Objetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algÃbrico no Ensino Fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=654 |
Resumo: | AvaliaÃÃes recentes atravÃs de testes como o SAEB (Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica) mostra que os alunos nÃo tÃm um desempenho em matemÃtica que seria esperado para a sÃrie que estÃo concluindo. Geralmente isso acontece devido ao ensino que à desprovido de significado e prioriza a manipulaÃÃo simbÃlica. Pesquisas em InformÃtica Educativa e EducaÃÃo MatemÃtica tÃm mostrado que ambientes computacionais ajudam no desenvolvimento de conceitos matemÃticos. Tais ambientes permitem aos alunos realizarem simulaÃÃes e construir novas formas de representaÃÃo mental. Alguns desses ambientes mais recentes sÃo chamados de objetos de aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de investigar como esses objetos podem contribuir no desenvolvimento de pensamento algÃbrico em alunos de sÃries iniciais, um aspecto novo, jà que geralmente os alunos comeÃam a estudar Ãlgebra somente no sÃtimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pÃblica de Fortaleza com alunos do terceiro e quinto ano do Ensino Fundamental. Os alunos foram investigados atravÃs de uma entrevista clÃnica que analisa o desenvolvimento do raciocÃnio algÃbrico dos alunos durante as atividades em materiais elaborados para tais fins. O estudo concluiu que os alunos superam suas dificuldades iniciais sobre as atividades propostas e elaboram estratÃgias de resoluÃÃo que facilitam a compreensÃo de conceitos algÃbricos exigidos em sÃries mais avanÃadas. Os resultados do estudo devem contribuir na elaboraÃÃo de atividades para auxiliar no desenvolvimento do pensamento algÃbrico em alunos das sÃries iniciais. |
id |
UFC_7309b2111a7785ddfec12b1ce6aaadaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:624 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisObjetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algÃbrico no Ensino Fundamental.Learning Objects and the development of early algebra2007-04-10Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Ana Karina Morais de Lira32652178415http://lattes.cnpq.br/4619424138761525 Maria Gilvanise de Oliveira Pontes1124039333490480732353http://lattes.cnpq.br/9322311013034336Raquel Santiago FreireUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo MatemÃtica Objetos de Aprendizagem Ãlgebra Inicial Conceitos AlgÃbricosMathematics Education Learning Objects Early Algebra Algebraical ConceptsCURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOAvaliaÃÃes recentes atravÃs de testes como o SAEB (Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica) mostra que os alunos nÃo tÃm um desempenho em matemÃtica que seria esperado para a sÃrie que estÃo concluindo. Geralmente isso acontece devido ao ensino que à desprovido de significado e prioriza a manipulaÃÃo simbÃlica. Pesquisas em InformÃtica Educativa e EducaÃÃo MatemÃtica tÃm mostrado que ambientes computacionais ajudam no desenvolvimento de conceitos matemÃticos. Tais ambientes permitem aos alunos realizarem simulaÃÃes e construir novas formas de representaÃÃo mental. Alguns desses ambientes mais recentes sÃo chamados de objetos de aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de investigar como esses objetos podem contribuir no desenvolvimento de pensamento algÃbrico em alunos de sÃries iniciais, um aspecto novo, jà que geralmente os alunos comeÃam a estudar Ãlgebra somente no sÃtimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pÃblica de Fortaleza com alunos do terceiro e quinto ano do Ensino Fundamental. Os alunos foram investigados atravÃs de uma entrevista clÃnica que analisa o desenvolvimento do raciocÃnio algÃbrico dos alunos durante as atividades em materiais elaborados para tais fins. O estudo concluiu que os alunos superam suas dificuldades iniciais sobre as atividades propostas e elaboram estratÃgias de resoluÃÃo que facilitam a compreensÃo de conceitos algÃbricos exigidos em sÃries mais avanÃadas. Os resultados do estudo devem contribuir na elaboraÃÃo de atividades para auxiliar no desenvolvimento do pensamento algÃbrico em alunos das sÃries iniciais.Recent results from standardized tests such as SAEB (National Evaluation System of K-12 Education) shown that students are not developing mathematical concepts accordingly to the grade they are concluding. Generally, the reason is a teaching approach meaningless which emphasize only symbolic manipulation. Results from research in Mathematics Education and Instructional Technology shown that computer environments can help in the development of mathematical concepts. These environments allow for the students to conduct simulations and new ways of mental representation. Some of these current environments are called learning objects. The present study aims to investigate how these objects can contribute in the development of the algebraical thought in the early school years, a recent trend, since usually students are introduced to algebra in the 7th grade. The research was conducted in a public school in the city of Fortaleza, CE, Brazil with 3rd and 5th grade students. Students were interviewed while solving algebraical problems using a variety of manipulative, written problems and learning objects, specifically design for the study. The results shown that students can overcome conceptual obstacles about algebra during the proposed situations. They developed a series of solving problems strategies which can later facilitate the comprehension of more advanced algebraical concepts. The results should contribute to the design of activities for helping the development of algebraical concepts in the early school years.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgiconÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=654application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:50Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algÃbrico no Ensino Fundamental. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Learning Objects and the development of early algebra |
title |
Objetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algÃbrico no Ensino Fundamental. |
spellingShingle |
Objetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algÃbrico no Ensino Fundamental. Raquel Santiago Freire EducaÃÃo MatemÃtica Objetos de Aprendizagem Ãlgebra Inicial Conceitos AlgÃbricos Mathematics Education Learning Objects Early Algebra Algebraical Concepts CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
title_short |
Objetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algÃbrico no Ensino Fundamental. |
title_full |
Objetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algÃbrico no Ensino Fundamental. |
title_fullStr |
Objetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algÃbrico no Ensino Fundamental. |
title_full_unstemmed |
Objetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algÃbrico no Ensino Fundamental. |
title_sort |
Objetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algÃbrico no Ensino Fundamental. |
author |
Raquel Santiago Freire |
author_facet |
Raquel Santiago Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Josà Aires de Castro Filho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
24207543368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Karina Morais de Lira |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
32652178415 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4619424138761525 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
11240393334 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
90480732353 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9322311013034336 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raquel Santiago Freire |
contributor_str_mv |
Josà Aires de Castro Filho Ana Karina Morais de Lira Maria Gilvanise de Oliveira Pontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo MatemÃtica Objetos de Aprendizagem Ãlgebra Inicial Conceitos AlgÃbricos |
topic |
EducaÃÃo MatemÃtica Objetos de Aprendizagem Ãlgebra Inicial Conceitos AlgÃbricos Mathematics Education Learning Objects Early Algebra Algebraical Concepts CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics Education Learning Objects Early Algebra Algebraical Concepts |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
AvaliaÃÃes recentes atravÃs de testes como o SAEB (Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica) mostra que os alunos nÃo tÃm um desempenho em matemÃtica que seria esperado para a sÃrie que estÃo concluindo. Geralmente isso acontece devido ao ensino que à desprovido de significado e prioriza a manipulaÃÃo simbÃlica. Pesquisas em InformÃtica Educativa e EducaÃÃo MatemÃtica tÃm mostrado que ambientes computacionais ajudam no desenvolvimento de conceitos matemÃticos. Tais ambientes permitem aos alunos realizarem simulaÃÃes e construir novas formas de representaÃÃo mental. Alguns desses ambientes mais recentes sÃo chamados de objetos de aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de investigar como esses objetos podem contribuir no desenvolvimento de pensamento algÃbrico em alunos de sÃries iniciais, um aspecto novo, jà que geralmente os alunos comeÃam a estudar Ãlgebra somente no sÃtimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pÃblica de Fortaleza com alunos do terceiro e quinto ano do Ensino Fundamental. Os alunos foram investigados atravÃs de uma entrevista clÃnica que analisa o desenvolvimento do raciocÃnio algÃbrico dos alunos durante as atividades em materiais elaborados para tais fins. O estudo concluiu que os alunos superam suas dificuldades iniciais sobre as atividades propostas e elaboram estratÃgias de resoluÃÃo que facilitam a compreensÃo de conceitos algÃbricos exigidos em sÃries mais avanÃadas. Os resultados do estudo devem contribuir na elaboraÃÃo de atividades para auxiliar no desenvolvimento do pensamento algÃbrico em alunos das sÃries iniciais. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Recent results from standardized tests such as SAEB (National Evaluation System of K-12 Education) shown that students are not developing mathematical concepts accordingly to the grade they are concluding. Generally, the reason is a teaching approach meaningless which emphasize only symbolic manipulation. Results from research in Mathematics Education and Instructional Technology shown that computer environments can help in the development of mathematical concepts. These environments allow for the students to conduct simulations and new ways of mental representation. Some of these current environments are called learning objects. The present study aims to investigate how these objects can contribute in the development of the algebraical thought in the early school years, a recent trend, since usually students are introduced to algebra in the 7th grade. The research was conducted in a public school in the city of Fortaleza, CE, Brazil with 3rd and 5th grade students. Students were interviewed while solving algebraical problems using a variety of manipulative, written problems and learning objects, specifically design for the study. The results shown that students can overcome conceptual obstacles about algebra during the proposed situations. They developed a series of solving problems strategies which can later facilitate the comprehension of more advanced algebraical concepts. The results should contribute to the design of activities for helping the development of algebraical concepts in the early school years. |
description |
AvaliaÃÃes recentes atravÃs de testes como o SAEB (Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica) mostra que os alunos nÃo tÃm um desempenho em matemÃtica que seria esperado para a sÃrie que estÃo concluindo. Geralmente isso acontece devido ao ensino que à desprovido de significado e prioriza a manipulaÃÃo simbÃlica. Pesquisas em InformÃtica Educativa e EducaÃÃo MatemÃtica tÃm mostrado que ambientes computacionais ajudam no desenvolvimento de conceitos matemÃticos. Tais ambientes permitem aos alunos realizarem simulaÃÃes e construir novas formas de representaÃÃo mental. Alguns desses ambientes mais recentes sÃo chamados de objetos de aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de investigar como esses objetos podem contribuir no desenvolvimento de pensamento algÃbrico em alunos de sÃries iniciais, um aspecto novo, jà que geralmente os alunos comeÃam a estudar Ãlgebra somente no sÃtimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pÃblica de Fortaleza com alunos do terceiro e quinto ano do Ensino Fundamental. Os alunos foram investigados atravÃs de uma entrevista clÃnica que analisa o desenvolvimento do raciocÃnio algÃbrico dos alunos durante as atividades em materiais elaborados para tais fins. O estudo concluiu que os alunos superam suas dificuldades iniciais sobre as atividades propostas e elaboram estratÃgias de resoluÃÃo que facilitam a compreensÃo de conceitos algÃbricos exigidos em sÃries mais avanÃadas. Os resultados do estudo devem contribuir na elaboraÃÃo de atividades para auxiliar no desenvolvimento do pensamento algÃbrico em alunos das sÃries iniciais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=654 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295116063932416 |