A formaÃÃo matemÃtica do pedagogo: a relaÃÃo entre o raciocÃnio matemÃtico e as estratÃgias na soluÃÃo de problemas matemÃticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20090 |
Resumo: | A formaÃÃo inicial no Curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo (FACED) da Universidade Federal do Cearà (UFC) envolve a compreensÃo por parte do aluno (futuro-professor) nÃo somente dos conteÃdos a serem trabalhados com seus alunos, mas tambÃm sobre como utilizar as prÃticas pedagÃgicas que melhor facilitem à transposiÃÃo didÃtica desses conhecimentos. Diante de um ensino trabalhado por vezes repleto de regras a serem memorizadas e sem qualquer significaÃÃo para o aluno, em particular dos conteÃdos matemÃticos, objetivamos analisar as estratÃgias matemÃticas apresentadas pelos alunos do curso de Pedagogia, visando a classificaÃÃo de problemas matemÃticos no que diz respeito aos raciocÃnios: (i) concreto; (ii) grÃfico (iii) aritmÃtico; e, (iv) algÃbrico, com vistas à construÃÃo e nÃo apenas à memorizaÃÃo de fatos e fÃrmulas, levantando questÃes relativas à formaÃÃo do professor de matemÃtica. Esta pesquisa de natureza qualitativa se deu, em parte, com: (a) observaÃÃo das aulas de matemÃtica; e, (b) realizaÃÃo de um conjunto de problemas matemÃticos, essas atividades foram desempenhadas durante a disciplina de ensino de matemÃtica na turma do Curso de Pedagogia no semestre de 2016.1. Anteriormente, tambÃm buscamos em livros, teses e periÃdicos, pesquisas sobre ensinar e aprender matemÃtica nos anos iniciais do ensino fundamental. Coletadas as informaÃÃes, iniciamos as anÃlises sobre as estratÃgias utilizadas pelos alunos na resoluÃÃo dos problemas categorizamos as respostas a partir da classificaÃÃo feita por Johannot (1947) quanto ao raciocÃnio matemÃtico. Os resultados indicam para novos e melhores espaÃos de reflexÃo tanto na formaÃÃo inicial de professores como na atuaÃÃo direta com os alunos da EducaÃÃo BÃsica, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental. Mostramos com esta pesquisa a relevÃncia no que se refere a compreensÃo de como os alunos de Pedagogia constroem suas estratÃgias de resoluÃÃo de problemas e as consequÃncias disso para o ensino dos conteÃdos matemÃticos. Embora que o objeto de estudo desta pesquisa seja o entendimento das estratÃgias apresentadas pelos alunos sobre o raciocÃnio matemÃtico, para este entendimento tivemos como forte apoio as observaÃÃes Ãs aÃÃes mediadas pela professora, em particular, na construÃÃo de novos saberes por meio da SequÃncia Fedathi. |
id |
UFC_9c8942232466fb567e07c0e2e00f0dcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12502 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA formaÃÃo matemÃtica do pedagogo: a relaÃÃo entre o raciocÃnio matemÃtico e as estratÃgias na soluÃÃo de problemas matemÃticos The mathematical formation of the pedagogue: the relationship between mathematical reaction and the strategies in the solution of mathematical problems2017-08-30Maria Josà Costa dos Santos26779617334http://lattes.cnpq.br/3144508981197442Herminio Borges Neto01362062391Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires09358811587 http://lattes.cnpq.br/124197102552526291315794349http://lattes.cnpq.br/5010027323945728Antonio Marcelo AraÃjo BezerraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRRaciocÃnio MatemÃtico Ensino de MatemÃtica FormaÃÃo inicialMathematical Reasoning Mathematics Teaching Initial formationEDUCACAOA formaÃÃo inicial no Curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo (FACED) da Universidade Federal do Cearà (UFC) envolve a compreensÃo por parte do aluno (futuro-professor) nÃo somente dos conteÃdos a serem trabalhados com seus alunos, mas tambÃm sobre como utilizar as prÃticas pedagÃgicas que melhor facilitem à transposiÃÃo didÃtica desses conhecimentos. Diante de um ensino trabalhado por vezes repleto de regras a serem memorizadas e sem qualquer significaÃÃo para o aluno, em particular dos conteÃdos matemÃticos, objetivamos analisar as estratÃgias matemÃticas apresentadas pelos alunos do curso de Pedagogia, visando a classificaÃÃo de problemas matemÃticos no que diz respeito aos raciocÃnios: (i) concreto; (ii) grÃfico (iii) aritmÃtico; e, (iv) algÃbrico, com vistas à construÃÃo e nÃo apenas à memorizaÃÃo de fatos e fÃrmulas, levantando questÃes relativas à formaÃÃo do professor de matemÃtica. Esta pesquisa de natureza qualitativa se deu, em parte, com: (a) observaÃÃo das aulas de matemÃtica; e, (b) realizaÃÃo de um conjunto de