O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6922 |
Resumo: | O uso dos jogos matemÃticos possibilita aos alunos um ambiente favorÃvel à constituiÃÃo e reelaboraÃÃo da aprendizagem, ajudando no desenvolvimento de estruturas cognitivas que capacitem à generalizaÃÃo das informaÃÃes conceituais e coloque, acima de tudo, o professor como mediador no processo de organizaÃÃo e elaboraÃÃo das ideias matemÃticas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar se o curso de licenciatura em MatemÃtica da Universidade Estadual do Cearà està preparando os futuros professores para o uso de jogos nas aulas de matemÃtica. Para coleta de dados foi feito um estudo da matriz curricular e do projeto polÃtico pedagÃgico do curso, bem como a realizaÃÃo de um minicurso para utilizaÃÃodos jogos matemÃticos destinado a 23 alunos. Os instrumentos utilizados foram trÃs questionÃrios, alÃm da observaÃÃo, filmagem e registro fotogrÃfico. Os resultados mostram que o curso de Licenciatura nÃo prepara de forma adequada o futuro professor de matemÃtica para a inclusÃo de jogos em sala de aula; o minicurso e os jogos aplicados tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos participantes. As consideraÃÃes finais ressaltam que o uso de jogos matemÃticos nÃo deve ser concebido como o fim, mas como meio de se promover uma aprendizagem significativa. |
id |
UFC_73c2db98b48fd6366c4a1f60eb4d5833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4944 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃticaThe game as an educational resource in the training of mathematics teachers2011-12-29Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/4783483818809180Jorge Carvalho BrandÃo70257566368http://lattes.cnpq.br/2206483361634095 Francisco GÃvane Muniz Cunha46446249349 http://lattes.cnpq.br/2653697909924911 73406368387http://lattes.cnpq.br/4185219122601455 Francisco Ricardo Nogueira de VasconcelosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRensino de matemÃtica jogos aprendizagem significativamathematics teaching games significant learningMATEMATICAO uso dos jogos matemÃticos possibilita aos alunos um ambiente favorÃvel à constituiÃÃo e reelaboraÃÃo da aprendizagem, ajudando no desenvolvimento de estruturas cognitivas que capacitem à generalizaÃÃo das informaÃÃes conceituais e coloque, acima de tudo, o professor como mediador no processo de organizaÃÃo e elaboraÃÃo das ideias matemÃticas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar se o curso de licenciatura em MatemÃtica da Universidade Estadual do Cearà està preparando os futuros professores para o uso de jogos nas aulas de matemÃtica. Para coleta de dados foi feito um estudo da matriz curricular e do projeto polÃtico pedagÃgico do curso, bem como a realizaÃÃo de um minicurso para utilizaÃÃodos jogos matemÃticos destinado a 23 alunos. Os instrumentos utilizados foram trÃs questionÃrios, alÃm da observaÃÃo, filmagem e registro fotogrÃfico. Os resultados mostram que o curso de Licenciatura nÃo prepara de forma adequada o futuro professor de matemÃtica para a inclusÃo de jogos em sala de aula; o minicurso e os jogos aplicados tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos participantes. As consideraÃÃes finais ressaltam que o uso de jogos matemÃticos nÃo deve ser concebido como o fim, mas como meio de se promover uma aprendizagem significativa.The use of mathematics games enables students to be in a proper enviroment for building and reelaborating learning, so helping out their development of cognitive structures to enable them to generelize conceptual information and turning, above all, the teacher a mediator of the process of organization and elaboration of mathematical ideas. This research has as main objective to investigate if the Mathematics Teacher Formation Course at Universidade Estadual do Cearà is preparing its undergradute students, prospective teachers, to the use of games in regular math classes. To collect data we carried out a study of the course syllabus matrix and the political pedagogical project, as well as a minicourse on how to use mathematics games to 23 students. The tools used were three questionaires, besides film footage and photographic recording. The outcomes show that the Teacher Formation Course does not prepare adequately its undergradute students, prospective mathematics teachers, on the use of games in class; the minicourse and the games used had a good level of acceptance by the participants. Final considerations highlight that the use of mathematics games can not be taken as an aim itself but as a pathway to promote significant learning.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6922application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:58Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The game as an educational resource in the training of mathematics teachers |
title |
O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica |
spellingShingle |
O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos ensino de matemÃtica jogos aprendizagem significativa mathematics teaching games significant learning MATEMATICA |
title_short |
O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica |
title_full |
O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica |
title_fullStr |
O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica |
title_full_unstemmed |
O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica |
