A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wlisses Leite Amorim
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9547
Resumo: A partir dos dados do censo escolar da Prova Brasil de 2007, foi feito um estudo que visa avaliar o impacto da motivaÃÃo no aproveitamento escolar dos discentes. A motivaÃÃo provÃm tanto da famÃlia quanto dos professores e, esta à introduzida no questionÃrio dos alunos ao se perguntar se estes sÃo incentivados a estudar ou nÃo por seus professores e/ou pais. Foram encontradas evidÃncias que corroboram com a hipÃtese de que a motivaÃÃo exerce um papel contundente para a melhora da nota dos alunos e seu respectivo aproveitamento na Prova Brasil. Para tanto, fez-se uso do modelo de avaliaÃÃo de impacto via tÃcnica de regressÃo linear. AlÃm disso, foram utilizados controles para expurgar os efeitos dos perfis dos alunos, aproximando o coeficiente da regressÃo para o efeito esperado da motivaÃÃo.
id UFC_8c0a14909b2e0467dbfb441dca2b76cc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6571
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolarMotivation as a tool for school improvement2012-07-30Marcio Veras CorrÃa00000000156http://lattes.cnpq.br/7122254777394798Paulo de Melo Jorge Neto35625660344http://lattes.cnpq.br/7568927888412924Jair Andrade de Araujo00978165748http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4707501D021918317372http://lattes.cnpq.br/6352312055586326Wlisses Leite AmorimUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRMotivaÃÃo Aprendizagem DÃficit EscolasMotivation Learning Deficit SchoolsCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA partir dos dados do censo escolar da Prova Brasil de 2007, foi feito um estudo que visa avaliar o impacto da motivaÃÃo no aproveitamento escolar dos discentes. A motivaÃÃo provÃm tanto da famÃlia quanto dos professores e, esta à introduzida no questionÃrio dos alunos ao se perguntar se estes sÃo incentivados a estudar ou nÃo por seus professores e/ou pais. Foram encontradas evidÃncias que corroboram com a hipÃtese de que a motivaÃÃo exerce um papel contundente para a melhora da nota dos alunos e seu respectivo aproveitamento na Prova Brasil. Para tanto, fez-se uso do modelo de avaliaÃÃo de impacto via tÃcnica de regressÃo linear. AlÃm disso, foram utilizados controles para expurgar os efeitos dos perfis dos alunos, aproximando o coeficiente da regressÃo para o efeito esperado da motivaÃÃo.From the school census data from Brazil's 2007 trial, a study was done to assess the impact of motivation on academic success of students. The motivation comes from both the family and teachers, and this is introduced as the questionnaire for students if they respond or not are encouraged by their teachers and / or parents. Through impact assessment model which we used the linear regression technique, using controls to purge the effects of the profiles of students, and approximating the regression coefficient for the desired effect of motivation, we found evidence supporting the hypothesis that the motivation plays a scathing note to the improvement of students' and their respective use in Brazil Exam.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9547application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:38Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Motivation as a tool for school improvement
title A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar
spellingShingle A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar
Wlisses Leite Amorim
MotivaÃÃo
Aprendizagem
DÃficit
Escolas
Motivation
Learning
Deficit
Schools
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar
title_full A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar
title_fullStr A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar
title_full_unstemmed A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar
title_sort A motivaÃÃo como ferramenta de melhora escolar
author Wlisses Leite Amorim
author_facet Wlisses Leite Amorim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcio Veras CorrÃa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00000000156
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7122254777394798
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo de Melo Jorge Neto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 35625660344
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7568927888412924
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jair Andrade de Araujo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00978165748
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4707501D0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 21918317372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6352312055586326
dc.contributor.author.fl_str_mv Wlisses Leite Amorim
contributor_str_mv Marcio Veras CorrÃa
Paulo de Melo Jorge Neto
Jair Andrade de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv MotivaÃÃo
Aprendizagem
DÃficit
Escolas
topic MotivaÃÃo
Aprendizagem
DÃficit
Escolas
Motivation
Learning
Deficit
Schools
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Motivation
Learning
Deficit
Schools
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A partir dos dados do censo escolar da Prova Brasil de 2007, foi feito um estudo que visa avaliar o impacto da motivaÃÃo no aproveitamento escolar dos discentes. A motivaÃÃo provÃm tanto da famÃlia quanto dos professores e, esta à introduzida no questionÃrio dos alunos ao se perguntar se estes sÃo incentivados a estudar ou nÃo por seus professores e/ou pais. Foram encontradas evidÃncias que corroboram com a hipÃtese de que a motivaÃÃo exerce um papel contundente para a melhora da nota dos alunos e seu respectivo aproveitamento na Prova Brasil. Para tanto, fez-se uso do modelo de avaliaÃÃo de impacto via tÃcnica de regressÃo linear. AlÃm disso, foram utilizados controles para expurgar os efeitos dos perfis dos alunos, aproximando o coeficiente da regressÃo para o efeito esperado da motivaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv From the school census data from Brazil's 2007 trial, a study was done to assess the impact of motivation on academic success of students. The motivation comes from both the family and teachers, and this is introduced as the questionnaire for students if they respond or not are encouraged by their teachers and / or parents. Through impact assessment model which we used the linear regression technique, using controls to purge the effects of the profiles of students, and approximating the regression coefficient for the desired effect of motivation, we found evidence supporting the hypothesis that the motivation plays a scathing note to the improvement of students' and their respective use in Brazil Exam.
description A partir dos dados do censo escolar da Prova Brasil de 2007, foi feito um estudo que visa avaliar o impacto da motivaÃÃo no aproveitamento escolar dos discentes. A motivaÃÃo provÃm tanto da famÃlia quanto dos professores e, esta à introduzida no questionÃrio dos alunos ao se perguntar se estes sÃo incentivados a estudar ou nÃo por seus professores e/ou pais. Foram encontradas evidÃncias que corroboram com a hipÃtese de que a motivaÃÃo exerce um papel contundente para a melhora da nota dos alunos e seu respectivo aproveitamento na Prova Brasil. Para tanto, fez-se uso do modelo de avaliaÃÃo de impacto via tÃcnica de regressÃo linear. AlÃm disso, foram utilizados controles para expurgar os efeitos dos perfis dos alunos, aproximando o coeficiente da regressÃo para o efeito esperado da motivaÃÃo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9547
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295171999170560