Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dÃdiva na comunidade de software livre e de cÃdigo aberto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Farias Camelo Filho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20390
Resumo: Esta dissertaÃÃo de mestrado tem como objetivo compreender a rede de colaboraÃÃo e a troca de saberes no ambiente mediado por computador formado em torno dos Softwares Livres e de CÃdigo Aberto. A pesquisa, realizada em ambiente virtual, traz como recorte, o olhar dirigido para as atividades dos usuÃrios que, na linguagem nativa, sÃo conhecidos por âentusiastasâ, um grupo heterogÃneo, muitas vezes de Ãreas do conhecimento diferentes da computaÃÃo, que dedicam parte do seu tempo a aprender, ensinar e militar em favor da divulgaÃÃo de iniciativas colaborativas no uso das tecnologias computacionais, articulando processos formativos. As interpretaÃÃes das aÃÃes destes entusiastas e o modo como desenvolvem suas atividades sÃo analisadas a partir de Marcel Mauss e suas atuais releituras sobre a DÃdiva, um sistema de trocas interpessoais tomando por base a trÃplice obrigaÃÃo de dar, receber e retribuir. O caminho metodolÃgico escolhido, a interpretaÃÃo de dados coletados em ambiente virtual, tem como norte as discussÃes postas pela Antropologia do ciberespaÃo.
id UFC_679f3b2144bc0d18f978541ee26f0303
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12791
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dÃdiva na comunidade de software livre e de cÃdigo aberto.2018-06-00Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/730672211782235058934391391http://lattes.cnpq.br/6061723156395228Paulo Farias Camelo Filho Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAntropologia da EducaÃÃo Cibercultura. DÃdivaAnthropology of Education Cyberculture Gift Free SoftwareEDUCACAOEsta dissertaÃÃo de mestrado tem como objetivo compreender a rede de colaboraÃÃo e a troca de saberes no ambiente mediado por computador formado em torno dos Softwares Livres e de CÃdigo Aberto. A pesquisa, realizada em ambiente virtual, traz como recorte, o olhar dirigido para as atividades dos usuÃrios que, na linguagem nativa, sÃo conhecidos por âentusiastasâ, um grupo heterogÃneo, muitas vezes de Ãreas do conhecimento diferentes da computaÃÃo, que dedicam parte do seu tempo a aprender, ensinar e militar em favor da divulgaÃÃo de iniciativas colaborativas no uso das tecnologias computacionais, articulando processos formativos. As interpretaÃÃes das aÃÃes destes entusiastas e o modo como desenvolvem suas atividades sÃo analisadas a partir de Marcel Mauss e suas atuais releituras sobre a DÃdiva, um sistema de trocas interpessoais tomando por base a trÃplice obrigaÃÃo de dar, receber e retribuir. O caminho metodolÃgico escolhido, a interpretaÃÃo de dados coletados em ambiente virtual, tem como norte as discussÃes postas pela Antropologia do ciberespaÃo.This dissertation aims to understand the network of collaboration and exchange of knowledge in the computer-mediated environment formed around Free and Open Source Softwares. The research, performed in a virtual environment, brings as a cut, the look directed at the activities of users who, in native language, are known as "enthusiasts", a heterogeneous group, often from areas of knowledge other than computing, that devote part of their time to learning, teaching and military in favor of the dissemination of collaborative initiatives in the use of computational technologies, articulating formative processes. The interpretations of the actions of these enthusiasts and the way they develop their activities are analyzed from Marcel Mauss and his current readings on the Gift, a system of interpersonal exchanges based on the threefold obligation to give, receive and reciprocate. The methodological path chosen, the interpretation of data collected in a virtual environment, will be based on the discussions put forward by the anthropology of cyberspace.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20390application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dÃdiva na comunidade de software livre e de cÃdigo aberto.
title Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dÃdiva na comunidade de software livre e de cÃdigo aberto.
spellingShingle Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dÃdiva na comunidade de software livre e de cÃdigo aberto.
