ModernizaÃÃo, motivaÃÃo e comprometimento no setor pÃblico em SÃo Tomà e PrÃncipe.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15653 |
Resumo: | Neste estudo, procurou-se, apartir das teorias motivacionais de Maslow (1970), Bergamini (1997), McGregor (1973), Herberg (1975) e do comprometimento organizacional tais como Meyer e Allen (1997), Kanter (1968), Bastos e BrandÃo (1993) bem como apartir do conceito da modernizaÃÃo do setor pÃblico (CARAPETO; FONSECA 2005) e Lima (2006), investigar os vÃnculos entre o fenÃmeno motivacional e as dimensÃes do comprometimento organizacional no setor pÃblico de SÃo Tomà e PrÃncipe, tendo como foco a DireÃÃo do OrÃamento do MinistÃrio do Planejamento e FinanÃas de SÃo Tomà e PrÃncipe, em face da modernizaÃÃo dos serviÃos pÃblicos. Portanto, a referida pesquisa objetivou compreender a natureza da motivaÃÃo e do comprometimento organizacional dos funcionÃrios pÃblicos de SÃo Tomà e PrÃncipe, identificando seus fatores determinantes. Assim, tomando por base, respectivamente, as taxionomias de Yin (2001), Barbosa (2001), Lakatos e Marconi (1992), TriviÃos (1987) e Richardson (1999), classifica-se esta pesquisa como um estudo de caso de natureza exploratÃria e descritiva que seguiu uma abordagem quali-quantitativa. O estudo demonstrou que o processo de modernizaÃÃo dos serviÃos tem causado ansiedade e apreensÃo nos funcionÃrios, com impactos na motivaÃÃo e no comprometimento dos mesmos em relaÃÃo aos serviÃos. O estudo demonstrou tambÃm que existe vÃnculo entre a motivaÃÃo e o comprometimento dos funcionÃrios em termos da prestaÃÃo de serviÃos. No entanto diante da natureza exploratÃria e descritiva do presente estudo de caso, nÃo se propÃs aqui nenhuma anÃlise definitiva. Assim, este estudo possui limitaÃÃes quanto a generalizaÃÃes, considerando os aspectos estudados. |
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Neste estudo, procurou-se, apartir das teorias motivacionais de Maslow (1970), Bergamini (1997), McGregor (1973), Herberg (1975) e do comprometimento organizacional tais como Meyer e Allen (1997), Kanter (1968), Bastos e BrandÃo (1993) bem como apartir do conceito da modernizaÃÃo do setor pÃblico (CARAPETO; FONSECA 2005) e Lima (2006), investigar os vÃnculos entre o fenÃmeno motivacional e as dimensÃes do comprometimento organizacional no setor pÃblico de SÃo Tomà e PrÃncipe, tendo como foco a DireÃÃo do OrÃamento do MinistÃrio do Planejamento e FinanÃas de SÃo Tomà e PrÃncipe, em face da modernizaÃÃo dos serviÃos pÃblicos. Portanto, a referida pesquisa objetivou compreender a natureza da motivaÃÃo e do comprometimento organizacional dos funcionÃrios pÃblicos de SÃo Tomà e PrÃncipe, identificando seus fatores determinantes. Assim, tomando por base, respectivamente, as taxionomias de Yin (2001), Barbosa (2001), Lakatos e Marconi (1992), TriviÃos (1987) e Richardson (1999), classifica-se esta pesquisa como um estudo de caso de natureza exploratÃria e descritiva que seguiu uma abordagem quali-quantitativa. O estudo demonstrou que o processo de modernizaÃÃo dos serviÃos tem causado ansiedade e apreensÃo nos funcionÃrios, com impactos na motivaÃÃo e no comprometimento dos mesmos em relaÃÃo aos serviÃos. O estudo demonstrou tambÃm que existe vÃnculo entre a motivaÃÃo e o comprometimento dos funcionÃrios em termos da prestaÃÃo de serviÃos. No entanto diante da natureza exploratÃria e descritiva do presente estudo de caso, nÃo se propÃs aqui nenhuma anÃlise definitiva. Assim, este estudo possui limitaÃÃes quanto a generalizaÃÃes, considerando os aspectos estudados. |
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In this study of Maslow (1970) motivationalâs theories, Bergamini (1997), McGregor (1973), Herberg (1975) and of organizational fulfillment such as (Meyer and Allen 1997), Kanter (1968), Bastos and Brandao (1993) as well as modernization in the public sector; (CARAPETO; FONSECA 2005), Lima (2006) investigate the bonds between motivation phenomenon and the dimensions of organizational fulfillment in the public sector of Sao Tome and Principe, having as special focus the Direction of Budget in the Ministry of Finance and Planning of Sao Tome and Principe, focusing on the modernization of public services. Therefore, the main focus of the said research is to understand the nature of motivation and of the organizational fulfillment of the public servants of Sao Tome and Principe identifying its determining factors. So taking into account the taxonomies of Yin (2001), Barbosa (2001), Lakatos and Marconi (1992), TriviÃos (1987), Richardson (1999), this study can be classified as a census case study of the exploratory and descriptive nature that followed a qualitative and quantitative approach. The study showed that the process of modernization of the services has caused anxiety and apprehension among the employees, with impact on motivation and fulfillment of the afore mentioned in relation to services. The study also demonstrated the bonds between motivation and commitment of the employees in terms of service. . However, due to the exploratory and descriptive nature of the present case study, no definitive theory was proposed. So this study has limitations as to the generalizations, considering the studied aspects. |
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Neste estudo, procurou-se, apartir das teorias motivacionais de Maslow (1970), Bergamini (1997), McGregor (1973), Herberg (1975) e do comprometimento organizacional tais como Meyer e Allen (1997), Kanter (1968), Bastos e BrandÃo (1993) bem como apartir do conceito da modernizaÃÃo do setor pÃblico (CARAPETO; FONSECA 2005) e Lima (2006), investigar os vÃnculos entre o fenÃmeno motivacional e as dimensÃes do comprometimento organizacional no setor pÃblico de SÃo Tomà e PrÃncipe, tendo como foco a DireÃÃo do OrÃamento do MinistÃrio do Planejamento e FinanÃas de SÃo Tomà e PrÃncipe, em face da modernizaÃÃo dos serviÃos pÃblicos. Portanto, a referida pesquisa objetivou compreender a natureza da motivaÃÃo e do comprometimento organizacional dos funcionÃrios pÃblicos de SÃo Tomà e PrÃncipe, identificando seus fatores determinantes. Assim, tomando por base, respectivamente, as taxionomias de Yin (2001), Barbosa (2001), Lakatos e Marconi (1992), TriviÃos (1987) e Richardson (1999), classifica-se esta pesquisa como um estudo de caso de natureza exploratÃria e descritiva que seguiu uma abordagem quali-quantitativa. O estudo demonstrou que o processo de modernizaÃÃo dos serviÃos tem causado ansiedade e apreensÃo nos funcionÃrios, com impactos na motivaÃÃo e no comprometimento dos mesmos em relaÃÃo aos serviÃos. O estudo demonstrou tambÃm que existe vÃnculo entre a motivaÃÃo e o comprometimento dos funcionÃrios em termos da prestaÃÃo de serviÃos. No entanto diante da natureza exploratÃria e descritiva do presente estudo de caso, nÃo se propÃs aqui nenhuma anÃlise definitiva. Assim, este estudo possui limitaÃÃes quanto a generalizaÃÃes, considerando os aspectos estudados. |
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