Determinants of dropout and repetition rates in CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maità Rimekkà Shirasu
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12957
Resumo: Tendo em vista os reconhecidos benefÃcios sociais e econÃmicos advindos da educaÃÃo, tanto em nÃvel individual quanto agregado, identificar os fatores que causam os problemas de evasÃo e repetÃncia escolar tem persistido como ponto importante na agenda de pesquisadores, seja de paÃses em desenvolvimento ou desenvolvidos. Nesse sentido, este estudo objetivou identificar os determinantes da evasÃo e da repetÃncia escolar no ensino mÃdio das escolas pÃblicas do CearÃ. Para tanto, foi utilizada a base de dados longitudinal do Sistema de AvaliaÃÃo Permanente da EducaÃÃo BÃsica (SPAECE) de 2008, acompanhada de 2009 a 2011, sobre a qual se construiu um modelo logÃstico multinÃvel que incorpora a natureza hierÃrquica dos dados, subdivididos em nÃveis de alunos e de escolas. Os resultados indicam a importÃncia do Programa Bolsa FamÃlia para a reduÃÃo da probabilidade, tanto para a ocorrÃncia de evasÃo, quanto de repetÃncia escolar. AlÃm disso, dentre os fatores que tÃm a maior influÃncia no aumento das chances de o aluno deixar a escola, estÃo o desinteresse pelos estudos e a persistÃncia de repetÃncia em anos anteriores. Sendo este Ãltimo, junto com o atraso escolar, os principais determinantes da retenÃÃo dos alunos cearenses. Uma vez que essas escolas possuem infraestruturas semelhantes, a intervenÃÃo dos educadores deve estar atrelada à motivaÃÃo dos alunos pelos estudos, atravÃs de medidas pedagÃgicas que os envolvam e os alertem efetivamente sobre os benefÃcios sociais e econÃmicos advindos pela acumulaÃÃo de educaÃÃo a mÃdio e longo prazo, tal como ocorre nos paÃses desenvolvidos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDeterminants of dropout and repetition rates in CearÃDeterminantes da evasÃo e repetÃncia escolar no CearÃ2014-01-20Ronaldo de Albuquerque e Arraes09170812349http://lattes.cnpq.br/1044002003893499Daniel Campos Lavor00000000063Guilherme Diniz Irffi04447250675http://lattes.cnpq.br/882155985026171600012300045http://lattes.cnpq.br/2483929780220121Maità Rimekkà Shirasu Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBREvasÃo e RepetÃncia escolar Modelo LogÃstico MultinÃvel Dados Longitudinais Escolas PÃblicas do CearÃSchool Dropout and Failure Multilevel Logistic Model Longitudinal Data Public High Schools in CearÃCIENCIAS SOCIAIS APLICADASTendo em vista os reconhecidos benefÃcios sociais e econÃmicos advindos da educaÃÃo, tanto em nÃvel individual quanto agregado, identificar os fatores que causam os problemas de evasÃo e repetÃncia escolar tem persistido como ponto importante na agenda de pesquisadores, seja de paÃses em desenvolvimento ou desenvolvidos. Nesse sentido, este estudo objetivou identificar os determinantes da evasÃo e da repetÃncia escolar no ensino mÃdio das escolas pÃblicas do CearÃ. Para tanto, foi utilizada a base de dados longitudinal do Sistema de AvaliaÃÃo Permanente da EducaÃÃo BÃsica (SPAECE) de 2008, acompanhada de 2009 a 2011, sobre a qual se construiu um modelo logÃstico multinÃvel que incorpora a natureza hierÃrquica dos dados, subdivididos em nÃveis de alunos e de escolas. Os resultados indicam a importÃncia do Programa Bolsa FamÃlia para a reduÃÃo da probabilidade, tanto para a ocorrÃncia de evasÃo, quanto de repetÃncia escolar. AlÃm disso, dentre os fatores que tÃm a maior influÃncia no aumento das chances de o aluno deixar a escola, estÃo o desinteresse pelos estudos e a persistÃncia de repetÃncia em anos anteriores. Sendo este Ãltimo, junto com o atraso escolar, os principais determinantes da retenÃÃo dos alunos cearenses. Uma vez que essas escolas possuem infraestruturas semelhantes, a intervenÃÃo dos educadores deve estar atrelada à motivaÃÃo dos alunos pelos estudos, atravÃs de medidas pedagÃgicas que os envolvam e os alertem efetivamente sobre os benefÃcios sociais e econÃmicos advindos pela acumulaÃÃo de educaÃÃo a mÃdio e longo prazo, tal como ocorre nos paÃses desenvolvidos.Considering the overall benefits from education, the dropouts and school failures bring about severe consequences for economic progress and welfare of the population. The purpose of this study was to identify the determinants for the occurrence of such problems in public high schools of the State of CearÃ. For doing this, a longitudinal database of SPAECE of 2008, extended to 2009-2011, is applied to a multilevel logistic model on a hierarchical basis, which is divided in two dimensions: school and students. It is found evidence that factors associated with both the students themselves and their familiesâ status affects significantly the chances for dropouts and school failures. While the cash transfer (Bolsa FamÃlia) to studentâs household is an important mechanism to reduce the probability of dropout and school failure, the lack of students' dedications in school activities and persistency of failures are the main deficiencies for increasing the chances of dropouts from school. Since the sampled schools have similar infrastructure, the intervention of educators must be driven to student motivation in scholar activities, through educational measures that call for their attention and warn them effectively on the social and economic benefits arising from the accumulation of education in the medium and long term, as it occurs in developed countries.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12957application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:11Zmail@mail.com -
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