problemas matemÃticos, essas atividades foram desempenhadas durante a disciplina de ensino de matemÃtica na turma do Curso de Pedagogia no semestre de 2016.1. Anteriormente, tambÃm buscamos em livros, teses e periÃdicos, pesquisas sobre ensinar e aprender matemÃtica nos anos iniciais do ensino fundamental. Coletadas as informaÃÃes, iniciamos as anÃlises sobre as estratÃgias utilizadas pelos alunos na resoluÃÃo dos problemas categorizamos as respostas a partir da classificaÃÃo feita por Johannot (1947) quanto ao raciocÃnio matemÃtico. Os resultados indicam para novos e melhores espaÃos de reflexÃo tanto na formaÃÃo inicial de professores como na atuaÃÃo direta com os alunos da EducaÃÃo BÃsica, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental. Mostramos com esta pesquisa a relevÃncia no que se refere a compreensÃo de como os alunos de Pedagogia constroem suas estratÃgias de resoluÃÃo de problemas e as consequÃncias disso para o ensino dos conteÃdos matemÃticos. Embora que o objeto de estudo desta pesquisa seja o entendimento das estratÃgias apresentadas pelos alunos sobre o raciocÃnio matemÃtico, para este entendimento tivemos como forte apoio as observaÃÃes Ãs aÃÃes mediadas pela professora, em particular, na construÃÃo de novos saberes por meio da SequÃncia Fedathi.The initial training in the Pedagogy Course of the Faculty of Education (FACED) of the Federal University of Cearà (UFC) involves an understanding by the student (future-teacher) not only of contents to be worked with his students, but also pedagogical practices that better facilitate the didactic transposition of knowledge. Faced with a teaching that is sometimes filled with rules to be memorized and with no meaning for the student, in particular the mathematical contents, we aim to analyze how mathematical strategies presented by the students of the Pedagogy course, aiming at a classification of mathematical problems not referring to reasoning : (i) concrete; (ii) graph (iii) arithmetic; and (iv) algebraic, with a view to the construction and not only the memorization of facts and formulas, raising questions related to the formation of the mathematics teacher. This research of a qualitative nature occurred in part with: (a) observation of mathematics classes; and (b) accomplishment of a set of mathematical problems, activities with the unemployed during a course of mathematics teaching in the course of the Course of Pedagogy semester of 2016.1. Previously, we also searched in books, theses and periodicals, research on teaching and learning math in the early years of elementary school. Collected as information, we began as analyzes on how strategies for students in solving the problems categorized as answers from the series made by Johannot (1947) regarding mathematical reasoning. The results indicate new and better spaces for reflection both in initial teacher training and in updating with students of Basic Education, especially in the initial years of elementary education. We show with this research the relevance in terms of an understanding of how Pedagogy students build their problem solving strategies and as consequences for the teaching of mathematical contents. What is the object of study of this research is the understanding of the strategies presented by the students on the mathematical reasoning, for the understanding as the strong support as observations to the actions mediated by teacher, in particular, in the construction of new knowledge through the Fedathi Sequence.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20090application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:27Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A formaÃÃo matemÃtica do pedagogo: a relaÃÃo entre o raciocÃnio matemÃtico e as estratÃgias na soluÃÃo de problemas matemÃticos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The mathematical formation of the pedagogue: the relationship between mathematical reaction and the strategies in the solution of mathematical problems |
title |
A formaÃÃo matemÃtica do pedagogo: a relaÃÃo entre o raciocÃnio matemÃtico e as estratÃgias na soluÃÃo de problemas matemÃticos |
spellingShingle |
A formaÃÃo matemÃtica do pedagogo: a relaÃÃo entre o raciocÃnio matemÃtico e as estratÃgias na soluÃÃo de problemas matemÃticos Antonio Marcelo AraÃjo Bezerra RaciocÃnio MatemÃtico Ensino de MatemÃtica FormaÃÃo inicial Mathematical Reasoning Mathematics Teaching Initial formation EDUCACAO |
title_short |