Paulo Farias Camelo Filho
Antropologia da EducaÃÃo
Cibercultura. DÃdiva
Anthropology of Education
Cyberculture
Gift
Free Software
EDUCACAO
title_short Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dÃdiva na comunidade de software livre e de cÃdigo aberto.
title_full Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dÃdiva na comunidade de software livre e de cÃdigo aberto.
title_fullStr Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dÃdiva na comunidade de software livre e de cÃdigo aberto.
title_full_unstemmed Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dÃdiva na comunidade de software livre e de cÃdigo aberto.
title_sort Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dÃdiva na comunidade de software livre e de cÃdigo aberto.
author Paulo Farias Camelo Filho
author_facet Paulo Farias Camelo Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcides Fernando Gussi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05728385818
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7306722117822350
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 58934391391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6061723156395228
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Farias Camelo Filho
contributor_str_mv Alcides Fernando Gussi
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da EducaÃÃo
Cibercultura. DÃdiva
topic Antropologia da EducaÃÃo
Cibercultura. DÃdiva
Anthropology of Education
Cyberculture
Gift
Free Software
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Anthropology of Education
Cyberculture
Gift
Free Software
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo de mestrado tem como objetivo compreender a rede de colaboraÃÃo e a troca de saberes no ambiente mediado por computador formado em torno dos Softwares Livres e de CÃdigo Aberto. A pesquisa, realizada em ambiente virtual, traz como recorte, o olhar dirigido para as atividades dos usuÃrios que, na linguagem nativa, sÃo conhecidos por âentusiastasâ, um grupo heterogÃneo, muitas vezes de Ãreas do conhecimento diferentes da computaÃÃo, que dedicam parte do seu tempo a aprender, ensinar e militar em favor da divulgaÃÃo de iniciativas colaborativas no uso das tecnologias computacionais, articulando processos formativos. As interpretaÃÃes das aÃÃes destes entusiastas e o modo como desenvolvem suas atividades sÃo analisadas a partir de Marcel Mauss e suas atuais releituras sobre a DÃdiva, um sistema de trocas interpessoais tomando por base a trÃplice obrigaÃÃo de dar, receber e retribuir. O caminho metodolÃgico escolhido, a interpretaÃÃo de dados coletados em ambiente virtual, tem como norte as discussÃes postas pela Antropologia do ciberespaÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This dissertation aims to understand the network of collaboration and exchange of knowledge in the computer-mediated environment formed around Free and Open Source Softwares. The research, performed in a virtual environment, brings as a cut, the look directed at the activities of users who, in native language, are known as "enthusiasts", a heterogeneous group, often from areas of knowledge other than computing, that devote part of their time to learning, teaching and military in favor of the dissemination of collaborative initiatives in the use of computational technologies, articulating formative processes. The interpretations of the actions of these enthusiasts and the way they develop their activities are analyzed from Marcel Mauss and his current readings on the Gift, a system of interpersonal exchanges based on the threefold obligation to give, receive and reciprocate. The methodological path chosen, the interpretation of data collected in a virtual environment, will be based on the discussions put forward by the anthropology of cyberspace.
description Esta dissertaÃÃo de mestrado tem como objetivo compreender a rede de colaboraÃÃo e a troca de saberes no ambiente mediado por computador formado em torno dos Softwares Livres e de CÃdigo Aberto. A pesquisa, realizada em ambiente virtual, traz como recorte, o olhar dirigido para as atividades dos usuÃrios que, na linguagem nativa, sÃo conhecidos por âentusiastasâ, um grupo heterogÃneo, muitas vezes de Ãreas do conhecimento diferentes da computaÃÃo, que dedicam parte do seu tempo a aprender, ensinar e militar em favor da divulgaÃÃo de iniciativas colaborativas no uso das tecnologias computacionais, articulando processos formativos. As interpretaÃÃes das aÃÃes destes entusiastas e o modo como desenvolvem suas atividades sÃo analisadas a partir de Marcel Mauss e suas atuais releituras sobre a DÃdiva, um sistema de trocas interpessoais tomando por base a trÃplice obrigaÃÃo de dar, receber e retribuir. O caminho metodolÃgico escolhido, a interpretaÃÃo de dados coletados em ambiente virtual, tem como norte as discussÃes postas pela Antropologia do ciberespaÃo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20390
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238800801792