Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Claudionor de Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20547
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_65d30e04404781c53776234a52950ecb
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12933
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSignificados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido2018-10-00Josà Arimatea Barros Bezerra2670146430036995175345Josà Claudionor de Lima Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCurrÃculo AlimentaÃÃo saudÃvelEDUCACAOnÃo hÃA pesquisa tem como objeto de estudo a alimentaÃÃo saudÃvel e suas implicaÃÃes curriculares no ambiente escolar, a partir da compreensÃo de professores de uma escola pÃblica da rede de ensino de MaracanaÃ/CE. O objetivo geral à compreender os significados que os professores da educaÃÃo infantil elaboram sobre alimentaÃÃo saudÃvel, assim com os especÃficos: analisar os principais documentos oficiais brasileiros que tratam EducaÃÃo Alimentar e Nutricional - EAN, visando refletir sobre o que à referenciado para ser aplicado no Ãmbito da escola; mapear os conhecimentos prÃvios que os professores tÃm sobre alimentaÃÃo saudÃvel; e concatenar a relaÃÃo entre o que os documentos oficiais indicam como referÃncia para ser aplicado de EAN e alimentaÃÃo saudÃvel na escola e como os professores apreendem e aplicam essas referÃncias. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, caraterizado como bibliogrÃfico, exploratÃrio e descritivo. A discussÃo sobre cultura alimentar e alimentaÃÃo saudÃvel estÃo referenciadas pelos autores Bezerra, DaMatta, Montanari, Santos, Maciel, Boog e Fischler. Os cincos eixos prioritÃrios do Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar â PNAE e Diretrizes I e II do referido programa dÃo suporte teÃrico Ãs observaÃÃes de campo e Ãs prÃticas pedagÃgicas protagonizadas pelos professores. Adotou-se como metodologia para obtenÃÃo de dados do cotidiano escolar a tÃcnica da observaÃÃo participante. Para o conhecimento das âHistÃrias dentro da HistÃriaâ dos sujeitos da pesquisa foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, fundamentadas no referencial teÃrico-metodolÃgico da HistÃria oral, e questionÃrio semiestruturado. A anÃlise e interpretaÃÃo dos resultados passam pelo crivo do referencial teÃrico-metodolÃgico da HermenÃutica da Profundidade. A pesquisa, de um modo geral, apontou que os professores tÃm relativo e incipiente entendimento sobre alimentaÃÃo saudÃvel e suas implicaÃÃes curriculares, que a escola tem suas rotinas da alimentaÃÃo escolar bem desenvolvidas e que contribui, no que està ao alcance de todos os atores, para uma alimentaÃÃo saudÃvel e adequada aos alunos. Os achados apontam tambÃm indÃcios que o trabalho de alimentaÃÃo saudÃvel realizado pela escola possa està sendo dificultado no ambiente familiar, principalmente por forÃa dos apelos da mÃdia de massa e indÃstria alimentÃcia. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20547application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido
title Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido
spellingShingle Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido
Josà Claudionor de Lima
CurrÃculo
AlimentaÃÃo saudÃvel
EDUCACAO
title_short Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido
title_full Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido
title_fullStr Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido
title_full_unstemmed Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido
title_sort Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido
author Josà Claudionor de Lima
author_facet Josà Claudionor de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Arimatea Barros Bezerra
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26701464300
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 36995175345
dc.contributor.author.fl_str_mv Josà Claudionor de Lima
contributor_str_mv Josà Arimatea Barros Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv CurrÃculo
AlimentaÃÃo saudÃvel
topic CurrÃculo
AlimentaÃÃo saudÃvel
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa tem como objeto de estudo a alimentaÃÃo saudÃvel e suas implicaÃÃes curriculares no ambiente escolar, a partir da compreensÃo de professores de uma escola pÃblica da rede de ensino de MaracanaÃ/CE. O objetivo geral à compreender os significados que os professores da educaÃÃo infantil elaboram sobre alimentaÃÃo saudÃvel, assim com os especÃficos: analisar os principais documentos oficiais brasileiros que tratam EducaÃÃo Alimentar e Nutricional - EAN, visando refletir sobre o que à referenciado para ser aplicado no Ãmbito da escola; mapear os conhecimentos prÃvios que os professores tÃm sobre alimentaÃÃo saudÃvel; e concatenar a relaÃÃo entre o que os documentos oficiais indicam como referÃncia para ser aplicado de EAN e alimentaÃÃo saudÃvel na escola e como os professores apreendem e aplicam essas referÃncias. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, caraterizado como bibliogrÃfico, exploratÃrio e descritivo. A discussÃo sobre cultura alimentar e alimentaÃÃo saudÃvel estÃo referenciadas pelos autores Bezerra, DaMatta, Montanari, Santos, Maciel, Boog e Fischler. Os cincos eixos prioritÃrios do Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar â PNAE e Diretrizes I e II do referido programa dÃo suporte teÃrico Ãs observaÃÃes de campo e Ãs prÃticas pedagÃgicas protagonizadas pelos professores. Adotou-se como metodologia para obtenÃÃo de dados do cotidiano escolar a tÃcnica da observaÃÃo participante. Para o conhecimento das âHistÃrias dentro da HistÃriaâ dos sujeitos da pesquisa foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, fundamentadas no referencial teÃrico-metodolÃgico da HistÃria oral, e questionÃrio semiestruturado. A anÃlise e interpretaÃÃo dos resultados passam pelo crivo do referencial teÃrico-metodolÃgico da HermenÃutica da Profundidade. A pesquisa, de um modo geral, apontou que os professores tÃm relativo e incipiente entendimento sobre alimentaÃÃo saudÃvel e suas implicaÃÃes curriculares, que a escola tem suas rotinas da alimentaÃÃo escolar bem desenvolvidas e que contribui, no que està ao alcance de todos os atores, para uma alimentaÃÃo saudÃvel e adequada aos alunos. Os achados apontam tambÃm indÃcios que o trabalho de alimentaÃÃo saudÃvel realizado pela escola possa està sendo dificultado no ambiente familiar, principalmente por forÃa dos apelos da mÃdia de massa e indÃstria alimentÃcia.
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20547
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295239939555328