A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aurilene Alves de FranÃa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20670
Resumo: O trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados, tendo como mote o Estado do CearÃ. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestÃo democrÃtica da escola pÃblica no modo de produÃÃo capitalista. Analisa categorias como: administraÃÃo empresarial, democracia, gestÃo e gestÃo democrÃtica. Parte do pressuposto que a gestÃo democrÃtica se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisÃes polÃtico-pedagÃgicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estÃo postos. Busca, ainda, analisar como a gestÃo da escola pÃblica està entrelaÃada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliogrÃfica e documental fundamentada em autores clÃssicos e contemporÃneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de GestÃo implantado no Cearà longe de atender Ãs prerrogativas de uma gestÃo democrÃtica atende aos princÃpios de uma gestÃo empresarial fundamentada em resultados.
id UFC_65516696458a595de3cdb750d7655212
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13045
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados2018-12-00Clarice Zientarski46636803053http://lattes.cnpq.br/467355394111178912854444444Aurilene Alves de FranÃa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRGestÃo DemocrÃtica EducaÃÃo Circuito de GestÃo Escolas PÃblicas - OrganizaÃÃo e administraÃÃo â Cearà GestÃo Administrativa da Escola â Cearà GestÃo DemocrÃtica da Escola â Cearà PolÃticas pÃblicas em EducaÃÃo â Cearà Escolas PÃblicas â Circuito de gestÃo â CearÃEDUCACAOO trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados, tendo como mote o Estado do CearÃ. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestÃo democrÃtica da escola pÃblica no modo de produÃÃo capitalista. Analisa categorias como: administraÃÃo empresarial, democracia, gestÃo e gestÃo democrÃtica. Parte do pressuposto que a gestÃo democrÃtica se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisÃes polÃtico-pedagÃgicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estÃo postos. Busca, ainda, analisar como a gestÃo da escola pÃblica està entrelaÃada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliogrÃfica e documental fundamentada em autores clÃssicos e contemporÃneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de GestÃo implantado no Cearà longe de atender Ãs prerrogativas de uma gestÃo democrÃtica atende aos princÃpios de uma gestÃo empresarial fundamentada em resultados. El trabajo tiene como objetivo investigar la paradoja que se establece entre gestiÃn democrÃtica y el circuito de gestiÃn orientada por resultados, teniendo como mote el Estado de CearÃ. En este prisma, discute sobre los lÃmites y posibilidades de la gestiÃn democrÃtica de la escuela pÃblica en el modo de producciÃn capitalista. Analiza categorÃas como: administraciÃn empresarial, democracia, gestiÃn y gestiÃn democrÃtica. Parte del supuesto de que la gestiÃn democrÃtica se hace un importante y decisivo instrumento en la toma de decisiones polÃtico-pedagÃgicas y, por lo tanto, podrÃa representar un contrapunto ante los modelos que estÃn puestos. Se busca, ademÃs, analizar cÃmo la gestiÃn de la escuela pÃblica està entrelazada y dependiente del modelo administrativo capitalista. MetodolÃgicamente se caracteriza como una investigaciÃn de naturaleza bibliogrÃfica y documental fundamentada en autores clÃsicos y contemporÃneos. Los resultados obtenidos indican que el Circuito de GestiÃn implantado en Cearà lejos de atender a las prerrogativas de una gestiÃn democrÃtica atiende a los principios de una gestiÃn empresarial fundamentada en resultados.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20670application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-09T10:10:09Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados
title A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados
spellingShingle A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados
Aurilene Alves de FranÃa
GestÃo DemocrÃtica
EducaÃÃo
Circuito de GestÃo
Escolas PÃblicas - OrganizaÃÃo e administraÃÃo â CearÃ
GestÃo Administrativa da Escola â CearÃ
GestÃo DemocrÃtica da Escola â CearÃ
PolÃticas pÃblicas em EducaÃÃo â CearÃ
Escolas PÃblicas â Circuito de gestÃo â CearÃ
EDUCACAO
title_short A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados
title_full A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados
title_fullStr A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados
title_full_unstemmed A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados
title_sort A gestÃo das escolas do CearÃ: paradoxo entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados
author Aurilene Alves de FranÃa
author_facet Aurilene Alves de FranÃa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Clarice Zientarski
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 46636803053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4673553941111789
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12854444444
dc.contributor.author.fl_str_mv Aurilene Alves de FranÃa
contributor_str_mv Clarice Zientarski
dc.subject.por.fl_str_mv GestÃo DemocrÃtica
EducaÃÃo
Circuito de GestÃo
Escolas PÃblicas - OrganizaÃÃo e administraÃÃo â CearÃ
GestÃo Administrativa da Escola â CearÃ
GestÃo DemocrÃtica da Escola â CearÃ
PolÃticas pÃblicas em EducaÃÃo â CearÃ
Escolas PÃblicas â Circuito de gestÃo â CearÃ
topic GestÃo DemocrÃtica
EducaÃÃo
Circuito de GestÃo
Escolas PÃblicas - OrganizaÃÃo e administraÃÃo â CearÃ
GestÃo Administrativa da Escola â CearÃ
GestÃo DemocrÃtica da Escola â CearÃ
PolÃticas pÃblicas em EducaÃÃo â CearÃ
Escolas PÃblicas â Circuito de gestÃo â CearÃ
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados, tendo como mote o Estado do CearÃ. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestÃo democrÃtica da escola pÃblica no modo de produÃÃo capitalista. Analisa categorias como: administraÃÃo empresarial, democracia, gestÃo e gestÃo democrÃtica. Parte do pressuposto que a gestÃo democrÃtica se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisÃes polÃtico-pedagÃgicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estÃo postos. Busca, ainda, analisar como a gestÃo da escola pÃblica està entrelaÃada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliogrÃfica e documental fundamentada em autores clÃssicos e contemporÃneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de GestÃo implantado no Cearà longe de atender Ãs prerrogativas de uma gestÃo democrÃtica atende aos princÃpios de uma gestÃo empresarial fundamentada em resultados.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv El trabajo tiene como objetivo investigar la paradoja que se establece entre gestiÃn democrÃtica y el circuito de gestiÃn orientada por resultados, teniendo como mote el Estado de CearÃ. En este prisma, discute sobre los lÃmites y posibilidades de la gestiÃn democrÃtica de la escuela pÃblica en el modo de producciÃn capitalista. Analiza categorÃas como: administraciÃn empresarial, democracia, gestiÃn y gestiÃn democrÃtica. Parte del supuesto de que la gestiÃn democrÃtica se hace un importante y decisivo instrumento en la toma de decisiones polÃtico-pedagÃgicas y, por lo tanto, podrÃa representar un contrapunto ante los modelos que estÃn puestos. Se busca, ademÃs, analizar cÃmo la gestiÃn de la escuela pÃblica està entrelazada y dependiente del modelo administrativo capitalista. MetodolÃgicamente se caracteriza como una investigaciÃn de naturaleza bibliogrÃfica y documental fundamentada en autores clÃsicos y contemporÃneos. Los resultados obtenidos indican que el Circuito de GestiÃn implantado en Cearà lejos de atender a las prerrogativas de una gestiÃn democrÃtica atiende a los principios de una gestiÃn empresarial fundamentada en resultados.
description O trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestÃo democrÃtica e o circuito de gestÃo orientada por resultados, tendo como mote o Estado do CearÃ. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestÃo democrÃtica da escola pÃblica no modo de produÃÃo capitalista. Analisa categorias como: administraÃÃo empresarial, democracia, gestÃo e gestÃo democrÃtica. Parte do pressuposto que a gestÃo democrÃtica se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisÃes polÃtico-pedagÃgicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estÃo postos. Busca, ainda, analisar como a gestÃo da escola pÃblica està entrelaÃada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliogrÃfica e documental fundamentada em autores clÃssicos e contemporÃneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de GestÃo implantado no Cearà longe de atender Ãs prerrogativas de uma gestÃo democrÃtica atende aos princÃpios de uma gestÃo empresarial fundamentada em resultados.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20670
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295460726669312