EvasÃo em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o mÃtodo de regressÃo logÃstica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MÃnica BarrÃto de SÃ Estite
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2087
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um estudo de caso sobre o fenÃmeno da evasÃo no ensino superior de uma universidade em particular. No Ãmbito internacional, a evasÃo no ensino superior tem sido bastante discutida. No Brasil, esta temÃtica vem sendo objeto de estudo cientÃfico desde a dÃcada de 80, e em mÃdia verificamos uma grande quantidade de estudos particularizados. A partir dos dados obtidos junto a uma InstituiÃÃo de Ensino Superior, a Universidade de Fortaleza â Unifor, situada na cidade de Fortaleza - CearÃ, esta dissertaÃÃo propÃs estudar o fato do aluno evadir ou nÃo o seu curso de graduaÃÃo. O mÃtodo utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi uma coleta de dados proveniente do sistema acadÃmico e questionÃrio sÃcio econÃmico, no qual configurados em uma planilha matriz foi possÃvel diagnosticar o fenÃmeno da evasÃo. Este trabalho desenvolveu e aplicou uma metodologia baseada no modelo de regressÃo logÃstica com o intuito de observar a evasÃo no ensino superior e o perÃodo estudado foi 1994.2 atà 2004.1. O resultado encontrado nos revelou que a variÃvel dummy evasÃo està diretamente relacionada as variÃveis independente sexo, estado civil, escolaridade do aluno, remuneraÃÃo do aluno e os centros dos cursos de graduaÃÃo. Entretanto, as variÃveis sexo e renda do aluno foram as estatisticamente mais significativas no processo de decisÃo do aluno evadir ou nÃo. Para reduzir a evasÃo, a universidade deverà implantar um sistema que possa avaliar a satisfaÃÃo do aluno em relaÃÃo à universidade como, tambÃm, buscar identificar quais sÃo as maiores dificuldades encontradas pelos alunos a fim de reduzir a evasÃo dos mesmos.
id UFC_12758361627d6617deded70fb15743a4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1904
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEvasÃo em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o mÃtodo de regressÃo logÃsticaEvasion in a particular university: a case study using the method of logistic regression2005-05-20Josà Raimundo de AraÃjo Carvalho JÃnior31791247334http://lattes.cnpq.br/7025704695290064FlÃvio Ataliba Flexa Daltro Barreto32198477300Grace Troccoli Vitorino2673486933498479389796http://lattes.cnpq.br/2710409891997965MÃnica BarrÃto de Sà EstiteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRevasÃo do ensino superior mÃtodo de regressÃo logÃsticaundergraduate evasion logistic regression methodECONOMIAEste trabalho tem o objetivo de desenvolver um estudo de caso sobre o fenÃmeno da evasÃo no ensino superior de uma universidade em particular. No Ãmbito internacional, a evasÃo no ensino superior tem sido bastante discutida. No Brasil, esta temÃtica vem sendo objeto de estudo cientÃfico desde a dÃcada de 80, e em mÃdia verificamos uma grande quantidade de estudos particularizados. A partir dos dados obtidos junto a uma InstituiÃÃo de Ensino Superior, a Universidade de Fortaleza â Unifor, situada na cidade de Fortaleza - CearÃ, esta dissertaÃÃo propÃs estudar o fato do aluno evadir ou nÃo o seu curso de graduaÃÃo. O mÃtodo utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi uma coleta de dados proveniente do sistema acadÃmico e questionÃrio sÃcio econÃmico, no qual configurados em uma planilha matriz foi possÃvel diagnosticar o fenÃmeno da evasÃo. Este trabalho desenvolveu e aplicou uma metodologia baseada no modelo de regressÃo logÃstica com o intuito de observar a evasÃo no ensino superior e o perÃodo estudado foi 1994.2 atà 2004.1. O resultado encontrado nos revelou que a variÃvel dummy evasÃo està diretamente relacionada as variÃveis independente sexo, estado civil, escolaridade do aluno, remuneraÃÃo do aluno e os centros dos cursos de graduaÃÃo. Entretanto, as variÃveis sexo e renda do aluno foram as estatisticamente mais significativas no processo de decisÃo do aluno evadir ou nÃo. Para reduzir a evasÃo, a universidade deverà implantar um sistema que possa avaliar a satisfaÃÃo do aluno em relaÃÃo à universidade como, tambÃm, buscar identificar quais sÃo as maiores dificuldades encontradas pelos alunos a fim de reduzir a evasÃo dos mesmos.This work aimed to produce a case study about evasion of undergraduate students in a particular university. Data was obtained from the Universidade de Fortaleza - Unifor, located at Fortaleza, state of CearÃ, Brazil. This dissertation was proposed to investigate whether the student evades or not his/her undergratuate course. To achieve its goal, the work developed a logistic econometric model by which it was observed that evasion is related directly to independent variables: sex, civil states, studentâs scholarship, studentâs earnings, areas of knowledge in this case study.Universidade Federal do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2087application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:10Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EvasÃo em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o mÃtodo de regressÃo logÃstica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evasion in a particular university: a case study using the method of logistic regression
title EvasÃo em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o mÃtodo de regressÃo logÃstica
spellingShingle EvasÃo em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o mÃtodo de regressÃo logÃstica
MÃnica BarrÃto de SÃ Estite
evasÃo do ensino superior
mÃtodo de regressÃo logÃstica
undergraduate evasion
logistic regression method
ECONOMIA
title_short EvasÃo em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o mÃtodo de regressÃo logÃstica
