AvaliaÃÃo da SatisfaÃÃo dos usuÃrios de um AmbulatÃrio Hospitalar integrante do Sistema Ãnico de SaÃde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Celio de Aguiar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4978
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de avaliar a satisfaÃÃo dos usuÃrios de um ambulatÃrio hospitalar que atende, entre outros, aos servidores da Universidade Federal do CearÃ. O setor denominado de AmbulatÃrio do Servidor funciona nas dependÃncias do Hospital UniversitÃrio WÃlter CantÃdio e os pacientes sÃo atendidos atravÃs do Sistema Ãnico de SaÃde. O estudo teve uma abordagem predominantemente qualitativa apesar de ter utilizado tambÃm a abordagem quantitativa para que os objetivos propostos fossem alcanÃados. A pesquisa trabalhou com uma amostra de 158 servidores usuÃrios do ambulatÃrio que responderam a questÃes sobre dados sÃcio-demogrÃficos. TambÃm foi feito um recorte na amostra de maneira aleatÃrio para que fosse aplicada uma entrevista cujas respostas serviram de subsÃdio na formulaÃÃo do resultado final da pesquisa. Considerando que os programas de atenÃÃo em saÃde carecem de processos avaliativos que possibilitem a reflexÃo dos pontos a serem revisados e que a avaliaÃÃo da satisfaÃÃo do usuÃrio representa uma forma de adequar o atendimento, o presente estudo possibilitou a constataÃÃo de uma realidade que acontece no AmbulatÃrio do Servidor. Os resultados apontaram para a constataÃÃo de que a maioria dos usuÃrios està satisfeita com o atendimento, ressaltando, porÃm algumas reivindicaÃÃes feitas que, se atendidas, contribuirÃo para um melhor atendimento ou para a minimizaÃÃo dos problemas do setor estudado, apontados pelos pesquisados.
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