Policiamento comunitÃrio e educaÃÃo: discursos de produÃÃo de uma "nova polÃcia".
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10609 |
Resumo: | AtravÃs das ferramentas analÃticas legadas por Michel Foucault, este trabalho buscou investigar as mudanÃas ocorridas na polÃcia, especialmente com a adoÃÃo da doutrina de policiamento comunitÃrio, que passou a ser difundida no Brasil na dÃcada de 1980, utilizando-se de vÃrios discursos, especialmente o da educaÃÃo, como forma de justificaÃÃo da atuaÃÃo do policial comunitÃrio, agora visto como um policial-educador. Analisando a referida doutrina, percebeu-se que, embora esteja sob os ares progressistas que o termo âcomunitÃrioâ lhe confere, tem sido articulada por uma governamentalidade neoliberal, utilizando a forma da grande empresa privada como modelo de gestÃo das corporaÃÃes policiais e, finalmente, instaurando uma cultura do empreendedorismo entre os sujeitos policiais. Tudo isso implicando em um maior controle e governamento da populaÃÃo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPoliciamento comunitÃrio e educaÃÃo: discursos de produÃÃo de uma "nova polÃcia". Community Policing and Education: discourses of production of a "new police"2013-07-31Sylvio de Sousa Gadelha Costa26074818304http://lattes.cnpq.br/4315233410228338Homero LuÃs Alves de Lima07051768867http://lattes.cnpq.br/6030599734012111 Leonardo Damasceno de SÃ46594620304http://lattes.cnpq.br/0430275226558223Gilvanildo Oliveira Avelino11835530800http://lattes.cnpq.br/730324596955944988857212300http://lattes.cnpq.br/8661958923950364Anderson Duarte BarbozaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Policiamento ComunitÃrio SeguranÃa PÃblica Governamentalidade NeoliberalEducation Community Policing Public Safety Neoliberal GovernmentalityEDUCACAOAtravÃs das ferramentas analÃticas legadas por Michel Foucault, este trabalho buscou investigar as mudanÃas ocorridas na polÃcia, especialmente com a adoÃÃo da doutrina de policiamento comunitÃrio, que passou a ser difundida no Brasil na dÃcada de 1980, utilizando-se de vÃrios discursos, especialmente o da educaÃÃo, como forma de justificaÃÃo da atuaÃÃo do policial comunitÃrio, agora visto como um policial-educador. Analisando a referida doutrina, percebeu-se que, embora esteja sob os ares progressistas que o termo âcomunitÃrioâ lhe confere, tem sido articulada por uma governamentalidade neoliberal, utilizando a forma da grande empresa privada como modelo de gestÃo das corporaÃÃes policiais e, finalmente, instaurando uma cultura do empreendedorismo entre os sujeitos policiais. Tudo isso implicando em um maior controle e governamento da populaÃÃo.Through analytical tools bequeathed by Michel Foucault, the study aims to investigate the changes in the Police, particularly with the adoption of the Community Policing Doctrine, which became widespread in Brazil in the 1980âs, in which a variety of discourses was used, especially the education, as a way to justify the actions of the Communitarian policeman, now seen as a cop-educator. Analyzing such doctrine, it is realized that, although the progressive perspectives that the term âcommunitaryâ confers to it, it has been articulated by a neoliberal governmentality, using the form of large private company as a management model to the Police Corporation and, finally, establishing a entrepreneurship culture among the policemen. All this resulting in greater control and governance of the population.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10609application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:54Zmail@mail.com - |
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