A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20670 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados, tendo como mote o Estado do CearÃ. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestÃo democrÃtica da escola pÃblica no modo de produÃÃo capitalista. Analisa categorias como: administraÃÃo empresarial, democracia, gestÃo e gestÃo democrÃtica. Parte do pressuposto que a gestÃo democrÃtica se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisÃes polÃtico-pedagÃgicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estÃo postos. Busca, ainda, analisar como a gestÃo da escola pÃblica està entrelaÃada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliogrÃfica e documental fundamentada em autores clÃssicos e contemporÃneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de GestÃo implantado no Cearà longe de atender Ãs prerrogativas de uma gestÃo democrÃtica atende aos princÃpios de uma gestÃo empresarial fundamentada em resultados. |
id |
UFC_65516696458a595de3cdb750d7655212 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13045 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados2018-12-00Clarice Zientarski46636803053http://lattes.cnpq.br/467355394111178912854444444Aurilene Alves de FranÃa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRGestÃo DemocrÃtica EducaÃÃo Circuito de GestÃo Escolas PÃblicas - OrganizaÃÃo e administraÃÃo â Cearà GestÃo Administrativa da Escola â Cearà GestÃo DemocrÃtica da Escola â Cearà PolÃticas pÃblicas em EducaÃÃo â Cearà Escolas PÃblicas â Circuito de gestÃo â CearÃEDUCACAOO trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados, tendo como mote o Estado do CearÃ. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestÃo democrÃtica da escola pÃblica no modo de produÃÃo capitalista. Analisa categorias como: administraÃÃo empresarial, democracia, gestÃo e gestÃo democrÃtica. Parte do pressuposto que a gestÃo democrÃtica se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisÃes polÃtico-pedagÃgicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estÃo postos. Busca, ainda, analisar como a gestÃo da escola pÃblica està entrelaÃada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliogrÃfica e documental fundamentada em autores clÃssicos e contemporÃneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de GestÃo implantado no Cearà longe de atender Ãs prerrogativas de uma gestÃo democrÃtica atende aos princÃpios de uma gestÃo empresarial fundamentada em resultados. El trabajo tiene como objetivo investigar la paradoja que se establece entre gestiÃn democrÃtica y el circuito de gestiÃn orientada por resultados, teniendo como mote el Estado de CearÃ. En este prisma, discute sobre los lÃmites y posibilidades de la gestiÃn democrÃtica de la escuela pÃblica en el modo de producciÃn capitalista. Analiza categorÃas como: administraciÃn empresarial, democracia, gestiÃn y gestiÃn democrÃtica. Parte del supuesto de que la gestiÃn democrÃtica se hace un importante y decisivo instrumento en la toma de decisiones polÃtico-pedagÃgicas y, por lo tanto, podrÃa representar un contrapunto ante los modelos que estÃn puestos. Se busca, ademÃs, analizar cÃmo la gestiÃn de la escuela pÃblica està entrelazada y dependiente del modelo administrativo capitalista. MetodolÃgicamente se caracteriza como una investigaciÃn de naturaleza bibliogrÃfica y documental fundamentada en autores clÃsicos y contemporÃneos. Los resultados obtenidos indican que el Circuito de GestiÃn implantado en Cearà lejos de atender a las prerrogativas de una gestiÃn democrÃtica atiende a los principios de una gestiÃn empresarial fundamentada en resultados.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20670application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-09T10:10:09Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados |
title |
A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados |
spellingShingle |
A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados Aurilene Alves de FranÃa GestÃo DemocrÃtica EducaÃÃo Circuito de GestÃo Escolas PÃblicas - OrganizaÃÃo e administraÃÃo â Cearà GestÃo Administrativa da Escola â Cearà GestÃo DemocrÃtica da Escola â Cearà PolÃticas pÃblicas em EducaÃÃo â Cearà Escolas PÃblicas â Circuito de gestÃo â Cearà EDUCACAO |
title_short |
A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados |
title_full |
A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados |
title_fullStr |
