O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6922
Resumo: O uso dos jogos matemÃticos possibilita aos alunos um ambiente favorÃvel à constituiÃÃo e reelaboraÃÃo da aprendizagem, ajudando no desenvolvimento de estruturas cognitivas que capacitem à generalizaÃÃo das informaÃÃes conceituais e coloque, acima de tudo, o professor como mediador no processo de organizaÃÃo e elaboraÃÃo das ideias matemÃticas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar se o curso de licenciatura em MatemÃtica da Universidade Estadual do Cearà està preparando os futuros professores para o uso de jogos nas aulas de matemÃtica. Para coleta de dados foi feito um estudo da matriz curricular e do projeto polÃtico pedagÃgico do curso, bem como a realizaÃÃo de um minicurso para utilizaÃÃodos jogos matemÃticos destinado a 23 alunos. Os instrumentos utilizados foram trÃs questionÃrios, alÃm da observaÃÃo, filmagem e registro fotogrÃfico. Os resultados mostram que o curso de Licenciatura nÃo prepara de forma adequada o futuro professor de matemÃtica para a inclusÃo de jogos em sala de aula; o minicurso e os jogos aplicados tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos participantes. As consideraÃÃes finais ressaltam que o uso de jogos matemÃticos nÃo deve ser concebido como o fim, mas como meio de se promover uma aprendizagem significativa.
id UFC_73c2db98b48fd6366c4a1f60eb4d5833
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4944
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃticaThe game as an educational resource in the training of mathematics teachers2011-12-29Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/4783483818809180Jorge Carvalho BrandÃo70257566368http://lattes.cnpq.br/2206483361634095 Francisco GÃvane Muniz Cunha46446249349 http://lattes.cnpq.br/2653697909924911 73406368387http://lattes.cnpq.br/4185219122601455 Francisco Ricardo Nogueira de VasconcelosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRensino de matemÃtica jogos aprendizagem significativamathematics teaching games significant learningMATEMATICAO uso dos jogos matemÃticos possibilita aos alunos um ambiente favorÃvel à constituiÃÃo e reelaboraÃÃo da aprendizagem, ajudando no desenvolvimento de estruturas cognitivas que capacitem à generalizaÃÃo das informaÃÃes conceituais e coloque, acima de tudo, o professor como mediador no processo de organizaÃÃo e elaboraÃÃo das ideias matemÃticas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar se o curso de licenciatura em MatemÃtica da Universidade Estadual do Cearà està preparando os futuros professores para o uso de jogos nas aulas de matemÃtica. Para coleta de dados foi feito um estudo da matriz curricular e do projeto polÃtico pedagÃgico do curso, bem como a realizaÃÃo de um minicurso para utilizaÃÃodos jogos matemÃticos destinado a 23 alunos. Os instrumentos utilizados foram trÃs questionÃrios, alÃm da observaÃÃo, filmagem e registro fotogrÃfico. Os resultados mostram que o curso de Licenciatura nÃo prepara de forma adequada o futuro professor de matemÃtica para a inclusÃo de jogos em sala de aula; o minicurso e os jogos aplicados tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos participantes. As consideraÃÃes finais ressaltam que o uso de jogos matemÃticos nÃo deve ser concebido como o fim, mas como meio de se promover uma aprendizagem significativa.The use of mathematics games enables students to be in a proper enviroment for building and reelaborating learning, so helping out their development of cognitive structures to enable them to generelize conceptual information and turning, above all, the teacher a mediator of the process of organization and elaboration of mathematical ideas. This research has as main objective to investigate if the Mathematics Teacher Formation Course at Universidade Estadual do Cearà is preparing its undergradute students, prospective teachers, to the use of games in regular math classes. To collect data we carried out a study of the course syllabus matrix and the political pedagogical project, as well as a minicourse on how to use mathematics games to 23 students. The tools used were three questionaires, besides film footage and photographic recording. The outcomes show that the Teacher Formation Course does not prepare adequately its undergradute students, prospective mathematics teachers, on the use of games in class; the minicourse and the games used had a good level of acceptance by the participants. Final considerations highlight that the use of mathematics games can not be taken as an aim itself but as a pathway to promote significant learning.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6922application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:58Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The game as an educational resource in the training of mathematics teachers
title O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica
spellingShingle O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica
Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
ensino de matemÃtica
jogos
aprendizagem significativa
mathematics teaching
games
significant learning
MATEMATICA
title_short O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica
title_full O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica
title_fullStr O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica
title_full_unstemmed O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica
title_sort O jogo como recurso pedagÃgico na formaÃÃo de professores de matemÃtica
author Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
author_facet Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ivoneide Pinheiro de Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 36301698304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4783483818809180
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Carvalho BrandÃo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 70257566368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2206483361634095
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco GÃvane Muniz Cunha
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 46446249349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2653697909924911
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 73406368387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4185219122601455
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
contributor_str_mv Ivoneide Pinheiro de Lima
Jorge Carvalho BrandÃo
Francisco GÃvane Muniz Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de matemÃtica
jogos
aprendizagem significativa
topic ensino de matemÃtica
jogos
aprendizagem significativa
mathematics teaching
games
significant learning
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv mathematics teaching
games
significant learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O uso dos jogos matemÃticos possibilita aos alunos um ambiente favorÃvel à constituiÃÃo e reelaboraÃÃo da aprendizagem, ajudando no desenvolvimento de estruturas cognitivas que capacitem à generalizaÃÃo das informaÃÃes conceituais e coloque, acima de tudo, o professor como mediador no processo de organizaÃÃo e elaboraÃÃo das ideias matemÃticas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar se o curso de licenciatura em MatemÃtica da Universidade Estadual do Cearà està preparando os futuros professores para o uso de jogos nas aulas de matemÃtica. Para coleta de dados foi feito um estudo da matriz curricular e do projeto polÃtico pedagÃgico do curso, bem como a realizaÃÃo de um minicurso para utilizaÃÃodos jogos matemÃticos destinado a 23 alunos. Os instrumentos utilizados foram trÃs questionÃrios, alÃm da observaÃÃo, filmagem e registro fotogrÃfico. Os resultados mostram que o curso de Licenciatura nÃo prepara de forma adequada o futuro professor de matemÃtica para a inclusÃo de jogos em sala de aula; o minicurso e os jogos aplicados tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos participantes. As consideraÃÃes finais ressaltam que o uso de jogos matemÃticos nÃo deve ser concebido como o fim, mas como meio de se promover uma aprendizagem significativa.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The use of mathematics games enables students to be in a proper enviroment for building and reelaborating learning, so helping out their development of cognitive structures to enable them to generelize conceptual information and turning, above all, the teacher a mediator of the process of organization and elaboration of mathematical ideas. This research has as main objective to investigate if the Mathematics Teacher Formation Course at Universidade Estadual do Cearà is preparing its undergradute students, prospective teachers, to the use of games in regular math classes. To collect data we carried out a study of the course syllabus matrix and the political pedagogical project, as well as a minicourse on how to use mathematics games to 23 students. The tools used were three questionaires, besides film footage and photographic recording. The outcomes show that the Teacher Formation Course does not prepare adequately its undergradute students, prospective mathematics teachers, on the use of games in class; the minicourse and the games used had a good level of acceptance by the participants. Final considerations highlight that the use of mathematics games can not be taken as an aim itself but as a pathway to promote significant learning.
description O uso dos jogos matemÃticos possibilita aos alunos um ambiente favorÃvel à constituiÃÃo e reelaboraÃÃo da aprendizagem, ajudando no desenvolvimento de estruturas cognitivas que capacitem à generalizaÃÃo das informaÃÃes conceituais e coloque, acima de tudo, o professor como mediador no processo de organizaÃÃo e elaboraÃÃo das ideias matemÃticas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar se o curso de licenciatura em MatemÃtica da Universidade Estadual do Cearà està preparando os futuros professores para o uso de jogos nas aulas de matemÃtica. Para coleta de dados foi feito um estudo da matriz curricular e do projeto polÃtico pedagÃgico do curso, bem como a realizaÃÃo de um minicurso para utilizaÃÃodos jogos matemÃticos destinado a 23 alunos. Os instrumentos utilizados foram trÃs questionÃrios, alÃm da observaÃÃo, filmagem e registro fotogrÃfico. Os resultados mostram que o curso de Licenciatura nÃo prepara de forma adequada o futuro professor de matemÃtica para a inclusÃo de jogos em sala de aula; o minicurso e os jogos aplicados tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos participantes. As consideraÃÃes finais ressaltam que o uso de jogos matemÃticos nÃo deve ser concebido como o fim, mas como meio de se promover uma aprendizagem significativa.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6922
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295154108366848