A diocese do Crato e a importancia do ColÃgio Diocesiano para a sua manutenÃÃo 1914-1960.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aida Medeiros Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9057
Resumo: A Igreja CatÃlica, no decorrer da sua histÃria, pensou e implementou projetos que viabilizassem a sua manutenÃÃo no poder em todos os campos sociais: polÃtico, econÃmico, cultural e educacional. Daremos Ãnfase à educaÃÃo, cuja aÃÃo estava direcionada para a formaÃÃo de uma elite intelectual que defendesse os ideais desta instituiÃÃo. No final do sÃc. XIX, com a quebra do padroado e o advento de novas igrejas disputando o territÃrio brasileiro, a Igreja passa a preocupar-se com uma formaÃÃo mais conservadora, numa tentativa de barrar as manifestaÃÃes de um catolicismo popular que surgiam no Brasil. SeminÃrios e escolas foram criadas em todo o Brasil, com o objetivo de difundir a religiÃo catÃlica, no processo de romanizaÃÃo da educaÃÃo brasileira. Este trabalho tenta aliar as temÃticas sobre religiÃo e educaÃÃo, envolvendo as aÃÃes da Igreja CatÃlica acerca da CriaÃÃo da Diocese do Crato e do ColÃgio Diocesano para empreender o seu projeto que viabilizava a manutenÃÃo do seu poder. Com o objetivo central de analisar tal processo, buscou-se o entendimento do papel sociocultural desempenhado por esta instituiÃÃo de ensino na cidade do Crato. Ao longo de sua histÃria, Crato foi fortemente orientado pela religiÃo CatÃlica que marca sua presenÃa desde a chegada do Padre Ibiapina e suas instituiÃÃes de caridade. A atuaÃÃo da Igreja CatÃlica no Crato reflete na formaÃÃo de intelectuais que defenderam esta instituiÃÃo em vÃrias frentes, a exemplo da disputa para sediar a diocese contra o Padre CÃcero do Juazeiro. Com efeito, o estudo da religiÃo e da histÃria da educaÃÃo no Cearà servirà de arcabouÃo teÃrico para reafirmar o poder desta InstituiÃÃo.
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