A formaÃÃo matemÃtica do pedagogo: a relaÃÃo entre o raciocÃnio matemÃtico e as estratÃgias na soluÃÃo de problemas matemÃticos |
title_full |
A formaÃÃo matemÃtica do pedagogo: a relaÃÃo entre o raciocÃnio matemÃtico e as estratÃgias na soluÃÃo de problemas matemÃticos |
title_fullStr |
A formaÃÃo matemÃtica do pedagogo: a relaÃÃo entre o raciocÃnio matemÃtico e as estratÃgias na soluÃÃo de problemas matemÃticos |
title_full_unstemmed |
A formaÃÃo matemÃtica do pedagogo: a relaÃÃo entre o raciocÃnio matemÃtico e as estratÃgias na soluÃÃo de problemas matemÃticos |
title_sort |
A formaÃÃo matemÃtica do pedagogo: a relaÃÃo entre o raciocÃnio matemÃtico e as estratÃgias na soluÃÃo de problemas matemÃticos |
author |
Antonio Marcelo AraÃjo Bezerra |
author_facet |
Antonio Marcelo AraÃjo Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Josà Costa dos Santos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
26779617334 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3144508981197442 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Herminio Borges Neto |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
01362062391 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
09358811587 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1241971025525262 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
91315794349 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5010027323945728 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio Marcelo AraÃjo Bezerra |
contributor_str_mv |
Maria Josà Costa dos Santos Herminio Borges Neto Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RaciocÃnio MatemÃtico Ensino de MatemÃtica FormaÃÃo inicial |
topic |
RaciocÃnio MatemÃtico Ensino de MatemÃtica FormaÃÃo inicial Mathematical Reasoning Mathematics Teaching Initial formation EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical Reasoning Mathematics Teaching Initial formation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A formaÃÃo inicial no Curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo (FACED) da Universidade Federal do Cearà (UFC) envolve a compreensÃo por parte do aluno (futuro-professor) nÃo somente dos conteÃdos a serem trabalhados com seus alunos, mas tambÃm sobre como utilizar as prÃticas pedagÃgicas que melhor facilitem à transposiÃÃo didÃtica desses conhecimentos. Diante de um ensino trabalhado por vezes repleto de regras a serem memorizadas e sem qualquer significaÃÃo para o aluno, em particular dos conteÃdos matemÃticos, objetivamos analisar as estratÃgias matemÃticas apresentadas pelos alunos do curso de Pedagogia, visando a classificaÃÃo de problemas matemÃticos no que diz respeito aos raciocÃnios: (i) concreto; (ii) grÃfico (iii) aritmÃtico; e, (iv) algÃbrico, com vistas à construÃÃo e nÃo apenas à memorizaÃÃo de fatos e fÃrmulas, levantando questÃes relativas à formaÃÃo do professor de matemÃtica. Esta pesquisa de natureza qualitativa se deu, em parte, com: (a) observaÃÃo das aulas de matemÃtica; e, (b) realizaÃÃo de um conjunto de problemas matemÃticos, essas atividades foram desempenhadas durante a disciplina de ensino de matemÃtica na turma do Curso de Pedagogia no semestre de 2016.1. Anteriormente, tambÃm buscamos em livros, teses e periÃdicos, pesquisas sobre ensinar e aprender matemÃtica nos anos iniciais do ensino fundamental. Coletadas as informaÃÃes, iniciamos as anÃlises sobre as estratÃgias utilizadas pelos alunos na resoluÃÃo dos problemas categorizamos as respostas a partir da classificaÃÃo feita por Johannot (1947) quanto ao raciocÃnio matemÃtico. Os resultados indicam para novos e melhores espaÃos de reflexÃo tanto na formaÃÃo inicial de professores como na atuaÃÃo direta com os alunos da EducaÃÃo BÃsica, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental. Mostramos com esta pesquisa a relevÃncia no que se refere a compreensÃo de como os alunos de Pedagogia constroem suas estratÃgias de resoluÃÃo de problemas e as consequÃncias disso para o ensino dos conteÃdos matemÃticos. Embora que o objeto de estudo desta pesquisa seja o entendimento das estratÃgias apresentadas pelos alunos sobre o raciocÃnio matemÃtico, para este entendimento tivemos como forte apoio as observaÃÃes Ãs aÃÃes mediadas pela professora, em particular, na construÃÃo de novos saberes por meio da SequÃncia Fedathi. