O uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sylvia Elisabeth de Paula Alencar
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1157
Resumo: Esse trabalho tem como escopo apresentar a importÃncia da utilizaÃÃo do cinema na sala de aula como documento histÃrico e como recurso didÃtico para uma aprendizagem dialÃgica significativa e crÃtica da disciplina histÃria AlÃm disso traÃa uma retrospectiva do cinema e de sua utilizaÃÃo para a educaÃÃo em vÃrios recortes histÃricos e em vÃrios paÃses inclusive no Brasil desenvolvendo uma breve memÃria da histÃria do cinema educativo em Fortaleza Na pesquisa de campo entrevistas foram realizadas com trÃs experientes professores de histÃria que utilizam regularmente o cinema em suas aulas AlÃm do que ele busca ressaltar que a competÃncia para ver adquirida com o uso do cinema nas aulas de histÃria contribuirà para a formaÃÃo de pessoas crÃticas participativas e sensÃveis valores dos quais nos quedamos tÃo carentes
id UFC_603102301d0d23bd82e1a083c7172fb0
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:746
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria.The Cinema in the Classroom: A Learning Dialogical of The Discipline History.2007-06-14LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro21417792353http://lattes.cnpq.br/6368042791230986Josà Olivenor Souza Chaves35945117315Luiz Botelho Albuquerque0020022018723015764349http://lattes.cnpq.br/3543897723364226Sylvia Elisabeth de Paula AlencarUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRcinema educaÃÃo aprendizagem dialÃgica competÃncia para verCinema Education Dialogical learning Ability To see EDUCACAOEsse trabalho tem como escopo apresentar a importÃncia da utilizaÃÃo do cinema na sala de aula como documento histÃrico e como recurso didÃtico para uma aprendizagem dialÃgica significativa e crÃtica da disciplina histÃria AlÃm disso traÃa uma retrospectiva do cinema e de sua utilizaÃÃo para a educaÃÃo em vÃrios recortes histÃricos e em vÃrios paÃses inclusive no Brasil desenvolvendo uma breve memÃria da histÃria do cinema educativo em Fortaleza Na pesquisa de campo entrevistas foram realizadas com trÃs experientes professores de histÃria que utilizam regularmente o cinema em suas aulas AlÃm do que ele busca ressaltar que a competÃncia para ver adquirida com o uso do cinema nas aulas de histÃria contribuirà para a formaÃÃo de pessoas crÃticas participativas e sensÃveis valores dos quais nos quedamos tÃo carentesThis work has the ain of showing the importance of using movies in the classroom as a historical document and as a didactical source for a dialogical significative and critical learning of the discipline History Besides it makes a retrospective of cinema history and its use for education through many historical flashes and in many countries including Brazil developing a brief memory of educative cinema in Fortaleza In the field research interviews had been carried through with three experienced history teachers who regularly use the cinema in its lessons After all it emphasiles that the competence of seeing acquired with the use of movies in History classes will contribute to the formation of critical people participative and sensible values of which we find ourselves so much deficientnÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1157application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Cinema in the Classroom: A Learning Dialogical of The Discipline History.
title O uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria.
spellingShingle O uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria.
Sylvia Elisabeth de Paula Alencar
cinema
educaÃÃo
aprendizagem dialÃgica
competÃncia para ver
Cinema
Education
Dialogical learning
Ability To see
EDUCACAO
title_short O uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria.
title_full O uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria.
title_fullStr O uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria.
title_full_unstemmed O uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria.
title_sort O uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria.
author Sylvia Elisabeth de Paula Alencar
author_facet Sylvia Elisabeth de Paula Alencar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21417792353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6368042791230986
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà Olivenor Souza Chaves
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 35945117315
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 23015764349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3543897723364226
dc.contributor.author.fl_str_mv Sylvia Elisabeth de Paula Alencar
contributor_str_mv LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro
Josà Olivenor Souza Chaves
Luiz Botelho Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
educaÃÃo
aprendizagem dialÃgica
competÃncia para ver
topic cinema
educaÃÃo
aprendizagem dialÃgica
competÃncia para ver
Cinema
Education
Dialogical learning
Ability To see
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Cinema
Education
Dialogical learning
Ability To see
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esse trabalho tem como escopo apresentar a importÃncia da utilizaÃÃo do cinema na sala de aula como documento histÃrico e como recurso didÃtico para uma aprendizagem dialÃgica significativa e crÃtica da disciplina histÃria AlÃm disso traÃa uma retrospectiva do cinema e de sua utilizaÃÃo para a educaÃÃo em vÃrios recortes histÃricos e em vÃrios paÃses inclusive no Brasil desenvolvendo uma breve memÃria da histÃria do cinema educativo em Fortaleza Na pesquisa de campo entrevistas foram realizadas com trÃs experientes professores de histÃria que utilizam regularmente o cinema em suas aulas AlÃm do que ele busca ressaltar que a competÃncia para ver adquirida com o uso do cinema nas aulas de histÃria contribuirà para a formaÃÃo de pessoas crÃticas participativas e sensÃveis valores dos quais nos quedamos tÃo carentes
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work has the ain of showing the importance of using movies in the classroom as a historical document and as a didactical source for a dialogical significative and critical learning of the discipline History Besides it makes a retrospective of cinema history and its use for education through many historical flashes and in many countries including Brazil developing a brief memory of educative cinema in Fortaleza In the field research interviews had been carried through with three experienced history teachers who regularly use the cinema in its lessons After all it emphasiles that the competence of seeing acquired with the use of movies in History classes will contribute to the formation of critical people participative and sensible values of which we find ourselves so much deficient
description Esse trabalho tem como escopo apresentar a importÃncia da utilizaÃÃo do cinema na sala de aula como documento histÃrico e como recurso didÃtico para uma aprendizagem dialÃgica significativa e crÃtica da disciplina histÃria AlÃm disso traÃa uma retrospectiva do cinema e de sua utilizaÃÃo para a educaÃÃo em vÃrios recortes histÃricos e em vÃrios paÃses inclusive no Brasil desenvolvendo uma breve memÃria da histÃria do cinema educativo em Fortaleza Na pesquisa de campo entrevistas foram realizadas com trÃs experientes professores de histÃria que utilizam regularmente o cinema em suas aulas AlÃm do que ele busca ressaltar que a competÃncia para ver adquirida com o uso do cinema nas aulas de histÃria contribuirà para a formaÃÃo de pessoas crÃticas participativas e sensÃveis valores dos quais nos quedamos tÃo carentes
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1157
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295117380943872