title_sort |
O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica |
author |
Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos |
author_facet |
Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ivoneide Pinheiro de Lima |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
36301698304 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4783483818809180 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jorge Carvalho BrandÃo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
70257566368 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2206483361634095 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Francisco GÃvane Muniz Cunha |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
46446249349 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2653697909924911 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
73406368387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4185219122601455 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos |
contributor_str_mv |
Ivoneide Pinheiro de Lima Jorge Carvalho BrandÃo Francisco GÃvane Muniz Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de matemÃtica jogos aprendizagem significativa |
topic |
ensino de matemÃtica jogos aprendizagem significativa mathematics teaching games significant learning MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
mathematics teaching games significant learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O uso dos jogos matemÃticos possibilita aos alunos um ambiente favorÃvel à constituiÃÃo e reelaboraÃÃo da aprendizagem, ajudando no desenvolvimento de estruturas cognitivas que capacitem à generalizaÃÃo das informaÃÃes conceituais e coloque, acima de tudo, o professor como mediador no processo de organizaÃÃo e elaboraÃÃo das ideias matemÃticas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar se o curso de licenciatura em MatemÃtica da Universidade Estadual do Cearà està preparando os futuros professores para o uso de jogos nas aulas de matemÃtica. Para coleta de dados foi feito um estudo da matriz curricular e do projeto polÃtico pedagÃgico do curso, bem como a realizaÃÃo de um minicurso para utilizaÃÃodos jogos matemÃticos destinado a 23 alunos. Os instrumentos utilizados foram trÃs questionÃrios, alÃm da observaÃÃo, filmagem e registro fotogrÃfico. Os resultados mostram que o curso de Licenciatura nÃo prepara de forma adequada o futuro professor de matemÃtica para a inclusÃo de jogos em sala de aula; o minicurso e os jogos aplicados tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos participantes. As consideraÃÃes finais ressaltam que o uso de jogos matemÃticos nÃo deve ser concebido como o fim, mas como meio de se promover uma aprendizagem significativa. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The use of mathematics games enables students to be in a proper enviroment for building and reelaborating learning, so helping out their development of cognitive structures to enable them to generelize conceptual information and turning, above all, the teacher a mediator of the process of organization and elaboration of mathematical ideas. This research has as main objective to investigate if the Mathematics Teacher Formation Course at Universidade Estadual do Cearà is preparing its undergradute students, prospective teachers, to the use of games in regular math classes. To collect data we carried out a study of the course syllabus matrix and the political pedagogical project, as well as a minicourse on how to use mathematics games to 23 students. The tools used were three questionaires, besides film footage and photographic recording. The outcomes show that the Teacher Formation Course does not prepare adequately its undergradute students, prospective mathematics teachers, on the use of games in class; the minicourse and the games used had a good level of acceptance by the participants. Final considerations highlight that the use of mathematics games can not be taken as an aim itself but as a pathway to promote significant learning. |
description |
O uso dos jogos matemÃticos possibilita aos alunos um ambiente favorÃvel à constituiÃÃo e reelaboraÃÃo da aprendizagem, ajudando no desenvolvimento de estruturas cognitivas que capacitem à generalizaÃÃo das informaÃÃes conceituais e coloque, acima de tudo, o professor como mediador no processo de organizaÃÃo e elaboraÃÃo das ideias matemÃticas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar se o curso de licenciatura em MatemÃtica da Universidade Estadual do Cearà està preparando os futuros professores para o uso de jogos nas aulas de matemÃtica. Para coleta de dados foi feito um estudo da matriz curricular e do projeto polÃtico pedagÃgico do curso, bem como a realizaÃÃo de um minicurso para utilizaÃÃodos jogos matemÃticos destinado a 23 alunos. Os instrumentos utilizados foram trÃs questionÃrios, alÃm da observaÃÃo, filmagem e registro fotogrÃfico. Os resultados mostram que o curso de Licenciatura nÃo prepara de forma adequada o futuro professor de matemÃtica para a inclusÃo de jogos em sala de aula; o minicurso e os jogos aplicados tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos participantes. As consideraÃÃes finais ressaltam que o uso de jogos matemÃticos nÃo deve ser concebido como o fim, mas como meio de se promover uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6922 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295154108366848 |