A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados |
title_full_unstemmed |
A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados |
title_sort |
A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados |
author |
Aurilene Alves de FranÃa |
author_facet |
Aurilene Alves de FranÃa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Clarice Zientarski |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
46636803053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4673553941111789 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
12854444444 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aurilene Alves de FranÃa |
contributor_str_mv |
Clarice Zientarski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GestÃo DemocrÃtica EducaÃÃo Circuito de GestÃo Escolas PÃblicas - OrganizaÃÃo e administraÃÃo â Cearà GestÃo Administrativa da Escola â Cearà GestÃo DemocrÃtica da Escola â Cearà PolÃticas pÃblicas em EducaÃÃo â Cearà Escolas PÃblicas â Circuito de gestÃo â Cearà |
topic |
GestÃo DemocrÃtica EducaÃÃo Circuito de GestÃo Escolas PÃblicas - OrganizaÃÃo e administraÃÃo â Cearà GestÃo Administrativa da Escola â Cearà GestÃo DemocrÃtica da Escola â Cearà PolÃticas pÃblicas em EducaÃÃo â Cearà Escolas PÃblicas â Circuito de gestÃo â Cearà EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados, tendo como mote o Estado do CearÃ. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestÃo democrÃtica da escola pÃblica no modo de produÃÃo capitalista. Analisa categorias como: administraÃÃo empresarial, democracia, gestÃo e gestÃo democrÃtica. Parte do pressuposto que a gestÃo democrÃtica se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisÃes polÃtico-pedagÃgicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estÃo postos. Busca, ainda, analisar como a gestÃo da escola pÃblica està entrelaÃada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliogrÃfica e documental fundamentada em autores clÃssicos e contemporÃneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de GestÃo implantado no Cearà longe de atender Ãs prerrogativas de uma gestÃo democrÃtica atende aos princÃpios de uma gestÃo empresarial fundamentada em resultados. |
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv |
El trabajo tiene como objetivo investigar la paradoja que se establece entre gestiÃn democrÃtica y el circuito de gestiÃn orientada por resultados, teniendo como mote el Estado de CearÃ. En este prisma, discute sobre los lÃmites y posibilidades de la gestiÃn democrÃtica de la escuela pÃblica en el modo de producciÃn capitalista. Analiza categorÃas como: administraciÃn empresarial, democracia, gestiÃn y gestiÃn democrÃtica. Parte del supuesto de que la gestiÃn democrÃtica se hace un importante y decisivo instrumento en la toma de decisiones polÃtico-pedagÃgicas y, por lo tanto, podrÃa representar un contrapunto ante los modelos que estÃn puestos. Se busca, ademÃs, analizar cÃmo la gestiÃn de la escuela pÃblica està entrelazada y dependiente del modelo administrativo capitalista. MetodolÃgicamente se caracteriza como una investigaciÃn de naturaleza bibliogrÃfica y documental fundamentada en autores clÃsicos y contemporÃneos. Los resultados obtenidos indican que el Circuito de GestiÃn implantado en Cearà lejos de atender a las prerrogativas de una gestiÃn democrÃtica atiende a los principios de una gestiÃn empresarial fundamentada en resultados. |
description |
O trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados, tendo como mote o Estado do CearÃ. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestÃo democrÃtica da escola pÃblica no modo de produÃÃo capitalista. Analisa categorias como: administraÃÃo empresarial, democracia, gestÃo e gestÃo democrÃtica. Parte do pressuposto que a gestÃo democrÃtica se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisÃes polÃtico-pedagÃgicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estÃo postos. Busca, ainda, analisar como a gestÃo da escola pÃblica està entrelaÃada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliogrÃfica e documental fundamentada em autores clÃssicos e contemporÃneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de GestÃo implantado no Cearà longe de atender Ãs prerrogativas de uma gestÃo democrÃtica atende aos princÃpios de uma gestÃo empresarial fundamentada em resultados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20670 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295460726669312 |