ModulaÃÃes de imagens da histÃria na poesia de Murilo Mendes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8843 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo abordar as relaÃÃes entre imagem e histÃria na poesia de Murilo Mendes. Essa tarefa de interpretaÃÃo engloba dois livros do autor: um de chave mais satÃrica, HistÃria do Brasil (1932), cuja linguagem reconstrÃi o passado brasileiro pela veia humorÃstica, outro de chave mais surrealista Poesia Liberdade (1943-45), em que o lirismo desencantado com o mundo e sua histÃria compÃe a atmosfera do livro. Em ambos, se constata como o poeta faz uso dos elementos acima e como se modulam suas imagens poÃticas em toda a sua obra. Tais modulaÃÃes refletem sempre a relaÃÃo indivÃduosociedade, poeta-mundo, trazidas como embates para dentro do texto poÃtico. O primeiro capÃtulo apresentarà ao leitor os posicionamentos da crÃtica brasileira ante a obra muriliana e como ao longo de dÃcadas essa crÃtica enriqueceu os estudos sobre essa poÃtica. AlÃm disso, ajudar-nos-à a encontrar um lugar para a leitura por nÃs proposta e somarà alguns pontos em comum ou divergentes entre os autores. Desse modo, nossa anÃlise se compÃe nÃo apenas de um estudo analÃtico que parte do estudo crÃtico sobre o poeta, mas tambÃm da prÃpria obra e como ela resolve dentro de si uma soluÃÃo estÃtica para as questÃes da lÃrica e da sociedade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisModulaÃÃes de imagens da histÃria na poesia de Murilo MendesModulaciones imÃgenes de la historia de la poesÃa Murilo Mendes2011-03-30IrenÃsia Torres de Oliveira26767155349Sarah Diva da Silva Ipiranga22388117372http://lattes.cnpq.br/5305457455244102Marcelo Almeida Peloggio00843134712http://lattes.cnpq.br/0264933610459240 65704371353http://lattes.cnpq.br/3441793005672023JoÃo Paulo de Oliveira LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRImagem HistÃria Poesia CrÃticaImagen Historia PoesÃa CrÃticaLETRASEste trabalho tem por objetivo abordar as relaÃÃes entre imagem e histÃria na poesia de Murilo Mendes. Essa tarefa de interpretaÃÃo engloba dois livros do autor: um de chave mais satÃrica, HistÃria do Brasil (1932), cuja linguagem reconstrÃi o passado brasileiro pela veia humorÃstica, outro de chave mais surrealista Poesia Liberdade (1943-45), em que o lirismo desencantado com o mundo e sua histÃria compÃe a atmosfera do livro. Em ambos, se constata como o poeta faz uso dos elementos acima e como se modulam suas imagens poÃticas em toda a sua obra. Tais modulaÃÃes refletem sempre a relaÃÃo indivÃduosociedade, poeta-mundo, trazidas como embates para dentro do texto poÃtico. O primeiro capÃtulo apresentarà ao leitor os posicionamentos da crÃtica brasileira ante a obra muriliana e como ao longo de dÃcadas essa crÃtica enriqueceu os estudos sobre essa poÃtica. AlÃm disso, ajudar-nos-à a encontrar um lugar para a leitura por nÃs proposta e somarà alguns pontos em comum ou divergentes entre os autores. Desse modo, nossa anÃlise se compÃe nÃo apenas de um estudo analÃtico que parte do estudo crÃtico sobre o poeta, mas tambÃm da prÃpria obra e como ela resolve dentro de si uma soluÃÃo estÃtica para as questÃes da lÃrica e da sociedade.Este estudio tiene como objetivo evaluar la relaciÃn entre la imagen y la historia en la poesÃa de Murilo Mendes. Esta tarea de interpretaciÃn implica dos libros del autor, uno de clave sÃtirica, HistÃria do Brasil (1933), cuyo lenguaje reconstruye el pasado brasileÃo por una vena humorÃstica, otro de clave mÃs surrealista, Poesia Liberdade (1943-45), en el cual un lirismo desencantado con el mundo y su historia compone la atmÃsfera de todo el libro. En ambos, se averigua como el poeta hace uso de los elementos anteriores y como modula sus imÃgenes poÃticas en toda su obra. Estas modulaciones siempre reflejan la relaciÃn entre individuo y sociedad, poeta y mundo, puestas como embates considerables dentro del texto poÃtico muriliano. El primer capÃtulo introduce al lector algunas opiniones de la crÃtica brasileÃa frente a esa poesÃa y de quà manera a lo largo de dÃcadas se ha desarrollado los estudios crÃticos de esta obra. AdemÃs, nos ayudarà a encontrar un lugar para nuestra propuesta de lectura y aÃadir algunos puntos comunes o distintos entre los autores. Por lo tanto, nuestro anÃlisis se compone no sÃlo de un estudio analÃtico que parte del estudio crÃtico del poeta, sino tambiÃn de la propia obra y cÃmo resuelve dentro de si misma una soluciÃn estÃtica a los temas de la lÃrica y de la sociedad. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8843application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:54Zmail@mail.com - |
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Este estudio tiene como objetivo evaluar la relaciÃn entre la imagen y la historia en la poesÃa de Murilo Mendes. Esta tarea de interpretaciÃn implica dos libros del autor, uno de clave sÃtirica, HistÃria do Brasil (1933), cuyo lenguaje reconstruye el pasado brasileÃo por una vena humorÃstica, otro de clave mÃs surrealista, Poesia Liberdade (1943-45), en el cual un lirismo desencantado con el mundo y su historia compone la atmÃsfera de todo el libro. En ambos, se averigua como el poeta hace uso de los elementos anteriores y como modula sus imÃgenes poÃticas en toda su obra. Estas modulaciones siempre reflejan la relaciÃn entre individuo y sociedad, poeta y mundo, puestas como embates considerables dentro del texto poÃtico muriliano. El primer capÃtulo introduce al lector algunas opiniones de la crÃtica brasileÃa frente a esa poesÃa y de quà manera a lo largo de dÃcadas se ha desarrollado los estudios crÃticos de esta obra. AdemÃs, nos ayudarà a encontrar un lugar para nuestra propuesta de lectura y aÃadir algunos puntos comunes o distintos entre los autores. Por lo tanto, nuestro anÃlisis se compone no sÃlo de un estudio analÃtico que parte del estudio crÃtico del poeta, sino tambiÃn de la propia obra y cÃmo resuelve dentro de si misma una soluciÃn estÃtica a los temas de la lÃrica y de la sociedad. |
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