A formaÃÃo docente no curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs: reflexÃes sobre a pesquisa monogrÃfica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria do Carmo Carvalho Madureiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8934
Resumo: O presente estudo analisa o carÃter formativo da atividade de pesquisa monogrÃfica do curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs â FAEC/UECE. Tendo por base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que concebem uma proposta para a formaÃÃo do licenciado em Pedagogia, compreende-se por abrangente. Tal temÃtica firma-se no cenÃrio educacional brasileiro como pauta de discussÃo do novo currÃculo do curso. Entre as questÃes trazidas à reflexÃo destacam-se aquelas que compreendem a docÃncia como base de formaÃÃo no curso de Pedagogia. Pelas caracterÃsticas do objeto da pesquisa observa-se um estudo de caso de natureza qualitativa como recurso metodolÃgico. Na coleta dos dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, com alunos concludentes e egressos do curso de pedagogia da FAEC/UECE e documentos inerentes a este. As categorias sÃo fundamentadas, no sentido de compreender a pesquisa como aporte da formaÃÃo e prÃtica docente, como campo que produz conhecimento prÃprio, alicerÃado nas teorias da educaÃÃo. Quanto à dimensÃo formativa da pesquisa monogrÃfica na formaÃÃo docente, conclui-se que à necessÃria uma articulaÃÃo e uma integralizaÃÃo da estrutura curricular do curso para sua efetivaÃÃo. Pode-se pensar no estÃgio-pesquisa inserido no projeto de curso institucional, articulando teoria e prÃtica de forma contÃnua, onde a tarefa do estÃgio tenha aporte para romper com os limites disciplinares no curso de pedagogia. Ademais, propÃe-se, ainda, uma avaliaÃÃo da primeira turma dos egressos do novo currÃculo.
id UFC_6ac52ad0d7f33672c3904171e40004db
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6067
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA formaÃÃo docente no curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs: reflexÃes sobre a pesquisa monogrÃfica.Teacher training in pedagogy course at the Faculty of Education CrateÃs: reflections on the research monograph.2012-11-21LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro21417792353http://lattes.cnpq.br/6368042791230986Carmensita Matos Braga Passos37466089534http://lattes.cnpq.br/9865428691375429Josà RÃmulo Soares23250070300http://lattes.cnpq.br/3474835434481970Luiz Botelho Albuquerque0020022018766471451334http://lattes.cnpq.br/9376977926302286Maria do Carmo Carvalho MadureiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPesquisa monogrÃfica Licenciatura em Pedagogia FormaÃÃo docenteSearch breed Pedagogy Teacher trainingEDUCACAOO presente estudo analisa o carÃter formativo da atividade de pesquisa monogrÃfica do curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs â FAEC/UECE. Tendo por base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que concebem uma proposta para a formaÃÃo do licenciado em Pedagogia, compreende-se por abrangente. Tal temÃtica firma-se no cenÃrio educacional brasileiro como pauta de discussÃo do novo currÃculo do curso. Entre as questÃes trazidas à reflexÃo destacam-se aquelas que compreendem a docÃncia como base de formaÃÃo no curso de Pedagogia. Pelas caracterÃsticas do objeto da pesquisa observa-se um estudo de caso de natureza qualitativa como recurso metodolÃgico. Na coleta dos dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, com alunos concludentes e egressos do curso de pedagogia da FAEC/UECE e documentos inerentes a este. As categorias sÃo fundamentadas, no sentido de compreender a pesquisa como aporte da formaÃÃo e prÃtica docente, como campo que produz conhecimento prÃprio, alicerÃado nas teorias da educaÃÃo. Quanto à dimensÃo formativa da pesquisa monogrÃfica na formaÃÃo docente, conclui-se que à necessÃria uma articulaÃÃo e uma integralizaÃÃo da estrutura curricular do curso para sua efetivaÃÃo. Pode-se pensar no estÃgio-pesquisa inserido no projeto de curso institucional, articulando teoria e prÃtica de forma contÃnua, onde a tarefa do estÃgio tenha aporte para romper com os limites disciplinares no curso de pedagogia. Ademais, propÃe-se, ainda, uma avaliaÃÃo da primeira turma dos egressos do novo currÃculo.This study examines the formative character of monographic research activity of the pedagogy course at the Faculty of Education CrateÃs - FAEC / UECE. National Curriculum Guidelines (DCN) conceive a comprehensive proposal for the formation of a degree in Pedagogy. This theme firm in the Brazilian educational scenario as discussion agenda of the new course curriculum. Among the issues brought to reflection highlights are those who understand teaching as the basis for training in pedagogy courses. Based on the characteristics of the object of research there has been a case study as a qualitative methodological resource. In the data collection used a semi-structured interview with students and graduates of conclusive pedagogy course of FAEC / UECE and documents pertaining to this. The categories are based, in order to understand the contribution of research as teacher training and the development of teaching practice and as a field that produces knowledge itself, supported by the theories of education. Regarding the formative dimension of monographic research in teacher education, it is concluded that a joint is required and a payment structure of the course curriculum. One can think of the stage-research part of the project of institutional course, linking theory and practice continuously, where the task of the input stage has to break disciplinary boundaries in the pedagogy course. Furthermore, it is proposed also that an assessment is made of the first class of graduates of the new curriculum.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8934application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:13Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A formaÃÃo docente no curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs: reflexÃes sobre a pesquisa monogrÃfica.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher training in pedagogy course at the Faculty of Education CrateÃs: reflections on the research monograph.
title A formaÃÃo docente no curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs: reflexÃes sobre a pesquisa monogrÃfica.
spellingShingle A formaÃÃo docente no curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs: reflexÃes sobre a pesquisa monogrÃfica.
