A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9547 |
Resumo: | A partir dos dados do censo escolar da Prova Brasil de 2007, foi feito um estudo que visa avaliar o impacto da motivaÃÃo no aproveitamento escolar dos discentes. A motivaÃÃo provÃm tanto da famÃlia quanto dos professores e, esta à introduzida no questionÃrio dos alunos ao se perguntar se estes sÃo incentivados a estudar ou nÃo por seus professores e/ou pais. Foram encontradas evidÃncias que corroboram com a hipÃtese de que a motivaÃÃo exerce um papel contundente para a melhora da nota dos alunos e seu respectivo aproveitamento na Prova Brasil. Para tanto, fez-se uso do modelo de avaliaÃÃo de impacto via tÃcnica de regressÃo linear. AlÃm disso, foram utilizados controles para expurgar os efeitos dos perfis dos alunos, aproximando o coeficiente da regressÃo para o efeito esperado da motivaÃÃo. |
id |
UFC_8c0a14909b2e0467dbfb441dca2b76cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:6571 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolarMotivation as a tool for school improvement2012-07-30Marcio Veras CorrÃa00000000156http://lattes.cnpq.br/7122254777394798Paulo de Melo Jorge Neto35625660344http://lattes.cnpq.br/7568927888412924Jair Andrade de Araujo00978165748http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4707501D021918317372http://lattes.cnpq.br/6352312055586326Wlisses Leite AmorimUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRMotivaÃÃo Aprendizagem DÃficit EscolasMotivation Learning Deficit SchoolsCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA partir dos dados do censo escolar da Prova Brasil de 2007, foi feito um estudo que visa avaliar o impacto da motivaÃÃo no aproveitamento escolar dos discentes. A motivaÃÃo provÃm tanto da famÃlia quanto dos professores e, esta à introduzida no questionÃrio dos alunos ao se perguntar se estes sÃo incentivados a estudar ou nÃo por seus professores e/ou pais. Foram encontradas evidÃncias que corroboram com a hipÃtese de que a motivaÃÃo exerce um papel contundente para a melhora da nota dos alunos e seu respectivo aproveitamento na Prova Brasil. Para tanto, fez-se uso do modelo de avaliaÃÃo de impacto via tÃcnica de regressÃo linear. AlÃm disso, foram utilizados controles para expurgar os efeitos dos perfis dos alunos, aproximando o coeficiente da regressÃo para o efeito esperado da motivaÃÃo.From the school census data from Brazil's 2007 trial, a study was done to assess the impact of motivation on academic success of students. The motivation comes from both the family and teachers, and this is introduced as the questionnaire for students if they respond or not are encouraged by their teachers and / or parents. Through impact assessment model which we used the linear regression technique, using controls to purge the effects of the profiles of students, and approximating the regression coefficient for the desired effect of motivation, we found evidence supporting the hypothesis that the motivation plays a scathing note to the improvement of students' and their respective use in Brazil Exam.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9547application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:38Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Motivation as a tool for school improvement |
title |
A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar |
spellingShingle |
A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar Wlisses Leite Amorim MotivaÃÃo Aprendizagem DÃficit Escolas Motivation Learning Deficit Schools CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar |
title_full |
A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar |
title_fullStr |
A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar |
title_full_unstemmed |
A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar |
title_sort |
A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar |
author |
Wlisses Leite Amorim |
author_facet |
Wlisses Leite Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcio Veras CorrÃa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00000000156 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7122254777394798 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paulo de Melo Jorge Neto |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
35625660344 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7568927888412924 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jair Andrade de Araujo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00978165748 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4707501D0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
21918317372 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6352312055586326 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wlisses Leite Amorim |
contributor_str_mv |
Marcio Veras CorrÃa Paulo de Melo Jorge Neto Jair Andrade de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MotivaÃÃo Aprendizagem DÃficit Escolas |
topic |
MotivaÃÃo Aprendizagem DÃficit Escolas Motivation Learning Deficit Schools CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Motivation Learning Deficit Schools |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A partir dos dados do censo escolar da Prova Brasil de 2007, foi feito um estudo que visa avaliar o impacto da motivaÃÃo no aproveitamento escolar dos discentes. A motivaÃÃo provÃm tanto da famÃlia quanto dos professores e, esta à introduzida no questionÃrio dos alunos ao se perguntar se estes sÃo incentivados a estudar ou nÃo por seus professores e/ou pais. Foram encontradas evidÃncias que corroboram com a hipÃtese de que a motivaÃÃo exerce um papel contundente para a melhora da nota dos alunos e seu respectivo aproveitamento na Prova Brasil. Para tanto, fez-se uso do modelo de avaliaÃÃo de impacto via tÃcnica de regressÃo linear. AlÃm disso, foram utilizados controles para expurgar os efeitos dos perfis dos alunos, aproximando o coeficiente da regressÃo para o efeito esperado da motivaÃÃo. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
From the school census data from Brazil's 2007 trial, a study was done to assess the impact of motivation on academic success of students. The motivation comes from both the family and teachers, and this is introduced as the questionnaire for students if they respond or not are encouraged by their teachers and / or parents. Through impact assessment model which we used the linear regression technique, using controls to purge the effects of the profiles of students, and approximating the regression coefficient for the desired effect of motivation, we found evidence supporting the hypothesis that the motivation plays a scathing note to the improvement of students' and their respective use in Brazil Exam. |
description |
A partir dos dados do censo escolar da Prova Brasil de 2007, foi feito um estudo que visa avaliar o impacto da motivaÃÃo no aproveitamento escolar dos discentes. A motivaÃÃo provÃm tanto da famÃlia quanto dos professores e, esta à introduzida no questionÃrio dos alunos ao se perguntar se estes sÃo incentivados a estudar ou nÃo por seus professores e/ou pais. Foram encontradas evidÃncias que corroboram com a hipÃtese de que a motivaÃÃo exerce um papel contundente para a melhora da nota dos alunos e seu respectivo aproveitamento na Prova Brasil. Para tanto, fez-se uso do modelo de avaliaÃÃo de impacto via tÃcnica de regressÃo linear. AlÃm disso, foram utilizados controles para expurgar os efeitos dos perfis dos alunos, aproximando o coeficiente da regressÃo para o efeito esperado da motivaÃÃo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9547 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295171999170560 |