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The initial training in the Pedagogy Course of the Faculty of Education (FACED) of the Federal University of Cearà (UFC) involves an understanding by the student (future-teacher) not only of contents to be worked with his students, but also pedagogical practices that better facilitate the didactic transposition of knowledge. Faced with a teaching that is sometimes filled with rules to be memorized and with no meaning for the student, in particular the mathematical contents, we aim to analyze how mathematical strategies presented by the students of the Pedagogy course, aiming at a classification of mathematical problems not referring to reasoning : (i) concrete; (ii) graph (iii) arithmetic; and (iv) algebraic, with a view to the construction and not only the memorization of facts and formulas, raising questions related to the formation of the mathematics teacher. This research of a qualitative nature occurred in part with: (a) observation of mathematics classes; and (b) accomplishment of a set of mathematical problems, activities with the unemployed during a course of mathematics teaching in the course of the Course of Pedagogy semester of 2016.1. Previously, we also searched in books, theses and periodicals, research on teaching and learning math in the early years of elementary school. Collected as information, we began as analyzes on how strategies for students in solving the problems categorized as answers from the series made by Johannot (1947) regarding mathematical reasoning. The results indicate new and better spaces for reflection both in initial teacher training and in updating with students of Basic Education, especially in the initial years of elementary education. We show with this research the relevance in terms of an understanding of how Pedagogy students build their problem solving strategies and as consequences for the teaching of mathematical contents. What is the object of study of this research is the understanding of the strategies presented by the students on the mathematical reasoning, for the understanding as the strong support as observations to the actions mediated by teacher, in particular, in the construction of new knowledge through the Fedathi Sequence. |
description |
A formaÃÃo inicial no Curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo (FACED) da Universidade Federal do Cearà (UFC) envolve a compreensÃo por parte do aluno (futuro-professor) nÃo somente dos conteÃdos a serem trabalhados com seus alunos, mas tambÃm sobre como utilizar as prÃticas pedagÃgicas que melhor facilitem à transposiÃÃo didÃtica desses conhecimentos. Diante de um ensino trabalhado por vezes repleto de regras a serem memorizadas e sem qualquer significaÃÃo para o aluno, em particular dos conteÃdos matemÃticos, objetivamos analisar as estratÃgias matemÃticas apresentadas pelos alunos do curso de Pedagogia, visando a classificaÃÃo de problemas matemÃticos no que diz respeito aos raciocÃnios: (i) concreto; (ii) grÃfico (iii) aritmÃtico; e, (iv) algÃbrico, com vistas à construÃÃo e nÃo apenas à memorizaÃÃo de fatos e fÃrmulas, levantando questÃes relativas à formaÃÃo do professor de matemÃtica. Esta pesquisa de natureza qualitativa se deu, em parte, com: (a) observaÃÃo das aulas de matemÃtica; e, (b) realizaÃÃo de um conjunto de problemas matemÃticos, essas atividades foram desempenhadas durante a disciplina de ensino de matemÃtica na turma do Curso de Pedagogia no semestre de 2016.1. Anteriormente, tambÃm buscamos em livros, teses e periÃdicos, pesquisas sobre ensinar e aprender matemÃtica nos anos iniciais do ensino fundamental. Coletadas as informaÃÃes, iniciamos as anÃlises sobre as estratÃgias utilizadas pelos alunos na resoluÃÃo dos problemas categorizamos as respostas a partir da classificaÃÃo feita por Johannot (1947) quanto ao raciocÃnio matemÃtico. Os resultados indicam para novos e melhores espaÃos de reflexÃo tanto na formaÃÃo inicial de professores como na atuaÃÃo direta com os alunos da EducaÃÃo BÃsica, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental. Mostramos com esta pesquisa a relevÃncia no que se refere a compreensÃo de como os alunos de Pedagogia constroem suas estratÃgias de resoluÃÃo de problemas e as consequÃncias disso para o ensino dos conteÃdos matemÃticos. Embora que o objeto de estudo desta pesquisa seja o entendimento das estratÃgias apresentadas pelos alunos sobre o raciocÃnio matemÃtico, para este entendimento tivemos como forte apoio as observaÃÃes Ãs aÃÃes mediadas pela professora, em particular, na construÃÃo de novos saberes por meio da SequÃncia Fedathi. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20090 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295236880859136 |