title_full EvasÃo em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o mÃtodo de regressÃo logÃstica
title_fullStr EvasÃo em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o mÃtodo de regressÃo logÃstica
title_full_unstemmed EvasÃo em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o mÃtodo de regressÃo logÃstica
title_sort EvasÃo em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o mÃtodo de regressÃo logÃstica
author MÃnica BarrÃto de SÃ Estite
author_facet MÃnica BarrÃto de SÃ Estite
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Raimundo de AraÃjo Carvalho JÃnior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 31791247334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7025704695290064
dc.contributor.referee1.fl_str_mv FlÃvio Ataliba Flexa Daltro Barreto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 32198477300
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Grace Troccoli Vitorino
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26734869334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 98479389796
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2710409891997965
dc.contributor.author.fl_str_mv MÃnica BarrÃto de SÃ Estite
contributor_str_mv Josà Raimundo de AraÃjo Carvalho JÃnior
FlÃvio Ataliba Flexa Daltro Barreto
Grace Troccoli Vitorino
dc.subject.por.fl_str_mv evasÃo do ensino superior
mÃtodo de regressÃo logÃstica
topic evasÃo do ensino superior
mÃtodo de regressÃo logÃstica
undergraduate evasion
logistic regression method
ECONOMIA
dc.subject.eng.fl_str_mv undergraduate evasion
logistic regression method
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ECONOMIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um estudo de caso sobre o fenÃmeno da evasÃo no ensino superior de uma universidade em particular. No Ãmbito internacional, a evasÃo no ensino superior tem sido bastante discutida. No Brasil, esta temÃtica vem sendo objeto de estudo cientÃfico desde a dÃcada de 80, e em mÃdia verificamos uma grande quantidade de estudos particularizados. A partir dos dados obtidos junto a uma InstituiÃÃo de Ensino Superior, a Universidade de Fortaleza â Unifor, situada na cidade de Fortaleza - CearÃ, esta dissertaÃÃo propÃs estudar o fato do aluno evadir ou nÃo o seu curso de graduaÃÃo. O mÃtodo utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi uma coleta de dados proveniente do sistema acadÃmico e questionÃrio sÃcio econÃmico, no qual configurados em uma planilha matriz foi possÃvel diagnosticar o fenÃmeno da evasÃo. Este trabalho desenvolveu e aplicou uma metodologia baseada no modelo de regressÃo logÃstica com o intuito de observar a evasÃo no ensino superior e o perÃodo estudado foi 1994.2 atà 2004.1. O resultado encontrado nos revelou que a variÃvel dummy evasÃo està diretamente relacionada as variÃveis independente sexo, estado civil, escolaridade do aluno, remuneraÃÃo do aluno e os centros dos cursos de graduaÃÃo. Entretanto, as variÃveis sexo e renda do aluno foram as estatisticamente mais significativas no processo de decisÃo do aluno evadir ou nÃo. Para reduzir a evasÃo, a universidade deverà implantar um sistema que possa avaliar a satisfaÃÃo do aluno em relaÃÃo à universidade como, tambÃm, buscar identificar quais sÃo as maiores dificuldades encontradas pelos alunos a fim de reduzir a evasÃo dos mesmos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work aimed to produce a case study about evasion of undergraduate students in a particular university. Data was obtained from the Universidade de Fortaleza - Unifor, located at Fortaleza, state of CearÃ, Brazil. This dissertation was proposed to investigate whether the student evades or not his/her undergratuate course. To achieve its goal, the work developed a logistic econometric model by which it was observed that evasion is related directly to independent variables: sex, civil states, studentâs scholarship, studentâs earnings, areas of knowledge in this case study.
description Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um estudo de caso sobre o fenÃmeno da evasÃo no ensino superior de uma universidade em particular. No Ãmbito internacional, a evasÃo no ensino superior tem sido bastante discutida. No Brasil, esta temÃtica vem sendo objeto de estudo cientÃfico desde a dÃcada de 80, e em mÃdia verificamos uma grande quantidade de estudos particularizados. A partir dos dados obtidos junto a uma InstituiÃÃo de Ensino Superior, a Universidade de Fortaleza â Unifor, situada na cidade de Fortaleza - CearÃ, esta dissertaÃÃo propÃs estudar o fato do aluno evadir ou nÃo o seu curso de graduaÃÃo. O mÃtodo utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi uma coleta de dados proveniente do sistema acadÃmico e questionÃrio sÃcio econÃmico, no qual configurados em uma planilha matriz foi possÃvel diagnosticar o fenÃmeno da evasÃo. Este trabalho desenvolveu e aplicou uma metodologia baseada no modelo de regressÃo logÃstica com o intuito de observar a evasÃo no ensino superior e o perÃodo estudado foi 1994.2 atà 2004.1. O resultado encontrado nos revelou que a variÃvel dummy evasÃo està diretamente relacionada as variÃveis independente sexo, estado civil, escolaridade do aluno, remuneraÃÃo do aluno e os centros dos cursos de graduaÃÃo. Entretanto, as variÃveis sexo e renda do aluno foram as estatisticamente mais significativas no processo de decisÃo do aluno evadir ou nÃo. Para reduzir a evasÃo, a universidade deverà implantar um sistema que possa avaliar a satisfaÃÃo do aluno em relaÃÃo à universidade como, tambÃm, buscar identificar quais sÃo as maiores dificuldades encontradas pelos alunos a fim de reduzir a evasÃo dos mesmos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2087
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295122845073408