characteristics associated with communication and theorizing difficulties in the field indicate that the creative economy is among the objectification and sedimentation phases of its process of institutionalization.The questionnaire results confirmed this intermediate level of the process, since six out of seven indicators of institutionalization obtained averages included in the central range. Finally, we emphasize that the comedy, rooted in the culture of the people of CearÃ, is configured as an activity of the creative economy that is growing in numbers and links from actors in the field through recent interorganizational structures that generate differences between groups and aim to expand marketing among the native public of Cearà and tourists alike.
description O objetivo deste trabalho à analisar o processo de institucionalizaÃÃo da economia criativa do humor no Estado do CearÃ, à luz da teorizaÃÃo de Tolbert e Zucker (1999), que apresenta o processo sendo composto de trÃs fases: habitualizaÃÃo, objetivaÃÃo e sedimentaÃÃo. Foram utilizados tambÃm como referÃncia o modelo dos nÃveis de enlaces interorganizacionais, de Holanda (2003), e os indicadores de grau de institucionalizaÃÃo propostos por Scott (1995) e Dimaggio e Powel (2001). Os estudos organizacionais nas Ãltimas dÃcadas destacam a Teoria Institucional como abordagem centrada nas influÃncias do ambiente nas formas e nas estruturas de diferentes organizaÃÃes, especialmente naquelas que trazem em seu Ãmago a valorizaÃÃo de aspectos intangÃveis, simbÃlicos e culturais, tais como as que compÃem a economia criativa. No CearÃ, o humor se configura como um relevante campo da economia e cultura local cujo processo de institucionalizaÃÃo se configura como um salutar objeto de estudo. Para alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de naturezas qualitativa e quantitativa; exploratÃria e descritiva, quanto aos fins; e documental e de campo quanto aos meios. AlÃm de entrevistas realizadas com amostra nÃo-aleatÃria de quinze representantes organizacionais que compÃem o campo, foram respondidos questionÃrios por 67,4% dos humoristas em atividade no CearÃ. Os resultados da pesquisa indicam que o humor no Cearà tem raÃzes histÃricas que remontam aos sÃculos XVIII e XIX e foi protagonizado por diferentes cenÃrios â especialmente a PraÃa do Ferreira - e tipos populares que, por meio da irreverÃncia em um cotidiano de dificuldades, reforÃaram a vertente humorÃstica da imagem âCearà Molequeâ. A formaÃÃo do campo do humor como um negÃcio da economia criativa cearense se deu por meio do estÃmulo de forÃas de mercado e por situaÃÃes eventuais que emergiram hÃbitos sociais irreverentes da juventude alencarina na dÃcada de 1980. Nesse contexto, indivÃduos e organizaÃÃes inovaram e adotaram arranjos e estruturas comuns, especialmente em bares e restaurantes, caracterizando a fase de habitualizaÃÃo. No transcorrer das dÃcadas seguintes, com a atuaÃÃo consensual dos atores do campo monitorado, o padrÃo de estruturas bem sucedidas foi difundido, entretanto sem teorizaÃÃo formal. A partir da dÃcada de 2000, as concorrÃncias e as disputas por espaÃos geraram formaÃÃes de grupos, aumento dos enlaces interorganizacionais e da Ãrea geogrÃfica de ocorrÃncia do humor, alÃm do surgimento de novas e recentes estruturas organizacionais, tais como associaÃÃes, sindicato, fÃrum, teatros e museu temÃticos, dentre outras. Tais caracterÃsticas associadas Ãs dificuldades de comunicaÃÃo e teorizaÃÃo no campo indicam que essa economia criativa està entre as fases de objetificaÃÃo e sedimentaÃÃo do seu processo de institucionalizaÃÃo. Os resultados dos questionÃrios confirmaram esse grau intermediÃrio do processo, pois seis dos sete indicadores de institucionalizaÃÃo obtiveram mÃdias inclusas no intervalo central. Por fim, ressalta-se que o humor, enraizado na cultura do povo cearense, se configura como uma atividade da economia criativa que cresce em nÃmero e enlaces de atores do campo, mediante recentes estruturas interorganizacionais que geram divergÃncias entre grupos e visam a ampliaÃÃo de espaÃo mercadolÃgico junto ao pÃblico cearense e turista.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14400
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295205439307776