PregÃo eletrÃnico e satisfaÃÃo do usuÃrio: aplicaÃÃo de tÃcnicas de mensuraÃÃo em uma IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joana Darc Cabral Figueiredo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11437
Resumo: O Decreto n 5.450, de 31 de maio de 2005, veio trazer uma inovaÃÃo no processo pÃblico de compra governamental, instituindo que as licitaÃÃes de bens e serviÃos de uso comum para a esfera federal fossem feitas na forma de um leilÃo eletrÃnico reverso, na busca de garantir celeridade e transparÃncia ao processo. O denominado pregÃo eletrÃnico universalizou as disputas e acirrou ainda mais os certames, resultando no fortalecimento da guerra de preÃos e incrementando a dificuldade de garantia da qualidade das aquisiÃÃes e a respectiva satisfaÃÃo dos usuÃrios. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de satisfaÃÃo e insatisfaÃÃo dos usuÃrios chave de uma instituiÃÃo federal de ensino superior em relaÃÃo aos bens adquiridos atravÃs dessa nova modalidade de licitaÃÃo. De forma a possibilitar um padrÃo analÃtico robusto, foi aplicado uma survey com questÃes relacionadas a fatores de satisfaÃÃo/insatisfaÃÃo adaptando-se as questÃes para o contexto das compras governamentais. Os resultados foram analisados a partir de quatro tÃcnicas de mensuraÃÃo de satisfaÃÃo do consumidor: SatisfaÃÃo Simples, AnÃlise de Gap, Modelo I/S (ImportÃncia/SatisfaÃÃo) e Abordagem Multiplicativa. Os resultados da anÃlise apontam para a ausÃncia de fatores de insatisfaÃÃo por parte dos respondentes. Ao mesmo tempo, observou-se trÃs nÃveis diferentes de satisfaÃÃo: um nÃvel inferior onde estÃo alocados, em sua maioria, os fatores da dimensÃo dos produtos (falhas, garantia, durabilidade, resistÃncia, confianÃa no produto, relaÃÃo custo/benefÃcio e conforto); um segundo estÃgio intermediÃrio, que compreende os fatores da dimensÃo dos fornecedores (atendimento, disponibilidade, aspectos tÃcnicos, Ãtica e confianÃa no fornecedor); e, por fim, um nÃvel superior, composto pelos fatores da dimensÃo de processos (efetividade, economicidade e transparÃncia).
id UFC_7c139748b5903e055bd61ba8676ace9a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7807
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPregÃo eletrÃnico e satisfaÃÃo do usuÃrio: aplicaÃÃo de tÃcnicas de mensuraÃÃo em uma IFESElectronic trading and user satisfaction: application of measurement techniques in an university2011-05-30Maria Naiula Monteiro Pessoa26293364300Raimundo Eduardo Silveira Fontenele00000000110http://lattes.cnpq.br/5547677980453020Augusto CÃzar de Aquino Cabral21348456353http://lattes.cnpq.br/708079928211935120491174349http://lattes.cnpq.br/0162353973730283Joana Darc Cabral FigueiredoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRLicitaÃÃo PregÃo eletrÃnico SatisfaÃÃo do consumidorBidding Electronic trading Consumer satisfactionADMINISTRACAO PUBLICAO Decreto n 5.450, de 31 de maio de 2005, veio trazer uma inovaÃÃo no processo pÃblico de compra governamental, instituindo que as licitaÃÃes de bens e serviÃos de uso comum para a esfera federal fossem feitas na forma de um leilÃo eletrÃnico reverso, na busca de garantir celeridade e transparÃncia ao processo. O denominado pregÃo eletrÃnico universalizou as disputas e acirrou ainda mais os certames, resultando no fortalecimento da guerra de preÃos e incrementando a dificuldade de garantia da qualidade das aquisiÃÃes e a respectiva satisfaÃÃo dos usuÃrios. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de satisfaÃÃo e insatisfaÃÃo dos usuÃrios chave de uma instituiÃÃo federal de ensino superior em relaÃÃo aos bens adquiridos atravÃs dessa nova modalidade de licitaÃÃo. De forma a possibilitar um padrÃo analÃtico robusto, foi aplicado uma survey com questÃes relacionadas a fatores de satisfaÃÃo/insatisfaÃÃo adaptando-se as questÃes para o contexto das compras governamentais. Os resultados foram analisados a partir de quatro tÃcnicas de mensuraÃÃo de satisfaÃÃo do consumidor: SatisfaÃÃo Simples, AnÃlise de Gap, Modelo I/S (ImportÃncia/SatisfaÃÃo) e Abordagem Multiplicativa. Os resultados da anÃlise apontam para a ausÃncia de fatores de insatisfaÃÃo por parte dos respondentes. Ao mesmo tempo, observou-se trÃs nÃveis diferentes de satisfaÃÃo: um nÃvel inferior onde estÃo alocados, em sua maioria, os fatores da dimensÃo dos produtos (falhas, garantia, durabilidade, resistÃncia, confianÃa no produto, relaÃÃo custo/benefÃcio e conforto); um segundo estÃgio intermediÃrio, que compreende os fatores da dimensÃo dos fornecedores (atendimento, disponibilidade, aspectos tÃcnicos, Ãtica e confianÃa no fornecedor); e, por fim, um nÃvel superior, composto pelos fatores da dimensÃo de processos (efetividade, economicidade e transparÃncia). Decree No. 5450 of May 31, 2005 has brought an innovation in the process of public procurement, establishing that the procurement of goods and services for common use for the federal level were supposed to be made in the form of an electronic reverse auction in seeking to ensure speedy and transparent process. The so-called Electronic Trading universalized disputes and incited further contests, resulting in the strengthening of the prices war and increasing the difficulty of ensuring the purchases quality and customer satisfaction. In this context, this study aims at identifying the theories of consumer satisfaction to identify from a Brazilian Federal University users the satisfaction and dissatisfaction factors in relation to the