Student evasion in the fashion course at the UFC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStudent evasion in the fashion course at the UFCEvasÃo discente no curso de estilismo e moda da UFC2009-11-17Ireleno Porto Benevides99126001853http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4511480D0Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Josà RÃmulo Soares23250070300http://lattes.cnpq.br/347483543448197014247313304http://lattes.cnpq.br/7466794675301456Regina CÃlia Santos de AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBREDUCACAOnÃo hÃA evasÃo discente à um dos principais temas dos discursos educacionais da atualidade. As polÃticas educacionais implantadas nas instituiÃÃes federais de educaÃÃo superior (Ifes), a partir de 2007, objetivam a reduÃÃo desse fenÃmeno. Nesse contexto o estudo em pauta discute a evasÃo discente da Universidade Federal do CearÃ, com foco no curso de graduaÃÃo em Estilismo e Moda, levantando os seguintes questionamentos: Qual o perfil apresentado pelo alunado evadido do curso de Estilismo e Moda entre 1994 e 2008? E como esse perfil indica o risco de evasÃo? Para responder a essas questÃes foi desenvolvida uma pesquisa exploratÃrio-descritiva, baseada nos histÃricos acadÃmicos e nas informaÃÃes dos sujeitos da pesquisa, os evadidos âingressantesâ no curso entre 1994 e 2007 e dos coordenadores do curso. A fundamentaÃÃo teÃrica segue explicaÃÃo sociolÃgica com os principais teÃricos (SPADY, 1970; TINTO, 1975, 1987, 1993, 1997; NORA; BARLOW; CRISP, 2005); psicolÃgica (BEAN, 1980, PASCARELLA, 1980; ASTIN, 1985) e econÃmica (CARRERA; NORA; CASTAÃEDA, 1992), que criaram as principais teorias e modelos desse fenÃmeno educacional. Corroboram no referencial teÃrico os estudos de Andriola (2003; 2005; 2006), Biazius (2005), Cislaghi (2008) e Estite (2005). Os dados foram analisados mediante estatÃstica descritiva e a medida de associaÃÃo do Teste Exato de Fisher com simulaÃÃo de Monte Carlo. O estudo revelou que as taxas de evasÃo entre os anos de 1994 e 2008 foram significantes nos anos de 1999, 2005, 2007 e 2008 respectivamente em 30%, 46,7%, 45,5% e 48,9%, paradoxalmente as de sucesso foram significativas dos anos de 2003, 2004, 2006, 2007 e 2008 que respectivamente atingiram 58,55; 57,70; 78,26; 82,22 e 86,66. Os estudantes evadidos apresentaram o seguinte perfil: 89,09 % do sexo feminino, 75,45% estado civil solteira, 95% naturalidade cearense, e 57,27% pertencem à faixa etÃria entre 18 e 21 anos. Os dados relativos ao desempenho acadÃmico mostraram alta significÃncia nas mÃdias de reprovaÃÃo por freqÃÃncia. Os resultados revelaram ainda que tanto os fatores internos polÃticos institucional, didÃticos â pedagÃgicos - curriculares e, quanto aos fatores externos relacionados à interesses pessoais associados a algumas caracterÃsticas do perfil dos estudantes evadidos influenciam determinantemente a decisÃo do aluno em evadir-se.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4028application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com - |
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