Maria do Carmo Carvalho Madureiro
Pesquisa monogrÃfica
Licenciatura em Pedagogia
FormaÃÃo docente
Search breed
Pedagogy
Teacher training
EDUCACAO
title_short A formaÃÃo docente no curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs: reflexÃes sobre a pesquisa monogrÃfica.
title_full A formaÃÃo docente no curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs: reflexÃes sobre a pesquisa monogrÃfica.
title_fullStr A formaÃÃo docente no curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs: reflexÃes sobre a pesquisa monogrÃfica.
title_full_unstemmed A formaÃÃo docente no curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs: reflexÃes sobre a pesquisa monogrÃfica.
title_sort A formaÃÃo docente no curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs: reflexÃes sobre a pesquisa monogrÃfica.
author Maria do Carmo Carvalho Madureiro
author_facet Maria do Carmo Carvalho Madureiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21417792353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6368042791230986
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carmensita Matos Braga Passos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 37466089534
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9865428691375429
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà RÃmulo Soares
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23250070300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3474835434481970
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 66471451334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9376977926302286
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria do Carmo Carvalho Madureiro
contributor_str_mv LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro
Carmensita Matos Braga Passos
Josà RÃmulo Soares
Luiz Botelho Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa monogrÃfica
Licenciatura em Pedagogia
FormaÃÃo docente
topic Pesquisa monogrÃfica
Licenciatura em Pedagogia
FormaÃÃo docente
Search breed
Pedagogy
Teacher training
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Search breed
Pedagogy
Teacher training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo analisa o carÃter formativo da atividade de pesquisa monogrÃfica do curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs â FAEC/UECE. Tendo por base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que concebem uma proposta para a formaÃÃo do licenciado em Pedagogia, compreende-se por abrangente. Tal temÃtica firma-se no cenÃrio educacional brasileiro como pauta de discussÃo do novo currÃculo do curso. Entre as questÃes trazidas à reflexÃo destacam-se aquelas que compreendem a docÃncia como base de formaÃÃo no curso de Pedagogia. Pelas caracterÃsticas do objeto da pesquisa observa-se um estudo de caso de natureza qualitativa como recurso metodolÃgico. Na coleta dos dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, com alunos concludentes e egressos do curso de pedagogia da FAEC/UECE e documentos inerentes a este. As categorias sÃo fundamentadas, no sentido de compreender a pesquisa como aporte da formaÃÃo e prÃtica docente, como campo que produz conhecimento prÃprio, alicerÃado nas teorias da educaÃÃo. Quanto à dimensÃo formativa da pesquisa monogrÃfica na formaÃÃo docente, conclui-se que à necessÃria uma articulaÃÃo e uma integralizaÃÃo da estrutura curricular do curso para sua efetivaÃÃo. Pode-se pensar no estÃgio-pesquisa inserido no projeto de curso institucional, articulando teoria e prÃtica de forma contÃnua, onde a tarefa do estÃgio tenha aporte para romper com os limites disciplinares no curso de pedagogia. Ademais, propÃe-se, ainda, uma avaliaÃÃo da primeira turma dos egressos do novo currÃculo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study examines the formative character of monographic research activity of the pedagogy course at the Faculty of Education CrateÃs - FAEC / UECE. National Curriculum Guidelines (DCN) conceive a comprehensive proposal for the formation of a degree in Pedagogy. This theme firm in the Brazilian educational scenario as discussion agenda of the new course curriculum. Among the issues brought to reflection highlights are those who understand teaching as the basis for training in pedagogy courses. Based on the characteristics of the object of research there has been a case study as a qualitative methodological resource. In the data collection used a semi-structured interview with students and graduates of conclusive pedagogy course of FAEC / UECE and documents pertaining to this. The categories are based, in order to understand the contribution of research as teacher training and the development of teaching practice and as a field that produces knowledge itself, supported by the theories of education. Regarding the formative dimension of monographic research in teacher education, it is concluded that a joint is required and a payment structure of the course curriculum. One can think of the stage-research part of the project of institutional course, linking theory and practice continuously, where the task of the input stage has to break disciplinary boundaries in the pedagogy course. Furthermore, it is proposed also that an assessment is made of the first class of graduates of the new curriculum.
description O presente estudo analisa o carÃter formativo da atividade de pesquisa monogrÃfica do curso de pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo de CrateÃs â FAEC/UECE. Tendo por base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que concebem uma proposta para a formaÃÃo do licenciado em Pedagogia, compreende-se por abrangente. Tal temÃtica firma-se no cenÃrio educacional brasileiro como pauta de discussÃo do novo currÃculo do curso. Entre as questÃes trazidas à reflexÃo destacam-se aquelas que compreendem a docÃncia como base de formaÃÃo no curso de Pedagogia. Pelas caracterÃsticas do objeto da pesquisa observa-se um estudo de caso de natureza qualitativa como recurso metodolÃgico. Na coleta dos dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, com alunos concludentes e egressos do curso de pedagogia da FAEC/UECE e documentos inerentes a este. As categorias sÃo fundamentadas, no sentido de compreender a pesquisa como aporte da formaÃÃo e prÃtica docente, como campo que produz conhecimento prÃprio, alicerÃado nas teorias da educaÃÃo. Quanto à dimensÃo formativa da pesquisa monogrÃfica na formaÃÃo docente, conclui-se que à necessÃria uma articulaÃÃo e uma integralizaÃÃo da estrutura curricular do curso para sua efetivaÃÃo. Pode-se pensar no estÃgio-pesquisa inserido no projeto de curso institucional, articulando teoria e prÃtica de forma contÃnua, onde a tarefa do estÃgio tenha aporte para romper com os limites disciplinares no curso de pedagogia. Ademais, propÃe-se, ainda, uma avaliaÃÃo da primeira turma dos egressos do novo currÃculo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8934
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295169485733888