goods purchased through this new form of bidding. In order to make possible a robust analytical pattern, a survey has been applied using satisfaction/dissatisfaction factors related statements by adapting them to procurement context. Results have been analyzed in a four steps model which combines the techniques of Simple Satisfaction, Gap Analysis, I / S Model (Importance / Satisfaction) and Multiplicative Approach. Analyses point to the absence of dissatisfaction factors among the respondents and three different levels of satisfaction. At the same time it was observed a lower level where the mostly products dimension factors are located (fails, warrant, durability, resistance, product confidence, cost/benefit, comfort) , a second intermediate stage made out by the suppliers dimension factors (attendance, availability, technical features, ethics, supplier confidence) and, ultimately, a higher level compounded by the processes dimension factors (effectiveness, economy, transparency). nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11437application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:35Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PregÃo eletrÃnico e satisfaÃÃo do usuÃrio: aplicaÃÃo de tÃcnicas de mensuraÃÃo em uma IFES
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Electronic trading and user satisfaction: application of measurement techniques in an university
title PregÃo eletrÃnico e satisfaÃÃo do usuÃrio: aplicaÃÃo de tÃcnicas de mensuraÃÃo em uma IFES
spellingShingle PregÃo eletrÃnico e satisfaÃÃo do usuÃrio: aplicaÃÃo de tÃcnicas de mensuraÃÃo em uma IFES
Joana Darc Cabral Figueiredo
LicitaÃÃo
PregÃo eletrÃnico
SatisfaÃÃo do consumidor
Bidding
Electronic trading
Consumer satisfaction
ADMINISTRACAO PUBLICA
title_short PregÃo eletrÃnico e satisfaÃÃo do usuÃrio: aplicaÃÃo de tÃcnicas de mensuraÃÃo em uma IFES
title_full PregÃo eletrÃnico e satisfaÃÃo do usuÃrio: aplicaÃÃo de tÃcnicas de mensuraÃÃo em uma IFES
title_fullStr PregÃo eletrÃnico e satisfaÃÃo do usuÃrio: aplicaÃÃo de tÃcnicas de mensuraÃÃo em uma IFES
title_full_unstemmed PregÃo eletrÃnico e satisfaÃÃo do usuÃrio: aplicaÃÃo de tÃcnicas de mensuraÃÃo em uma IFES
title_sort PregÃo eletrÃnico e satisfaÃÃo do usuÃrio: aplicaÃÃo de tÃcnicas de mensuraÃÃo em uma IFES
author Joana Darc Cabral Figueiredo
author_facet Joana Darc Cabral Figueiredo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Naiula Monteiro Pessoa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26293364300
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00000000110
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5547677980453020
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Augusto CÃzar de Aquino Cabral
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 21348456353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7080799282119351
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 20491174349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0162353973730283
dc.contributor.author.fl_str_mv Joana Darc Cabral Figueiredo
contributor_str_mv Maria Naiula Monteiro Pessoa
Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
Augusto CÃzar de Aquino Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv LicitaÃÃo
PregÃo eletrÃnico
SatisfaÃÃo do consumidor
topic LicitaÃÃo
PregÃo eletrÃnico
SatisfaÃÃo do consumidor
Bidding
Electronic trading
Consumer satisfaction
ADMINISTRACAO PUBLICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Bidding
Electronic trading
Consumer satisfaction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO PUBLICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O Decreto n 5.450, de 31 de maio de 2005, veio trazer uma inovaÃÃo no processo pÃblico de compra governamental, instituindo que as licitaÃÃes de bens e serviÃos de uso comum para a esfera federal fossem feitas na forma de um leilÃo eletrÃnico reverso, na busca de garantir celeridade e transparÃncia ao processo. O denominado pregÃo eletrÃnico universalizou as disputas e acirrou ainda mais os certames, resultando no fortalecimento da guerra de preÃos e incrementando a dificuldade de garantia da qualidade das aquisiÃÃes e a respectiva satisfaÃÃo dos usuÃrios. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de satisfaÃÃo e insatisfaÃÃo dos usuÃrios chave de uma instituiÃÃo federal de ensino superior em relaÃÃo aos bens adquiridos atravÃs dessa nova modalidade de licitaÃÃo. De forma a possibilitar um padrÃo analÃtico robusto, foi aplicado uma survey com questÃes relacionadas a fatores de satisfaÃÃo/insatisfaÃÃo adaptando-se as questÃes para o contexto das compras governamentais. Os resultados foram analisados a partir de quatro tÃcnicas de mensuraÃÃo de satisfaÃÃo do consumidor: SatisfaÃÃo Simples, AnÃlise de Gap, Modelo I/S (ImportÃncia/SatisfaÃÃo) e Abordagem Multiplicativa. Os resultados da anÃlise apontam para a ausÃncia de fatores de insatisfaÃÃo por parte dos respondentes. Ao mesmo tempo, observou-se trÃs nÃveis diferentes de satisfaÃÃo: um nÃvel inferior onde estÃo alocados, em sua maioria, os fatores da dimensÃo dos produtos (falhas, garantia, durabilidade, resistÃncia, confianÃa no produto, relaÃÃo custo/benefÃcio e conforto); um segundo estÃgio intermediÃrio, que compreende os fatores da dimensÃo dos fornecedores (atendimento, disponibilidade, aspectos tÃcnicos, Ãtica e confianÃa no fornecedor); e, por fim, um nÃvel superior, composto pelos fatores da dimensÃo de processos (efetividade, economicidade e transparÃncia).
