Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20547 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_65d30e04404781c53776234a52950ecb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12933 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSignificados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido2018-10-00Josà Arimatea Barros Bezerra2670146430036995175345Josà Claudionor de Lima Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCurrÃculo AlimentaÃÃo saudÃvelEDUCACAOnÃo hÃA pesquisa tem como objeto de estudo a alimentaÃÃo saudÃvel e suas implicaÃÃes curriculares no ambiente escolar, a partir da compreensÃo de professores de uma escola pÃblica da rede de ensino de MaracanaÃ/CE. O objetivo geral à compreender os significados que os professores da educaÃÃo infantil elaboram sobre alimentaÃÃo saudÃvel, assim com os especÃficos: analisar os principais documentos oficiais brasileiros que tratam EducaÃÃo Alimentar e Nutricional - EAN, visando refletir sobre o que à referenciado para ser aplicado no Ãmbito da escola; mapear os conhecimentos prÃvios que os professores tÃm sobre alimentaÃÃo saudÃvel; e concatenar a relaÃÃo entre o que os documentos oficiais indicam como referÃncia para ser aplicado de EAN e alimentaÃÃo saudÃvel na escola e como os professores apreendem e aplicam essas referÃncias. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, caraterizado como bibliogrÃfico, exploratÃrio e descritivo. A discussÃo sobre cultura alimentar e alimentaÃÃo saudÃvel estÃo referenciadas pelos autores Bezerra, DaMatta, Montanari, Santos, Maciel, Boog e Fischler. Os cincos eixos prioritÃrios do Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar â PNAE e Diretrizes I e II do referido programa dÃo suporte teÃrico Ãs observaÃÃes de campo e Ãs prÃticas pedagÃgicas protagonizadas pelos professores. Adotou-se como metodologia para obtenÃÃo de dados do cotidiano escolar a tÃcnica da observaÃÃo participante. Para o conhecimento das âHistÃrias dentro da HistÃriaâ dos sujeitos da pesquisa foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, fundamentadas no referencial teÃrico-metodolÃgico da HistÃria oral, e questionÃrio semiestruturado. A anÃlise e interpretaÃÃo dos resultados passam pelo crivo do referencial teÃrico-metodolÃgico da HermenÃutica da Profundidade. A pesquisa, de um modo geral, apontou que os professores tÃm relativo e incipiente entendimento sobre alimentaÃÃo saudÃvel e suas implicaÃÃes curriculares, que a escola tem suas rotinas da alimentaÃÃo escolar bem desenvolvidas e que contribui, no que està ao alcance de todos os atores, para uma alimentaÃÃo saudÃvel e adequada aos alunos. Os achados apontam tambÃm indÃcios que o trabalho de alimentaÃÃo saudÃvel realizado pela escola possa està sendo dificultado no ambiente familiar, principalmente por forÃa dos apelos da mÃdia de massa e indÃstria alimentÃcia. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20547application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:05Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido |
title |
Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido |
spellingShingle |
Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido Josà Claudionor de Lima CurrÃculo AlimentaÃÃo saudÃvel EDUCACAO |
title_short |
Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido |
title_full |
Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido |
title_fullStr |
Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido |
title_full_unstemmed |
Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido |
title_sort |
Significados atribuÃdos à alimentaÃÃo saudÃvel por professores da EducaÃÃo Infantil: entre o dito e o vivido |
author |
Josà Claudionor de Lima |
author_facet |
Josà Claudionor de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Josà Arimatea Barros Bezerra |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
26701464300 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
36995175345 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josà Claudionor de Lima |
contributor_str_mv |
Josà Arimatea Barros Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CurrÃculo AlimentaÃÃo saudÃvel |
topic |
CurrÃculo AlimentaÃÃo saudÃvel EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A pesquisa tem como objeto de estudo a alimentaÃÃo saudÃvel e suas implicaÃÃes curriculares no ambiente escolar, a partir da compreensÃo de professores de uma escola pÃblica da rede de ensino de MaracanaÃ/CE. O objetivo geral à compreender os significados que os professores da educaÃÃo infantil elaboram sobre alimentaÃÃo saudÃvel, assim com os especÃficos: analisar os principais documentos oficiais brasileiros que tratam EducaÃÃo Alimentar e Nutricional - EAN, visando refletir sobre o que à referenciado para ser aplicado no Ãmbito da escola; mapear os conhecimentos prÃvios que os professores tÃm sobre alimentaÃÃo saudÃvel; e concatenar a relaÃÃo entre o que os documentos oficiais indicam como referÃncia para ser aplicado de EAN e alimentaÃÃo saudÃvel na escola e como os professores apreendem e aplicam essas referÃncias. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, caraterizado como bibliogrÃfico, exploratÃrio e descritivo. A discussÃo sobre cultura alimentar e alimentaÃÃo saudÃvel estÃo referenciadas pelos autores Bezerra, DaMatta, Montanari, Santos, Maciel, Boog e Fischler. Os cincos eixos prioritÃrios do Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar â PNAE e Diretrizes I e II do referido programa dÃo suporte teÃrico Ãs observaÃÃes de campo e Ãs prÃticas pedagÃgicas protagonizadas pelos professores. Adotou-se como metodologia para obtenÃÃo de dados do cotidiano escolar a tÃcnica da observaÃÃo participante. Para o conhecimento das âHistÃrias dentro da HistÃriaâ dos sujeitos da pesquisa foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, fundamentadas no referencial teÃrico-metodolÃgico da HistÃria oral, e questionÃrio semiestruturado. A anÃlise e interpretaÃÃo dos resultados passam pelo crivo do referencial teÃrico-metodolÃgico da HermenÃutica da Profundidade. A pesquisa, de um modo geral, apontou que os professores tÃm relativo e incipiente entendimento sobre alimentaÃÃo saudÃvel e suas implicaÃÃes curriculares, que a escola tem suas rotinas da alimentaÃÃo escolar bem desenvolvidas e que contribui, no que està ao alcance de todos os atores, para uma alimentaÃÃo saudÃvel e adequada aos alunos. Os achados apontam tambÃm indÃcios que o trabalho de alimentaÃÃo saudÃvel realizado pela escola possa està sendo dificultado no ambiente familiar, principalmente por forÃa dos apelos da mÃdia de massa e indÃstria alimentÃcia. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20547 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295239939555328 |