UtilizaÃÃo de Materiais Alternativos para a ConstruÃÃo de Pavimentos Urbanos na RegiÃo Metropolitana de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7788 |
Resumo: | A escassez de matÃria-prima natural nos grandes centros urbanos incentiva o estudo de materiais alternativos. No que diz respeito à geraÃÃo de resÃduos da construÃÃo e demoliÃÃo (RCD), a problemÃtica ultrapassa as barreiras econÃmicas e a sua disposiÃÃo irregular resulta em transtornos à populaÃÃo das formas mais diversas: proliferaÃÃo de vetores de doenÃas, enchentes, obstruÃÃo de vias, dentre outras. Pesquisas realizadas no exterior e no Brasil mostram a possibilidade de reaproveitamento destes resÃduos na Ãrea de pavimentaÃÃo. No Brasil, jà existem trechos de rodovias executados com a aplicaÃÃo do RCD como agregado. No estado do CearÃ, na Ãrea da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza (RMF), foco desta pesquisa, dois solos foram estudados: um arenoso e um argiloso. Esses solos foram estabilizados granulometricamente com um RCD puro, de dimensÃes graÃdas, em trÃs taxas distintas (40%, 50% e 60% de agregado reciclado). As anÃlises de laboratÃrio envolveram ensaios de caracterizaÃÃo, ambientais, ensaios mecÃnicos de resistÃncia e anÃlise da imprimaÃÃo betuminosa. No que diz respeito à imprimaÃÃo betuminosa, o estado do Cearà utiliza, predominantemente, o asfalto diluÃdo de cura mÃdia (CM-30) Os asfaltos diluÃdos tÃm sua utilizaÃÃo questionada em diversos paÃses que possuem uma legislaÃÃo ambiental mais rÃgida, devido à utilizaÃÃo do querosene como diluente. Este derivado do petrÃleo libera volÃteis e atinge os lenÃÃis freÃticos, causando danos ambientais. Tendo por base este pressuposto, a pesquisa propÃs a substituiÃÃo do diluente convencional pelo biodiesel de soja, em uma composiÃÃo de um asfalto diluÃdo denominada CAP/BIO. O biodiesel à um biocombustÃvel, produzido a partir de Ãleos vegetais, gordura animal e Ãleos residuais, que possui, entÃo, uma grande versatilidade no que diz respeito à sua produÃÃo. Este trabalho avalia o comportamento da imprimaÃÃo betuminosa em corpos de prova simulando bases granulares constituÃdas de solos estabilizados com RCD a partir da utilizaÃÃo dos dois ligantes supracitados (CM-30 e CAP/BIO) em trÃs taxas distintas (0,8 L/mÂ; 1,0 L/mÂ; 1,2 L/mÂ). Os corpos de prova foram preparados para diferentes misturas de RCD nos teores de umidade de compactaÃÃo. Os resultados experimentais mostraram que tanto a estabilizaÃÃo dos solos da RMF com RCD, como o material testado (CAP/BIO) podem ser alternativas viÃveis a serem aplicadas na Ãrea de pavimentaÃÃo. Os resultados apresentaram valores satisfatÃrios em praticamente todos os cenÃrios, sendo as misturas de solo com adiÃÃo de 50% de RCD as mais indicadas, para ambos os solos, moldadas à energia inter-modificada de compactaÃÃo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUtilizaÃÃo de Materiais Alternativos para a ConstruÃÃo de Pavimentos Urbanos na RegiÃo Metropolitana de FortalezaTHE USE OF ALTERNATIVE MATERIALS FOR THE CONSTRUCTION OF URBAN PAVEMENTS ON FORTALEZA METROPOLITAN REGION2009-12-14Suelly Helena de AraÃjo Barroso41689054387MichÃle Dal Toà Casagrande781592610Sergio Armando de Sa e Benevides021303 4336800226090329Bruno Tiago Angelo da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRSolos - CompactaÃÃo ResÃduos de ConstruÃÃo e DemoliÃÃo Biodiesel Solos Pavimentos stabilization construction and demolition waste biofuel bituminous prime soils ecopavement dimensioningENGENHARIA DE TRANSPORTESA escassez de matÃria-prima natural nos grandes centros urbanos incentiva o estudo de materiais alternativos. No que diz respeito à geraÃÃo de resÃduos da construÃÃo e demoliÃÃo (RCD), a problemÃtica ultrapassa as barreiras econÃmicas e a sua disposiÃÃo irregular resulta em transtornos à populaÃÃo das formas mais diversas: proliferaÃÃo de vetores de doenÃas, enchentes, obstruÃÃo de vias, dentre outras. Pesquisas realizadas no exterior e no Brasil mostram a possibilidade de reaproveitamento destes resÃduos na Ãrea de pavimentaÃÃo. No Brasil, jà existem trechos de rodovias executados com a aplicaÃÃo do RCD como agregado. No estado do CearÃ, na Ãrea da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza (RMF), foco desta pesquisa, dois solos foram estudados: um arenoso e um argiloso. Esses solos foram estabilizados granulometricamente com um RCD puro, de dimensÃes graÃdas, em trÃs taxas distintas (40%, 50% e 60% de agregado reciclado). As anÃlises de laboratÃrio envolveram ensaios de caracterizaÃÃo, ambientais, ensaios mecÃnicos de resistÃncia e anÃlise da imprimaÃÃo betuminosa. 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With regard to the generation of waste from construction and demolition waste (CDW) the problem goes beyond the economic barriers and their irregular arrangement results in disturbances to the population in many different ways: proliferation of vectors, flooding, obstruction of roads, among others. Several researches we carried out abroad and in Brazil to show the possibility of reuse of waste in the pavement area. In Brazil, there are stretches of road running with the application of the RCD as an aggregate. The state of CearÃ, in the Fortaleza Metropolitan Region (RMF), researchâs focus, have two poor soils, a sandy and a clay, granulometric stabilized with RCD pure, at three different rates (40 %, 50% and 60% of recycled aggregate). The experimental program includes characterization tests, environmental tests and mechanical resistance. Allied to this, there is a perceived need to decrease the environmental impacts of paving works around the world. In the case of bituminous primer, the state of Cearà uses predominantly asphalt diluted medium-cure (CM-30) The diluted asphalt have its use questioned in several countries with rigid environmental legislation due to use of kerosene as diluent. This petroleum-derived compound causes untold environmental damages. Based on this assumption, the research proposes to replace the conventional solvent by biodiesel, resulting in a composition of asphalt diluted called CAP/BIO. It should be noted that biodiesel is a biofuel produced from vegetable oils, animal fats and waste oils, with a great versatility with regard to their production. This study evaluates the behavior of bituminous primer on specimens simulating bases consisting of granular soils and CDW, with the use CM-30 and CAP/BIO at three different rates (0.8 L/mÂ; 1.0 L/mÂ, 1.2 L/mÂ). The experimental results showed that both the stabilization of the soil in RMF with CDW and the material tested (CAP/BIO) can be interesting alternative materials to be used, but only if the peculiarities and eccentricities of each material were respected. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7788application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:47Zmail@mail.com - |
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