Reescrita da seÃÃo justificativa do projeto de pesquisa por escritores iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcilene Gaspar Barros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10026
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReescrita da seÃÃo justificativa do projeto de pesquisa por escritores iniciantes RÃÃcriture de la section Justification du projet de recherche pour les Ãcrivains dÃbutants2013-05-02Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doJÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo58255419349http://lattes.cnpq.br/3016042855685546Maria das GraÃas Soares Rodrigues44405243468 http://lattes.cnpq.br/1239053356970371 45603219300 http://lattes.cnpq.br/2428936471812605Marcilene Gaspar BarrosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRRÃvision RÃÃcriture Justification Mouvements rhÃtoriques OpÃrateurs argumentatifsRevisÃo Reescrita Justificativa Movimentos RetÃricos Operadores ArgumentativosLINGUISTICACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta pesquisa està inserida na Ãrea da AquisiÃÃo e Desenvolvimento da Escrita e tem por objetivo analisar as mudanÃas efetuadas na reescrita da seÃÃo justificativa do projeto de pesquisa, levando-se em consideraÃÃo os movimentos retÃricos caracterÃsticos do texto e o uso de operadores argumentativos. Para tanto, fundamenta-se na concepÃÃo de revisÃo de base cognitiva, de acordo com os postulados de Hayes e Flower (1980), Hayes et al. (1987) e Hayes (2004, 2006); na tipologia proposta por Fabre-Cols (2002) sobre as mudanÃas realizadas nos textos pelos sujeitos; na organizaÃÃo retÃrica da seÃÃo justificativa a partir do modelo CARS de Swales (1990) e dos estudos de Motta-Roth e Hendges (2010), bem como nas discussÃes sobre a forÃa argumentativa que emerge das mudanÃas propostas pelos sujeitos na revisÃo/reescrita do texto, a partir do uso de operadores argumentativos, conforme estudos de Ducrot (1980, 1983, 1995) e Anscombre (1989, 1995). O corpus à formado por 38 justificativas de projetos de pesquisas de 19 graduandos do segundo semestre do curso de Letras, sendo que 19 correspondem à versÃo inicial e 19 à versÃo final revisada e reescrita. Adotamos, em nosso estudo, a pesquisa de campo, visto que essa se desenvolve, segundo Gil (2002), basicamente, por meio de observaÃÃo direta das atividades do grupo estudado e de entrevista com informantes para captar suas explicaÃÃes e interpretaÃÃes do que ocorre no grupo. Os resultados revelaram a utilizaÃÃo das operaÃÃes de adiÃÃo, supressÃo, substituiÃÃo e deslocamento incidindo sobre vÃrias unidades linguÃsticas. AlÃm disso, mostraram que, nessas mudanÃas, os sujeitos usaram expressÃes caracterÃsticas de passos dos movimentos retÃricos delineados por Swales (1990) e operadores argumentativos que exercem importante papel na orientaÃÃo argumentativa do texto. Dessa forma, a revisÃo/reescrita mostrou-se uma atividade relevante no processo de escrita, promovendo mudanÃas positivas e reestruturando o texto tambÃm na perspectiva retÃrico-argumentativa. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10026application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:03Zmail@mail.com -
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