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Decree No. 5450 of May 31, 2005 has brought an innovation in the process of public procurement, establishing that the procurement of goods and services for common use for the federal level were supposed to be made in the form of an electronic reverse auction in seeking to ensure speedy and transparent process. The so-called Electronic Trading universalized disputes and incited further contests, resulting in the strengthening of the prices war and increasing the difficulty of ensuring the purchases quality and customer satisfaction. In this context, this study aims at identifying the theories of consumer satisfaction to identify from a Brazilian Federal University users the satisfaction and dissatisfaction factors in relation to the goods purchased through this new form of bidding. In order to make possible a robust analytical pattern, a survey has been applied using satisfaction/dissatisfaction factors related statements by adapting them to procurement context. Results have been analyzed in a four steps model which combines the techniques of Simple Satisfaction, Gap Analysis, I / S Model (Importance / Satisfaction) and Multiplicative Approach. Analyses point to the absence of dissatisfaction factors among the respondents and three different levels of satisfaction. At the same time it was observed a lower level where the mostly products dimension factors are located (fails, warrant, durability, resistance, product confidence, cost/benefit, comfort) , a second intermediate stage made out by the suppliers dimension factors (attendance, availability, technical features, ethics, supplier confidence) and, ultimately, a higher level compounded by the processes dimension factors (effectiveness, economy, transparency).
description O Decreto n 5.450, de 31 de maio de 2005, veio trazer uma inovaÃÃo no processo pÃblico de compra governamental, instituindo que as licitaÃÃes de bens e serviÃos de uso comum para a esfera federal fossem feitas na forma de um leilÃo eletrÃnico reverso, na busca de garantir celeridade e transparÃncia ao processo. O denominado pregÃo eletrÃnico universalizou as disputas e acirrou ainda mais os certames, resultando no fortalecimento da guerra de preÃos e incrementando a dificuldade de garantia da qualidade das aquisiÃÃes e a respectiva satisfaÃÃo dos usuÃrios. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de satisfaÃÃo e insatisfaÃÃo dos usuÃrios chave de uma instituiÃÃo federal de ensino superior em relaÃÃo aos bens adquiridos atravÃs dessa nova modalidade de licitaÃÃo. De forma a possibilitar um padrÃo analÃtico robusto, foi aplicado uma survey com questÃes relacionadas a fatores de satisfaÃÃo/insatisfaÃÃo adaptando-se as questÃes para o contexto das compras governamentais. Os resultados foram analisados a partir de quatro tÃcnicas de mensuraÃÃo de satisfaÃÃo do consumidor: SatisfaÃÃo Simples, AnÃlise de Gap, Modelo I/S (ImportÃncia/SatisfaÃÃo) e Abordagem Multiplicativa. Os resultados da anÃlise apontam para a ausÃncia de fatores de insatisfaÃÃo por parte dos respondentes. Ao mesmo tempo, observou-se trÃs nÃveis diferentes de satisfaÃÃo: um nÃvel inferior onde estÃo alocados, em sua maioria, os fatores da dimensÃo dos produtos (falhas, garantia, durabilidade, resistÃncia, confianÃa no produto, relaÃÃo custo/benefÃcio e conforto); um segundo estÃgio intermediÃrio, que compreende os fatores da dimensÃo dos fornecedores (atendimento, disponibilidade, aspectos tÃcnicos, Ãtica e confianÃa no fornecedor); e, por fim, um nÃvel superior, composto pelos fatores da dimensÃo de processos (efetividade, economicidade e transparÃncia).
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11437
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295184903995392